Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacMini i7 Quad para aplicação gráfica


leomkt

Posts Recomendados

Pessoal, sou fotografo e estou querendo mudar os equipamentos. Atualmente são um Windows i5, um macbook branco e um iMac, ambos core2duo.

 

Penso em pegar aos poucos esse Mac Mini i7 quad core 2.3Ghz, dando prioridade pra substituir o windows i5 e o macbook pras meninas que trabalham mais pesado com tratamento de imagem, e futuramente eu substituiria meu iMac por um macmini desses tb (sinto meu iMac 2007mais confiável que o PC, e não é fanboy apple não)

 

Minha dúvida é quanto à placa gráfica do mini (Intel Grafics 4000). Certamente é bem superior ao que usamos hoje. Mas pra uso no Photoshop / Bridge / ilustrator / indesign CS6, o macmini tem desempenho muito inferior ao iMac i5 quad 2.7ghz com a nvidea 640M 512mb, ou pra essa atividade o macmini não perde tanto? Pq com o iMac da pra comprar os 2 minis...

Editado por leomkt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Cara...dê uma lida em outros tópicos do fórum sobre o desempenho do macmini....
Existem inúmeros relatos de gente que adquiriu ele para aplicações mais pesadas e se decepcionou, pois segundo a própria apple, "ele não foi feito para isso", é uma máquina básica, para aplicações caseiras!!
Pra vídeo por exemplo ele não serve....se arrasta no desempenho!! Para foto não tenho certeza....
Eu tinha um iMac de 3,6 Ghz, Core 2 Duo, com uma placa ATI RADEON de 512mb.....e por causa dos trabalhos recentes que peguei (todos em fullHD) ele não tava dando conta! Vendi o iMac e comprei um mac Pro, que mesmo sendo excelente, tem uma placa gráfica ridiculamente fraca. Descobri que no Mac Pro, dá pra colocar uma placa gráfica de "pc"da Nvidia que ele reconhece numa boa....
Vou trocar uma placa gráfica de 2009, com 512mb, por uma de 2012, de 2gb....
Sobre o macmini, tem muitos relatos aqui, e no macrumors.com

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara esse i7 é bala, é um processador fortíssimo e vai aguentar suas aplicações sim.


A Intel HD 4000 pra esse tipo de edição de imagem (e não vídeo) da conta do recado, principalmente porque a vetorização e a aplicação de filtros são feitas pela CPU, ou seja, o i7 Quad-Core. Pra isso ele será melhor que qualquer Macbook ou maquinas dual-core. Comparado ao iMac fica dificil, pois mesmo sendo um i5 se trata de um modelo de desktop com clock bem mais alto, mas mesmo assim a diferença não vai ser grande não, pois o i5 não tem HyperThreading, ou seja, serão 4 cores e 4 threads, ja no Mac Mini são 4 cores e 8 threads, simulando um "octa-core", e isso da uns 30% a mais desempenho bruto (render, encode, aplicação de filtros - calculo em geral) pra um quad-core "puro" do mesmo nível. A nVidia só faria diferença se fosse trabalhar com programas que usam computação com OpenCL (uso dos CUDAs pra calculo) e não sei se esses softwares que tu usa tem suporte a isso.

 

Não é porque o Mac Mini é "Mini" que terá potencia reduzida nesse quesito. O que pode causar um pouco de lentidão no teu sistema é o HD de 5400 rpm. Se tu puder pegar modelos com SSD (fusion drive é caro no Brasil) e ter um HD Externo USB 3.0 ao lado dele pra deixar as imagens já editadas ai sim tu teria uma máquina Apple bem legal pra trabalhar. 

 

Provavelmente até Junho ou Julho teremos renovação e toda linha Apple por causa do lançamento dos Intel Haswell, os quais prometem um ganho GIGANTESCO no desempenho de vídeo. Se poder esperar seria uma boa. Pode ser até que o preço abaixe porque esses Macs no Brasil estão caríssimos. Eu jamais compraria isso na Apple Store Brasil, tente ver com algum vendedor bem recomendado aqui do fórum. Eu confio cegamente em dois, o Monaco (Flávio) e o Gfruas (Gilberto). Veja com eles, quem sabe tu não consegue pegar o Mac Mini com i7 com Fusion Drive pelo preço do Mac Mini normal aqui...

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poisé. Eu nem cogitava os Mini pq na época que comprei os daqui (Mini, iMac e MacBook) o mini era infinitamente inferior - processador, capacidade em memória e VGA. O Macbook comum era um pouco melhor que o mini e o iMac era o Top.

 

Segui a dica do Adrianortv, e o que vi de reclamação era quanto ao monitor e em máquinas de 2011 pra tras. Nos novos, a solução geralmente foi trocar memória e o HD por um SSD. Teve uma que reclamou do macmini num topico aqui, falou mal e postou um rewiew que ela fez pra embasar o lado "ruim" do macmini, e qd fui ler ficou em segundo, depois do iMac, por poucos "segundos" de diferença nos testes que ela realizou. Isso com memória e HD padrão.

Já tinha pensado nessa solução que o Sichieri deu, que confirmou meu pensamento. Comprar o mini puro e trocar a memória e HD por fora. Minha duvida era onde as fotos eram processadas (CPU ou GPU). Pelo que andei lendo, usa o OpenGL e OpenCL em processos 3D, que não usamos.

Vou dar uma olhada nesses caras que você comentou que anunciam aqui, mas a saída talvez seja comprar no BR por que preciso parcelar em 12x... Mas dependendo da oferta, posso juntar um pouco. Vou dar uma olhada.

Se alguem mais quiser dar pitaco, principalmente fotógrafos que usam o PS, LightRoon, Aperture, Bridge e InDesigne mais intensamente, ficarei agradecido :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.4k
    • Total de Posts
      466k
×
×
  • Criar Novo...