Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade Mac Pro 4.1 (início de 2009) - Placa gráfica


adrianortv

Posts Recomendados

1 hora atrás, DanielPsJr disse:

Calma lá, rsrs, nada de pânico.

Se outras pessoas já conseguiram, não há nenhum motivo para que você não consiga também, precisamos apenas entender melhor o que está acontecendo.

 

Havia me esquecido do detalhe mencionado acima pelo @pollaris. Você precisa ter outra placa Mac EFI NVIDIA pré-instalada com o driver antes de instalar a GTX 980 (o pessoal no YouTube costuma mostrar isso, de fato) - os demais detalhes também já foram muito bem explicados acima.

Quanto a informação que te passei, realmente está correta. A NVIDIA não distribui mais os drivers de vídeo para placas não suportadas oficialmente pelo macOS (tudo bem que você pode baixar o da GT 120 / GTX 680, mas acredito que o desempenho não seria o mesmo que um driver liberado especificamente para a GTX 980 - mas de qualquer forma, acredito também que ainda assim possa entregar um desempenho melhor que o driver nativo do sistema - vale fazer o teste utilizando algum benchmark):

Print_NVIDIA.tiff

Boa noite Daniel,

Realmente a NVIDIA não disponibiliza drivers específicos para a GTX980 para MacOS, mas ainda suporta as Quadro K5000 que ainda são comercializadas em versões Mac Edition, o que o pessoal da MacVidCards e muitos outros fazem é utilizar o Webdriver da Quadro K5000 na GTX980, como esse driver suporta várias GPUs de diferentes gerações as GTX9xx acabaram entrando no bolo sendo totalmente compatíveis, há suporte inclusive para ativar o CUDA nos Mac Pros antigos. Veja em http://www.nvidia.com/download/driverResults.aspx/113889/en-us

Acredito que o amigo que está enfrentando problemas não está seguindo corretamente todos os passos necessários para instalar e ativar o Webdriver para GTX980 no MacOS, seria interessante ele fornecer mais detalhes do que está fazendo e de como está fazendo para podermos ajudar de forma mais assertiva.

De qualquer forma, recomendo utilizar o site do MacVidCards para baixar os drivers corretos, as placas deles são flashadas mas o Webdriver serve também para placas não flashadas com a única ressalva de não ter a tela cinza da maça (boot screen).

Espero ter ajudado, abraço ! 

Editado por pollaris
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh, esqueci de mencionar... e acho importante avisar aos possíveis interessados !

As placas NVIDIA da geração GTX10xx funcionam nos Mac Pros antigos apenas no Windows. Infelizmente até o presente momento as novas GTX1070 e 1080 não funcionam no MacOS, esperemos que num futuro próximo esse quadro mude e a NVIDIA disponibilize drivers novos compatíveis com o MacOS.

A velha máxima continua servindo e deve ser seguida, pesquise bastante (muito mesmo) antes de investir uma grana preta numa placa gráfica nova para seu Mac Pro antigo, isto evitará muitas dores de cabeça com compatibilidade e desperdício de dinheiro com algo que poderá não funcionar plenamente !

Abraços !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, pollaris disse:

Boa noite Daniel,

Realmente a NVIDIA não disponibiliza drivers específicos para a GTX980 para MacOS, mas ainda suporta as Quadro K5000 que ainda são comercializadas em versões Mac Edition, o que o pessoal da MacVidCards e muitos outros fazem é utilizar o Webdriver da Quadro K5000 na GTX980, como esse driver suporta várias GPUs de diferentes gerações as GTX9xx acabaram entrando no bolo sendo totalmente compatíveis, há suporte inclusive para ativar o CUDA nos Mac Pros antigos. Veja em http://www.nvidia.com/download/driverResults.aspx/113889/en-us

Acredito que o amigo que está enfrentando problemas não está seguindo corretamente todos os passos necessários para instalar e ativar o Webdriver para GTX980 no MacOS, seria interessante ele fornecer mais detalhes do que está fazendo e de como está fazendo para podermos ajudar de forma mais assertiva.

De qualquer forma, recomendo utilizar o site do MacVidCards para baixar os drivers corretos, as placas deles são flashadas mas o Webdriver serve também para placas não flashadas com a única ressalva de não ter a tela cinza da maça (boot screen).

Espero ter ajudado, abraço ! 

Bom dia, Obrigado Daniel e Pollaris pelo suporte.
Bem vamos lá...

Tenteni instalar de todas as formas e tentei do zero novamente, com minha placa ATI 5770 no slot 2, fui até o site da nvidia, baixei novamente o driver citado

Instalei normalmente,

reiniciei a maquina ja com os cabo de energia (os dois 6 pinos) na gtx980 e retirei da 5770, faz o barulho de inicialização mas não aparece imagem...

ps: 

Captura de Tela 2017-01-03 às 10.21.35.png

Captura de Tela 2017-01-03 às 10.20.37.png

Captura de Tela 2017-01-03 às 10.20.28.png

Captura de Tela 2017-01-03 às 10.12.26.png

Captura de Tela 2017-01-03 às 10.13.33.png

Captura de Tela 2017-01-03 às 10.20.12.png

Captura de Tela 2017-01-03 às 10.11.54.png

Captura de Tela 2017-01-03 às 10.11.43.png

Captura de Tela 2017-01-03 às 10.10.56.png

Captura de Tela 2017-01-03 às 10.11.21.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá meu amigo....

A máquina "aparentemente" inicializa e não mostra tela de boot (normal já que não é a versão flashada) mas ela para nisso ? Não carrega a tela de Login do OSX após algum tempo ?

Se a maquina está subindo e não está dando sinal de vídeo pode ser problema de alimentação da GPU ou a conexão com o monitor. Que tipo de interface você está usando no teste ? DVI, DisplayPort, HDMI ?

As ventoinhas da GTX980 estão girando normalmente ? Tem certeza que essa placa está funcionando perfeitamente ? Foi testada num PC para confirmar ? O cabo PCIe-AUX que você comprou está funcionando corretamente ? Já testou ele com sua Radeon 5770 só por desencargo ? 

Você tem outra máquina para conectar no Mac Pro pelo compartilhamento de tela ? Isso seria útil para ter certeza que a máquina subiu e chegou na tela de login e só não está exibindo imagem no monitor.

Você tem bootcamp com Windows nessa máquina ? Isso seria ótimo para testar se é algo relacionado ao driver do MacOS pois o Windows se dá "melhor" com essas placas mesmo com o driver nativo.

Quando o driver está errado a máquina "geralmente" dá boot e tenta carregar o OS X, trava e reinicia novamente em loop. Já vi casos da placa não dar sinal de vídeo, num desses casos o problema era o cabo PCIe-AUX que estava com defeito e num outro evento se tratava da conexão HDMI que não ia de jeito nenhum funcionando apenas na DVI e nas DisplayPorts.

Sei que são mais perguntas do que respostas, mas cara, é trabalhoso e tal, mas não é algo assim tão complicado a ponto de não funcionar.

No seu caso não vai ter jeito, tem que testar tudo pra ter certeza onde está o problema. Além disso, depois comenta qual a versão de seu Mac Pro, e a marca de sua GTX980, como há muitos fabricantes diferentes e mesmo entre mesmo fabricante há várias versões da mesma placa isso também pode estar causando algum problema, saber exatamente com o que estamos lidando facilita no diagnóstico.

Abraço e vamos acompanhando o desenrolar deste caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 02/01/2017 at 22:13, pollaris disse:

Boa noite Daniel,

Realmente a NVIDIA não disponibiliza drivers específicos para a GTX980 para MacOS, mas ainda suporta as Quadro K5000 que ainda são comercializadas em versões Mac Edition, o que o pessoal da MacVidCards e muitos outros fazem é utilizar o Webdriver da Quadro K5000 na GTX980, como esse driver suporta várias GPUs de diferentes gerações as GTX9xx acabaram entrando no bolo sendo totalmente compatíveis, há suporte inclusive para ativar o CUDA nos Mac Pros antigos. Veja em http://www.nvidia.com/download/driverResults.aspx/113889/en-us

Acredito que o amigo que está enfrentando problemas não está seguindo corretamente todos os passos necessários para instalar e ativar o Webdriver para GTX980 no MacOS, seria interessante ele fornecer mais detalhes do que está fazendo e de como está fazendo para podermos ajudar de forma mais assertiva.

De qualquer forma, recomendo utilizar o site do MacVidCards para baixar os drivers corretos, as placas deles são flashadas mas o Webdriver serve também para placas não flashadas com a única ressalva de não ter a tela cinza da maça (boot screen).

Espero ter ajudado, abraço ! 

Ola amigos, eu pedi um novo cabo (duplo dessa vez) instalei novamente a placa com WebDriver-367.15.10.25f02 e ela entra ja na tela cinza (maça) tudo funcionado bem, obrigado a todos eu quase desisti da placa, cheguei a anuncia-la no ML, rs..

a1.jpeg

a2.jpeg

Editado por dhanathom
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, dhanathom disse:

Ola amigos, eu pedi um novo cabo (duplo dessa vez) instalei novamente a placa com WebDriver-367.15.10.25f02 e ela entra ja na tela cinza (maça) tudo funcionado bem, obrigado a todos eu quase desisti da placa, cheguei a anuncia-la no ML, rs..

a1.jpeg

a2.jpeg

Lembro que mencionei para você testar os cabos PCIe, esses cabos vendidos aos montes no eBay e até no ML precisam ser testados realmente, muitos são feitos sem qualquer tipo de controle de qualidade. Mas cara, ainda bem que você não desistiu e encontrou o problema.

Parabéns pelo Mac Pro, com essa GTX980 no Mac Pro ele deve estar voando baixo !!!! rsss

E valeu pelo feedback, com certeza no futuro poderá ajudar algum outro interessado em turbirnar um Mac Pro da geração anterior.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Ola, sou novo aqui no fórum e tenho uma duvida, eu peguei um mac pro 2009 4.2 com uma placa de video gt120, ai comprei uma de um amigo q usava no mac pro dele, e uma hd7970 matrix platinum, então minha duvida é essa placa pode danificar minha maquina, pois ela não é mac edition, não sei ao certo qt ele consome de energia. alguém pode tirar essa duvida ? muito obrigado ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...