Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade Mac Pro 4.1 (início de 2009) - Placa gráfica


adrianortv

Posts Recomendados

Olá pessoal!!!

Recentemente, dei um salto no mundo Apple, e adquiri um Mac Pro 4.1, fabricado no início de 2009!!  :)
A máquina é forte: 2 processadores Intel Xeon Quad de 2,26ghz cada, 16gb de RAM, 2 gravadores de dvd originais, e veio com 2 placas gráficas Geforce GT120, de 512mb cada.....
Acontece que trabalho com edição de vídeo, geralmente com arquivos pesados, Full Hd e tal, e comparado ao meu iMac que eu tinha, não vi ganhos significativos, e conversando com pessoas da área, me apontaram que a culpada sera a placa, que é meio antiga...
Após pesquisas, conversas e muitas googleadas, cheguei num modelo que pretendo comprar, que é a NVIDIA EVGA GTX 660, com 2gb.
Tudo lindo....mas me surgiu uma dúvida, pois nunca fiz upgrade de Mac Pro....nunca tive um...hehehehe
A placa vêm com um cabo de força (conector), e eu acredito que este cabo deva ser encaixado no mac....mas aonde???? Abri o danado e olhando atentamente, encontrei 2 conectores PCIE vazios.....são esses mesmo? Neles está escrito PCIE AUX A e PCIE AUX B. tentei anexar a foto, mas não consegui......sempre dava erro!!!
Quem puder dar uma luz...agradeço imensamente!!

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então...eu pensava a mesma coisa....mas me disseram que o Mountain Lion reconhece as placas atuais da Nvidia...basta baixar o drive delas antes...Algumas ATI RADEON tbm são compatíveis, mas ao se iniciar o mac, perde-se a maçã na tela de boot, dando lugar a uma tela preta.....
Realmente estou bem confuso....
Para elucidar melhor a complicação, segue o link da discussão no fórum que mencionei:

 

http://www.videoguru.com.br/mac-pro-upgrade-troque-sua-placa-grafica-por-uma-de-pc-e-rode-os-aplicativos-mais-recentes.html

 

VÁRIAS pessoas relatam ter trocado as placas gráficas....Meus comentários estão lá no final do post, últimos comentários!!!

Obrigado

 

Adriano

Editado por adrianortv
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li a respeito disso, inclusive que o penúltimo update do Mountain Lion acrescenta alguns drivers novos.

 

O problema é que nenhuma dessas placas é realmente suportada oficialmente. Algumas delas geram efeitos inesperados, como por exemplo o Mac não entra em sleep, não acorda do sleep, dificuldades de boot, etc.

 

Certamente deve ter alguma placa que funciona sem esses problemas. Se vc quiser ser cobaia e testar, acho legal.

 

Eu mesmo não tenho a manha de botar uma delas no meu Mac Pro pessoalmente (se eu fosse comprar uma placa gráfica, compraria uma 5870, que apesar de ser antiga, funciona super bem no Mac). Como eu não faria isso no meu Mac, prefiro não recomendar nenhum modelo específico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeeeeee....finalmente um artigo confiável sobre a experiência....
Será que o atigo que trata da GTX 670 se aplica à GTX 660???
Muito obrigado pelas infos.....

 

Adriano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Electro....na discussão do fórum que te passei, os caras informam que sendo Nvidia, e instalando os drivers antes da instalação da placa, a tela de boot aparece sim!!!
Eu estava muito interessado na GTX 670, mas é muito cara....rsrsrs

Estou aguardando o parecer de 2 amigos que manjam pacas de mac para analisar direitinho o que farei....na pior das hipóteses, comprarei a placa gráfica öficial"do mac pro, a ATI RADEON HD 5870....pagando uma bica!!!
Aí vem a pergunta procê: Esta placa (HD 5870), é quão melhor que a minha GT 120???

 

VALEU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após intensa pesquisa na internet, achei este ÓTIMO artigo/discussão num fórum famoso....

 

http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=1440150&page=26

 


Lá, TODAS as perguntas são respondidas, com detalhes!! E resumindo a história toda: FUNCIONA!!!!! Dêem uma lida, e comentem...vamos tornar isso público, pois a gama de placas gráficas existentes  para Mac Pro é ridiculamente cara e pequena....
Electro, dê uma lida, principalmente nos últimos posts....pois tem relatos bastante legais de experiências com placas da NVIDIA, justamente da série 600, da EVGA....que é a que quero comprar!!! O kit de upgrade da ATI RADEON Hd 5870 custa 1600 dilmas aqui.....e a placa que pretendo custa 970 reais.....

Enfim.....estou apenas com uma pontinha de dúvida agora.....falta pouco!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após intensa pesquisa na internet, achei este ÓTIMO artigo/discussão num fórum famoso....

 

http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=1440150&page=26

 

Lá, TODAS as perguntas são respondidas, com detalhes!! E resumindo a história toda: FUNCIONA!!!!! Dêem uma lida, e comentem...vamos tornar isso público, pois a gama de placas gráficas existentes  para Mac Pro é ridiculamente cara e pequena....

Electro, dê uma lida, principalmente nos últimos posts....pois tem relatos bastante legais de experiências com placas da NVIDIA, justamente da série 600, da EVGA....que é a que quero comprar!!! O kit de upgrade da ATI RADEON Hd 5870 custa 1600 dilmas aqui.....e a placa que pretendo custa 970 reais.....

Enfim.....estou apenas com uma pontinha de dúvida agora.....falta pouco!!!

A 5870 tem no Ebay vira e mexe por coisa de 150-200€ aqui onde moro, ou seja, não custa o rim esquerdo.

 

Acho legal que as NVidias funcionem e com tanta experiência positiva vale a pena arriscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A EVGA GTX 570 está muito difícil de se encontrar aqui no Brasil por um preço bom. 

A EVGA GTX 660 está bem mais fácil de se encontrar, e tem um preço menor.

A única questão que resta é: A GTX 660 terá um rendimento melhor do que a GT 120 que tenho nos casos de renderização e exportação de arquivos no Final Cut 7, X e After Effects CS6?

E o cabo PCIE de 6 pinos que preciso comprar é este aqui mesmo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a GT640 seria uma boa pra vc. Já tem a arquitetura Kepler e não tem cabeamento extra além da conexão PCIe.

 

Qualquer uma delas vai dar um pau na GT120 que é bem antiga (mais que todas as oficiais do Mac Pro inclusive, que tb não são novas).

 

(pra responder sobre o cabo, aparentemente é o cabo certo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A GT 640 usa memória DDR3....já a GTX 660 usa DDR5.....na minha total ausência de conhecimento de placas, a 660 não seria melhor???? rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A GT 640 usa memória DDR3....já a GTX 660 usa DDR5.....na minha total ausência de conhecimento de placas, a 660 não seria melhor???? rsrsrsrs

Tecnicamente sim, mas a 640 é muito boa também e é uma placa atual. Provavelmente vc economiza uns trocos e não precisa se preocupar com o cabo.

A diferença de performance para edição de vídeo vai ser ridícula. Essas placas só se diferenciam se vc usá-las pra jogo ou modelamento 3D (duas coisas nas quais Macs não são a melhor plataforma!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema número 1: Previsão disso aqui no Brasil...que não existe nenhuma...

Problema número 2: Preço dessa belezinha aqui nas terras tupiniquins...que com certeza, será um absurdo!!!

 

Só me resta por enquanto 2 possibilidades: Um dos 2 kits de upgrade de placa gráfica da apple mesmo (ATI RADEON 5770 ou 5870) ou "arriscar" a EVGA GTX 660.....
Parti para o Macrumors e a coisa anda quente por lá! Quase a maioria das pessoas que tem Mac Pro, fez a troca por alguma placa "PC"da Nvidia.....com sucesso!!!

 

http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=1440150&page=28

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema número 1: Previsão disso aqui no Brasil...que não existe nenhuma...Problema número 2: Preço dessa belezinha aqui nas terras tupiniquins...que com certeza, será um absurdo!!! Só me resta por enquanto 2 possibilidades: Um dos 2 kits de upgrade de placa gráfica da apple mesmo (ATI RADEON 5770 ou 5870) ou "arriscar" a EVGA GTX 660.....Parti para o Macrumors e a coisa anda quente por lá! Quase a maioria das pessoas que tem Mac Pro, fez a troca por alguma placa "PC"da Nvidia.....com sucesso!!! http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=1440150&page=28

Parece promissor.Eu arriscaria na sua situação. Vc precisa de uma placa melhor e esses kits originais custam muito caro.O pior que pode acontecer é não funcionar e vc ter que devolver a placa ou revendê-la.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É....está decidido! Vou comprar a danada da GTX 660 e trocar pelas carroças que tenho no Mac Pro.....

Só me restam algumas duvidas sobre os drivers, mas assim que obtiver a resposta, faço o upgrade, e depois posto fotos e a experiência aqui!!!

 

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EVGA GTX 660 de 2gb de cabo de força de 6 pinos comprados!!! Agora é aguardar a chegada dos brinquedos e instalar!! Postarei fotos e o resultado em breve!! Aguardem!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...