Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Palestra] Crimes Digitais


Posts Recomendados

Prezados,

Estou preparando uma palestra sobre crimes digitais. Devido à amplitude do tema, selecionei 10 temas e peço a sugestão de vocês para saber quais seriam os três mais interessantes:

1. Estelionato,

2. Furto,

3. Crimes contra a Honra (injúria, calúnia, difamação),

4. Legalidade ou ilegalidade do Jaibreak,

5. Violação de direitos autorais via sistema P2P,

6. Aliciamento de pessoas,

7. Comércio de produtos piratas,

8. Violação de sigilo de mensagens pessoais,

9. Violação de marcas, patentes, desenho industrial...,

10. Falsidade ideológica e falsidade documental.

Peço a ajuda de todas. Já fiz um esboço de todos os temas, mas em 1h15min não há tempo suficiente para abordar tantos temas, por isso quero ouvir a opinião de todos, dentro desse fórum, para entender quais temas vocês vêem como mais relevantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Prezados,

Estou preparando uma palestra sobre crimes digitais. Devido à amplitude do tema, selecionei 10 temas e peço a sugestão de vocês para saber quais seriam os três mais interessantes:

1. Estelionato,

2. Furto,

3. Crimes contra a Honra (injúria, calúnia, difamação),

4. Legalidade ou ilegalidade do Jaibreak,

5. Violação de direitos autorais via sistema P2P,

6. Aliciamento de pessoas,

7. Comércio de produtos piratas,

8. Violação de sigilo de mensagens pessoais,

9. Violação de marcas, patentes, desenho industrial...,

10. Falsidade ideológica e falsidade documental.

Peço a ajuda de todas. Já fiz um esboço de todos os temas, mas em 1h15min não há tempo suficiente para abordar tantos temas, por isso quero ouvir a opinião de todos, dentro desse fórum, para entender quais temas vocês vêem como mais relevantes.

Seria legal dividir e abordar todos!

 

Bom, escolhendo 3 eu ficaria com:

-Comércio de produtos piratas

-Violação de marcas, patentes, desenho industrial

-Violação de direitos autorais via sistema P2P. 

 

A maioria dos usuários não consegue, as vezes, distingui se um produto sendo vendido no site é original ou não e acham que estão fazendo um bom negócio quando, na verdade, estão sendo enganados.

Grande parte também não sabe que para se usar um Windwos ou OS X é necessário licença, muitos compram um computador com SO pirata e não sabem. As questões básicas de seguranças, como atualizações, ficam prejudicadas nesses cenários.

E tem o velho caso de downloads ilegais de músicas, filmes, softwares... a maioria o faz e não sabe os impactos que isso traz. Sou totalmente contra pirataria! Preço não justifica, carros são caros e ninguém vai lá e rouba um!

 

Parabéns pela iniciativa, considere fazer uma palestra online. Eu gostaria muito de assistir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria legal dividir e abordar todos!

Bom, escolhendo 3 eu ficaria com:

-Comércio de produtos piratas

-Violação de marcas, patentes, desenho industrial

-Violação de direitos autorais via sistema P2P.

A maioria dos usuários não consegue, as vezes, distingui se um produto sendo vendido no site é original ou não e acham que estão fazendo um bom negócio quando, na verdade, estão sendo enganados.

Grande parte também não sabe que para se usar um Windwos ou OS X é necessário licença, muitos compram um computador com SO pirata e não sabem. As questões básicas de seguranças, como atualizações, ficam prejudicadas nesses cenários.

E tem o velho caso de downloads ilegais de músicas, filmes, softwares... a maioria o faz e não sabe os impactos que isso traz. Sou totalmente contra pirataria! Preço não justifica, carros são caros e ninguém vai lá e rouba um!

Parabéns pela iniciativa, considere fazer uma palestra online. Eu gostaria muito de assistir.

Se eu conseguir gravar a Palestra, disponibilizo no YouTube. A tua argumentação foi bem interessante e muitas pessoas não sabem que há crimes que só podem ser cometidos por meios digitais e crimes comuns, como estelionato, praticados por meios digitais.

A violação de direitos autorais via P2P é o meu tópico predileto, pois remete ao Napster e torna a identificação da fonte delituosa uma tarefa quase impossível. As Cortes Federais dos EUA estão sendo pressionadas a criminalizar todas as condutas que violem os direitos autorais das indústrias do entretenimento.

A questão dos produtos piratas foi descrita perfeitamente por ti.

A violação de marcas, patentes e desenhos industriais, me interessa pelos vazamentos de protótipos que culminam no lançamento de produtos semelhantes sem

O pagamento de royalties ao detentor desses direitos.

Sobre fazer a palestra ON Line, vou solicitar à organização do evento.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que todos temas mencionados merecem atenção, mas a princípio acho os 3 primeiros da lista mais importantes, pois na prática são os crimes que diretamente prejudicam mais pessoas.

 

De fato, é que infelizmente só posso abordar três pelo tempo da palestra. Estou preparando um artigo em que abordo todos os dez tópicos, em um trabalho estruturado. Os três primeiros temas são graves. O estelionato e o furto estão cada vez mais comuns. Meus pais já foram vítimas de furto via internet, mesmo assim o estelionato é ainda mais comum. Acabei de ver o caso do iPhone 5 a R$1.499,00. Se eu pagar esse valor e receber qualquer coisa que não um iPhone 5, serei vítima do crime de estelionato. Vou ter que realmente sopesar bem as opiniões, até porque confio em todos do fórum e será de grande valia o auxílio na escolha dos três tópicos.

 

Gracias!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

Parece que o furto e o estelionato são tão comuns que vou considerar a possibilidade de tratar dos 2 no mesmo tópico, podendo assim criar um espectro dialético mais informal com os ouvintes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, grato a todos, peço a gentileza de que se alguém tem outra sugestão de como abordar os temas, em especial sobre a legalidade ou não do Jailbreak, agradeço.

Apesar de não utilizar o Jailbreak, não vejo como uma conduta ilícita. Já outros juristas sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que seria legal abordar os seguintes:

 

Estelionato

Crimes contra a Honra (injúria, calúnia, difamação) pq atrás de um monitor todo mundo é macho !

Violação de direitos autorais via sistema P2P

 

 

Abraços e boa sorte

 

 

De fato. Estou finalizando os slides e se me permites vou usar o teu exemplo nos Crimes contra a Honra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...