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Uma novela de setembro


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Finalmente tenho meu iMac instalado e feliz na mesa, mas não foi muito tranquilo. Desculpem o tamanho do texto, mas isso é um desabafo contra o abuso da Fnac e a incompetência do Procon-DF.

Tudo começou na quarta passada, dia 10. Fui à Fnac do Parkshopping, aqui em Brasília, decidido a sair com um Macbook Air debaixo do braço. Cheguei lá e olhei o bicho e fiquei pensando... e pensando... e fui me distrair no iMac. O monstrinho tinha tela de 20 polegadas, HD de 320 gigas, placa de vídeo individual e um pusta processador C2D de 2.6GHz. Fiquei babando com isso tudo, e voltei ao Air. Pensei, porque gastar 5600 reais para comprar o que é essencialmente meu iBook um pouquinho mais rápido? E nem uso tanto um notebook na rua assim... Posso comprar um iMac por 4K e ainda sobra uma grana.

Dito e feito. Chamei o vendedor e falei que queria sair com o iMac dali. Fiz a pré-venda, levei pro caixa e os problemas começaram. Não podia pagar à vista no cartão de débito porque meu banco tem uma restrição de mil reais por dia para qualquer transação. Fantástico. Liguei para a agência para ver se resolvia isso e nada, é um bloqueio de segurança para evitar estragos na conta em caso de fraude. Tentei negociar outra opção como depósito eletrônico. O caixa chamou um rapaz que devia ser um gerente ou supervisor, não sei (vou chamar de gerente para todos os efeitos), que disse ser possível sim fazer essa operação, mas que seria preciso esperar um dia pela compensação.

Achei estranho, mas corri para o cybercafé mesmo assim. Lá, adivinhe: o site do banco não abre por medida de segurança.

Resignado, voltei ao caixa e conversei de novo com o tal gerente. Ele, vale ressaltar, se mostrou sempre muito educado e solícito. Saquei o talão de cheques, assinei e entreguei para a máquina preencher. Enquanto isso acontecia o gerente me disse que só poderia retirar a máquina depois da compensação do cheque, o que levaria 5 dias úteis.

Imagine você entrar em uma loja doido para sair de lá com seu brinquedo novo debaixo do braço para ouvir que você só leva ele dali 5 dias depois - não porque a máquina não está disponível (ela estava), não porque há uma fila de espera, mas porque a loja assume que você é um caloteiro e que precisa ter certeza de que seu cheque vale mesmo alguma coisa. Engoli seco, entreguei o cheque e fui pra casa.

No dia seguinte liguei para o Procon-DF. Tudo que consegui foi ficar ainda mais irritado, pois caí na mão de uma atendente ignorante que não estava nem aí para a situação. Expliquei o ocorrido e a tal guria disse que a loja estava certa, e que o Código do Consumidor não fala nada a respeito. Perguntei qual artigo dizia isso, e ela apontou o artigo 52 do código. Agradeci, desliguei e fui pesquisar. O artigo fala de financiamento e não tinha nada a ver com a situação. Liguei de novo e fui atendido pela mesma pessoa, e reclamei dizendo que a orientação dada foi errada e que o artigo não tinha nada a ver. Ela me deixou na espera e voltou dizendo que a Fnac podia fazer o que quisesse, e que o código não dizia nada. Agradeci e desliguei.

Pensei no que fazer, e lembrei de como uma associação de defesa ao consumidor tinha ajudado uma amiga minha. Abri o site da Proteste (www.proteste.org.br) e vi um link para o formulário de contato. Deixei meus dados, escrevi a situação e enviei. Meia hora depois (!) recebo a ligação de um cara da associação. Falei que não era sócio, mas mesmo assim ele me ajudou ao dizer que a atitude da Fnac era abusiva e constrangedora, partindo da presunção de má-fé do cliente. Disse ainda que, como ela aceita cheque como pagamento, a única atitude possível por parte da loja era consultar o cadastro de proteção ao crédito, e que ela não tem direito nenhum de reter o produto se nada constar. Mais, eu poderia processar a Fnac pelo constrangimento, exigindo uma indenização no juizado especial. Por fim, o rapaz me informou que infelizmente não poderia informar quais artigos do Código Civil e do Código foram violados por ser um serviço reservado aos associados, o que achei justo. Mas mesmo assim, ele em 5 minutos fez muito mais do que o Procon em trinta minutos e dois telefonemas.

Peguei essa informação, revirei o código com ela em mente e achei uma penca de artigos que abordavam isso. Devidamente armado, liguei para a Fnac e pedi para falar com a tesouraria. Sempre educado e até sorridente expliquei a situação, terminado com "...e fui informado por órgãos de defesa do consumidor que eu poderia processar vocês, pois essa atitude é entendida como constrangimento por partirem da presunção de má-fé. Eu não gostaria de passar por isso, só quero retirar minha máquina". A atendente disse que entraria em contato com o financeiro e que me retornaria depois. Agradeci e esperei, convencido de que teria minha máquina no mesmo dia.

E tive. Duas horas depois, a ligação: "Senhor Fábio, sua máquina já está liberada. O senhor quer que a entreguemos ou prefere retirar pessoalmente?" Fazendo a dancinha da vitória, disse que iria retirar pessoalmente.

Lá foi tranquilo. Entreguei a pré-venda e peguei a máquina. Na saída cruzei com o gerente que me cumprimentou com uma cara de interrogação, mas sempre educado. "Então, pegou a máquina?" Sim, peguei, só estou esperando minha esposa. Apertamos as mãos cordialmente e seguimos cada um no seu caminho.

Moral da história? Nunca fique entre um nerd e seu computador! :P

Ah, claro, e lute por seus direitos também. Porque ninguém mais vai fazer isso por você.

PS: Esqueci de dizer que virei sócio da Proteste depois dessa. É bom saber que existe alguma instituição com a qual você pode contar.

Editado por Wysiwyg
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Encontrei um camarada do DF. Parabéns pela Máquina, possuo um iMac mesmo modelo e digo que o desempenho é fenomenal (só peca um pouco na parte de games, se você for muito exigente, por causa da placa de vídeo), mas mesmo assim ela dá um show.

E sobre o problema com a Fnac e o Procon, é bom saber que o pessoal esta correndo atrás dos seus direitos, se todos os consumidores que se sentissem injustiçados fossem atrás de soluções, nós teriamos um Brasil um pouco melhor, e quem sabe até a Apple Brasil tomaria um pouco mais de rumo, pois se ligaria que seus clientes estão atrás de qualidade.

E novamente parabéns por correr atrás de seus direitos.

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Obrigado a todos, é muito bom ter o iMac aqui facilitando a minha vida (editar uma imagem de 5000 pixels no Photoshop em um iBook G4 é pagar todos os pecados à vista). Até pensei no unboxing, mas essa idéia só veio depois de ter aberto tudo e colocado o bicho na mesa.

O que me deixou chateado com a Fnac (e com várias outras lojas) é a necessidade de brigar para que as coisas aconteçam como deve ser. O pior é que me considero cliente deles, pois sempre procuro comprar meu livros e quadrinhos e equipamentos lá, mesmo sendo relativamente longe de casa (moro no fim da asa norte. Para quem não conhece Bsb, isso dá uns 20 km de distância mais ou menos). Depois dessa já não pretendo ir lá com a mesma frequência, se tanto.

Enfim, digo e repito: briguem por seus direitos. Mas não literalmente, de falar alto e xingar e realmente brigar com a pessoa. Sejam cordiais mas informados, isso desarma qualquer um.

Agora dêem licença, eu preciso me entender com esse bootcamp para finalmente ter minha sessão de Half-Li... digo, de estudos em arte interativa. :blink:

Editado por Wysiwyg
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Ah, esqueci: liguei de volta ao Procon no dia seguinte e reclamei do atendimento deles, dizendo que a informação passada foi errada e que outra associação resolveu meu problema de forma bem melhor. A atendente (diferente da que me atendeu da última vez) ficou primeiro surpresa quando eu disse "eu tenho uma reclamação contra vocês" mas ouviu tudo e disse que comunicaria a supervisora. Anotou também meu nome e telefone, talvez para me informar sobre as medidas que seriam tomadas. Até agora nada, e se não receber nenhuma ligação até sexta vou ligar de volta cobrando explicações. A luta continua! :blink:

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Parabéns Fábio, é assim que se age!

Em junho eu sai para comprar um Macbook pra minha esposa, pesquisei, pesquisei e fui parar na CTIS. Minha 1ª opção tinha sido a FNAC mas na CTIS o preço estava melhor e eles facilitavam mais o pagamento além de manterem a promoção da internet na loja, o que a FNAC não fazia.

Me deparei com o iMac na loja e decidi que q por 200 reais a mais valeria à pena ter uma máquina com tela de 20" e otras cositas más, apesar de não ser portátil. Fui muitíssimo bem atendido, pagamos no cartão e levamos o bichinho na mesma hora. Chegando em casa percebemos que o mouse não funcionava e ainda fazia um zumbido, algo inédito para mim. No outro dia voltei à CTIS antes da loja abrir (hehe) e troquei meu mouse sem nenhum questionamento, eles apenas testaram o defeituoso e liberaram a troca. Minha novela foi bem menos dramática... :blink:

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Eu gostaria muito que no Brasil as pessoas tivessem sempre esse tipo de comportamento, ter uma idéia clara do problema e saber como procurar uma solução sem perder a paciência ou partir para a ignorância. Isso vale tanto para nós, consumidores, quanto para eles, vendedores.

Gostei bastante da história e de como ela finalizou. Parabéns!

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Realmente um absurdo a atitude da loja e da Procon, que passou uma informação tão estúpida. Ainda bem que vc foi atrás e conseguiu o que lhe era de direito. Uma situação dessas jamais deveria acontecer, mas...

Parabéns pela atitude pró-ativa e pelo novo brinquedo!

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