Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Up Grade de disco rigido de HD para SSD - tirar duvidas


Posts Recomendados

Pessoal to querendo trocar meu disco rigido HDD por um SSD e tenho algumas duvidas que nao consegui tirar viajando nos post do forum.

Meu macbook é um PRO 13" com 4gb de memorial. Atualmente estou com um HD de 750gb e 5400rpm.

Quais especificações tenho que observa ou levar em conta na compra de um SSD?

o que é o TRIM, no SSD?

Para o modelo do meu macbookpro o SSD vai ativar o TRIM que todos falam?

Vale a pena eu tirar meu hd de 750gb e colocar um SSD de 256gb?

Ou melhor sacrificar o slot de cd e comprar um estojo para colocar o hd no lugar do driver do cd?

Vai funcionar se eu colocar o SSD no lugar do driver de cd ou tenho que tirar o hd de 750 colocar o ssd no lugar e no lugar do driver de cd eu colocar o hd de 750gb, onde o desempenho ficar melhor? ou tanto faz?

Nao uso todo espaço do meu hd, pois musicas e fotos tenho no hd externo tambem usando como time machine,

quero um processo simples que eviter desmontar ao minimo meu macbookpro pois nao tenho experiencia em montar e desmontar macbook.

Descupe o numero de perguntas, mas são minhas duvidas e de outros querem fazer um upgrade no macbookpro.

o site http://www.macsales.com envia para o brasil? alguem ja comprou e chegou de boa?

valeu pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 17
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Irei responder o que sei. Acho que meu MacBook é o mesmo que o seu, e tenho um SSD de 128GB.

Quais especificações tenho que observa ou levar em conta na compra de um SSD?

O desempenho é o mais importante. O meu SSD é o M4 da Crucial pelo custo x benefício. As marcas mais famosas geralmente tem desempenhos melhores. Os pontos legais de observar antes é a velocidade de escrita e de leitura. Procura alguns benchmarks para ver.

o que é o TRIM, no SSD?

TRIM é um comando para dizer que o bloco do SSD está livre para reescrita. Não tenho certeza, mas dizem que diminui a vida útil, apesar de ter maior desempenho. Alguém com mais conhecimento pode confirmar.

Vale a pena eu tirar meu hd de 750gb e colocar um SSD de 256gb?

Aí é com você amigo. Eu troquei o meu de 750gb por 128gb e estou muito feliz. Somente uma vez deu disco cheio, daí fiz a limpa. 256 para mim seria de boa, mas aí depende do seu uso. Eu tenho somente os programas básicos (Office, iLife, CS6 e mais alguns) e uns 40GB de música. Daí preciso apagar as séries que baixo depois de assistir.

Ou melhor sacrificar o slot de cd e comprar um estojo para colocar o hd no lugar do driver do cd?

É o que eu queria fazer antes de ver que para mim está ok o pouco tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o seu notebook for late 2011 pra frente pode instalar um SSD Sata 3 tanto no lugar do HDD quanto no Superdrive (CD/DVD).

Se 256 forem suficientes para você é melhor instalar no lugar do HDD e não mexer no CD.

Se quer mais espaço pode deixar o HDD e instalar o SSD no lugar do CD ou colocar o SSD no lugar do HDD e passar o HDD para o lugar do CD; porém, independente se SSD ou HDD, para instalar no lugar do CD você precisa da base adaptadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado diogo e fabio. Minhas duvidas principais foram ja respondidas.

A questao do TRIm, a experiencia de quem trocou um HD de um macbook igual ao meu e a questao de sata.

Comprando posso pegar um sata 3 tranquilo.

Acho que vou manter mesmo o driver de cd e tirar o hd e colcoar o ssd, atualmente tenho 140gb ocupado no hd um de 256 vai ficar otimo.

baixo tambem varias series e mandarei elas pro HD externo.

vou pesquisar preços dos SSD pra estar fazendo esse upgrade.

A questao de memoria o macbookpro inicio de 2011 core i5 suporta ate quanto de memoria? atualemnte esta com 4gb.

será que suporta 16gb ou ate 8gb.

tenho um camarada que vai voltar dia 06/01, ai vou pedir pra ele trazer memoria ram pra mim.

aproveitando se suporta 16gb, vou logo meter 16gb no bichinho e pronto.

sabendo qu 4gb esta bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o seu é início de 2011 ele aceita 16Gb e o HDD é Sata 3, mas parece que o CD é Sata 2.

Eu ativei o Trim aqui e não senti mudança significativa, então eu acho que pode deixar sem ativar; pode ser que o Mac OS utilize outro sistema de alocamento.

Você pode colocar o HDD, que for retirado, numa gavetinha USB externa; assim vai ter mais uma opção de backup.

Editado por Fabio Seiji
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é trim? https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CDAQFjAA&url=http%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2Fwiki%2FTRIM&ei=uS7fUPfTK4rA8AT74IEo&usg=AFQjCNGHZdBM5iM8k8wlPWqw825FoGVnsQ&bvm=bv.1355534169,d.eWU

TRIM nao sera ativado pois a Apple só ativa nos SSDs que ela mesmo implementa nos macs. Da pra usar o TRIM Enabler pra isso http://www.groths.org/?page_id=322

Eu uso ssd de 128gb e hd externo portatil de 1tb.

Editado por TIGOS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bah! Quem bom que é compativel com 16gb.

Mudando para SSD de no minimo 256gb e memoria de 16gb tenho mac para mais uns 5 ou mais anos.

Uso meu macbookpro para uso particular mesmo e poucas edição de video e fotos.

Agora é achar SSD com um preço bom.

http://www.macsales.com

o site que sitei a cima eles enviam para o Brasil? é confiavel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não compre direto dos EUA. Não vale a pena! Dê uma olhada na seção "Classificados" aqui do Fórum, ou envie um email pra flaviomonaco@gmail.com Ele é 100% confiável.

Dá uma olhada nos preços dele:

Corsair 120GB Sata 3 - 350 reais

OCZ Technology 256GB Vertex 4 Series - 650 reais

OCZ Technology 128GB Vertex 4 Series - 400 reais

Editado por Matheus F
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não compre direto dos EUA. Não vale a pena! Dê uma olhada na seção "Classificados" aqui do Fórum, ou envie um email pra flaviomonaco@gmail.com Ele é 100% confiável.

Dá uma olhada nos preços dele:

Corsair 120GB Sata 3 - 350 reais

OCZ Technology 256GB Vertex 4 Series - 650 reais

OCZ Technology 128GB Vertex 4 Series - 400 reais

Valeu a dica, ja enviando pra ver se ele tem esses ssd.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tiver dúvidas sobre esses assuntos existem vários topicos de pessoas inclusive com máquinas igual a sua debatendo esse assunto.

Inclusive sobre SSD e TRIM para desmentir lendas conforme o amigo acima disse que o Trim compromete a vida util do SSD e não é verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, acho que as suas outras dúvidas já foram respondidas. Com respeito a OWC eu já comprei pentes de memória sem problemas nenhum e comprei também um SSD Mercury Extreme Pro 6G de 256GB. No momento me achei a pessoa mais inteligente do mundo comprando direto dos EUA e sim eles entregam direto aqui e tudo muito rápido e bem feito. Pena que me achei a pessoa mais idiota do mundo quando o SSD chegou no Brasil e eu fui sobre-taxado pela Refeita Federal em 100% do valor. Paguei duas vezes pelo mesmo equipamento. Como somente isso não bastava, o SSD deu problemas logo na primeira semana. Ele congelava o sistema depois de entrar em Sleep isso na primeira semana e depois travava todo o sistema, logo depois nunca mais leu e nem foi identificado pela sistema.(coisa que a OWC diz que somente os SSD's deles não fazem) enviei novamente por RMA o SSD para lá e me enviaram outro com, porém com o mesmo problema. Estou com ele aqui parado... estou com um OCZ Vertez 4 agora de 256GB, mais ainda não consegui testá-lo pois preciso de um Icy Dock para colocar ele no Mac Pro. Espero ter ajudado. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, acho que as suas outras dúvidas já foram respondidas. Com respeito a OWC eu já comprei pentes de memória sem problemas nenhum e comprei também um SSD Mercury Extreme Pro 6G de 256GB. No momento me achei a pessoa mais inteligente do mundo comprando direto dos EUA e sim eles entregam direto aqui e tudo muito rápido e bem feito. Pena que me achei a pessoa mais idiota do mundo quando o SSD chegou no Brasil e eu fui sobre-taxado pela Refeita Federal em 100% do valor. Paguei duas vezes pelo mesmo equipamento. Como somente isso não bastava, o SSD deu problemas logo na primeira semana. Ele congelava o sistema depois de entrar em Sleep isso na primeira semana e depois travava todo o sistema, logo depois nunca mais leu e nem foi identificado pela sistema.(coisa que a OWC diz que somente os SSD's deles não fazem) enviei novamente por RMA o SSD para lá e me enviaram outro com, porém com o mesmo problema. Estou com ele aqui parado... estou com um OCZ Vertez 4 agora de 256GB, mais ainda não consegui testá-lo pois preciso de um Icy Dock para colocar ele no Mac Pro. Espero ter ajudado. Abraços

Com sua experiencia, acho melhor comprar por aqui mesmo, onde os vendedores dão garantia e nao precisa de ficar enviando pra fora do pais se der problema, e o pior de tudo ser taxado ou sobre-taxado como vc foi.

Vou esperar passar essa ressaca de fim de ano, e comprar o meu por aqui mesmo.

valeu por compartilhar a experiencia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fiz esse up ontem no meu MacBook Pro early 2011, coloquei um SSD OCZ 256Gb e a máquina ficou um monstrinho! Realmente o conector dele pro superdrive é SATA II, então vc não vai ter o máximo de desempenho colocando o SSD lá. Sacrificar seu superdrive só vale a pena se vc precisa de espaço e não usa o drive; velocidade não vai ser seu maior ganho assim. Pra desempenho, já que vc usa pouco espaço, troque o hdd mesmo pelo ssd. Além de ser mais fácil, vc não vai precisar de nenhum adaptador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz esse up ontem no meu MacBook Pro early 2011, coloquei um SSD OCZ 256Gb e a máquina ficou um monstrinho! Realmente o conector dele pro superdrive é SATA II, então vc não vai ter o máximo de desempenho colocando o SSD lá. Sacrificar seu superdrive só vale a pena se vc precisa de espaço e não usa o drive; velocidade não vai ser seu maior ganho assim. Pra desempenho, já que vc usa pouco espaço, troque o hdd mesmo pelo ssd. Além de ser mais fácil, vc não vai precisar de nenhum adaptador.

Irei fazer isso, nao vou sacrificar o driver pois sempre minha esposa usa pra ver umas fotos que ela tem no cd, e meu problema nao é espaço, pois uso um hd externo, pra mim seria 256gb ssd no lugar do hdd 750gb. mais simples e sem precisar de acessorios extras pra fazer no lugar do super driver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...