Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Assustado] Apple troca produtos novos em garantia por produtos refurbished


Posts Recomendados

De fato enganar o cliente não pode. Mas meu foco é na cisma que ele e outros usuários tem um recondicionado. 

 

Produtos novos são testados por amostragem, produtos recondicionados são inteiramente testados, talvez até mais do que um novo. Um aparelho eletrônico como esses, por não ter peças móveis, não existe desgaste por tempo de uso, salvo bateria, que num recondicionado, é trocada por uma nova. 

 

Em geral, é um excelente negócio. Eu já comprei memória da Frys que era usada. O cliente devolveu. O bom é que a memória foi testada exaustivamente e estava perfeita. Paguei metade do preço da etiqueta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato enganar o cliente não pode. Mas meu foco é na cisma que ele e outros usuários tem um recondicionado. 

 

Produtos novos são testados por amostragem, produtos recondicionados são inteiramente testados, talvez até mais do que um novo. Um aparelho eletrônico como esses, por não ter peças móveis, não existe desgaste por tempo de uso, salvo bateria, que num recondicionado, é trocada por uma nova. 

 

Em geral, é um excelente negócio. Eu já comprei memória da Frys que era usada. O cliente devolveu. O bom é que a memória foi testada exaustivamente e estava perfeita. Paguei metade do preço da etiqueta. 

 

Claro. Eu paguei bem mais barato pelo meu primeiro Laptop, era recondicionado, funciona até hoje. A indignação é sermos enganados em pagar o mesmo por um produto usado vendido como novo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo serial eu consigo descobrir sim

Pode mesmo, o serial informa o recondicionamente sem a necessidade de escrever no aparelho (em muitos casos).

E sobre a troca por refurbished, como mencionado pelo autor, foi notificado quando ofereceram a troca, logo, não se trata de aparelho novo nem de troca proibida (por induzirem a pensar que seria novo aparelho) justamente por terem informado que era refurbished.

Vamos ver o desenrolar da história e que venha o novo aparelho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única maneira da qual eu já ouvi falar é não oficial e para seriais de iphones americanos, nos quais refurbs geralmente iniciam o serial com 5K. Mas vi recentemente no apple discussions que isso não procede, é apenas um mito desmentido por funcionários anônimos da apple do forum e usuários com iphones sem 5K que eram refurbished. De qualquer maneira não sei se isso é válido para os seriais brasileiros, uma vez que os replacements americanos vêm da china. A verdade é que somente a apple ou funcionários de lá envolvidos com a fabricação podem dizer se é ou não é com 100% de certeza. Também não concordo com a comercialização de aparelhos refurbished como novos, mas com desconto é uma prática excelente, ainda mais no caso da apple (nos EUA) que dá a mesma garantia dos novos e ainda permite que compre apple care, pena que os descontos não são tão incríveis. De qualquer maneira prefiro ter acesso a garantia mundial da apple para iphones do que ficar na mão dessas operadoras mercenárias daqui, como era antes. Elas enviavam os aparelhos para conserto sabe lá onde, trocavam por celulares "novos" que poderiam ter procedência muito mais duvidosa do que os replacements da apple e, principalmente, não cobriam garantia de iphones comprados fora do país. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou do anos em que os produtos recondicionados vinham com um ® antes do serial number, indicando que não se tratava de um produto novo.

 

Não há problema algum em se vender produtos recondicionados, desde que o consumidor saiba, daí temos um negócio lícito, feito de boa-fé. Do contrário, vender aparelho já usado como novo, levando o consumidor a crer que está comprando um produto que nunca foi usado é abuso de poder e o fornecedor, revendedor e/ou terceiro interposto pode responder por vício de fato em produto, ao ocultar a verdadeira natureza do produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode mesmo, o serial informa o recondicionamente sem a necessidade de escrever no aparelho (em muitos casos).

E sobre a troca por refurbished, como mencionado pelo autor, foi notificado quando ofereceram a troca, logo, não se trata de aparelho novo nem de troca proibida (por induzirem a pensar que seria novo aparelho) justamente por terem informado que era refurbished.

Vamos ver o desenrolar da história e que venha o novo aparelho!

como posso pelo serial saber se é recondicionado?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como posso pelo serial saber se é recondicionado?

Nos aparelhos que tenho e tive, que eram refurbished, na página das fabricantes após registrar o serial, aparece a indicação de refurbished. Como eu mencionei antes, não são todos que fazem isso.

E ainda bem, ou não, que o problema aqui não é a venda de um produto usado como se fosse um novo sem o conhecimento do comprador, mas a troca de um aparelho novo por outro que não é novo e com a devida informação dada.

Se isso não fosse informado..

Editado por iFernanda
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos aparelhos que tenho e tive, que eram refurbished, na página das fabricantes após registrar o serial, aparece a indicação de refurbished. Como eu mencionei antes, não são todos que fazem isso.

E ainda bem, ou não, que o problema aqui não é a venda de um produto usado como se fosse um novo sem o conhecimento do comprador, mas a troca de um aparelho novo por outro que não é novo e com a devida informação dada.

Se isso não fosse informado..

Isso não ocorre com apple. Eu recebi um replacement de iPad e quando fui registrar no meu apple id através do my support (https://supportprofile.apple.com), simplesmente não foi, dizia que o serial era inválido pois já havia sido registrado.Tive que ligar para o apple care para eles fazerem esse registro e a transferência da garantia do aparelho antigo, que sumiu do meu my support assim que a reposição ficou disponível na AT. Não existe qualquer especificação de ser refurbished, remanufaturado ou afins por lá. Como disse anteriormente, especula-se que iphones que iniciam o serial com 5K seriam refurbs, mas isso é questionável e não se sabe se aplica a aparelhos fabricados no Brasil. Não conheço nenhuma outra forma de identificar um refurbished.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não ocorre com apple. Eu recebi um replacement de iPad e quando fui registrar no meu apple id através do my support (https://supportprofile.apple.com), simplesmente não foi, dizia que o serial era inválido pois já havia sido registrado.Tive que ligar para o apple care para eles fazerem esse registro e a transferência da garantia do aparelho antigo, que sumiu do meu my support assim que a reposição ficou disponível na AT. Não existe qualquer especificação de ser refurbished, remanufaturado ou afins por lá. Como disse anteriormente, especula-se que iphones que iniciam o serial com 5K seriam refurbs, mas isso é questionável e não se sabe se aplica a aparelhos fabricados no Brasil. Não conheço nenhuma outra forma de identificar um refurbished.

 

A Apple não indica, pois talvez sejam realmente produtos novos. Agora, esse indício de que o serial já havia sido registrado é problemático. A questão não recai sobre a qualidade e sobre a durabilidade dos produtos, pois tenho a certeza de que todos têm 99,9% da qualidade de um produto novo (esse é um dos critérios usados internacionalmente para se definir um produto refurbished). O outro critério é a informação expressa ao consumidor, ou no serial number, por uma letra específica, geralmente ®, como acontecia nos anos 80 e 90, ou expresso (produto recondicionado). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não ocorre com apple. Eu recebi um replacement de iPad e quando fui registrar no meu apple id através do my support (https://supportprofile.apple.com), simplesmente não foi, dizia que o serial era inválido pois já havia sido registrado (...) Não conheço nenhuma outra forma de identificar um refurbished.

 

Na Apple eu não imagino como seja.

 

No teu caso, como deu problema no registro.. é de induzir o pensamento para um produto refurbished mesmo: "Se o aparelho é novo, por que o serial é inválido?"  "Será que era usado e estava registrado pra alguém?"

Normal pensar isso e até de acreditar nisso.

 

E sobre identificar um refurbished da Apple, também li sobre isso do serial iniciar com um 5.. mas também não sei se é verdade. 

 

O que eu penso, mas não tenho certeza se fariam isso, é que através do serial informado ao suporte Apple.. eles teriam que informar se é ou não um recondicionado, mas como eu disse, não tenho certeza se eles confirmariam ou não se o produto é refur. Algum controle eles teriam que ter.. teriam..

Editado por iFernanda
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Apple eu não imagino como seja.

 

No teu caso, como deu problema no registro.. é de induzir o pensamento para um produto refurbished mesmo: "Se o aparelho é novo, por que o serial é inválido?"  "Será que era usado e estava registrado pra alguém?"

Normal pensar isso e até de acreditar nisso.

 

E sobre identificar um refurbished da Apple, também li sobre isso do serial iniciar com um 5.. mas também não sei se é verdade. 

 

O que eu penso, mas não tenho certeza se fariam isso, é que através do serial informado ao suporte Apple.. eles teriam que informar se é ou não um recondicionado, mas como eu disse, não tenho certeza se eles confirmariam ou não se o produto é refur. Algum controle eles teriam que ter.. teriam..

Se você ligar é capaz de a apple responder: Não vendemos refurbished no brasil. E se você insistir e falar que é uma unidade de reposição, eles respondem: Todas essas unidades são novas. Já falaram aqui que um atendente do apple care disse que os aparelhos não vinham na caixa lacrada porque eram retirados para testes!? Sério? Quando perguntam o que fazem com os aparelhos danificados, já ouvi falar que eles dizem que mandam para os EUA para transformar em refurbished e vender lá. Mas não existe nenhuma fábrica da apple nos EUA ou américa do norte e esses aparelhos geralmente são montados e remanufatirados na china. Se você pensar, também não deve existir um mercado muito grande de refurbs certificados apple nos EUA, pois os descontos são muito baixos e idevices já são relativamente baratos por lá também. Eles são auto-suficientes e não precisam de todos os equipamentos quebrados do mundo para suprir sua demanda. Me parecem desculpas esfarrapadas. Está na cara que a maioria desses idevices é remanufaturado mesmo, como acontece com os aparelhos fabricados na china e vendidos nos EUA e Europa. No Brasil o consumo de produtos da apple é baixo e a prática de troca por novo poderia até acontecer. Mas imagina nos EUA, com a quantidade de aparelhos que eles vendem e, consequentemente, trocam na garantia, com relativa facilidade, diga-se de passagem? Não acredito que os refurbs da apple sejam simplesmente unidades consertadas, mas sim remanufaturadas, reaproveitando-se peças, realizando-se consertos necessários e trocando a carcaça e a bateria como padrão. Talvez por isso tenham tanta segurança em dizer que é novo. Eles devem ter sim uma maneira de distinguir as unidades, mas ninguém sabe qual é exatamente. A apple, como a maioria das empresas, não é totalmente transparente no que faz. Existem muitas suspeitas sobre várias de suas práticas, como a questão da suposta limitação do estoque de iphones nos períodos de lançamento para criar hype e entre outras coisas. Está na cara, mas a apple não admite e ninguém pode provar. Sendo assim, eu não me preocuparia muito com isso caso recebesse um aparelho com aspecto de novo e funcionando 100%, o que aconteceu comigo no caso do ipad que relatei previamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Brasil, de acordo com o termo de garantia da Apple, o aparelho só pode ser substituído por um refurbished se houver expressa concordância do consumidor. Esta afirmação vincula a Apple e a torna responsável por cumprí-la. Ela assim faz para se adequar à legislação brasileira, que exige total transparência nas relações de consumo.

Como a Apple trabalha dentro da legalidade, assim espero, creio que os aparelhos substitutos sejam novos. Se algum técnico ou atendente disser que não, e já passei por isso, pode ser mero achismo dele do que informação propriamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Brasil, de acordo com o termo de garantia da Apple, o aparelho só pode ser substituído por um refurbished se houver expressa concordância do consumidor. Esta afirmação vincula a Apple e a torna responsável por cumprí-la. Ela assim faz para se adequar à legislação brasileira, que exige total transparência nas relações de consumo.

Como a Apple trabalha dentro da legalidade, assim espero, creio que os aparelhos substitutos sejam novos. Se algum técnico ou atendente disser que não, e já passei por isso, pode ser mero achismo dele do que informação propriamente.

A Apple trabalha dentro da legalidade. As ATs, nem sempre, trabalham dentro da legalidade. As operadoras trabalham longe da legalidade.

Esse é o grande problema, não a Apple e sim quem fica na ponta da espada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje recebi meu telefone na caixa, e o que tinha dentro dela?

NADA, fui roubado pela apple ou por alguém da transportadora!

 

Isso e revoltante

 

Nossa, isso sim é um problema. Eles te entregaram em casa ou fosse buscar na AT?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veio aqui pra casa, estou tentando resolver com o suporte técnico senior da apple e ja já vou na delegacia fazer um B.O

 

Isso mesmo, pois esse tratamento é inaceitável. Faça o B.O., leve ao PROCON e acione a Apple nas pequenas causas, faça os três. Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje recebi meu telefone na caixa, e o que tinha dentro dela?

NADA, fui roubado pela apple ou por alguém da transportadora!

 

Isso e revoltante

 

Pergunta básica: 

 

Você assinou recebimento depois viu que a caixa estava vazia ou conferiu na hora com o entregador?

 

No caso da primeira opção, tudo ficará mais difícil 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje recebi meu telefone na caixa, e o que tinha dentro dela?

NADA, fui roubado pela apple ou por alguém da transportadora!

 

Isso e revoltante

 

O normal, é o fabricante trocar o que foi para o reparo. Vc mandou o seu iPhone pq ele apresentou problemas, e a Apple o trocou por um novo. O seu cabo, caixa, manuais e tudo mais originais ficaram com vc. 

Se o seu iPhone está funcionando, otimo, que ele funcione por anos e anos sem apresentar problemas. A Apple te dá 3 meses de garantia nesse aparelho, independente do componente que apresentou defeito.

Vc não foi roubado. A Apple substituiu o aparelho que apresntou defeito. Ja vi diversos iPod`s, Time Capsules, iPad`s e outros que foram trocados, e não apresentaram NENHUM problema.

A aparencia de um aparelho vindo de substituição é EXATAMENTE igual ao um novo. Obvio que a embalagem de transporte para peças de reposição não é a mesma dos produtos vendidos para o cliente, por motivos de economia, otimização do espaço, armazenamento, inventario e etc...

 

Particularmente, acho que vc deveria usar o seu iPhone tranquilamente e pronto, ja que não existe a MENOR diferença entre o que vc recebeu e o de um novo que vai sair da loj agora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O normal, é o fabricante trocar o que foi para o reparo. Vc mandou o seu iPhone pq ele apresentou problemas, e a Apple o trocou por um novo. O seu cabo, caixa, manuais e tudo mais originais ficaram com vc. 

Se o seu iPhone está funcionando, otimo, que ele funcione por anos e anos sem apresentar problemas. A Apple te dá 3 meses de garantia nesse aparelho, independente do componente que apresentou defeito.

Vc não foi roubado. A Apple substituiu o aparelho que apresntou defeito. Ja vi diversos iPod`s, Time Capsules, iPad`s e outros que foram trocados, e não apresentaram NENHUM problema.

A aparencia de um aparelho vindo de substituição é EXATAMENTE igual ao um novo. Obvio que a embalagem de transporte para peças de reposição não é a mesma dos produtos vendidos para o cliente, por motivos de economia, otimização do espaço, armazenamento, inventario e etc...

 

Particularmente, acho que vc deveria usar o seu iPhone tranquilamente e pronto, ja que não existe a MENOR diferença entre o que vc recebeu e o de um novo que vai sair da loj agora...

Eu acho que ele quis dizer que não havia nada dentro da caixa, inclusive o iphone. Isso é revoltante mesmo, já teve que esperar esse tempo todo, ter que esperar de novo para mandarem outro, considerando que não vão questionar a sua queixa. Corra atrás dos seus direitos mesmo, essas empresas têm que pagar pelo erro delas, pois nós já pagamos muito caro por esses produtos superfaturados vendidos no Brasil. Ah e a apple geralmente transfere a sua garantia original para o replacement, com a mesma data de expiração e não 3 meses, sendo, que logiacamente, se estiver para vencer, dá os 90 dias a mais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...