Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[IMEI] Bloqueio de Aparelhos não Certificados pela ANATEL


Posts Recomendados

Mas como é que a ANATEL vai diferenciar os aparelhos trazidos por brasileiros pra ficarem aqui e aparelhos de estrangeiros trazidos para serem presenteados? Creio que não bloquearão quem vier e usar roaming, mas quem utilizar chip brasileiro deverá ser bloqueado.

Há um sistema de gerenciamento de todos os IMEI, que fica a cargo da mesma autarquia que controla o banco de dados dos números de telefonia fixa e móvel. Vai ser criado um sistema para que as operadoras façam esse bloqueio, da mesma firma que ela podem realizar a portabilidade. A norma já está em vigor, mas o sistema vai passar a funcionar em 2013.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A idéia é que usem o roaming. Se quiserem ativar um novo número, vai haver o bloqueio do IMEI. Para quem vem de fora o Roaming sai muito mais barato do que para mós, Brasileiros. Quem vem do Uruguai para cá não entende o porquê de quando me desloco para o Uruguai reclamo que um minuto em Roaming eqüivale a 10~15min de uma ligação comum (isso antes do Liberty Passaport da TIM, que complicou ainda mais).

Bom, já conversei com um canadense que disse que veio aqui e a primeira coisa que ele fez foi tentar comprar um chip... disse que as empresas não venderam por ele não ter CPF, mas achei que a situação deles em termos de preço fosse a mesma que a nossa, rs... bom saber que eles não pagam esses preços absurdos e não tem que se submeter a planos só um pouco mais baratos como esse Liberty Passport.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há um sistema de gerenciamento de todos os IMEI, que fica a cargo da mesma autarquia que controla o banco de dados dos números de telefonia fixa e móvel. Vai ser criado um sistema para que as operadoras façam esse bloqueio, da mesma firma que ela podem realizar a portabilidade. A norma já está em vigor, mas o sistema vai passar a funcionar em 2013.

Sim, mas o que disse aqui era que celulares trazidos do exterior por estrangeiros (para serem presenteados) e não forem homologados por aqui, deverão ser bloqueados quando forem habilitados quando utilizados com chips nacionais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas o que disse aqui era que celulares trazidos do exterior por estrangeiros (para serem presenteados) e não forem homologados por aqui, deverão ser bloqueados quando forem habilitados quando utilizados com chips nacionais...

Nesse caso ocorrerá o bloqueio, salvo se algo mudar quando as operadoras forem autorizadas a bloquear os IMEI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, já conversei com um canadense que disse que veio aqui e a primeira coisa que ele fez foi tentar comprar um chip... disse que as empresas não venderam por ele não ter CPF, mas achei que a situação deles em termos de preço fosse a mesma que a nossa, rs... bom saber que eles não pagam esses preços absurdos e não tem que se submeter a planos só um pouco mais baratos como esse Liberty Passport.

De fato. Todo estrangeiro que quiser comprar uma linha pré-paga tem que ativar com o CPF. O mesmo se passa no Uruguai, Argentina e Chile. Não sei como é nos EUA, Canadá e nos Países da Europa, mas aqui a liberdade de se adquirir uma linha pré-paga é bem restrita.

Sobre o Roaming, como a empresa que oferece o Roaming tem um contrato com a operadora de origem, a tributação é bipartida. Parte se dá com base nos tributos brasileiros (a ligação dentro do perímetro nacional é paga normalmente), mas o serviço de Roaming, no caso pela operadora do país de origem, é tributada de acordo com o país de origem e os preços são até 90% mais baratos que os cobrados pelas operadoras brasileiras.

Quem tiver informações específicas sobre o tema, por favor, se quiser, nis ajude e forneça os dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato. Todo estrangeiro que quiser comprar uma linha pré-paga tem que ativar com o CPF. O mesmo se passa no Uruguai, Argentina e Chile. Não sei como é nos EUA, Canadá e nos Países da Europa, mas aqui a liberdade de se adquirir uma linha pré-paga é bem restrita.

(...)

No Canadá, eu habilitei uma linha pós-paga só com o número do meu passaporte, e sei que não foi muito diferente com meus amigos brasileiros, rs... (mas eu tinha permissão de estudo e trabalho, talvez seja por isso. Porém, eu ainda nem tinha feito o CPF canadense quando comprei o número.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Estou indo pros Estados Unidos em três dias. Alguma novidade sobre esse assunto? É seguro pra mim comprar um 5S de lá ou realmente vai ser bloqueado, pq até agora não ouvi relatos de que alguém tenha tido problemas comprando de lá e nenhum pronunciamento extensivo das operadoras ou da ANATEL...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se as operadoras quiserem perder milhares de clientes do dia pra noite, aí corre risco sim. Será que elas querem? Pode comprar tranquila.

Acho que isso ficou por isso mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ain! Tomara! Vou confiar em vocês! Tomara que estejamos certos! Obrigada pelas respostas! ;)

 

No fim do ano passado havia uma polêmica em torno disso, mas o assunto parece que esfriou, porque o bloqueio dos IMEI seriam realizados diretamente pelas operadoras. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tirei essa informação do site da ANATEL:

 

 

 

O uso de aparelhos celulares por consumidores estrangeiros em visita ao país (roaming internacional) se dá em caráter temporário e têm um tratamento diferenciado pelas redes. Para seu funcionamento no Brasil, é necessário que a pessoa verifique se seu celular suporta as tecnologias e faixas de frequência utilizadas em nosso país e solicite junto a sua prestadora em seu país de origem a habilitação do roaming internacional no Brasil. No entanto, aparelho não certificado em uso permanente no Brasil é irregular. A Anatel entende a sensibilidade do tema e as regras de operacionalização serão divulgadas oportunamente para conscientização da população.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei essa informação do site da ANATEL:

A ANATEL devia se preocupar mais em fiscalizar esse serviço ruim das operadoras e apressar o leilão 4G pros 700Mhz. Mas não, fica se preocupando com assunto nada a ver. Gostaria de entender qual o intuito de bloquear esses aparelhos, se for pra proteger o mercado interno, sinto muito mas não vou gastar tanto assim pelos iPhones vendidos aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ANATEL devia se preocupar mais em fiscalizar esse serviço ruim das operadoras e apressar o leilão 4G pros 700Mhz. Mas não, fica se preocupando com assunto nada a ver. Gostaria de entender qual o intuito de bloquear esses aparelhos, se for pra proteger o mercado interno, sinto muito mas não vou gastar tanto assim pelos iPhones vendidos aqui.

 

A questão era que os Celular "Xing-Ling" emitiam índices de radiação acima do tolerado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão era que os Celular "Xing-Ling" emitiam índices de radiação acima do tolerado.

Quanto aos xing-lings, até concordo, e lembro que na época que saiu a notícia, achei até que era só para os mesmos. Mas olhando o mercado hoje, com o barateamento de smartphones low-end, parece até que os xing-lings sumiram. Não vejo muito sentindo nisso da anatel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto aos xing-lings, até concordo, e lembro que na época que saiu a notícia, achei até que era só para os mesmos. Mas olhando o mercado hoje, com o barateamento de smartphones low-end, parece até que os xing-lings sumiram. Não vejo muito sentindo nisso da anatel.

 

A ponto da própria ANATEL recuar na medida e lembrando que a medida de bloqueio dos IMEI ficaria a cargo das operadoras. E aqui temos uma questão de mercado: as operadoras têm esse poder, que seria um poder-dever, mas fica como um poder discricionário, mas não querem perder os seus clientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ponto da própria ANATEL recuar na medida e lembrando que a medida de bloqueio dos IMEI ficaria a cargo das operadoras. E aqui temos uma questão de mercado: as operadoras têm esse poder, que seria um poder-dever, mas fica como um poder discricionário, mas não querem perder os seus clientes.

 

Gustavo, mas por que perder os clientes? Se o IMEI for bloqueado, o que tu vai fazer? Vai ficar sem celular? Sem linha? Acho que não né, vamos ser obrigados a comprar qualquer celular para poder usar as linhas. Duvido muito que as pessoas deixem de ter celular por conta deste suposto bloqueio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, mas por que perder os clientes? Se o IMEI for bloqueado, o que tu vai fazer? Vai ficar sem celular? Sem linha? Acho que não né, vamos ser obrigados a comprar qualquer celular para poder usar as linhas. Duvido muito que as pessoas deixem de ter celular por conta deste suposto bloqueio.

 

O Lucro das operadoras está nos planos e não na venda de aparelhos. O fundamental para elas é a fidelização do cliente com a venda de novos planos. Não fosse isso, a TIM não venderia os aparelhos sem fidelização. O teu raciocínio está plenamente correto, mas do ponto de vista das operadoras a idéia é ao contrário. É melhor amarrar o cliente pelo Plano do que pelo aparelho. Se fosse antes de haver a portabilidade, podes ter certeza de que essa medida seria aplicada de cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...