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Vale a pena colocar 16Gb 1600Mhz em um MacBook Pro 13" 2012 Sem Retina?


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Galera, venho pedir mais um apoio para vocês. Peguei o MacBook Pro de 13" de entrada, sem retina, modelo do final de 2012, pelo site oficial da Apple Store brasileira. Esse equipamento vem com 4Gb de memória RAM de 1600Mhz. Entretanto, tenho sentido muitos gargalos quando preciso usar o Parallels para subir uma maquina virtual com o Windows 7, pois preciso dela para rodar programa corporativos (ERP, CRM,...). Hoje, se abro o Parallels, não consigo fazer mais nada com outros aplicativos do OSX, como mail, agenda e iTunes. Estou em dúvida se troco as memórias pelo kit de 8Gb ou coloco logo 16Gb, descritos no anuncio (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-452745439-16gb-2x8gb-sodimm-corsair-1600-apple-imac-macbook-mac-pro-_JM).

Vale a pena ter 16Gb de memória RAM? Para subir uma maquina virtual com W7 e usar os demais aplicativos padrão (Safari, mail, agenda, notas, iTunes, pages, numbers) fica bom ou sobra muito espaço? Essa memória maior pode prejudicar o desempenho de processamento da maquina? Alguma recomendação de marca?

Agradeço pela força!

Abraço a todos.

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Cara, eu tenho um core 2 duo, mais fraquinho que o seu. Faz um ano e pouco que coloquei 8giga de RAM. Também uso o Parallels, não pra coisa pesada, e ele alterna numa boa entre os programas da Apple. Não me lembro, mas acho que meu MBP não reconhecia 16G (ou isso, ou na época a diferença de preço entre 8 e 16 era muito grande e eu não quis ga$$$tar...).

Enfim, dá uma olhada antes se seu modelo aguenta e veja qual a frquência que oferecerá desempenho máximo. Pode usar esse app: http://www.crucial.com/systemscanner/MacOS.aspx

Eu usei o site da Crucial pra ter certeza (e consultei as tabelas da Apple também - embora muita gente coloque mais memória e roda).

http://www.crucial.com/mac/index.aspx

Boa sorte.

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Boa tarde Pedro.

Tenho um Macbook Pro de 13" sem retina, do final de 2011. Também uso o Parallels, preciso rodar o Packet Tracer e vez ou outra fazer alguns testes no Windows. Estou com 8GB de RAM e não tenho do que reclamar, isso que deixo todos programas abertos no Mac, não saio fechando nada! O máximo que faço é um Command + H para ocultar algumas janelas para não ficar com a tela muito desorganizada.

Não costumo desligar o Mac, se eu for viajar e ele ficar em casa eu desligo mas gosto de usar a opção d'ele restaurar as janelas como estavam. O gargalo que eu tinha quando usava 4GB desapareceu!

Te aconselho a colocar 8GB de RAM ao invés de 16GB e tentar investir em um HD SSD.

Espero ter ajudado!

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Obrigado pelas respostas!

Em relação ao preço, o kit de 16Gb custa pouco menos do que o dobro do 8Gb (350 contra 200 reais). Vocês acham que vale a pena pagar essa diferença para ter mais memória?

Já em relação ao SSD, não sei nem por onde começar a procurar. Qual a marca e modelo ideais? Onde consigo comprar? Consigo fazer fusion drive com o HD atual?

Valeu pela força!

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Galera, venho pedir mais um apoio para vocês. Peguei o MacBook Pro de 13" de entrada, sem retina, modelo do final de 2012, pelo site oficial da Apple Store brasileira. Esse equipamento vem com 4Gb de memória RAM de 1600Mhz. Entretanto, tenho sentido muitos gargalos quando preciso usar o Parallels para subir uma maquina virtual com o Windows 7, pois preciso dela para rodar programa corporativos (ERP, CRM,...). Hoje, se abro o Parallels, não consigo fazer mais nada com outros aplicativos do OSX, como mail, agenda e iTunes. Estou em dúvida se troco as memórias pelo kit de 8Gb ou coloco logo 16Gb, descritos no anuncio (http://produto.merca...ook-mac-pro-_JM).

Vale a pena ter 16Gb de memória RAM? Para subir uma maquina virtual com W7 e usar os demais aplicativos padrão (Safari, mail, agenda, notas, iTunes, pages, numbers) fica bom ou sobra muito espaço? Essa memória maior pode prejudicar o desempenho de processamento da maquina? Alguma recomendação de marca?

Agradeço pela força!

Abraço a todos.

Tenho um MacBook igual ao seu, coloquei 8GB da OWC e SSD OCZ Vertex 4 256 GB e a máquina está voando.

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Também sofro com gargalos, isso porque eu uso bem pouco software para virtualização (só a dupla Chrome + iTunes consegue dar conta de sanguessugar meus 4GB). Se você pensar a longo prazo, colocar 16GB de RAM vai permitir vc a usar teu Mac por um bom tempo, mas com 8GB já deve resolver a maioria dos seus problemas.

Sobre o SSD, fica como uma opção pessoal. Ainda é um investimento grande, e tem que se considerar a relação de custo/capacidade agregada. Melhora, e MUITO? Sim, mas eu acho que só em ocasiões de uso extremo. Tarefas mais comuns, rotineiras, eu acho que custa esperar mais um pouquinho pra carregar as coisas em função de mais espaço.

Opinião pessoal!

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Eu devo colocar no meu MBP 13.3" Mid 2012 16GB de RAM e SSD de 256GB.

Na Apple diz que ele suporta até 8GB de RAM, mas conforme o chipset da placa-mãe, ele suporta 16GB, aqui no forum tem muitos usuários que colocaram 16GB no mesmo modelo, e funciona perfeitamente.

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Bom saber.

Onde comprou seus 16GB?

Comprei pelo site http://www.shopfirst.com.br/notebooks/memoria-ram.html encontrei ele no ML e liguei direto para loja em Porto Alegre, comprei por telefone e recebi pelo correio.

Paguei R$: 289,00 no kit G.SKILL 2 x 8GB 16000mhz mais 15,00 de frete.

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Comprei pelo site http://www.shopfirst...moria-ram.html encontrei ele no ML e liguei direto para loja em Porto Alegre, comprei por telefone e recebi pelo correio.

Paguei R$: 289,00 no kit G.SKILL 2 x 8GB 16000mhz mais 15,00 de frete.

Valeu, vou salvar no meu favoritos.
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Obrigado pelas respostas!

Em relação ao preço, o kit de 16Gb custa pouco menos do que o dobro do 8Gb (350 contra 200 reais). Vocês acham que vale a pena pagar essa diferença para ter mais memória?

Já em relação ao SSD, não sei nem por onde começar a procurar. Qual a marca e modelo ideais? Onde consigo comprar? Consigo fazer fusion drive com o HD atual?

Valeu pela força!

Quanto a memoria, quanto mais melhor. E se for fazer upgrade, faça logo para o maximo que a sua maquina suporta. Depois os 8GB vai ficar pouco, e vc vai ter que comprar 16GB, então vá logo para 16GB.

SSD uso um Intel e não tenho do que reclamar. Tirei o Superdrive e coloquei o HDD que eu utilizada, um toshiba de 500GB. Não fiz fusion drive, apenas mudei a pasta de usuario para o HDD. Parece que comprei um MBP novo.

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Em relação à memória RAM, vocês me convenceram a meter a mão no bolso e gastar mais para gastar uma vez, pegando logo os 16 Gb.

Já em relação ao HD, ainda tenho minhas dúvidas. Quais são os modelos compatíveis com o MBP de 13"? Quanto custa um desses de qualidade? Qual é a capacidade máxima?

Observo que hoje já gasto mais dinheiro com a Apple do que com mulher! Tim Cook Wins!

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Em relação à memória RAM, vocês me convenceram a meter a mão no bolso e gastar mais para gastar uma vez, pegando logo os 16 Gb.

Já em relação ao HD, ainda tenho minhas dúvidas. Quais são os modelos compatíveis com o MBP de 13"? Quanto custa um desses de qualidade? Qual é a capacidade máxima?

Observo que hoje já gasto mais dinheiro com a Apple do que com mulher! Tim Cook Wins!

Devo fazer o mesmo, mas estou numa dúvida cruel, colocar um SSD de 256GB e o HDD de 500GB no lugar do Superdrive, ou aguardar um pouco e comprar de uma vez o SSD de 512GB?

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Segundo esse artigo, vale a pena esperar os preços baixarem:

http://arstechnica.c...eyll-get-lower/

O duro, vai ser esperar para abaixar.

Pois estou cogitando em colocar o SSD no meu, mas também não estou afim de tirar o Drive.

Mas infelizmente uso em torno de 500GB, e o HD atual de 500GB já esta na metade.

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O meu mbp 13" é de 2011 e comprei o modelo de entrada com 4GB. Quando comecei a trabalhar com desenvolvimento e rodando o VirtualBox(win7) ai a maquina não aguentou. Então coloquei 8GB e hoje rodo traquilo simultanetamente, safari, mail, virtualbox, desenvolvimento, office.

Acredito que com 16GB ficará melhor ainda :D

Editado por Cléber Barros
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      No dia 05 de Março, retirei o equipamento da loja e, naquele momento, me disseram que a garantia do serviço/peça era de 3 meses. No dia, questionei porque de ser tão pouco tempo, já que são peças originais, e a atendente me informou que era procedimento da Apple.
      O computador é a minha ferramenta de trabalho e é com ele que eu consigo sobreviver financeiramente. Os aparelhos da Apple não são nem um pouco acessíveis, assim como seus serviços. Ter essa ferramenta e realizar um serviço autorizado, com peças originais, não foi simples. Demandou muito investimento, suor e horas trabalhadas. Esse aparelho é meu patrimônio.
      Para minha surpresa, no dia 14 de Junho, alguns glitches voltaram a aparecer no meu equipamento e no dia 15 de Junho liguei para a STI agendando um horário para mostrar o que estava acontecendo. A empresa marcou horário para o dia 18 de Junho, pela manhã. Chegando lá, contei minha história para um novo atendente e ele chamou sua superior para entender como proceder. Após cerca de 20min de espera a resposta chegou: me informaram que a garantia havia vencido no dia 05 de Junho e não poderiam fazer nada sobre isso. O PROBLEMA VOLTOU A ACONTECER 9 DIAS DEPOIS DA GARANTIA DELES. A solução que me deram era de deixar meu computador novamente, realizar um novo orçamento e, provavelmente, ter que desembolsar um valor semelhante ou maior que o serviço anterior. Mas me deram uma alternativa: deixar o equipamento e, se eu não autorizasse o serviço, pagar uma taxa de R$100,00. Engraçado, pra não dizer trágico, é que o mesmo problema aconteceu com a máquina, mas dessa vez a negligência de uso não existia. Ou seja: será que não foi, desde o início, um problema de fabricação? Pedi para falar com o técnico responsável pela troca do display para me explicar um pouco mais do diagnóstico que ele tinha dado, mas ele se recusou a conversar comigo. 
      No momento, fiquei indignada! Como é possível 9 dias depois da garantia o equipamento original que eles trocaram não estar mais funcionando? O serviço deles foi tratado como alimento perecível. Os atendentes da loja disseram pra eu entrar em contato com o 0800 da própria Apple e então liguei, dali mesmo, para o número. E, após 30 minutos em espera, o call center me retornou com a mesma resposta. Aí eu fiquei ainda mais frustrada. Me senti roubada.
      O meu questionamento é: como pode uma empresa multinacional e uma representante de serviços da mesma reagir com tanto descaso ao consumidor? Me senti, e ainda me sinto, impotente por ter seguido as orientações e ter conduzido meu problema da maneira mais correta possível.
      Pra piorar a situação, levei em outra assistência técnica autorizada e eles me deram como diagnóstico "substituir o display completo que está danificado, não há como repará-lo". Palavras da própria assistência. E o valor do orçamento foi ainda mais caro que da primeira vez: R$6.565,00. Claro que não deixei lá, então tive que pagar uma taxa de R$180,00 dessa vez. 
      Estou sendo extremamente ridicularizada. Completamente impotente. Desesperada para que a Apple olhe para o meu problema. Confiei e investi na marca e estou passando por uma grande decepção. 
      Tentei contato em outros canais com a Apple e eles só me responderam via consumidor.org.br, no dia 21 de Junho. Até agora, dia 29 de Junho, nenhum outro update. 
       
      Mais alguém passou ou está passando por essa frustração? 
       

    • Por Raul Duelis
      Pessoal, meu MacBook da assinatura, o qual utilizo no dia-a-dia, deixou de abrir no macOS. Não teve atualização (nem dele e nem do sistema) e já reinstalei o app diversas vezes e nada. Ele só fica nessa tela preta e nada. Alguém sabe como resolver?

    • Por Marcelo Juliao
      Após três dias do upgrade para o Big Sur meu MacBook Pro Touch Bar 2017 (4 portas Thunderbolt 3) desligou e só funciona plugado o carregador. No ícone da bateria aparece um ponto de exclamação e quando clica aparece Battery Service Required!
      Fiz uma pesquisa no Google em inglês e encontrei vários casos semelhantes, pessoas que após instalarem o Big Sur tiveram suas baterias danificadas!
      Minha bateria era nova ainda, tinha apenas 74 ciclos! Levei na Apple Store do Shopping Morumbi em São Paulo e eles trocaram a bateria sem custo através do programa de recall do teclado butterfly destes MacBooks Pro. Na verdade é trocado todo o Top Case da máquina (teclado, trackpad e bateria, pois a bateria vem colada ao teclado).
      Fui feliz da vida pra casa com um Top Case novo e em função disso uma bateria nova. Dois meses depois da troca, o mesmo problema acontece novamente, desta vez a bateria tinha apenas 5 ciclos e foi pro saco!!! Levei novamente na Apple e como ainda estava na garantia de 3 meses da troca do Top Case, foi trocado novamente o Top Case sem nenhum custo!
      Meu medo é que aconteça novamente, afinal não é um problema de bateria, e sim alho no Big Sur que está danificando a bateria!
      Alguém com um problema semelhante?
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