Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Será que algum dia teremos um Tablet com OSX


3m1

Posts Recomendados

Até ontem estava com um Air por aqui, eu diria que subutilizado para um equipamento que custa quanto ele custa. Cheguei a pesar em substitui-lo por um iPad, mas um OS completo faria falta no dia a dia e ter um iPad + um Air seria um investimento de aproximadamente 6000,00 (se considerar o preço de um novo na loja).

 

Bom, quinta passada encomendei um LG SlidePad da Fastshop, com configurações bem simples, preço de R$2500 (cerca de 2250 se for à vista) mas que faz o papel de um note de verdade para o que preciso usar na rua.

 

Contudo, sinto falta do OSX e fiquei pensando: Será que existe alguma chance da Apple lançar algo nesse sentido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Eu acho que não pois o espelhamento AirPlay ou via cabo VGA ou HDMI já faz o iPad cumprir um bom papel de "semi-desktop" em projetores multímidia, TV e monitores. Eu diria que há viabilidade técnica, mas tenho dúvidas se a Apple terá interesse nisso.

No caso específico do iPad considero que faria sentido colocá-lo em posição de teclado e espelhar um Mac OS via conexão sem fio para um monitor de terceiros. No entanto a Apple não oferece suporte ao DLNA e ao Intel® Wireless Display (WiDi).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que não pois o espelhamento AirPlay ou via cabo VGA ou HDMI já faz o iPad cumprir um bom papel de "semi-desktop" em projetores multímidia, TV e monitores.

O problema é que aqui vai sempre requerer um cabo ou adaptador a mais, além de que continuaremos não tendo um teclado (ou tendo que comprar um à parte) e dependendo de um OS limitado para um "notebook".

 

Eu diria que há viabilidade técnica

Totalmente, o OSX já suporta monitores touch há algum tempo. Precisaria apenas de uma remanejada na interface, principalmente agregando alguns gestos como temos no iOS.

No entanto a Apple não oferece suporte ao DLNA e ao Intel® Wireless Display (WiDi).

O DLNA é muito limitado e o WiDi parece estar engatinhando ainda... seria algo relativamente simples de implementar de forma geral nos notes/macs lançados, mas não é o que vemos.

Editado por 3m1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Bom, quinta passada encomendei um LG SlidePad da Fastshop, com configurações bem simples, preço de R$2500 (cerca de 2250 se for à vista) mas que faz o papel de um note de verdade para o que preciso usar na rua.

 

Olhei ele na FastShop. Bem interessante! Depois, caso possível for, coloque suas impressões sobre ele. Não sei se aqui dará para fazer isso.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei ele na FastShop. Bem interessante! Depois, caso possível for, coloque suas impressões sobre ele. Não sei se aqui dará para fazer isso.

 

Boa sorte!

Obrigado magno. Já estou preparando um texto com algumas impressões, mas sei que aqui não seria o local apropriado para postar; mas quando estiver alguma coisa pronta te mando por MP.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado magno. Já estou preparando um texto com algumas impressões, mas sei que aqui não seria o local apropriado para postar; mas quando estiver alguma coisa pronta te mando por MP.

 

Mande mesmo. Ficarei aguardando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambos os sistemas vão convergir um dia isso é fato, mas isso esta looooooooooge de acontecer por dois motivos

1) arquiteturas de processador diferentes

2) consumo de recurços, o OS X hoje é muito pesado, até os notebook sofrem para executar algumas tarefas nele, seria inviável rodar ele a curto prazo em um tablet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já escutou falar do modbook ? Não sei se vale o preço que é realmente MUITO CARO.

Pois e... tinha ate esquecido desse ai... mas olhei agora e e pesado pacas... sem teclado ele pesa o dobro desse LG :huh:

 

Ambos os sistemas vão convergir um dia isso é fato, mas isso esta looooooooooge de acontecer por dois motivos

1) arquiteturas de processador diferentes

2) consumo de recurços, o OS X hoje é muito pesado, até os notebook sofrem para executar algumas tarefas nele, seria inviável rodar ele a curto prazo em um tablet.

Acho que, na verdade, basta querer... Caro que seriam necessárias várias modificações/sacrifícios mas com algumas coisa já seria possível:

- uma versão um pouco reduzida do OSX, tirando principalmente firulas.

- os apps para iOS rodariam emulados na verdade.

- um novo equipamento para atender adequadamente a essas necessidades.

 

A cada dia que uso esse SlidePad acho que nunca vou voltar a um macbook air ou um notebook normal, mas ao mesmo tempo sinto uma tremenda vontade que ele fosse da Apple e que contasse com uma integração legal com o iOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas agora você disse a palavra magica, o "querer", por parte da Apple essa vontade é.... Bem, muito baixa, e não tem uma pressão por parte dos usuarios (ainda), a diretoria não vai querer gastar milhões ou bilhões de uma vez em desenvolvimento se eles podem ir com calma quase parando agira , na verdade eu estou espantado que você conseguiu abrir esse tópico e ainda não apareceu ninguém pra arrotar um "o usuário não sabe o que quer até você mostrar a ele" .

Até lá a concorrência se beneficia desse vácuo, segundo o zdnet e o pocketnow a participação da Microsoft no mercado de tablets quintuplicou em 4 meses e a canonical ja esta a todo o vapor com o seu projeto ubuntu touch beta(assim que chegar o meu nexus 7 ja vou formatar pra brincar um pouco).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Scheldon, mas isso é fato... porém, se essas críticas pela Apple continuar não inovando continuarem e tomarem um âmbito maior, essa história pode mudar um pouco. Contudo, mesmo mudando acho que o problema do preço continuará inevitável.

Quanto ao crescimento da M$ é jogo de números. O que tínhamos antes? Apenas modelos antigos. Então, se existiam 100 no mundo e agora temos 500, quintuplicou, mas permanece insignificante frente à concorrência.

Mas uma coisa é certa, apesar de eu preferir muito mais o OSX abri mão do Air por um tablet com Windows full e não me arrependo mesmo. Essa integração é tudo que eu queria.

Editado por 3m1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um problema atual para nao ter uma tablet com OSX é a interface, a UI do OSX é toda desenhada pra mouse, com uma setinha precisa, botoes pequenos, janelas flutuando no desktop... sao conceitos, comandos, raciocínio que funciona muito bem com mouse, mas péssimo pra usar com o dedo, o Touchpad trouxe um pouco do mundo do touch para o mouse, talvez seja um primeiro passo a essa fusão, mas ainda está longe.

 

Uso um App chamado Splashtop (mas existem outros) que permite ver a tela do Mac no iPad e usar a tela touch como mouse, o dock e o launchpad (que vieram do iOS) sao ótimos, mas o conceito de janelas é pessimo pra usar com os dedos, fiz o mesmo com o windows 8 e a experiencia foi a parecida, coisas desenhadas para o dedo funcionam bem com o dedo, janelas, pastas, apps, nao. A Apple ainda está na frente pois o launchpad é bom tanto para o mouse quanto para o dedo, enquanto o Start Menu do windows 8 é horrivel para mouse.

 

Pra isso se tornar realidade, a apple tem que repensar as janelas (sem elimina-las) repensar as multi tarefas, (no iOS elas quebram um galho, mas estão longe de serem produtivas), multi monitores (o outro monitor teria que ser touch também, senao quebraria todo o ritmo do trabalho e usar o produto seria uma dor de cabeça, nao uma soluçao),, acessórios (monitores, teclados, mouses). Portanto a interface teria que ser compativel com touch e mouse, sem ser uma experiencia pior em nenhum dos dois aspectos.

 

Resolver todos esses problemas, sem fazer parecer um Frankenstein de iOS, OSX, Android e Windows 8 mudaria tanto o sistema operacional (tanto em programação e arquitetura quanto em conceitos visuais e usuais) que dificilmente seria chamado de OSX

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rod Takehara, fazer isso sem se tornar um frankstein de fato é complicado, mas pode ser que se tornar um frankstein seja melhor do que aguardar uma solução perfeita.

 

O Windows optou por se tornar um frankstei pois, antes de tudo, ele não tinha como obrigar todos os fabricantes a adotar a tela touch, e mexer na interface metro com o mouse é terrível. A apple já teria uma tremenda vantagem: o legado do magic trackpad e do iPad (gestos e interface).

 

Eu uso meu SlidePad com o dedo 100% do tempo e no Windows, apesar de algumas coisas não serem tão confortáveis eu não sinto dificuldade de fato em fazer nada. O único problema que tive foi em usar a intranet aqui da empresa, onde os botoes parecem demorar para reconhecer o toque corretamente.

 

Mais um detalhe: a Apple como controladora de tudo, poderia simplesmente forçar uma daptação gradual nos macbooks, fazendo algo semelhante ao Samsung Ativ: manter o trackpad e o design de notebook, acrescentar uma tela de toque, e a possibilidade de usar a tela separada do teclado.

 

ps. só uma correção: o Star Menu no Windows 8 não existe ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...