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A final de contas, habilitar ou não o FileVault?


Pedro Nery

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Galera da MM

Boa tarde

Venho pedir mais uma consultoria especializada de vocês. Recebi um novo MBP Final 2012 em troca ao outro equipamento com defeito de fábrica. Depois de quase 12 horas restaurando o último backup pelo time machine, a máquina voltou "igual" à anterior (com alguns problemas, como necessidade de reinstalar alguns programas). Mas antes de concluir a migração, o sistema avisou que o Filevault foi desabilitado (nem lembrava que eu havia habilitado isso anteriormente).

Procurei no MacMagazine e encontrei dois posts que me deixaram em dúvida:

FileVault: tudo sobre a experiência de quem está usando o sistema de criptografia de arquivos do Mac OS X

http://macmagazine.com.br/2009/06/29/filevault-tudo-sobre-a-experiencia-de-quem-esta-usando-o-sistema-de-criptografia-de-arquivos-do-mac-os-x/

Desabilitei o FileVault no meu MacBook Pro. Motivo? Time Machine.

http://macmagazine.com.br/2009/07/15/desabilitei-o-filevault-no-meu-macbook-pro-motivo-time-machine/

No primeiro, o editor confirma que ficou satisfeito com o desempenho e no segundo ele diz que teve que cancelar o serviço, pois ele está impedindo a utilização completa do Time Machine. Ocorre que ambos os artigos são de 2009 e eles têm como base a versão 10.6 (Leopard). É possível que esse problema tenha sido corrigido em uma das três versões subsequentes, mas não encontrei nenhum artigo confirmando essa informação.

Sendo assim, gostaria de saber de vocês se devo ativar o FileVault e se isso vai prejudicar o desempenho da máquina ou o seu backup pelo Time Machine (tenho uma Time Capsule para isso).

Agradeço pelo apoio.

Abraço a todos.

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Agradeço pela resposta.

Mas você consegue "navegar no tempo", acessando os arquivos de backups individualmente? Como dito no artigo, essa seria uma das funções que o Time Machine perde quando o Mac está com o FireVault ativado. O TM só serviria para restaurar a máquina por inteira, não para navegar por arquivos e pastas individuais.

Abraço.

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      - Você usa o notebook normalmente durante um certo período. Daí vc precisa sair de perto do notebook, fecha a tampa, resolve a vida, abre a tampa, digita a senha e segue o jogo;
      - Você repete esse processo umas 2 ou 3x, sempre na normalidade... até que na 4ª vez vc abre a tampa do notebook e a sessão carrega SEM PEDIR TUA SENHA!
      E exatamente após isso:
      - O processo loginwindow está travado no Monitor de Atividade (e não dá pra matar o processo, nem mesmo forçando);
      - As teclas de função (brilho da tela, brilho do teclado, controle de volume, controles multimídia) param de funcionar;
      - O app FaceTime não abre (anulando a possibilidade de atender ligações até no próprio iPhone);
      - Vc não consegue desligar/reiniciar/fazer logoff no menu da maçã (Pop-up de confirmação não aparece).
      Só com "dedoff" (vulgo Desligar no botão, de qualquer jeito) pra restaurar o comportamento correto até que o ciclo se repita.
       
      E eis a parte assustadora do negócio:
      * FileVault está LIGADO;
      * Sistema está configurado p/ pedir minha senha IMEDIATAMENTE após o repouso;
      * E tudo isso foi somente após a atualização do macOS para a versão 10.14.4 (18E226).
       
      Reportei pra Apple no chat de suporte e tbm. por DM no Twitter @AppleSupport e essa foi a conversa (em resumo):
      - "Vocêr já tentou atualizar pra última versão?" -_-'
      - "Você já tentou reiniciar a máquina?" -_-' -_-'
      - "Você já tentou resetar o SMC?" - Já
      - "Você já tentou resetar a NVRAM?" - Já
      - "Você já fez o teste com outro usuário logado na máquina?" - Já
      - "Então, vou te pedir pra vc agendar um horário numa assistência pois tua máquina tá com defeito!" - Não, Apple... minha máquina não tá com defeito. Hardware dela tá funcionando perfeitamente e tudo isso passou a acotecer somente após essa atualização.
      - "Então, não podemos fazer nada se você não agendar um horário em uma assistência para verificar tua máquina! Teu case está cancelado!".
       
      E já que a Apple faz de tudo para inibir que o pessoal faça downgrade dos softwares dela (e também porque meu backup do Time Machine já foi atualizado com essa versão), tive q forçosamente baixar o Beta público do 10.14.5 (18F108f) e me livrar dessa brecha - até o momento, tudo normal - mas fica o alerta para quem estiver usando o macOS Mojave e por algum milagre não tiver atualizado pro 10.14.4 (18E226)... evitem!
      E pra quem já atualizou, queria saber se já notaram o mesmo ou algo parecido?
      É extremamente preocupante saber que o sistema não está protegendo a sessão do usuário devidamente, mesmo com criptografia de disco ativada, mesmo com as configurações forçando para que isso aconteça instantaneamente e a Apple, uma empresa do tamamho que é do valor que adquiriu, se faz de desentendida... bota a culpa no usuário... não admite que o software dela tá bichado... fala que "não tem nada que possa ser feito!", que "você está usando o teu equipamento errado!". E mesmo que haja Radar pra reportar esses bugs, ou eles caem num limbo temporal infinito para alguém dar qualquer resposta daqui uns 10 anos ou simplesmente fecham alegando que o problema já tá sendo tratado (famoso "Duplicate" - o que eu duvido MUITO que realmente esteja).
       
      Só porque eu tava contente com o Mojave, até agora... 😕
      Saudades, macOS Sierra
    • Por Mannkundera
      Boa noite! Fiz a criptografa do meu HD e antes de instalar o Mojave coloquei para fazer a decriptografia, mas ela ficou parada em 98% e mesmo usando o Terminal não consigo que ele complete a tarefa e, consequentemente, também não consigo fazer a atualização do OS.
      Se alguém tiver ideia do que fazer, agradeço imensamente a ajuda!
      Abraços!
       
    • Por Tacccastro
      Caros,
      Venho por meio desta, deixar minha indignação diante a segurança da Apple, achei que estávamos seguros com iCloud, foi aí que me enganei, segue abaixo o relato.
      Aconteceu comigo, no dia 22/09 fui ao festival Villa mix SP, fui furtado levaram meu iPhone 6S Gold com numero de final de IMEI 7448, fiz procedimento padrão que todos fariam, Boletim de ocorrência e ativei modo perdido na conta, comprei outro iPhone, dias se passaram recebi diversos SMS dizendo que o iPhone havia sido encontrado, sei muito bem que tudo se tratava de um golpe, inclusive mensagens chegaram por wpp,  mesmo ignorando essas tentativas de Phishing conseguiram de alguma forma alterar a senha do meu id apple e desvincular o meu antigo aparelho da minha conta.  O Procedimentos que fizeram de acordo com os emails recebidos foram:
       iPhone Localizado  Número de telefone de confiança removido - Número de telefone terminado em ##  Número de telefone de confiança adicionado - Número de telefone terminado em 93 A senha de seu ID Apple (#####@outlook.com) foi redefinida com sucesso. O Buscar Meu iPhone foi desativado no iPhone Tiago Castro. Achei um absurdo mesmo com a segurança em dois fatores conseguiram quebrar a segurança da minha conta, em anexo vão alguns prints relevantes do e-mail que acredito que seja de alerta pra todos. Só pra deixar claro entrei em contato com a Apple, redefini meus dados da conta e coloquei o numero correto de confiança. Fiquei sem entender o que aconteceu só tenho total certeza que conseguiram desvincular meu iPhone antigo da minha conta.
      Peço aos moderadores desculpas caso eu tenha quebrado alguma regra do fórum, hoje é meu primeiro dia aqui.
       
       
       


    • Por liseane
      Olá pessoal, 
      eu vendi um Macbook pelo ML e vou enviá-lo pelos correios. 
      Devo retirar a minha ID e formatar a máquina antes do envio, não é? mas a minha preocupação é de que antes de chegar acabe extraviando, sei lá, e caia em mãos erradas, nesse caso, depois de formatar, coloco uma senha para o novo dono acessar? o que vcs me aconselham?
      Aguardo e obrigada
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