Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Digitalizando 100% da Vida (DVDs e CDs)


Posts Recomendados

Pessoal, tomei a decisão de me despedir de grande parte das minhas coleções em mídia física (Dvds de filmes e CDs de músicas, todos originais) e gostaria de fazer a digitalização dos mesmos antes deles irem embora caso algum dia, tenha saudade de assitir aquele filme ou escutar aquela música.

A minha dúvida é, independente de eu hoje estar sobre uma plataforma Mac, quais são os melhores formatos (Com mais qualidade) para os quais eu poderia digitalizar Filmes e Músicas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Audio-CD contém audio em formato raw! mesmo usando mp3 320kbps haverá perda de qualidade (a diferença é pouca, mas com um bom fone de ouvido percebe-se). O ideal seria utilizar algum formato lossless (FLAC, Apple lossless, etc). Ai fica a disputa entre qualidade e tamanho do arquivo. Se é musica pra tocar durante o churrasco naquele microsystem fuleiro, vai de mp3! Agora se é aquele CD que vc aprecia a musica mesmo eu recomendaria um lossless.

 

DVD apesar de não conter video em formato raw, utiliza um espaço muito grande. Você pode guardar a ISO mesmo ou converter para um formato que ocupe menos espaço, novamente fica a questão: Espaço ou qualidade?

 

Obs: não vale apena guardar ISO de CD's pq provavelmente seu player favorito não vai aceitar esse formato.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que ótima ideia! Não tinha pensado nisso ainda, já estou vendendo alguns DVDs meus que nunca usei ou que não me interessam mais, mas posso também passar os outros pra computador e me livrar de todos. :) To pensando agora em salvar em .avi pra colocar num usb e assistir no dvd quando quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Musica em MP3 opção HQ (high quality) e filmes eu faço tudo em formato nativo e deixo em ISO.

 

OuVerRos, na parte musical tinha considerado essa opcao inicialmente, que esta disponivel pelo proprio Itunes e me mobilidade para escutar no futuro, seja se eu estiver em uma plataforma Mac ou PC ou caso queira espetar em aparelho de som USB.

Ja o ISO parece-me meio limitado a ter que assitir sempre em computadores, e nao sei como o Mac le uma ISO.

 

 

Audio-CD contém audio em formato raw! mesmo usando mp3 320kbps haverá perda de qualidade (a diferença é pouca, mas com um bom fone de ouvido percebe-se). O ideal seria utilizar algum formato lossless (FLAC, Apple lossless, etc). Ai fica a disputa entre qualidade e tamanho do arquivo. Se é musica pra tocar durante o churrasco naquele microsystem fuleiro, vai de mp3! Agora se é aquele CD que vc aprecia a musica mesmo eu recomendaria um lossless.

 

DVD apesar de não conter video em formato raw, utiliza um espaço muito grande. Você pode guardar a ISO mesmo ou converter para um formato que ocupe menos espaço, novamente fica a questão: Espaço ou qualidade?

 

Obs: não vale apena guardar ISO de CD's pq provavelmente seu player favorito não vai aceitar esse formato.  

 

carloslesmos, a principio a escolha seria p/ ambas as conversoes baseada em um backup de qualidade maxima.

Uma vez consegui alguns arquivos Flac e se nao me engano o proprio Itunes nao leu nativamente.

Esses arquivos Lossless sao lidos em PC (VLC da vida, MediaPlayer e etc)?

Sobre guardar filmes em ISOs, veja minha duvida acima. Teria mobilidade com esses arquivos ou teria que fazer uma reversao qdo quisesse assisti-los?

 

vai vender os dvds? :D

 

Sim ed, vou. E uma huge colecao de CDs. Caso tenha interesse me mande um inbox que te passo a relacao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OuVerRos, na parte musical tinha considerado essa opcao inicialmente, que esta disponivel pelo proprio Itunes e me mobilidade para escutar no futuro, seja se eu estiver em uma plataforma Mac ou PC ou caso queira espetar em aparelho de som USB.

Ja o ISO parece-me meio limitado a ter que assitir sempre em computadores, e nao sei como o Mac le uma ISO.

 

 

 

carloslesmos, a principio a escolha seria p/ ambas as conversoes baseada em um backup de qualidade maxima.

Uma vez consegui alguns arquivos Flac e se nao me engano o proprio Itunes nao leu nativamente.

Esses arquivos Lossless sao lidos em PC (VLC da vida, MediaPlayer e etc)?

Sobre guardar filmes em ISOs, veja minha duvida acima. Teria mobilidade com esses arquivos ou teria que fazer uma reversao qdo quisesse assisti-los?

 

 

Sim ed, vou. E uma huge colecao de CDs. Caso tenha interesse me mande um inbox que te passo a relacao.

Hoje em dia que armazenamento não é mai$$ um problema grande realmente vale a pena guardar em dois formatos

  1. RAW
  2. comprimido

Sobre os arquivos Lossless:

  1. O itunes no mac dá suporte ao ALAC (Apple lossless), no windos já não sei (isso é pq usa uma biblioteca do macOS ...)
  2. Uma alternativa no windows é o VLC (aceita FLAC mas não ALAC)
  3. Deve existir plugins para os dois casos

Para os DVD's:

  1. Creio que o 'DVD Player' que vem no mac le um ISO e reproduz igualzinho ao dvd player normal (legenda, capítulos, etc). 
  2. 99% de certeza que também há um software embutido no windows que faça isso.
  3. A mobilidade de um ISO fica limitada pelo tamanho do arquivo mesmo 4.7GB
  4. Para aumentar a mobilidade vc pode, por exemplo, converter as ISO's para algum outro formato que televisores(com entrada USB) aceitem.

Me interessei pelo assunto aqui pq faço eng. computação e já estudei sobre compressão de arquivos, com perdas, sem perdas, etc.

Pra quem se interessar vai um link aqui que fala bastante sobre o assunto:

Explica bem pq para video é bem difícil encontrar o codec ideal para não ter perdas de qualidade, em contrapartida mostra (em algum outro link pelo meio) que perdendo bem pouco de qualidade o tamanho do arquivo diminui bastante. Já para audio é um tanto quanto mais simples!

 

Para quem deseja se aprofundar menos é so googlar por "lossless vs lossy compression"

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o áudio eu recomendo inserir o cd e deixar o iTunes ripar para o formato iTunes plus (AAC) que tem uma qualidade excepcional.

Recomendo ainda assinar o iTunes Match.

Para os DVDs, para simplificar, eu converteria para MP4 para manter também no iTunes.

Deixar tudo no iTunes tem a vantagem de garantir que vai poder ver ou ouvir tudo onde quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

off topic. 

AaKhd7Q.jpg

 

essa foto é de 2011, atualmente há mais outras duas prateleiras, uma com bluray(não está lotada ainda) e outra completa com mais dvds

 

obs. não vendo por nada!

 

 

Bela coleção ed. Ripei alguns DVDs e CDs que tenho, mas só pra ter o conteúdo à mão com muito mais facilidade. Só venderia em caso de muita necessidade.

 

Deixar DVDs em formato nativo, como o ouverros falou, vai tomar um senhor espaço de armazenamento. Ripei uma série japonesa e deu uns 60GB (foram 10 discos), mas está completa, como se fossem os próprios DVDs. Inclusive rodo no DVD Player do Mac OS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela coleção ed. Ripei alguns DVDs e CDs que tenho, mas só pra ter o conteúdo à mão com muito mais facilidade. Só venderia em caso de muita necessidade.

 

Deixar DVDs em formato nativo, como o ouverros falou, vai tomar um senhor espaço de armazenamento. Ripei uma série japonesa e deu uns 60GB (foram 10 discos), mas está completa, como se fossem os próprios DVDs. Inclusive rodo no DVD Player do Mac OS.

 

hehe, valeu, cara!

 

sem chance de'u vender aqui e gravar é fora de cogitação, simplesmente impossível pra mim(mesmo se fossem os mais queridos) mas uso uma lógica meio discutível, alguns filmes que eu já possuo, eu baixo também, simplesmente para ver em outros locais(macbook/deslocamentos curtos) o mesmo estou fazendo com o kindle, porque simplesmente é foda as vezes pegarmos um tijolo(as crônicas do gelo e fogo) e colocar entre as mãos para ler

Editado por ˜ed
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao quero eu ser o chato a apontar isso, mas se ele fizer uma copia e vender a mídia com o filme/música para voce, um dos dois estará com uma copia pirata :)

 

você não está sendo chato, de forma alguma. você apenas não leu(ou leu de forma equivocada) o primeiro post desse tópico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já bani meu DVD/CDs das minhas prateleiras há quase 2 anos atrás, estou 95% digital (minha esposa que guarda alguns ainda, é mais resistente ehhehe). Melhor coisa que fiz, já que não existe mais espaço pra tanto disco.

Todos meus cds converti em AAC de alta qualidade no iTunes. Tenho o iTunes Match (25US/ano), elas ficam disponíveis online em qualquer aparelho Apple.

Já os DVDs (ou Bluray) converto no Handbrake (gratuito): se DVD, MP4 qualidade normal, se Bluray em formato AppleTV 3 (MP4 tb, mas em Full HD), também no iTunes.

No Handbrake não uso som DTS (já que meu home theather é caseiro e os arquivos ficam bem grandes) e coloco AC3 5.1, ou AAC 6 canais.

Se precisar de legenda, uso o Assistente de Legendas para achar (MAc App Store, US 4,99) e embuto no iSubtitle (Mac App Store 19,99) ai dá para escolher áudio e legenda igual DVD, sem precisar de .srt separado!

Adiciono Netflix (já me economiza um monte de filmes repetidos) e uma Apple TV 3 (R$ 399,00 - preta, que roda 1080p) e pronto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...