Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[IMEI] Bloqueio de Aparelhos não Certificados pela ANATEL


Posts Recomendados

Guest LiveinRiot

Sinceramente? No próprio site da Apple dá para encontrar o iPhone 5S por volta de 2500. Não acho que o bloqueio fará com que as pessoas deixem de comprar. Isso fará com que elas fiquem putas, mas deixar de comprar eu duvido muito. É uma pena ter uma opção a menos na hora da compra, contudo isso forçará cada vez mais os movimentos contra os preços praticados pela Apple no Brasil. Para ser mais sincero ainda, não duvido nada que aqueles que comparam o iPhone no Brasil fiquem felizes com a notícia, afinal pesará na revenda, como também será um fator de ostentação (é ridículo, eu sei, mas o pessoal pensa assim).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você são muito otimistas heim... Se o Brasil esta sempre atrás em tudo (seja no Radio, seja no Siri, seja nos lançamentos e nos preços altos), da onde ela ficará preocupada com os clientes putos? Afinal, que culpa tem a Apple se quem vai bloquear isso será a Anatel, e não eles?

 

É muito otimismo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você são muito otimistas heim... Se o Brasil esta sempre atrás em tudo (seja no Radio, seja no Siri, seja nos lançamentos e nos preços altos), da onde ela ficará preocupada com os clientes putos? Afinal, que culpa tem a Apple se quem vai bloquear isso será a Anatel, e não eles?

 

É muito otimismo. 

 

Estamos especulando as possibilidades do que irá acontecer, campeão. Ninguém está afirmando que a Apple fará isso, tampouco fazendo uma corrente de pensamento positivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos especulando as possibilidades do que irá acontecer, campeão. Ninguém está afirmando que a Apple fará isso, tampouco fazendo uma corrente de pensamento positivo.

 

De fato. Acredito que pode haver uma ressalva por parte da ANATEL aos aparelhos importados fabricados sob um alto controle de qualidade, como os Apple, HTC, Nexus...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos especulando as possibilidades do que irá acontecer, campeão. Ninguém está afirmando que a Apple fará isso, tampouco fazendo uma corrente de pensamento positivo.

Po, velho, eu estou na torcida tb, afinal tb tenho um 5s americano, mas esta é minha opinião não quis ofender ninguém, pois sou mais pra realista/pessimista que vcs hehehehehe

Na verdade eu acho que a chance da Anatel manter os telefones originais em funcionamento é muito maior que a Apple enviar para homologação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu acho que a chance da Anatel manter os telefones originais em funcionamento é muito maior que a Apple enviar para homologação.

 

Eu acredito que não vai ocorrer o bloqueio de aparelhos de alta qualidade, pois eles não prejudicam a Rede. A questão é que as operadoras estão financiando o brinquedo, daí já viu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que não vai ocorrer o bloqueio de aparelhos de alta qualidade, pois eles não prejudicam a Rede. A questão é que as operadoras estão financiando o brinquedo, daí já viu!

Poise, esta é minha preocupação. Eu por exemplo não vou deixar de ter um iPhone, se bloquearem vou comprar outro e ai é grana pra eles...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poise, esta é minha preocupação. Eu por exemplo não vou deixar de ter um iPhone, se bloquearem vou comprar outro e ai é grana pra eles...

 

Pois é... mas se esse for o objetivo, e não a preservação do interesse público, cabe, a quem interessar, processar, judicialmente a ANATEL e a Operadora, a fim de ter o seu direito resguardado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que não vai ocorrer o bloqueio de aparelhos de alta qualidade, pois eles não prejudicam a Rede. A questão é que as operadoras estão financiando o brinquedo, daí já viu!

Concordo com você, acho ridículo bloquearem aparelhos de alta qualidade quando o objetivo, pelo menos falado até o momento, é "combater" o uso de aparelhos piratas. Acho que, já que a Anatel resolveu mexer com essa situação, que não tenha "preguiça" (caso haja abertura por parte das fabricantes) de mapear os IMEI de aparelhos Apple, Samsung, Sony, LG, etc. Montando assim uma base de dados e analisando aqueles que não se encaixam na mesma.

 

Acho algo completamente idiota fazer isso com o intuito de proteger o mercado nacional, e é a primeira coisa que me vem na cabeça quando li a matéria no MM. Além de conviver com tantos absurdos no país, vão me obrigar a comprar um aparelho muito mais caro por aqui pra usar essas mesmas operadoras de m... Mas, como você mesmo falou, já que são as mesmas que estão financiando isso, não me assustaria caso só aparelhos homologados por aqui tivessem uso autorizado.

 

Outra coisa simples seria homologar aparelhos de fabricantes importantes que são vendidos no exterior (Ex: iPhone 5S A1530, A1533 e as variações para aparelhos de outras marcas, os Galaxies e Xperias da vida).

 

Enfim, são cenas dos próximos capítulos. Espero que não façam ainda mais c..gadas nesse país que já tem muitas.

Pois é... mas se esse for o objetivo, e não a preservação do interesse público, cabe, a quem interessar, processar, judicialmente a ANATEL e a Operadora, a fim de ter o seu direito resguardado. 

O problema disso é a demora e o procedimento todo que o cliente precisar enfrentar, sendo que isso deveria ser resolvido pela Anatel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato. É exatamente esse o caso. Eles suportavam rede 4G, mas foram homologados por aparelhos 3G.

 

Com relação à Apple, sim, basta ela tomar a iniciativa e levar os modelos não homologados para serem certificados. Agora, se é óbvio que eles venham a fazer isso, caberia mais uma sugestão ao MM, consultar a Apple sobre essa possibilidade. Só que isso traria um "problema para a Apple", pois ela seria obrigada a prestar a garantia a todos os modelos certificados. Será que ela está disposta a agir de forma correta com os seus consumidores? Eu espero que sim. O número de variáveis que estão envolvidas são tantas que o MM deve consultar o Sindicato das Operadoras, cada operadora individualmente e os fabricantes, não só a Apple, mas a HTC, a Google, a Nokia, a Motorola, a Samsung... justamente com relação aos aparelhos vendidos no exterior.

 

Vou te colar um argumento que estou usando nas minhas ações judiciais contra a Apple:

 

 

Eu utilizo o argumento de que se o aparelho é 100% compatível com a rede 3G do Brasil, o problema está apenas na sua compatibilidade com a Rede 4G. Quarta-Feira, dia 19, temos duas audiências. Em cerca de 45 dias sairá a sentença. Assim que tiver novidades com relação a esse processo, eu aviso, mas nota que a coleta de dados que pus na petição é lógica, pois é o mesmo que aconteceu com os iPad 4G e com iPhone 5.

 

Só para entender, qual a sua intenção com essa ação, trocar seu iphone ?

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para entender, qual a sua intenção com essa ação, trocar seu iphone ?

 

abs

 

Não, ter a garantia dele aqui no Brasil, apenas isso.

 

 

O problema disso é a demora e o procedimento todo que o cliente precisar enfrentar, sendo que isso deveria ser resolvido pela Anatel.

 

Mas pelo que li, enquanto não terminar o processo de defesa, o cliente não vai ter o aparelho bloqueado e ele ainda pode recorrer à justiça, via Mandado de Segurança e/ou outros tipos de procedimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho ridículo se a anatel bloquear os aparelhos, porém não defendo quem traz aparelho no meio da cueca, no bolso e etc, mais a fiscalização se faz na entrada se o aparelho passou foi ativado foi falha de fiscalizar melhor bagagem, neste país tudo se paga é bem capaz da anatel falar pros usuários de aparelhos high end não homologados levarem as invoice e pagar a diferença de imposto de entrada para libera-lo, afinal Brasil pode ocorrer tudo para enricar políticos bem chato está situação, por isto sempre vendi aos amigos aparelho homologados para não terem dores de cabeça, torcemos para a Apple enfim no próximo iPhone fazer um único modelo como feito nos novos iPad, bem vamos esperar abraço

Editado por fabio.laurindo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Acho que isso põe fim nas especulações. Se a Anatel vai cruzar dados com outros órgãos reguladores internacionais (como a FCC, imagino) para liberar aparelhos não-homologados aqui, me parece que não teremos problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que isso põe fim nas especulações. Se a Anatel vai cruzar dados com outros órgãos reguladores internacionais (como a FCC, imagino) para liberar aparelhos não-homologados aqui, me parece que não teremos problemas.

 

Infelizmente não pões fim não, pelo contrário, esta tudo muito contraditório ainda, saiu notícia no Estadão, e também tem um pdf no site da Anatel que diz que não importa se o aparelho tiver homologação internacional, precisa ter a da Anatel.

 

 

 

Acho ridículo se a anatel bloquear os aparelhos, porém não defendo quem traz aparelho no meio da cueca, no bolso e etc, mais a fiscalização se faz na entrada se o aparelho passou foi ativado foi falha de fiscalizar melhor bagagem, neste país tudo se paga é bem capaz da anatel falar pros usuários de aparelhos high end não homologados levarem as invoice e pagar a diferença de imposto de entrada para libera-lo, afinal Brasil pode ocorrer tudo para enricar políticos bem chato está situação, por isto sempre vendi aos amigos aparelho homologados para não terem dores de cabeça, torcemos para a Apple enfim no próximo iPhone fazer um único modelo como feito nos novos iPad, bem vamos esperar abraço

 

Não precisa pagar impostos, é permitido trazer um aparelho para uso pessoal sem declaração. Ao menos já vi vários usuários aqui no fórum que comentaram isso, que é permitido a compra no exterior de um aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não pões fim não, pelo contrário, esta tudo muito contraditório ainda, saiu notícia no Estadão, e também tem um pdf no site da Anatel que diz que não importa se o aparelho tiver homologação internacional, precisa ter a da Anatel.

 

"“Os iPhones fabricados no Brasil e seus similares importados, ainda não homologados pela Anatel mas certificados lá fora, por entidades reconhecidas internacionalmente, vão funcionar”, garantiu."

 

Em meu entendimento esse trecho põe fim na dúvida. É um representante da Anatel falando - e o IDG é um site confiável, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"“Os iPhones fabricados no Brasil e seus similares importados, ainda não homologados pela Anatel mas certificados lá fora, por entidades reconhecidas internacionalmente, vão funcionar”, garantiu."

 

Em meu entendimento esse trecho põe fim na dúvida. É um representante da Anatel falando - e o IDG é um site confiável, não?

 

Digo isso por este pdf da própria Anatel: http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=239888&assuntoPublicacao=Certificao%20Tcnica&caminhoRel=Cidadao-Informaes%20e%20Consultas-Cartilhas&filtro=1&documentoPath=239888.pdf

 

Mais esta notícia: http://blogs.estadao.com.br/link/sistema-para-bloquear-celular-pirata-comeca-a-ser-testado/ (atente para a situação B )

Editado por Gilberto Junior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Sim, estou ciente. Porém essa entrevista com o representante da Anatel é a novidade.

Desde antes, em matérias de 2012, a Anatel já dizia que iria estudar como não fazer o bloqueio dos importados não-homologados. Agora a explicação do representante parece focar exatamente neste ponto.

 

Só o tempo dirá com certeza, mas o tal Marcelo Bechara foi bem enfático no que afirmou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o rott, esse trecho da matéria do IDG esclarece mais as coisas e põe fim as dúvidas, pelo menos por enquanto, caso a ANATEL não resolva mudar nada. Pelo que entendi da matéria e dessa frase mais importante, não será necessário que ele seja homologado por aqui para funcionar.

 

“Os iPhones fabricados no Brasil e seus similares importados, ainda não homologados pela Anatel mas certificados lá fora, por entidades reconhecidas internacionalmente, vão funcionar” - See more at: http://idgnow.com.br/blog/circuito/2014/03/17/anatel-esclarece-funcionamento-do-sistema-que-vai-bloquear-celulares-piratas/#sthash.YnzIwxPV.dpuf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...