Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Apple Thunderbolt Display com retina


Mr. Romano

Posts Recomendados

A Nvidia e AMD não dormem no ponto pra deixar a Intel tomar o mercado deles, mesmo que em parte; além disso, o AnandTech testou o core i7-4950HQ e na parte gráfica,  a Geforce GT 650M (esta no Retina 15") bateu o Iris Pro na maioria dos testes.

Acho que a obsessão da Apple por deixar os equipamentos mais finos suplanta essa perda de performance. Remover uma placa de vídeo dedicada significará um design mais fino ou então algum novo recurso/bateria maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Nvidia e AMD não dormem no ponto pra deixar a Intel tomar o mercado deles, mesmo que em parte; além disso, o AnandTech testou o core i7-4950HQ e na parte gráfica, a Geforce GT 650M (esta no Retina 15") bateu o Iris Pro na maioria dos testes.

Vou usar parte do teu argumento: "bateu s Iris Pro na maioria dos testes". Se isso fosse há um ano, a GPU dedicada bateria as demais em todos os testes. A Intel está num processo de evolução e em breve teremos uma paridade entre as GPU Nvidia ou AMD e os processadores gráficos da Intel. É claro que uma GPU como a Quadro não pode ser substituída, pelo menos nos próximos anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a obsessão da Apple por deixar os equipamentos mais finos suplanta essa perda de performance. Remover uma placa de vídeo dedicada significará um design mais fino ou então algum novo recurso/bateria maior.

Não vejo a Apple abrindo mão da performance no seus modelos Topo de Linha, mas nos modelos intermediários, como o iMac de 21,5", o MBP e o MBP de 13" com RD, podem até trazer uma GPU dedicada, mas duvido que isso se reputa nos próximos anos. Produtos mais finos, mas sem deixar de lado a eficiência. A Apple só vai arriscar algo em modelos funcionais, não profissionais, para no futuro aderir a essa obsessão que tu mencionaste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a obsessão da Apple por deixar os equipamentos mais finos suplanta essa perda de performance. Remover uma placa de vídeo dedicada significará um design mais fino ou então algum novo recurso/bateria maior.

 

Na realidade, o que chamamos de "placa de video" em notebooks é a GPU soldada na placa lógica. Retirá-la não necessariamente torna possível diminuir a espessura, pois é mais ou menos do mesmo tamanho do processador, inclusive na altura. Veja a foto da placa lógica do retina 15", a 650M é o quadrado laranja:

 

logicboard.jpeg

 

 

Vou usar parte do teu argumento: "bateu s Iris Pro na maioria dos testes". Se isso fosse há um ano, a GPU dedicada bateria as demais em todos os testes. A Intel está num processo de evolução e em breve teremos uma paridade entre as GPU Nvidia ou AMD e os processadores gráficos da Intel. É claro que uma GPU como a Quadro não pode ser substituída, pelo menos nos próximos anos.

 

De acordo com os testes da AnandTech, a Iris Pro foi melhor em benchmarks de score (tipo 3DMark), não testes de mundo real, que é o que realmente importa e onde a 650M se deu melhor. A Nvidia já tem a série 700M (não sei como é o desempenho dela), depois lança a 800M, e assim vai. Isso só na nvidia, não sei onde anda a AMD. Vou dar uma olhada também no site do Tom's Hardware. 

 

Sim, a Intel pode acabar chutando a bunda das duas no futuro, mas isso de ela der um baita pulo do gato. Ninguém pode prever isso hoje só por comparar a Iris Pro com GPUs que nem são top de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, a Intel não vai bater a AMD e a Nvidia nesse ano. Pode fazer frente nas linhas funcionais, mas em se tratando de uma linha profissional, quem sabe em 2015...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest LiveinRiot

Hoje, a Intel não vai bater a AMD e a Nvidia nesse ano. Pode fazer frente nas linhas funcionais, mas em se tratando de uma linha profissional, quem sabe em 2015...

Lembrando que o foco da Intel com os haswells foi a autonomia de bateria, a melhora na gpu foi um bônus. Eu acredito que com a artetura dos Skylakes a Intel vai conseguir fazer frente com as placas de vídeo de médio porte. E se o salto de desempenho gráfico dos broadwell for igual ao salto dos HD4000 em relação aos HD3000, seria fácil ter um desempenho igual ao do 750m ou melhor.

Galera, uma placa de vídeo acima da série X60 da Nvidea é pedir para ter um aquecimento extremo nos MacBooks, coisa que as placas integradas da Intel estão evitando de acontecer. Além disso, algo pouco comentado foi o consumo de energia do Iris Pro é infinitamente melhor que a 650m.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que o foco da Intel com os haswells foi a autonomia de bateria, a melhora na gpu foi um bônus. Eu acredito que com a artetura dos Skylakes a Intel vai conseguir fazer frente com as placas de vídeo de médio porte. E se o salto de desempenho gráfico dos broadwell for igual ao salto dos HD4000 em relação aos HD3000, seria fácil ter um desempenho igual ao do 750m ou melhor.

Galera, uma placa de vídeo acima da série X60 da Nvidea é pedir para ter um aquecimento extremo nos MacBooks, coisa que as placas integradas da Intel estão evitando de acontecer. Além disso, algo pouco comentado foi o consumo de energia do Iris Pro é infinitamente melhor que a 650m.

Como eu penso: para fins funcionais, a Intel em 2015 já deve fornecer tecnologia suficiente para que as GPU dedicadas sejam aos poucos deixadas de lado. E teu comentário sobre o consumo de energia foi muito feliz. Quando se fala em uma Arquitetura Haswell, se fala num todo, da CPU ao material a ser escolhido para montar o computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho bem provável que sim, lembre-se de que a Apple disponibilizou um Wallpaper do OS X Mavericks com resolução altíssima de 5120x2880 pixels, e novo Mac Pro com suporte a múltiplos Displays 4k, será uma dica?, também os estoques do ThunderBolt Display, estão baixíssimos, ao que tudo indique que um upgrade esta próximo

Lei tudo sobre o novo ThunderBolt display nesse link

http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2013/06/27/falta-de-monitores-thunderbolt-da-apple-sugere-que-upgrade-esta-proximo/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não vejo necessidade de uma Tela Retina em um Display de 27". Não sou usuário High End e meu uso é baseado em editores de Texto e afins. Não sou gamer e mesmo assim noto que a grande maioria dos Games segue a linha dos consoles. The Last of US, p. ex., é em 720p.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

duvido que a Apple lance um monitor de 27 retina. A resolução, mantido o atual padrão de duplicar o DPI e os 2560x1440 dos atuais monitores, teria que ser de 5120x2880.... custaria um absurdo e necessitaria de thunderbolt 2 (cortaria de imediato a compatibilidade com macs bem recentes, o que não seria uma boa opção). Acho mais provável sair um iMac retina (mas tbm custaria uma nota, não sei se teria mercado suficiente). Sobre a história do wallpaper no OSX 10.9, senão me engano no próprio Mountain lion tem wallpaper nessa resolução. 

 

Tbm não acho que ela vá lançar um monitor 4k tão cedo. Na apresentação do macpro ela faz referência a monitores de terceiro, não fala nada de monitor próprio. Se tivesse nos planos lançar um 4k, pq não falar logo ou falar somente em "monitores 4k" e não em monitores de terceiros?..... de qq forma acho mais provável o 4k do que o retina (retina considerando as hipóteses convencionais - 2x DPI e manutenção da resolução "final")

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que vão lançar esse ano. Provavelmente 4K.

 

Tive contato com o atual há pouco tempo e ele é muito bom, mas o design tá batido. Na pior das hipóteses, vai receber uma atualização de design e ângulo de tela, similar a do iMac. 

 

Mas para o Mac Pro ter mais impacto ainda, teria que ter junto o Thunderbolt Display 4K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um outro pto sobre os monitores "4k" (3840x2160) é que, p/ um bom uso, acho q uma das três alternativas teriam que ocorrer:

 

1) o OSX permitir mais ajustes de DPI (1,25x, 1,5x, por exemplo), pq com as atuais opções, considerando um monitor de 27 pol. de 2560x1440, os menus ficam bem pequenos no ajuste 1X, imagine em um 4k..... vai precisar de óculos. Já no ajuste Retina (2X DPI) os menus ficariam "muito gdes" (no caso de 3840x2160 seria como um monitor full hd de 27 pol.). Para o público em geral faria sentido um "full hd retina" de 27 pol., para profissionais eu duvido muito. Como os monitores apple costumam ser caros (imagine um 4k), não atrairia muitos consumidores (pelo preço) e nem profissionais (pelo problema dos DPIs ou a baixa densidade de informação qdo duplica os dpis e gera a resolução full hd). Logo, se a Apple quisesse manter a faixa de tamanho dos monitores (27~35 polegadas) teria que mexer na questão dos DPIs (algo que vem sendo pedido a tempos e ela nunca atendeu)

 

2) não mexe nos DPIs e faz um monitor muito gde (40 polegadas p/ cima), justamente p/ não deixar os menus minúsculos.... isso atrairia, muito provavelmente, somente profissionais

 

3) não mexe nos DPIs e faz o monitor pequeno (24 pol., por exemplo), ai vc teria um "retina full hd de 24 pol." (sem duplicar o DPI e usar resolução retina ficaria impossível de usa-lo, pelo tamanho dos menus) - provavelmente profissionais passariam longe e consumidores seriam raros pelo preço.

 

acho a alternativa 2 a mais provável..... mas vai saber 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

precisar não precisa mesmo, mas ai a Apple teria que adicionar outros ajustes no DPI do OSX (atualmente é só 1x ou 2x) e faz tempo q se ouvi falar disso e ela nunca adiciona..... eu sinceramente torço p/ q aconteça.... no windows eu uso 1,25X e acho perfeito p/ 27 pol. e 2560x1440 de resolução..... no OSX não dá p/ mudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...