Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda - Problema Novo Macbook Air 13 - Falha na inicialização


letslucy

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Estou com um problema serio, e gostaria da ajuda de vocês o mais rápido possível.

Eu comprei um MacBook Air 13 2012, e hoje ao abri-lo e ligá-lo pela primeira vez, tive uma surpresa desagradável.

Ele faz o som típico de inicialização/Startup, o monitor acende, e uma tela cinza aparece, em em seu centro aparece uma pasta piscando, e um ponto de interrogação no meio.

Já procurei informações no site de suporte da Apple, mas todas as soluções envolvem fazer a reinstalação do software através do cd, formatar atraves do cd, ou desconectar periféricos, executar o Disk Utility, e reiniciar NRAM/PRAM. Mas meu MBA nem faz o Startup!

O Air não vem com CDs de instalação, nem com Drive Óptico, e portanto, não tenho como realizar nenhuma das alternativas propostas no suporte da Apple. Exceto reiniciar PRAM, o que já fiz, mas nada mudou.

No momento, tenho somente um iPad para me conectar a internet, e quando clico, no site da Apple "entrar em contato com o suporte agora" uma janela branca aparece, mas não carrega.

Se alguém puder me ajudar, agradeço. Já tive vários Macs e isso nunca aconteceu, nunca tive problemas com um equipamento novo da Apple antes, então estou sem saber o que fazer.

Obrigada

Lucy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Estou com um problema serio, e gostaria da ajuda de vocês o mais rápido possível.

Eu comprei um MacBook Air 13 2012, e hoje ao abri-lo e ligá-lo pela primeira vez, tive uma surpresa desagradável.

Ele faz o som típico de inicialização/Startup, o monitor acende, e uma tela cinza aparece, em em seu centro aparece uma pasta piscando, e um ponto de interrogação no meio.

Já procurei informações no site de suporte da Apple, mas todas as soluções envolvem fazer a reinstalação do software através do cd, formatar atraves do cd, ou desconectar periféricos, executar o Disk Utility, e reiniciar NRAM/PRAM. Mas meu MBA nem faz o Startup!

O Air não vem com CDs de instalação, nem com Drive Óptico, e portanto, não tenho como realizar nenhuma das alternativas propostas no suporte da Apple. Exceto reiniciar PRAM, o que já fiz, mas nada mudou.

No momento, tenho somente um iPad para me conectar a internet, e quando clico, no site da Apple "entrar em contato com o suporte agora" uma janela branca aparece, mas não carrega.

Se alguém puder me ajudar, agradeço. Já tive vários Macs e isso nunca aconteceu, nunca tive problemas com um equipamento novo da Apple antes, então estou sem saber o que fazer.

Obrigada

Lucy

Lucy,

Aparentemente não vais conseguir restaurar o sistema, mas segurando a tecla Option, como disse o colega, vais entrar no Modo de Inicialização Seguro.

Caso contrário, liga direto para a Apple e comunica o problema. Liga para 0800-761-0880!

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucy,

Aparentemente não vais conseguir restaurar o sistema, mas segurando a tecla Option, como disse o colega, vais entrar no Modo de Inicialização Seguro.

Caso contrário, liga direto para a Apple e comunica o problema. Liga para 0800-761-0880!

Boa sorte!

Colega pegou pesado kkk sabes que significa em Portugal kkk deixa pra lá
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucy,

Tu comprou em loja física ou via Internet? Se foi via Internet, podes exercer o direito de arrependimento e ter o aparelho trocado ou o dinheiro devolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucy,

Tu comprou em loja física ou via Internet? Se foi via Internet, podes exercer o direito de arrependimento e ter o aparelho trocado ou o dinheiro devolvido.

@Gustavo Jaccottet, eu comprei pelo GFRuas (Pessoa Juridica - Loja Rapidots, em São Paulo.) Mas como é customizado, ele fez o pedido na Apple Store Online USA. Com nota fiscal e tudo, mas o atendente da Apple, no telefone, me disse que nesse caso não posso retornar o produto, somente levar na assistência para reparo.

Olá,

quando executou o Disk Utility, usou a opção "Verify Disk" para ver se há alguma indicação de danos do HD?

@fmaricato, eu não posso executar o disk utility, porque meu computador não inicializa. Ele só liga, e aparece uma tela cinza, e essa pasta com ponto de interrogação piscando.

Liguei para a Apple, e eles disseram que preciso levar na assistência, e suspeitam que o MBA tenha saído da fábrica sem o OSX instalado.

Quando faço a inicialização com o Option pressionado (Safe Mode Startup), ele não reconhece nenhum hard drive para fazer o startup, e aparece somente a logo que caracteriza a Rede no centro da tela; embaixo escrito Network Internet Recovery com um dropdown menu de Rede para selecionar uma rede no centro da tela.

Mas ele não reconhece rede alguma existente, somente uma rede que nenhum outro device da casa toda encontra e mesmo assim não conecta, e quando configuro minha rede Wi-Fi, nesse mesmo dropdown, ele também não conecta.

Editado por letslucy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já usei esse Network Internet Recovery, e também não conseguia encontrar minha rede wi-fi. A solução foi se conectar à internet usando cabo (porta ethernet), e pronto! Deu tudo certo.

Acredito que o macbook air não tenha porta ethernet, portanto não sei como proceder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso acontece porque o Air não está localizando o sistema nem o SSD.

Isso aconteceu comigo uma vez, mas eu nem sei o que fiz.. além de ser um Pro e não um Air.

O problema é se não tem sistema mesmo ou se o SSD está corrompido, como já mencionaram.

Já tentaste logo após dar o boot, pressionar as teclas [command + R]? Pra ver se aparece algo que possa ajudar? Se aparecer, procure por First Aid ou Repair Disk ou até um Recovery.

Acredito que, se for problema no sistema (do tipo não instalado) ou no SSD corrompido, e não haverá um Recovery e aí tu poderias ver com o vendedor o que ele poderia fazer, tipo, levar pra AT lá fora ou tentar uma troca numa Apple de fora.

O pior é que se tivesse um superdrive externo e um cd de instalação próprio para o Air (como aquele pendrive que vendiam antes por 200 dilmas aqui no Brasil) aí sim, poderia resolver.

Editado por iFernanda
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi Lucy,

Sorte poderes usar a garantia. Tive um problema semelhante no meu MBW, mas como eu tinha o Thumb Drive do Lion, como a iFernanda mencionou, consegui sanar o problema.

Sempre é bom ter um Disco de Inicialização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola pessoal!

Só dando um update:

Sobre o MBA 13 que veio bichado:

liguei na Apple, e após realizarem vários testes, me informaram que provavelmente veio sem OS X de fábrica, e me instruíram a levar na autorizada para confirmação. Levei essa semana, mas demora 3 dias úteis para fazerem um diagnóstico. E o prazo para entrega do equipamento, após os 3 dias úteis para diagnóstico, é de 7 a 20 dias úteis, HAHA.

Então, agora é esperar eles confirmarem o diagnóstico da máquina, e seja o que for, esperar que consertem.

E como eu sou super azarada, o monitor do meu MBP 13 Mid 2010 que eu vendi (so faltava formatar e entregar o equipamento, e receber a 2a parte do pgto!), apagou do nada!

Hah, levei na assistência no mesmo dia que levei o Air, e eles estimaram 1600,00 R$ para troca da tela. Agora, ou pago esse absurdo, ou compro um outro usado igual ao meu, para entregar para minha compradora. u__u", e aposento o meu que apagou... Aiai!

Eu nunca tive problemas com Mac antes, e estou tendo só dor de cabeça dessa vez. Sorte que comprei o iMac que estava querendo, senão estaria sem acesso algum a internet e sem máquina!!

Editado por letslucy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim! Vendi por 3k!!!

falta receber a outra metade do valor. E ainda nao entreguei porque a pessoa que comprou esta de ferias, ficou de pegar quando voltasse de ferias. (no fim do mes, ou comeco de fevereiro)

Estou vendo se consigo um outro usado pra substituir. Eh ou isso, ou dar o dinheiro de volta...

E mesmo assim, ficaria com um MBP com tela queimada, entulhado aqui em casa, e sem 3000.00 no bolso...

compensa mais comprar um usado pra substituir e ficar com meus 3k.

depois mando arrumar a tela com 1500.00 e vendo tb. X_x

Mas que trabalheira, aiai!

Editado por letslucy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pessoal,

Segue mais um update sobre o MBA 13.

Fui na Assistência Autorizada Apple OMNI Informática, e me disseram que o Air veio sem SSD nenhum dentro!! 0_0

(Ou melhor, o diagnóstico foi "Não há SSD instalado / SSD foi removido")

Pode uma coisa dessa?

Ainda fizeram um orçamento cobrando o serviço, porque nunca viram isso acontecer de fábrica, e a conclusão lógica é que o SSD foi removido, e portanto passível de cobrança para instalação. E se eu quiser colocar o 512Gb SSD por minha conta, fica 4124,00 R$.

Liguei no 0800 da Apple e reclamei. Eles falaram que vão entrar em contato diretamente com a OMNI (autorizada da Apple no PR) e verificar. A atendente informou ainda, que mesmo que a situação fosse passível de cobrança - o que não é - esse preço é abusivo, já que é praticamente o preço do Macbook Air de base novo!!

A Apple ficou de entrar em contato com eles hoje, e me dar um feedback amanhã.

Editado por letslucy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pessoal,

Segue mais um update sobre o MBA 13.

Fui na Assistência Autorizada Apple OMNI Informática, e me disseram que o Air veio sem SSD nenhum dentro!! 0_0

(Ou melhor, o diagnóstico foi "Não há SSD instalado / SSD foi removido")

Pode uma coisa dessa?

Ainda fizeram um orçamento cobrando o serviço, porque nunca viram isso acontecer de fábrica, e a conclusão lógica é que o SSD foi removido, e portanto passível de cobrança para instalação. E se eu quiser colocar o 512Gb SSD por minha conta, fica 4124,00 R$.

Liguei no 0800 da Apple e reclamei. Eles falaram que vão entrar em contato diretamente com a OMNI (autorizada da Apple no PR) e verificar. A atendente informou ainda, que mesmo que a situação fosse passível de cobrança - o que não é - esse preço é abusivo, já que é praticamente o preço do Macbook Air de base novo!!

A Apple ficou de entrar em contato com eles hoje, e me dar um feedback amanhã.

Conheço o dono da OMNI informática e sempre achei os preços deles abusivos. Só porque são os únicos representantes em Curitiba acham que podem cobrar o preço que quiserem. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Oi Pessoal,

 

Só dando um Update de toda a zica!

Depois que a Apple entrou em contato diretamente com a OMNI Informática (Assistência da Apple em Curitiba), finalmente resolveram substituir a unidade Flash  sem cobrar, já que, obviamente estava na garantia.

 

Demorou 30 dias mas consegui meu MBA 13 de volta, e dessa vez funcionando 100%!! :)


Sobre o MBP 13, que a tela pifou.... não compensava mandar arrumar, com aquele orçamento absurdo da OMNI. Procurei ajuda de um vendedor aqui do fórum, o Gilberto Ruas. (GFRuas)  [Ótimo vendedor, aliás. Super recomendo. Foi dele que comprei trocentos itens Apple já. Inclusive meu MBA - ele me deu todo o suporte no pós venda, e nos protocolos com a Apple etc -  e me vendeu meu mais recente iphone 5S   :wub:  ]

 

Ele conseguiu vender as peças do MBP para mim. Vendi meus dois carregadores extras do MBP13 em separado. E o que veio com o MBP,  vendi para o Gilberto. E foi o suficiente para eu comprar um MBA 13 standard mais antigo (2011 - ainda com uns meses de garantia e tudo!), e entregar para a a compradora no lugar do meu MBP 13.... a tempo de ela voltar das férias!! (Vendi por 2400,00).

Final feliz para todos, ainda bem!!!  :lol: 

Obrigada a todos pelos conselhos e dicas! :D

___________________________________________________________

 

Obs: Eu tenho 3 ipads a venda para quem estiver interessado. :)

Agora que tenho meu Air, aposentei meu ipad. E o mesmo aconteceu com minha prima e minha mãe, então estamos vendendo. 

Vou postar nos classificados, mas aqui vai uma prévia...


Especificações:

- iPad 2  32Gb wi-fi + 3g - Preto. Acompanha Smart Case vermelha. (R$ 850,00 - valor negociável)

 

- iPad Retina (Quarta Geração) 64Gb wi-fi + Celular - Branco. Acompanha back-case com cover-lock, e Smart Cover grafite.  Esse é o meu, e é praticamente novo, porque eu ganhei pouco antes de comprar meu MBA. (R$ 1500,00 - valor negociável).

- iPad 2  64Gb wi-fi + 3g - Branco. Acompanha back-case com cover-lock e Smart Cover cinza. (R$ 1000,00 valor negociável)

 

Interessados, MP ou email (letslucy@me.com).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...