Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Garantia do iPhone 5 NÃO é internacional.


Posts Recomendados

Tenho pra vocês uma história triste, mas que pode servir de aviso aos leitores do fórum.

Comprei meu iPhone 5 de 16Gb desbloqueado na Suíça, na semana do lançamento.

O aparelho custou cerca de R$1.600,00* e voltei para o Brasil feliz da vida, sabendo que tinha economizado uns R$1.000,00 em relação ao preço que o aparelho custaria aqui.

* Eu conseguiria "pegar de volta" cerca de R$200,00 em impostos, se o funcionário da Apple tivesse me instruído corretamente sobre o procedimento para fazer isso, mas é outra história.

Tudo correu muito bem por mais de 2 meses, até que uma queda iniciou um drama. O aparelho caiu de uma altura de cerca de meio metro e eu consegui amortecer a queda com meu pé, mas o touch parou de funcionar! Reiniciei o aparelho incontáveis vezes, restaurei repetidamente, mas nada resolvia. Uma rápida pesquisa no Google e vi que MUITA gente estava com problemas parecidos: o touch do iPhone 5 parava de funcionar repentinamente, sem motivo aparente. E, cá entre nós, essa quedinha não deveria ser suficiente pra quebrar algo, provavelmente só acordou um problema latente.

Por sorte uma amiga estava indo passar as festas de fim-de-ano em Miami e levou meu aparelho para fazer a troca.

O aparelho foi levado às duas Apple Stores da cidade e em ambas deram uma péssima notícia: a garantia do iPhone 5, diferente dos outros aparelhos, NÃO É INTERNACIONAL. A troca teria que ser feita na Suíça!! Depois do choque pesquisei os termos da garantia e encontrei o seguinte:

"Apple may restrict warranty service for iPhone and iPad to the country where Apple or its Authorized Distributors originally sold the device."

Então é verdade.. A Apple realmente pode limitar a cobertura da garantia e eu vou ter que pagar pela troca do aparelho, que custa U$259,00. Minha amiga ainda vai tentar em Orlando, mas provavelmente a história vai se repetir. Quando eles checam o número de série do aparelho e constatam que ele foi comprado na europa, dizem que a troca não será possível..

No fim das contas terei pago o mesmo valor (talvez até mais) que eu desembolsaria comprando o aparelho aqui no Brasil.

Editado por GabrielSAP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentou pedir suporte em alguma loja do Brasil?

Vi nesta página da Apple (http://www.apple.com...utory-warranty/) e tem uma observação dizendo "A Apple pode restringir o serviço para iPad e iPhone ao EEE e à Suíça.". Não entendi muito o que quer dizer, mas...

Editado por Alexandre Castro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ihhhhh rapahh, nao sei nao hein. Todos os apples que eu compro sao suiços, tu ja tentou trocar aqui no brasil?

Ainda não tentei trocar no Brasil por que a Itautec demora DEMAIS para avaliar o aparelho e enviar um novo. Moro em Belém e preciso enviar para SP pelo correio e esperar a troca. Isso leva muito tempo.

Minha amiga continua nos EUA tentando trocar. Se não der certo vou pagar os U$249,00 mesmo. Melhor do que arriscar com esse atendimento péssimo daqui do Brasil.

Tentou pedir suporte em alguma loja do Brasil?

Vi nesta página da Apple (http://www.apple.com...utory-warranty/) e tem uma observação dizendo "A Apple pode restringir o serviço para iPad e iPhone ao EEE e à Suíça.". Não entendi muito o que quer dizer, mas...

Pois é.. Cada vez mais más notícias, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já discutimos isso em outro tópico e eu pontuei que a garantia do iPhone 5 não é Internacional e a Apple está restringindo cada vez mais esse modelo de garantia. Primeiro com a inércia acerca da garantia, ou não, ao modelo A1429. Quem tem um iPhone 5, iPad Mini ou iPad com Tela Retina, adquirido no exterior, melhor abrir os olhos.

Aos olhos do poder judiciário, todavia, a garantia é internacional, inclusive de produtos não comercializados no Brasil, desde que a marca atue aqui no Brasil, em especial quando o assunto são marcas globais.

A Apple, por sua vez, é obrigada a prestar garantia de todo e qualquer produto adquirido no exterior e cujo similar seja vendido no Brasil. É assim que os tribunais vêm decidido. Vou juntar aqui o resumo de algumas decisões judiciais do TJ/RS em casos semelhantes:

Ementa: RECURSO INOMINADO. AÇÃO DE REPARAÇÃÕ DE DANOS MATERIAIS E IMATERIAIS. CÂMERA FOTOGRÁFICA ADQUIRIDA NO EXTERIOR. FABRICANTE QUE ANUNCIA GARANTIA INTERNACIONAL DO PRODUTO. DESNECESSIDADE DO CARTÃO DE GARANTIA. NA AUSÊNCIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA NO BRASIL, CABE A DEVOLUÇÃO DO VALOR PAGO PELA CONSUMIDORA. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO. (Recurso Cível Nº 71003606944, Segunda Turma Recursal Cível, Turmas Recursais, Relator: Roberto Behrensdorf Gomes da Silva, Julgado em 14/11/2012)

Ementa: CONSUMIDOR. CELULAR ADQUIRIDO NO EXTERIOR. VÍCIO DO PRODUTO APRESENTADO DENTRO DO PRAZO DE GARANTIA. PRELIMINAR DE ILEGITIMIDADE PASSIVA DA DISTRIBUIDORA NACIONAL AFASTADA. AÇÃO OBJETIVANDO A RESTITUIÇÃO DO VALOR PAGO. DIREITO RECONHECIDO. 1. A preliminar de ilegitimidade passiva suscitada pela ré não merece guarida, uma vez que a empresa ostenta a marca do produto Nokia que é fabricado no mundo inteiro. Mesmo que não tenha sido a ré Nokia do Brasil Ltda. a responsável pela importação do celular em questão, uma vez integrando uma rede internacional, e se beneficiando amplamente da confiança depositada na marca para efetuar seus negócios, esta deve assumir a responsabilidade frente ao consumidor quanto aos produtos da marca. 2. A alegação de que como o produto foi fabricado no estrangeiro, não haveria como ser consertado no Brasil não prospera porque a ré não demonstrou algum tipo de incompatibilidade de tecnologia, bem como porque tal hipótese não se mostra crível, uma vez que o mesmo modelo de celular adquirido pelo autor no exterior é comercializado no Brasil. 3. Como a ré não logrou êxito em comprovar causa excludente de sua responsabilidade, entende-se por presumido o vício oculto na mercadoria, que deixou de funcionar adequadamente no primeiro ano de uso, ainda dentro da vigência da garantia. Cumpre referir que em nenhum momento tal fato foi negado pela ré. 4. O autor ingressou com a presente ação visando à condenação da ré para que restituam o valor pago pelo aparelho, direito a que faz jus. 5. Dano moral não caracterizado, pois não vislumbrado lesão a quaisquer dos direitos da personalidade do consumidor. 6. Decisão confirmada por seus próprios fundamentos. RECURSO IMPROVIDO. (Recurso Cível Nº 71003382843, Primeira Turma Recursal Cível, Turmas Recursais, Relator: Vivian Cristina Angonese Spengler, Julgado em 29/08/2012)

Ementa: CONSUMIDOR. VÍCIO EM PRODUTO ADQUIRIDO NO EXTERIOR. GARANTIA QUE PODE SER EXIGIDA EM FACE DO REPRESENTANTE NACIONAL DE MARCA OFERECIDA EM DIVERSOS PAÍSES. LEGITIMIDADE PASSIVA. O produto objeto do presente feito (notebook) foi adquirido no exterior, tendo apresentado defeito ainda no prazo de garantia. Menção expressa de garantia mundial do equipamento. Responsabilidade da subsidiária brasileira, pela solução dos problemas apresentados pelo produto, mesmo não sendo a responsável pela venda, importação, ou comercialização. É legítima passivamente a fabricante e importadora nacional, ainda que o produto estrangeiro da mesma marca por ela não tenha sido importado, uma vez é parte integrante de negócio globalizado, com extensão mundial, prevalecendo-se da confiança depositada na marca para efetuar seus negócios. Se a empresa nacional beneficia-se da marca do produto defeituoso, deve também honrar com a sua garantia legal. (RI nº 71001662253, Rel. Dr. Ricardo Torres Hermann). Assim, correta a sentença em condenar a ré a consertar o produto ou substituir por outro igual ou equivalente. RECURSO DESPROVIDO. (Recurso Cível Nº 71003253713, Primeira Turma Recursal Cível, Turmas Recursais, Relator: Leandro Raul Klippel, Julgado em 11/08/2011)

Essa decisão judicial que eu pus em negrito é a mais radical e pode ser usado como precedente contra a Apple, logo, qualquer problema é melhor partir direto para o Juizado Especial Cível.

Para qualquer outra dúvida estou à disposição, inclusive via MP.

Espero ter elucidado algo.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não tentei trocar no Brasil por que a Itautec demora DEMAIS para avaliar o aparelho e enviar um novo. Moro em Belém e preciso enviar para SP pelo correio e esperar a troca. Isso leva muito tempo.

Minha amiga continua nos EUA tentando trocar. Se não der certo vou pagar os U$249,00 mesmo. Melhor do que arriscar com esse atendimento péssimo daqui do Brasil.

Pois é.. Cada vez mais más notícias, hehe.

Também sou de Belem do para, e tem Assistencia da Apple aqui em Belem cara, eles trocam o aparelho pra ti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sou de Belem do para, e tem Assistencia da Apple aqui em Belem cara, eles trocam o aparelho pra ti.

Certeza Rafael? Melhor conferir antes de passar qualquer informação. A AT só pode efetuar a troca depois de autorizada pela Apple Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ihhhhh rapahh, nao sei nao hein. Todos os apples que eu compro sao suiços, tu ja tentou trocar aqui no brasil?

Até o momento não há relatos de problemas similares com iPhone 5. Esse é o primeiro e é bastante grave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sou de Belem do para, e tem Assistencia da Apple aqui em Belem cara, eles trocam o aparelho pra ti.

Rafael, não tem não!

Temos a iStore, que não é assistência. Ela ENCAMINHA os aparelhos para a Itautec, que é a única autorizada do Brasil. O mesmo se aplica a iPlace.

Assistência autorizada Apple para iPhones é SOMENTE a Itautec. E não temos em Belém. (Até tem uma itautec aqui, mas só trabalha com computadores - e na verdade talvez já tenha até fechado).

Já discutimos isso em outro tópico e eu pontuei que a garantia do iPhone 5 não é Internacional e a Apple está restringindo cada vez mais esse modelo de garantia. Primeiro com a inércia acerca da garantia, ou não, ao modelo A1429. Quem tem um iPhone 5, iPad Mini ou iPad com Tela Retina, adquirido no exterior, melhor abrir os olhos.

Aos olhos do poder judiciário, todavia, a garantia é internacional, inclusive de produtos não comercializados no Brasil, desde que a marca atue aqui no Brasil, em especial quando o assunto são marcas globais.

A Apple, por sua vez, é obrigada a prestar garantia de todo e qualquer produto adquirido no exterior e cujo similar seja vendido no Brasil. É assim que os tribunais vêm decidido. Vou juntar aqui o resumo de algumas decisões judiciais do TJ/RS em casos semelhantes:

Gustavo, sou advogado e o Direito do Consumidor é a minha paixão. Sei de tudo isso, mas eu quero evitar ao máximo utilizar a itautec. Serviço lento e duvidoso. Qiserem cobrar R$1.000,00 para resolver um defeito no iPhone 4S de um amigo (o preço tabelado da Apple para o serviço era R$500,00). Depois de muitas conversas, um email para o Tim Cook e um pedido de desculpas da Apple, a empresa trocou o aparelho gratuitamente (ainda estava na garantia, mas o aprelho molhou, então estava fora da cobertura).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, não tem não!

Temos a iStore, que não é assistência. Ela ENCAMINHA os aparelhos para a Itautec, que é a única autorizada do Brasil. O mesmo se aplica a iPlace.

Assistência autorizada Apple para iPhones é SOMENTE a Itautec. E não temos em Belém. (Até tem uma itautec aqui, mas só trabalha com computadores - e na verdade talvez já tenha até fechado).

Gustavo, sou advogado e o Direito do Consumidor é a minha paixão. Sei de tudo isso, mas eu quero evitar ao máximo utilizar a itautec. Serviço lento e duvidoso. Qiserem cobrar R$1.000,00 para resolver um defeito no iPhone 4S de um amigo (o preço tabelado da Apple para o serviço era R$500,00). Depois de muitas conversas, um email para o Tim Cook e um pedido de desculpas da Apple, a empresa trocou o aparelho gratuitamente (ainda estava na garantia, mas o aprelho molhou, então estava fora da cobertura).

Então usa dos meios judiciais próprios. Ao que sei a Apple não usa mais a Itautec, essa informação foi passada pela carolgoldenberg há uns meses. Te informa sobre isso. Acredito que a Apple preste o serviço diretamente e não mais via Itautec. Não posso afirmar com 100% de certeza pois nunca precisei usar o reparo em iPhones.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então usa dos meios judiciais próprios. Ao que sei a Apple não usa mais a Itautec, essa informação foi passada pela carolgoldenberg há uns meses. Te informa sobre isso. Acredito que a Apple preste o serviço diretamente e não mais via Itautec. Não posso afirmar com 100% de certeza pois nunca precisei usar o reparo em iPhones.

Hum, interessante, vou me informar sobre a história da Itautec.

Vou mesmo me utilizar dos meios legais. O problema é que uma ação não vai durar menos de 2 anos, hahaha. Então vou dar um jeito de trocar ou consertar o aparelho pra DEPOIS entrar em juízo pedindo indenização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, interessante, vou me informar sobre a história da Itautec.

Vou mesmo me utilizar dos meios legais. O problema é que uma ação não vai durar menos de 2 anos, hahaha. Então vou dar um jeito de trocar ou consertar o aparelho pra DEPOIS entrar em juízo pedindo indenização.

Isso, te informa. Faz um bom tempo que o serviço aos iPhones é prestado pelas ATs e/ou diretamente pela Apple.

Agora, sobre o iPhone 5 não sei como funciona. iPhone 4 e iPhone 4S podem ser levados diretamente às ATs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel,

Também sou de Belém e a assitência técnica é feita na própria AT sim. No caso, aqui, a iStore como outro conterrâneo citou no tópico.

Não conheço a iPlace como assistência, já fui na loja, mas nunca usei a AT deles.

Posso te informar apenas de uma (boa) experiência pessoal na iStore: há cerca de 05 meses, o receiver do iPhone 4 da minha mulher morreu e eles trocaram a peça rapidamente(deixei pela manhã e busquei a tarde). Fui muito bem atendido!

Como o Gustavo já falou, não sei como funciona com o iPhone 5, mas uma vez lançado no Br, eles precisam dar assistência. Talvez haja alguma restrição pelas operadoras ou políticas de venda na Suíça, mas desconheço essa de garantia não mundial. Comprei o meu 5 nos EUA em novembro e tive a garantia lá de que em qualquer eventualidade, não haveria problema com AT aqui.

Quando estive lá, comprei um MacBook pro retina tb e a este, me foi fortemente recomendado comprar o applecare(oq fiz, é claro!) pq fora da garantia, devido a complexidade do aparelho(peças soldadas e afins) o conserto teria que ser feito pela apple americana ainda.

Bem, é isso!

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraço

Editado por Clark
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel,

Também sou de Belém e a assitência técnica é feita na própria AT sim. No caso, aqui, a iStore como outro conterrâneo citou no tópico.

Não conheço a iPlace como assistência, já fui na loja, mas nunca usei a AT deles.

Posso te informar apenas de uma (boa) experiência pessoal na iStore: há cerca de 05 meses, o receiver do iPhone 4 da minha mulher morreu e eles trocaram a peça rapidamente(deixei pela manhã e busquei a tarde). Fui muito bem atendido!

Como o Gustavo já falou, não sei como funciona com o iPhone 5, mas uma vez lançado no Br, eles precisam dar assistência. Talvez haja alguma restrição pelas operadoras ou políticas de venda na Suíça, mas desconheço essa de garantia não mundial. Comprei o meu 5 nos EUA em novembro e tive a garantia lá de que em qualquer eventualidade, não haveria problema com AT aqui.

Quando estive lá, comprei um MacBook pro retina tb e a este, me foi fortemente recomendado comprar o applecare(oq fiz, é claro!) pq fora da garantia, devido a complexidade do aparelho(peças soldadas e afins) o conserto teria que ser feito pela apple americana ainda.

Bem, é isso!

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraço

É, de fato quem compra um iPhone 5 espera que a garantia seja global, tal qual dos demais aparelhos da Apple que são adquiridos no exterior e são vendidos oficialmente por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ate onde eu sei a itautec atua como reparadora para a TIM e Apple Brasil. No caso das ATs de Loja (iPlace, iTown) o servico e a troca sao feito la mesmo.

E outra coisa, Apple Brasil nao faz reparos de produtos sem garantia ou de problemas nao cobertos pela garantia (como queda), ela te encaminha para uma AT proxima. Acredito que se a autorizada da sua cidade tiver boa disposicao em trocar iPhones na garantia, todo o servico é feito com eles (ou seja voce nao tem que enviar nada pra itautec).

Mas de qualquer forma, antes um reparo feito nos EUA do que no brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATUALIAÇÃO IMPORTANTE

Enviei um e-mail pro Tim Cook contando a história. Ele me ligou, mas por azar eu estava dormindo e com o celular no silencioso. Por sorte ele mandou um e-mqil dizendo que não conseguiu falar comigo e dando um telefone pra eu ligar. Fiz a ligação, uma gravação me pediu pra dixar meu número e eu deixei.

Imediatamente um brasileiro muito gente boa (ou um gringo com um português quase perfeito) me ligou.

Ele explicou que a garantia do iPhone 5 é internacional sim, mas o aparelho comercializado na Suíça tem pequenas variações de banda de frequência, por isso não pode ser trocado nos EUA ou no Brasil, onde são vendidos aparelhos diferentes.

A boa notícia é que ele vai tentar me abrir uma exceção, pra que minha amiga volte na Apple Store de Miami e faça a troca por um modelo americano. Se não der certo ele tenta denovo pra eu trocar aqui no Brasil mesmo.

Snsacionlal, não? Torçam por mim, haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATUALIAÇÃO IMPORTANTE

Enviei um e-mail pro Tim Cook contando a história. Ele me ligou, mas por azar eu estava dormindo e com o celular no silencioso. Por sorte ele mandou um e-mqil dizendo que não conseguiu falar comigo e dando um telefone pra eu ligar. Fiz a ligação, uma gravação me pediu pra dixar meu número e eu deixei.

Imediatamente um brasileiro muito gente boa (ou um gringo com um português quase perfeito) me ligou.

Ele explicou que a garantia do iPhone 5 é internacional sim, mas o aparelho comercializado na Suíça tem pequenas variações de banda de frequência, por isso não pode ser trocado nos EUA ou no Brasil, onde são vendidos aparelhos diferentes.

A boa notícia é que ele vai tentar me abrir uma exceção, pra que minha amiga volte na Apple Store de Miami e faça a troca por um modelo americano. Se não der certo ele tenta denovo pra eu trocar aqui no Brasil mesmo.

Snsacionlal, não? Torçam por mim, haha.

O cara que te ligou é um brasileiro que foi criado nos EUA e é o responsável pelo Apple Care para o Brasil. Ele é super gente boa. Não conheço ele pessoalmente, mas todos os problemas que tive com a Apple foram solucionados por ele. Todo e-mail enviado pelo Tim Cook, oriundos do Brasil, são direcionados para a caixa de e-mail desse brasileiro. O Tim Cook não se comunica por telefone e raramente envia e-mails. Há casos em que o Tim Cook mandou e-mails, mas essa era uma prática mais comum no tempo do SJ.

Pode ter certeza que eles devem resolver o teu problema e a responsabilidade for da empresa, mas a garantia da Apple não cobre quedas tal qual a que tu narrou, salvo em casos do Apple Care +, que existe nos EUA e custa U$249,00.

O aparelho foi projetado para não sucumbir a quedas, mas as consequências delas são de responsabilidade do usuário.

Agora o teu problema vai analisado pelo departamento administrativo para o Brasil. Em breve vais ser contatado por alguém de Austin, Texas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...