Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Pesquisa] Crimes Digitais


Posts Recomendados

Prezados,

 

A fim de ter uma boa coleta de dados para a palestra "Crimes digitais e a eficácia da Lei", peço aos amigos que respondam ao questionário sito ao link https://docs.google.com/a/jaccottet.adv.br/spreadsheet/viewform?formkey=dENvaUJSa2E4RTJhZENnTGNVUlFGM3c6MQ

 

O formulário é anônimo.

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<iframe src="https://docs.google.com/a/jaccottet.adv.br/spreadsheet/embeddedform?formkey=dENvaUJSa2E4RTJhZENnTGNVUlFGM3c6MQ" width="760" height="2172" frameborder="0" marginheight="0" marginwidth="0">Carregando...</iframe>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondido :)

 

Valeu, o sono era tanto quando criava o formulário que o detalhe do compartilhamento me passou despercebido, que vergonha.

 

Eu peço que quem possua blogs divulgue, pois quanto maior o número de dados, melhor para os fins da minha coleta de dados, pois quero apresentar um perfil fidedigno na palestra, não baseado em suposições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos. Estou coletando bons dados e traçando um perfil bem interessante dos usuários. Dia 8 postarei aqui os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que os resultados não estão me surpreendendo sobre o que os usuários veem sobre a legalidade do Jaibreak, mas me surpreendem sobre a forma como o grupo evasi0n é entendido. A coleta de mais dados pode oferecer conclusões bastante contundentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondi.

 

Me interesso por crimes digitais pelo lado técnico da Segurança da Informação. Pelo que vi você se interessa pelo lado jurídico.

 

Sim, eu estou preparando uma palestra para acadêmicos de direito. Mas para isso eu preciso fixar o perfil médio dos usuários, independente do interesse, justamente por isso esse intercâmbio que tu disse, tu tens interesse no lado técnico da Segurança da Informação. Ora, isso tem implicações jurídicas e digamos que muito interessantes :).

 

O lado jurídico dos crimes digitais ainda não existe, até porque para o direito os crimes digitais ainda não existem. Eles são punidos como crimes comuns cometidos por meios digitais. Criar um estudo técnico-científico sobre os crimes digitais é essencial.

 

Abração e valeu pela força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que você não colocou como opção a resposta mais comum quanto ao motivo de uso do Jailbreak: usar aplicativos que não existem na AppStore.

As respostas que você colocou nessa pergunta estão bem parciais pra induzir a conclusão que você vem tentando empurrar, quanto à "criminalidade" do Jailbreak.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que você não colocou como opção a resposta mais comum quanto ao motivo de uso do Jailbreak: usar aplicativos que não existem na AppStore.

As respostas que você colocou nessa pergunta estão bem parciais pra induzir a conclusão que você vem tentando empurrar, quanto à "criminalidade" do Jailbreak.

 

Não. Eu pergunto se o entrevistado entende que o Jailbreak é uma atividade criminosa ou não. Eu parto da premissa de que é uma atividade criminosa, é o meu foco, mas quero saber o que os demais pensam.

 

Editado: se eu tentasse empurrar uma conclusão, bastaria eu forjar os resultados, não?

Editado por Gustavo Jaccottet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondido.

Só não gostei de generalizar o Hacker como criminoso.

Pois tem diferenças, Phreaker, Cracker, Hackers.

Um hacker, na verdade, é um profissional apaixonado que busca exercitar e aprimorar seus conhecimentos em diversos domínios da informática, sempre desafiando-se a fazer algo melhor e com perfeição.

O craker é o vilão da historia, que descobre a falha e usa para o mal, como invadir os computadores, roubar informações , quebrar registros de programas para instalar como original (programa pirata) e tudo mais.

Os phreakers, no entanto, evoluíram e hoje são os responsáveis por invadir celulares, clonar linhas, burlar ou interceptar ligações de telefonia IP, dentre outras atividade. O objetivo é o mesmo, tentar tirar proveito da linha de terceiro fazendo uso indiscriminado e sem pagar nada por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondido.

Só não gostei de generalizar o Hacker como criminoso.

Pois tem diferenças, Phreaker, Cracker, Hackers.

Um hacker, na verdade, é um profissional apaixonado que busca exercitar e aprimorar seus conhecimentos em diversos domínios da informática, sempre desafiando-se a fazer algo melhor e com perfeição.

O craker é o vilão da historia, que descobre a falha e usa para o mal, como invadir os computadores, roubar informações , quebrar registros de programas para instalar como original (programa pirata) e tudo mais.

Os phreakers, no entanto, evoluíram e hoje são os responsáveis por invadir celulares, clonar linhas, burlar ou interceptar ligações de telefonia IP, dentre outras atividade. O objetivo é o mesmo, tentar tirar proveito da linha de terceiro fazendo uso indiscriminado e sem pagar nada por isso.

A meu ver o Hacker não é um criminoso. Em um dos tópicos eu uso a palavra Hacker como um estigma. O Hacker é um ativista. Agora, dentro das categorias de Hackers, há os bons e os maus. Eu busco saber se o público está ciente de que o Hacker não é um criminoso, tanto que eu pergunto: você considera o Hacker como um criminoso? Quando eu poderia afirmar: o Hacker é um criminoso, exceto quando.... Compreendes o meu objetivo?

Nos tópicos da palestra vou abordar especificamente sobre o Cracker.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

respondido...


apenas na pergunta: "O que motiva você a usar o Jailbreak?" achei as opções abaixo bem parecidas
Poder ter total controle sobre o Software do meu iDevice
Ter a liberdade de gerenciar meu iDevice, como se eu fosse o legítimo proprietário dos Direitos Autorais do iOS

Ter controle sobre software e liberdade de gerenciar pra mim é quase a mesma coisa
além da frase "como se eu fosse o legitimo proprietario dos direitos autorias" induzir a uma conclusão criminosa sim
entendo q vc não tenha feito de proposito como disse, mas talvez ficasse melhor se a diferenciação entre os esses itens fosse maior e existisse ainda outras opções, por exemplo:
a) instalar apps indisponíveis na appStore
b ) baixar apps pagos disponíveis na appStore gratuitamente
c) poder ter controle do meu idevice adicionando apps, funcionalidades e personalizações não disponiveis pela apple
d) comprei o idevice e ele é meu, quero ter a liberdade de fazer o que quiser nele. Acessar o root do aparelho e ter controle total incluindo as todas opções anteriores

assim acho q fica bem claro quem tem jailbreak para instalar apps diferentes, para baixar apps piratas, quem quer ter mais funcionalidades e até quem acha q realmente é dono do software.

Eu ficaria na opção C pq gosto de colocar coisas extas, funcionalidades q faltam no ios, mas tenho conciencia q o direito do software não é meu e nesse ponto estou "errada" em fazer o jailbreak, mas tem mta gente q realmente acha q é dono dos direitos do ios tb qdo compra um idevice, acho q a maioria ficaria no D

Editado por natalia santana
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

respondido...

apenas na pergunta: "O que motiva você a usar o Jailbreak?" achei as opções abaixo bem parecidas

Poder ter total controle sobre o Software do meu iDevice

Ter a liberdade de gerenciar meu iDevice, como se eu fosse o legítimo proprietário dos Direitos Autorais do iOS

Ter controle sobre software e liberdade de gerenciar pra mim é quase a mesma coisa

além da frase "como se eu fosse o legitimo proprietario dos direitos autorias" induzir a uma conclusão criminosa sim

entendo q vc não tenha feito de proposito como disse, mas talvez ficasse melhor se a diferenciação entre os esses itens fosse maior e existisse ainda outras opções, por exemplo:

a) instalar apps indisponíveis na appStore

b ) baixar apps pagos disponíveis na appStore gratuitamente

c) poder ter controle do meu idevice adicionando apps, funcionalidades e personalizações não disponiveis pela apple

d) comprei o idevice e ele é meu, quero ter a liberdade de fazer o que quiser nele. Acessar o root do aparelho e ter controle total incluindo as todas opções anteriores

assim acho q fica bem claro quem tem jailbreak para instalar apps diferentes, para baixar apps piratas, quem quer ter mais funcionalidades e até quem acha q realmente é dono do software.

Eu ficaria na opção C pq gosto de colocar coisas extas, funcionalidades q faltam no ios, mas tenho conciencia q o direito do software não é meu e nesse ponto estou "errada" em fazer o jailbreak, mas tem mta gente q realmente acha q é dono dos direitos do ios tb qdo compra um idevice, acho q a maioria ficaria no D

 

Obrigado pela sugestão. Mas eu quero tratar a primeira e a segunda opção de duas formas distintas. Na primeira o usuário não é proprietário dos direitos imateriais do iDevice, ele apenas tem o aparelho em si. Na segunda ele passa a ser o legítimo proprietário, pois quem gerencia é quem tem a propriedade sobre todos os recursos e isso tem efeitos jurídicos diversos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela sugestão. Mas eu quero tratar a primeira e a segunda opção de duas formas distintas. Na primeira o usuário não é proprietário dos direitos imateriais do iDevice, ele apenas tem o aparelho em si. Na segunda ele passa a ser o legítimo proprietário, pois quem gerencia é quem tem a propriedade sobre todos os recursos e isso tem efeitos jurídicos diversos.

sim... entendi q vc quer diferenciar os dois é q isso não ficou tao claro na frase q esta lá entende? ai mta gente talvez responda no outras...

Editado por natalia santana
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...