Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac Pro, ainda vale a pena?


Marcelo Peltier

Posts Recomendados

hero_macpro.jpg

Tenho acompanhado os novos lançamentos da Apple com preocupação, pois os produtos estão perdendo recursos importantes e que faziam muita diferença. O iMac ficou tão fino que perdeu a qualidade e o volume do som, usando alto falantes menores. Além disso, trocaram os drives de 3,5" por 2,5" e 5.700 RPM. Ou seja, para ficar mais rápido que o anterior é preciso desembolsar 875 reais por um Fusion Drive com a mesma capacidade.

Então fica aqui a minha pergunta: Seria o Mac Pro "o último dos moicanos"? Será que, apesar de estar defasado, não ter Thunderbolt nem USB 3.0, ainda é um equipamento sólido, resistente a tudo, durável, como nos velhos tempos???

Quero ouvir a opinião de quem é antigo de Mac e de usuários de Mac Pro, para saber se está na hora de juntar as economias e comprar antes que Apple descontinue, ou se nem isso mais vale a pena, se já está tão bichado que é melhor pegar um modelo mais antigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida é uma máquina bem potente devido aos inúmeros núcleos e a possibilidade de RAM "infinita" (até 128GB se não me engano).

Mas não se engane. O processador e a placa de vídeo são velhas. E dependendo do uso que tu for dar, isso pode ser um dealbreaker.

Compramos um para o projeto onde trabalho. E se tivéssemos uma necessidade de mais uma máquina de alto desempenho, não compraríamos outro. Pelo menos até atualizarem a linha.

Temos algumas ferramentas que não são multi-processadas... e se não fosse a quantidade de RAM que precisamos, seria muito mais rápido rodar nos nossos MacMini.

Se tu quer um desktop OS X de alto desempenho. Vá de Mac Pro. É a única opção oficial mesmo.

Mas se você quer uma máquina remota(normalmente não importando o sistema) de alto desempenho, há opções muito melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hero_macpro.jpg

Tenho acompanhado os novos lançamentos da Apple com preocupação, pois os produtos estão perdendo recursos importantes e que faziam muita diferença. O iMac ficou tão fino que perdeu a qualidade e o volume do som, usando alto falantes menores. Além disso, trocaram os drives de 3,5" por 2,5" e 5.700 RPM. Ou seja, para ficar mais rápido que o anterior é preciso desembolsar 875 reais por um Fusion Drive com a mesma capacidade.

Então fica aqui a minha pergunta: Seria o Mac Pro "o último dos moicanos"? Será que, apesar de estar defasado, não ter Thunderbolt nem USB 3.0, ainda é um equipamento sólido, resistente a tudo, durável, como nos velhos tempos???

Quero ouvir a opinião de quem é antigo de Mac e de usuários de Mac Pro, para saber se está na hora de juntar as economias e comprar antes que Apple descontinue, ou se nem isso mais vale a pena, se já está tão bichado que é melhor pegar um modelo mais antigo.

A Apple mudou. Percebeu que há anos a ênfase não é mais em usuários pro?

Antes toda apresentação da Apple eles faziam questão de provar a superioridade da máquina usando Photoshop ou Final Cut? Hoje isso não existe mais.

Eles querem vender notebooks fininhos, tablets e celulares que até pouco tempo atrás não havia concorrente a altura, logo o lucro era alto.

Esse MacPRO é essencialmente a mesma máquina desde 2009. Ou seja, tecnologicamente você comprará uma CPU de R$10.000 com 4 anos de idade.

Na boa? Não passaria perto.

Obvio que durará muito, falando em quebras ou algo do tipo, Afinal é um desktop, sem componentes apertados para caber em algo com a espessura de uma folha de papel. Mas, se você chegar um R$10mil no site da Dell, provavelmente vai levar muito mais máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tu pretende comprar um Mac Pro e já esperou tanto tempo, espera um pouco mais porque a Apple vai fazer um update no Mac Pro esse ano. O problema vai ser que provavelmente ele vai ter aquele reajuste que os macbooks e os iMacs sofreram, não duvido nada que a versão que é R$ 16 mil chegue por R$ 20 mil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu trabalho com Power Macintosh / Powermac / Mac Pro faz um tempão.

 

Na minha opinião, se a Apple matar o Mac Pro, vai ter que sobreviver de iPhone.

 

Os usuários novos de Macbook Air são voláteis. Basta um OSX bugado, ou uma sucessão de pequenos erros que essa turma volta pro windows / Linux.

 

Eu, assim como muitos outros usuários, conhecemos a Apple por necessidade, devido à natureza da profissão. Fazem parte dessa comunidade os fotógrafos, videomakers, programadores, engenheiros, editores, designers, etc, etc.... 

 

Essa turma que compra Mac Pro de lote, é a base dos usuários fiéis da marca. Se ela matar o Mac Pro e continuar o processo de esmagamento da linha profissional, a base dos usuários fiéis da marca PODE cogitar mudar de plataforma. Eu disse PODE.... Só que esse PODE, tem o poder de derrubar alguns % do valor de mercado da Apple. O quanto eu não sei, mas eles sabem (ou ao menos tem estimativas). Então a questão é se vai valer a pena correr esse risco: perder a base fiel e viver de usuários voláteis.

 

O windows por exemplo... É odiado por muita gente, mas domina os computadores. Todas as empresas, até aquelas que usam Mac, tem que ter ao menos 1 licença de windows. Por isso as vezes parece que a Microsoft não tá nem aí pro usuário comum, porque mais da metade das empresas do mundo dependem dos produtos da Microsoft.

 

Do meu ponto de vista a Apple só está empurrando com a barriga. Lança upgrades ridículos, ou descontinua uma linha pro como o Xserve, só pra sentir o mercado. Se o novo CEO perceber que a Apple não vai sofrer com a perda da linha PRO, eu acho que ele não vai ter vergonha de cancelar, até porque, ele não tem a "paixão" que o Steve Jobs tinha... A paixão do Jobs era tão grande que ele praticamente "ressucitou" o Final Cut por exemplo, mas aí já vou fugir do contexto....

 

Hoje eu vejo o Mac Pro como uma ferramenta de uso imediato. Se precisa, compre. Faça dinheiro e não esquente a cabeça.

 

Se for pra ficar esperando pra ver o que a Apple vai lançar, vai continuar esperando, porque desde 2009, a maquina é essencialmente a mesma... Ela poderia e deveria ter lançado um "major upgrade", mas os rumores desse upgrade rondam desde 2010.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é questão de paixão ou não. É questão de lucro. 

 

As pessoas tem uma visão muito romântica da Apple, mas o fato é que se Jobs não tivesse dado dinheiro para empresa após 1998, ele teria sido chutado assim como foi em 1985. 

 

A Apple passou a crescer de verdade quando passou a atender usuários domésticos. Vender Worstation PRO nunca tornou a Apple sadia e lucrativa. Há tempos a Adobe está de mau da Apple, o Windows está um sistema maduro e estável. Usar Mac em ambiente corporativo, não deve ser lá tão lucrativo assim. É mais uma questão de tradição do que de necessidade, exceto, claro, os casos de pessoas que dependem de sofwares exclusivos. Mas olhando para a SGI por exemplo, tenho dúvidas se o mercado pró é interessante. 

 

O fato é que 2 vezes por ano há filas intermináveis nas lojas Apple para comprar aquelas iCoisas, que devem ter prazo de validade de 1 ano, tamanha a avidez que as pessoas correm atrás disso a cada lançamento. 

 

Esse status de Apple como uma máquina profissional, como nos tempos do Quadra, PowerMacintosh 9600 etc está indo embora. Computador não é mais ferramenta de trabalho e sim algo tão fundamental como uma roupa. O ideal do Steve de um ecosistema simples e fácil de usar nunca fez tanto sentido. 

Antigamente, isso só torrava o saco dos PROS, pois estes desejam fazer upgrades e tal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O novo final cut é um ótimo programa, eu aconselho e acho muito superior ao Avid, ao Premiere e ao antigo FC. Basta ver que a Avid está meio que falida. O novo Final Cut não foi só um programa, mudou todo o jeito de se pensar programas de video. Não é mais o núcleo do programa que diz tudo, a facilidade de se produzir plugins para ele logo o tornou um programa com mais plugins que todos os outros juntos.

O custo da licensa tb foi uma grande sacada, cobra-se barato, depois vc encontra zilhões de plugs por 10, 20 ou 30 dols.

A interface mata a pau e é a mais intuitiva que eu já vi.

 

A má fama do Final X veio de uma primeira versão muito bugada, mas que foi resolvida rapidamente, hoje é um programa maduro e mesmo os experts internacionais que criticaram e lançaram videos gozando o programa hoje são grandes defensores dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, isso é uma novidade para mim! Mas e quanto aos outros programas que vinham com a suíte, o Soundtrack Pro e o DVD Studio Pro? Existem substitutos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Apple matou o DVD  e Blu-ray em suas máquinas, nada mais natural que eliminar o programa de autoração de DVD. Para falar a verdade, não me faz falta alguma. As pessoas para quem trabalho estão entregando tudo em pen-drive. O Sound Track me faz um pouco de falta, mas as ferramentas de som do FC são legais, além de poder continuar a usar o SoundTrack, mas atualmente uso o Audition da Adobe. O Color foi eliminado. Porém, o Final Cut agora tem um XML que funciona direto como DaVinci. Além disso, a parte de cor do X mata a pau, tem gráficos de cor excelentes, tipo os do Color, tem o match color, que corrige um clip pela correção de outro, isso é realmente incrível. E tem a analize automática de cores que funciona bem pacas, mas ocupa um espaço grande no HD.

Sincroniza automaticamente os clips tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...