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[Assustado] Apple troca produtos novos em garantia por produtos refurbished


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Que eu saiba, eles não podem é vender recondicionados... Eles devem fazer isso pra facilitar, ao invés de perder tempo mandando o seu para reparo e aguardar a volta, eles trocam por algum que já tenha feito esse caminho de ida e volta.

[ ]'s

Bruno Leony @ iPhone 4S

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É super normal trocar por um refurbished. Se não me engano, está nos termos de garantia. O que sei é que já li isso num documento Oficial. 

 

Quer saber? É muito melhor. 

Toda estrutura externa do produto é nova. Todo produto foi revisado e os componentes defeituosos foram trocados. Acho um refurb muito mais confiável do que um produto recém fabricado que provavelmente é testado de maneira intensa por amostragem. 

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Do documento de garantia mundial do iphone: " If a hardware defect arises and a valid claim is received within the Warranty Period, at its option and to the extent permitted by law, Apple will either (1) repair the hardware defect at no charge, using new or refurbished replacement parts, (2) exchange the product with a product that is new or which has been manufactured from new or serviceable used parts and is at least functionally equivalent to the original product (É isso que a apple oferece em mais de 99% das vezes), or (3) refund the purchase price of the product. Apple may request that you replace defective parts with new or refurbished user-installable parts that Apple provides in fulfillment of its warranty obligation." Pode set novo ou refurb, mas, sendo o iPhone 4S um aparelho velho e fabricado pela foxconn daqui, vai ser um fesses, sem dúvida. Enfim, dizem que as carcaças e bateria são trocadas como padrão, numa unidade separada da fábrica. Algumas pessoas no applecare e nas assistência vão insistir que é novo, mas, é bem improvável que seja. Mas são unidades excelentes. 

Documento original: http://www.apple.com/legal/warranty/iphone.pdf

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O grande lance é você comprar um aparelho novo, com preço de novo... num país que e proibido até falar desse tipo de aparelho e receber um aparelho Recondicionado... já que vai trocar, deveriam trocar por um na mesma condição

 

Acho isso extremamente errado e o meu alguém também vai receber? 

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Quando troquei meu MPB, em julho de 2012, a Apple me garantiu que o produto que seria enviado no lugar seria novo. O que o consultor me informou é que os produtos defeituosos passam por um processo de reciclagem e geralmente são vendidos em países em que a Apple comercializa, oficialmente, produtos refurbished.

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Ué,

não vejo nada de errado nisso. Então você compra um carro, aí dois meses depois o radiador dá defeito. Ao invés de trocar o radiador e te devolver o mesmo carro, você acha que deveria receber um novo?

 

Pela minha consciência sim, num país que nem se vende esse tipo de produto.

Comprei um produto novo horas, se tivesse comprado um recondicionado aceitaria um... 

Não tenho nada contra esse tipo de produto mas defender esse tipo de pratica e uma coisa que eu nunca vou fazer

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O problema que você está comparando com uma opção muito rara nesses casos, que é dar um novo.

O que normalmente acontece é consertarem o aparelho defeituoso e devolver ao dono depois de mais ou menos 1 mês de espera. Se me dessem essa opção ou a de receber um refurbished em 15 dias, certamente eu ficaria com o refurbished.

[ ]'s

Bruno Leony @ iPhone 4S

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O grande lance é você comprar um aparelho novo, com preço de novo... num país que e proibido até falar desse tipo de aparelho e receber um aparelho Recondicionado... já que vai trocar, deveriam trocar por um na mesma condição

 

Acho isso extremamente errado e o meu alguém também vai receber? 

Relaxa Samuel, é igual a um novo. Meu Macbook Pro é refurbish. Paguei 100 dólares mais barato e é igual a um novo! E com certeza foi mais testado que qualquer um novo.

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Pela minha consciência sim, num país que nem se vende esse tipo de produto.

Comprei um produto novo horas, se tivesse comprado um recondicionado aceitaria um... 

Não tenho nada contra esse tipo de produto mas defender esse tipo de pratica e uma coisa que eu nunca vou fazer

Concordo com você:

 

De acordo com o termo de garantia da Apple, aquele que acompanha o produto, que abrange inclusive os iPhones, “se surgir um defeito no hardware e uma solicitação de reparo for recebida dentro do Prazo de Garantia, a Apple poderá, a seu critério e conforme permitido pela lei: (1) reparar o defeito no hardware sem qualquer custo, usando peças novas ou, mediante autorização expressa do cliente, peças recondicionadas equivalentes a novas em termos de desempenho e confiabilidade; ou (2) trocar o produto por um produto novo ou, mediante autorização expressa do cliente, recondicionado que seja equivalente ao produto original em termos de desempeno e confiabilidade, e que seja, no mínimo, funcionalmente equivalente ao produto original; ou (3) reembolsar o preço de compra do produto.”

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 21, prescreve que “no fornecimento de serviços que tenham por objetivo a reparação de qualquer produto considerar-se-á implícita a obrigação do fornecedor de empregar componentes de reposição originais adequados e novos, ou que mantenham as especificações técnicas do fabricante, salvo, quanto a estes últimos, autorização em contrário do consumidor.”

A prática é tão abusiva que o próprio call center da apple não fala abertamente negando categoricamente que são aparelhos usados.

 

http://goo.gl/AsVzh

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Concordo com você:

 

De acordo com o termo de garantia da Apple, aquele que acompanha o produto, que abrange inclusive os iPhones, “se surgir um defeito no hardware e uma solicitação de reparo for recebida dentro do Prazo de Garantia, a Apple poderá, a seu critério e conforme permitido pela lei: (1) reparar o defeito no hardware sem qualquer custo, usando peças novas ou, mediante autorização expressa do cliente, peças recondicionadas equivalentes a novas em termos de desempenho e confiabilidade; ou (2) trocar o produto por um produto novo ou, mediante autorização expressa do cliente, recondicionado que seja equivalente ao produto original em termos de desempeno e confiabilidade, e que seja, no mínimo, funcionalmente equivalente ao produto original; ou (3) reembolsar o preço de compra do produto.”

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 21, prescreve que “no fornecimento de serviços que tenham por objetivo a reparação de qualquer produto considerar-se-á implícita a obrigação do fornecedor de empregar componentes de reposição originais adequados e novos, ou que mantenham as especificações técnicas do fabricante, salvo, quanto a estes últimos, autorização em contrário do consumidor.”

A prática é tão abusiva que o próprio call center da apple não fala abertamente negando categoricamente que são aparelhos usados.

 

http://goo.gl/AsVzh

 

Mas o Call Center nega essa prática, mas nada impede que exista a aquiescência do consumidor. Meu primeiro Notebook foi um Toshiba Satellite que comprei no Uruguai. Paguei uma U$200,00 a menos por ser Refurbished e de 2005 para cá, ele ainda funciona. Nunca apresentou um problema que demandasse a inutilização do aparelho. Apple, Dell, Acer, Sony, Asus... enfim, todas as empresas, no quesito troca de aparelhos ou substituição de peças, utilizam essa política e ao comprar um produto, qualquer que seja, a primeira coisa a fazer é ler o Termo de Garantia. Caso o consumidor não concorde com ele, devolva o produto. Caso ocorra um problema e esteja insatisfeito, recorra ao poder judiciário ou aos órgãos de defesa do consumidor.

 

Editado: já disse por mais de uma dezena vezes o que vou tornar a dizer. A Apple tem o melhor sistema de pós-venda no setor de informática, dentro do Brasil, junto à Dell. Está para nascer uma empresa que não cometa abusos ao consumidor. Todas cometem. Agora, o consumidor tem o direito de ser ressarcido por todos os danos sofridos diante desses abusos que não deveriam existir. Temos um Código de Defesa do Consumidor considerado de vanguarda, mas a nós, brasileiros, quando somos vistos pelas grandes empresas, os artigos ali insertos não passam de letra morta. 

Editado por Gustavo Jaccottet
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Apple e uma empresa como qualquer outra e deve ter o tratamento por nós igual as outras... sou cliente desde 2009 e a primeira vez que uso a garantia.

sempre ouvi casos de aparelhos sendo trocados por novos LACRADOS.

Confesso que estou muito decepcionado com essa política, sei o que são aparelhos recondicionado e inclusive já tive um notebook da HP e são são proibidos no brasil e a grande maioria que entra no mercado brasileiro vem do PARAGUAY, e com isso não posso concordar com esse abuso ou concerta ou da um aparelho NOVO.

se eu tivesse comprado um aparelho recondicionado seria outra historia, mas não foi o caso.

Editado por Samuel Gomes
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Não entendi muito bem o motivo de tanta revolta. Vai funcionar igual, não vai? Pelo menos a Apple está te informando que é um refurbished. Eles "poderiam" mascarar o processo, e simplesmente te retornar um refurbished como se fosse um aparelho novo e provavelmente você nem perceberia a diferença. Eu preferiria o refurbished do que esperar mais tempo até o reparo do seu iPhone.

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Apple e uma empresa como qualquer outra e deve ter o tratamento por nós igual as outras... sou cliente desde 2009 e a primeira vez que uso a garantia.

sempre ouvi casos de aparelhos sendo trocados por novos LACRADOS.

Confesso que estou muito decepcionado com essa política, sei o que são aparelhos recondicionado e inclusive já tive um notebook da HP e são são proibidos no brasil e a grande maioria que entra no mercado brasileiro vem do PARAGUAY, e com isso não posso concordar com esse abuso ou concerta ou da um aparelho NOVO.

se eu tivesse comprado um aparelho recondicionado seria outra historia, mas não foi o caso.

 

A própria Apple é clara. Apenas há troca por um aparelho recondicionado se o consumidor assim concordar. Caso não exista a opção de troca por um aparelho novo, pode haver o reembolso ou o reparo. 

Não entendi muito bem o motivo de tanta revolta. Vai funcionar igual, não vai? Pelo menos a Apple está te informando que é um refurbished. Eles "poderiam" mascarar o processo, e simplesmente te retornar um refurbished como se fosse um aparelho novo e provavelmente você nem perceberia a diferença. Eu preferiria o refurbished do que esperar mais tempo até o reparo do seu iPhone.

 

Sou obrigado a concordar contigo. Se o aparelho é declaradamente recondicionado e o consumidor concorda com isso, não o porquê de se reclamar. A questão é: todo mundo sempre tem algo para reclamar.

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Se eu estou aqui reclamando e por que não concordo, a apple coloca isso em letras minusculas como outras empresas.

E se e proibida a venda desse tipo de aparelho no brasil eles estão errados e fim de papo, pra mim um aparelho que já deu problema uma vez pode ter chances de dar 10000 vezes mais, não é porque gosto de uma marca que vou encobrir picaretagem deles

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Meu iPhone 4S tem um defeito no display e foi oferecido a troca por um aparelho recondicionado 

 

 

Se eu estou aqui reclamando e por que não concordo.

 

Ninguém é obrigado a aceitar um produto refurbished e sim, tu tens todo o direito de reclamar e de não concordar no momento em foste notificado sobre o recondicionamento.

Um refurbished fica, muitas vezes, apenas visível através de serial (no caso de não haver outra indicação como na caixa, nos papéis que acompanham o produto).

 

Sobre dar problemas novamente, todo aparelho tem o risco de problemas, uns mais e outros menos. Claro que, por saber que seria um refurbished, muitos teriam mais receio de ter problemas.

 

Pra ti ter uma ideia, eu uso aqui (praticamente todos dias a um ano) um GPS da Garmin. Comprei recondicionado sabendo que era no ato da compra, ou seja eu fui notificada e comprei ciente. Em todos esses dias ele nunca deu problema e olha que tá usado.. em contrapartida, já tive produtos novos (NOVOS) que tiveram problemas e me deram trabalho. Ou seja, tudo pode dar problema..

Agora, além de oferecerem um recondicionado, quais outras opções forneceram?

 

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Se eu estou aqui reclamando e por que não concordo, a apple coloca isso em letras minusculas como outras empresas.

E se e proibida a venda desse tipo de aparelho no brasil eles estão errados e fim de papo, pra mim um aparelho que já deu problema uma vez pode ter chances de dar 10000 vezes mais, não é porque gosto de uma marca que vou encobrir picaretagem deles

 

 

A venda não é proibida. Pode-se vender um produto recondicionado, mas o consumidor tem o direito de saber que está adquirindo um produto dessa natureza.

 

 

 

De qualquer forma tem garantia de 1 ano né?

 

A garantia de um produto recondicionado pode ser igual a de um produto novo. Depende da política de vendas da empresa.

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Lendo todos os posts, vi que há uma confusão entre duas coisas fundamentais.

 

É proibido vender um produto recondicionado como se fosse um produto novo.

 

É permitido vender um produto recondicionado, que não é um produto novo, dando conhecimento ao consumidor de que se trata de um produto que foi remanufaturado. A política de vendas das empresas brasileiras é quase sempre de vender produtos novos. Em outros países há diversos produtos recondicionados, vendidos a preços bem interessantes.

 

Outra questão são os famosos produtos com pequenos defeitos, que são vendidos a preços mais baixos, não foram recondicionados e por isso raramente são vendidos com garantia contratual, apenas garantia legal de 90 dias.

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