Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[DÚVIDA] Time Machine + Formatação


dcalabrezi

Posts Recomendados

Olá,

 

Tenho uma dúvida sobre uma questão envolvendo o Time Machine. O meu iMac está com o Time Machine ligado e fazendo backup direto em uma HD Externo. Contudo, estou pensando em formatar esse iMac, deixar ele zerado e começar tudo de novo. Depois de formatado, se eu ligar a Time Machine, neste mesmo HD que eu usava antes da formatação do iMac, o que ele irá guardar? Os arquivos novos do iMac zerado, sem manter os arquivos antigos (ou mantendo os antigos por um determinado tempo) ou ele manterá os arquivos antigos neste meu HD externo normalmente?

 

Eu fiquei confuso por conta da lógica do sistema Time Machine em deletar os arquivos antigos, caso o HD de backup esteja cheio e criar espaço para os novos arquivos (sendo que o meu HD estará vazio após a formatação)

 

Alguém pode me ajudar?

 

VALEU!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Uma vez feito completado em um HD externo o Backup da sua maquina pelo TimeMachine, há vida independente nesse HD. Não vai acontecer nada com o HD ele até vc dar a ordem que desejar a ele. Se vc esquecer q ele tem seu Backup, ao dar a ordem de usá-lo o TM fará o Backup,do sistema novo - mas guardará todos os últimos Backups que tiver, tendo como limite apenas o tamanho do HD. Ao estar próximo da capacidade máxima, o HD terá seus Backups mais antigos apagados, um por um, automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez feito completado em um HD externo o Backup da sua maquina pelo TimeMachine, há vida independente nesse HD. Não vai acontecer nada com o HD ele até vc dar a ordem que desejar a ele. Se vc esquecer q ele tem seu Backup, ao dar a ordem de usá-lo o TM fará o Backup,do sistema novo - mas guardará todos os últimos Backups que tiver, tendo como limite apenas o tamanho do HD. Ao estar próximo da capacidade máxima, o HD terá seus Backups mais antigos apagados, um por um, automaticamente.

Entendi. Esse é o funcionamento normal do Time Machine, né? Atualmente eu estou com o HD do iMac precisando de uma formatada e com o Time Machine habilitado. Quero formatar o meu iMac e habilitar novamente o Time Machine com o HD de origem vazio, porém vou utilizar o mesmo HD externo que usava antes da formatação do iMac.

 

Pelo que eu entendi e faz todo sentido, assim que o HD externo encher, o Time Machine vai apagar os meus backups antigos e substituir pelos novos. Mas os arquivos antigos são backups valiosos.

O ideal seria eu criar uma partição nesse HD externo e manter somente os arquivos mais novos que são anteriores a formatação do iMac para que não fossem apagados? Ou existe algum método do próprio Time Machine que eu consiga proteger determinada pasta do HD externo?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Uma vez feito completado em um HD externo o Backup da sua maquina pelo TimeMachine, há vida independente nesse HD. Não vai acontecer nada com o HD ele até vc dar a ordem que desejar a ele. Se vc esquecer q ele tem seu Backup, ao dar a ordem de usá-lo o TM fará o Backup,do sistema novo - mas guardará todos os últimos Backups que tiver, tendo como limite apenas o tamanho do HD. Ao estar próximo da capacidade máxima, o HD terá seus Backups mais antigos apagados, um por um, automaticamente.

 

Não foi bem assim comigo. Tenho um HD externo de 2Tb que está particionado com 500Gb para a Time Machine, sendo o restante uma partição exFAT, onde armazeno dados de PCs e do Mac também.

Quando a TimeMachine atingiu o limite de 500Gb, por algum motivo minha partição exFAT foi invadida. Isso aconteceu ontem, e ainda estou tentando recuperar os dados, já que a exFAT não é mais reconhecida nem pelo Mac nem pelos PCs.

De qualquer forma, evitarei usar a Time Machine a partir de agora. Vou fazer meus backups manualmente mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não foi bem assim comigo. Tenho um HD externo de 2Tb que está particionado com 500Gb para a Time Machine, sendo o restante uma partição exFAT, onde armazeno dados de PCs e do Mac também.

Quando a TimeMachine atingiu o limite de 500Gb, por algum motivo minha partição exFAT foi invadida. Isso aconteceu ontem, e ainda estou tentando recuperar os dados, já que a exFAT não é mais reconhecida nem pelo Mac nem pelos PCs.

De qualquer forma, evitarei usar a Time Machine a partir de agora. Vou fazer meus backups manualmente mesmo.

 

Meu exemplo foi baseado na de um HD de  2TB que não foi particionado. Simplesmente criei pastas nesse HD, e o Time Machine não as invadiu, como foi o seu caso. Quer dizer, seu caso foi 10 vezes pior, além de invadir e tomar seu espaço, passou pra isso de uma partição para a outra. A única forma de compreender isso que tenho é de q nas definições do Time Machine foi escolhido no seu caso todo o HD externo, e não apenas a partição q vc separou para guardar os backups, mas não creio q vc agiu assim, correto?

 

Mas em todo caso, o Time Machine não deve ser mesmo o único depositário fiel dos nossos backups. Na minha opinião sua validade é até maior para buscarmos arquivos que precisemos e os quais já tenhamos alterado, ou de algum modo perdemos, e tirando a dúvida de esvaziarmos a lixeira e os inconvenientes de precisarmos dela.

 

Entendo tb que uma vez tendo nos decepcionado uma vez, ainda mais do jeito q foi com vc, fscarpin, o TM perde e nunca mais recupera sua credibilidade. Já foi dito q nenhum backup é totalmente seguro ou basta em si mesmo, mas se vc escolheu uma partição pra guardar os backups e ele invadiu a outra, essa falha é gritantemente maior que qualquer coisa aceitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.... A única forma de compreender isso que tenho é de q nas definições do Time Machine foi escolhido no seu caso todo o HD externo, e não apenas a partição q vc separou para guardar os backups, mas não creio q vc agiu assim, correto?

 

Mas em todo caso, o Time Machine não deve ser mesmo o único depositário fiel dos nossos backups. Na minha opinião sua validade é até maior para buscarmos arquivos que precisemos e os quais já tenhamos alterado, ou de algum modo perdemos, e tirando a dúvida de esvaziarmos a lixeira e os inconvenientes de precisarmos dela.

 

Entendo tb que uma vez tendo nos decepcionado uma vez, ainda mais do jeito q foi com vc, fscarpin, o TM perde e nunca mais recupera sua credibilidade. Já foi dito q nenhum backup é totalmente seguro ou basta em si mesmo, mas se vc escolheu uma partição pra guardar os backups e ele invadiu a outra, essa falha é gritantemente maior que qualquer coisa aceitável.

Correto. A única partição que era usada pelo TM era a de 500Gb. Eu estava usando o HD dessa maneira há mais de um ano sem problemas.

É como você disse, nenhum backup é totalmente seguro, e infelizmente eu não tinha backup desse backup.

Estou tentando recuperar meus dados com alguns programas de recuperação, mas para "ajudar" a USB desse HD é 2.0, então imagine a demora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...