dseroiska Postado 28 de dezembro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 28 de dezembro de 2012 Bom, não vi nenhum assunto relacionado sobre isso, então vamos lá: Apesar do meu Mac ter muita memoria e o HD não ser um SSD, ele não tinha um desempenho agradável, pois na hora de ligar, o finder demorava para carregar e isso estava me causando uma baita frustração. então decidi realizar um procedimento que eu faço e recomendo em pcs, macs, linux e afins com mais de 8 GB de Ram, desativar o SWAP!! Pois Bem a taxa de leitura e escrita do HD é lento e o SWAP é apenas o arquivo de troca quando falta memoria, sendo assim ele acaba escrevendo algo SWAP e isso gera uma queda de performance. Procurando na rede achei um site que fala de como realizar os procedimentos: Link site: http://wiki.summerco...ing_in_mac_os_x Abra o terminal: Digite a linha abaixo: sudo launchctl unload -w /System/Library/LaunchDaemons/com.apple.dynamic_pager.plist[/CODE]vai pedir a senha:Remova o arquivo de Swap:[CODE]sudo rm /private/var/vm/swapfile*[/CODE]Reinicie o Mac e BOOW, o desempenho é outro, como se tirase um peso das costas o Boot no meu caso caio de 1:10m para 50s, e o desempenho em programas ficou SHOWW.Caso precise ativar o SWAP entre no modo SINGLE MODE ligue o mac e aperte command+s e digite a linha abaixo:[CODE]sudo launchctl load /System/Library/LaunchDaemons/com.apple.dynamic_pager.plist[/CODE] Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
iEdmar Postado 28 de dezembro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 28 de dezembro de 2012 Boa dica. Favoritei para fazer isso qndo tiver os 8 ou 16gb que pretendo colocar. Vlwww Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
TIGOS Postado 28 de dezembro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 28 de dezembro de 2012 (editado) Não se aconselha em hipotese alguma a desativar o SWAP. Se você não possui muita memória e seu computador precisar de mais, o que implica a utilização do SWAP, ele irá usar. Caso contrário ele não irá. Para ver se seu computador precisa de mais memória abra o Activity Monitor e veja se exise em System Memory > Page Outs: um descarregamento de dados. Isso indica que seu computador além de usar a memória RAM teve que usar a SWAP. Mais infos da própria Apple aqui: http://support.apple.com/kb/HT1342 Quanto a lentidão, tenho certeza que pode ser outros motivos, e meu palpite fica por conta do HD. Afinal hoje é a peça mais lenta de um computador e gera gargalo nas operações. Uma forma rápida de liberar espaço inativo de memória alocado pelo Mac OS é usar o comando: purge Editado 28 de dezembro de 2012 por TIGOS Mundo iPadBR 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Matheus F Postado 28 de dezembro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 28 de dezembro de 2012 LOL, nunca ví alguém falar em disativar o SWAP. Também não aconselho. Mundo iPadBR 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
dseroiska Postado 28 de dezembro de 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado 28 de dezembro de 2012 Bom, ja faço isso a um bom tempo em servidores linux, pois com 8Gb de ram o swap nem se meche, e o desempenho é outro, swap é a memoria de troca quando a pouca memoria, enfim não estou tendo problema de desempenho, pelo contrario ta voando agora. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Fabio Seiji Postado 28 de dezembro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 28 de dezembro de 2012 Bom, ja faço isso a um bom tempo em servidores linux, pois com 8Gb de ram o swap nem se meche, e o desempenho é outro, swap é a memoria de troca quando a pouca memoria, enfim não estou tendo problema de desempenho, pelo contrario ta voando agora. É interessante, mas a área de swap não é utilizada apenas se algum aplicativo estourar a quantidade total de memória? Assim, se a utilização não ultrapassa o limite, ele não seria utilizado e seria a mesma coisa que estar desativado ou o swap está sempre em atividade? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
dseroiska Postado 28 de dezembro de 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado 28 de dezembro de 2012 Sim, porém com 16Gb de memoria e ainda usando maquina virtual o limite, pra min nunca estourou, sem contar com menos I/O de disco a bateria que durava em média 4 á 5 horas voltou a vida de durar quase 7 horas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
TIGOS Postado 28 de dezembro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 28 de dezembro de 2012 Isso não é a solução para tudo, invista em um hd moderno que seu gargalo será resolvido. iFernanda 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
dseroiska Postado 28 de dezembro de 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado 28 de dezembro de 2012 Bom, uma coisa de cada vez. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
lingbauer Postado 28 de dezembro de 2012 Denunciar Compartilhar Postado 28 de dezembro de 2012 E como se desativa isso no Windows 7 e 8 (acredito que de um sirva pro outro) ??? lpasiqueira 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
dseroiska Postado 28 de dezembro de 2012 Autor Denunciar Compartilhar Postado 28 de dezembro de 2012 Sim, clique com o botão direito em computador, propriedades, avançado, em desempenho clique em configurações, avançado alterar, desmarque gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo e marque sem arquivo de paginação. Ok e reinicie. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Anderson Siqueira Postado 8 de janeiro de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 8 de janeiro de 2013 Não é recomendável desativar o SWAP (PageFile). Pode-se diminuí-lo caso possua fartura de RAM. Mas a total desativação causará instabilidades e possíveis KERNEL PANICS. Isso ocorre pois, por mais modernos que sejam os SISTEMAS OPERACIONAIS e por mais quantidade de RAM que possuam, ainda são suscetíveis a falhas (erros, bugs, etc) e acabarão por tentar acessar o PageFiles (Arquivo de Trocas), e se não encontrarem o SWAP.... travam! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Gabriel M Couto Postado 8 de janeiro de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 8 de janeiro de 2013 eu faço isso no bootcamp. desativo o SWAP, o espaço reservado da lixeira, e a hibernação. Mas faço isso pois são recursos que ocupam muito espaço em disco, e eu gosto de deixar a partição do bootcamp bem limpinha para meus aplicativos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Marcosh72 Postado 8 de janeiro de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 8 de janeiro de 2013 Esse procedimento não deveria ser necessário. O sistema prefere usar a RAM que o swap. Se estava utilizando swap, é por algum motivo. E se não estava utilizando, não deveria ter ficado mais rápido quando desativou... Tenho 8gb de RAM, meu mac está ligado há mais de 1 semana, e teve apenas 644kb de page-out da RAM. Acredito que aqui não faria diferença. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Cristiano Galdino Postado 9 de janeiro de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 9 de janeiro de 2013 O SWAP só é usado quando a memória RAM está esgotada, qual seria a justificativa técnica para desabilitá-lo? iFernanda 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Matheus F Postado 9 de janeiro de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 9 de janeiro de 2013 Bom, achei um artigo imenso de um cara que ficou 11 meses com o SWAP desligado no Windows 7. E de acordo com o que ele apurou, o ganho de performance gira em torno de 0,5% ~ 1%. http://www.tweakhound.com/2011/10/10/the-windows-7-pagefile-and-running-without-one/ iFernanda 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
dseroiska Postado 9 de janeiro de 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado 9 de janeiro de 2013 Olha estou com o SWAP desativado antes do Natal, a única coisa que notei foi, a bateria está durando mais (menos I/O de disco), o finder que tinha uma demora pra carregar quando ligava agora é instantâneo as vm's estão rodando melhor, não tive em nenhum momento Kernel Panic, e nunca mais vi programas travarem e olha que isso acontecia, como relatei faço esse procedimento em pc's e servidores com mais de 8GB de ram e no mac fiz depois que passei ele para 16GB de ram. pra min tá com ganho de performance muito bom e não vou mais ativar SWAP. Uma coisa que notei que com 16Gb de ram antes de desativar o SWAP, ele nem era utilizado mesmo a unica coisa que fiz foi tirar ele para o sistema nem pensar em escrever nada nele. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Cristiano Galdino Postado 9 de janeiro de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 9 de janeiro de 2013 Olha estou com o SWAP desativado antes do Natal, a única coisa que notei foi, a bateria está durando mais (menos I/O de disco), o finder que tinha uma demora pra carregar quando ligava agora é instantâneo as vm's estão rodando melhor, não tive em nenhum momento Kernel Panic, e nunca mais vi programas travarem e olha que isso acontecia, como relatei faço esse procedimento em pc's e servidores com mais de 8GB de ram e no mac fiz depois que passei ele para 16GB de ram. pra min tá com ganho de performance muito bom e não vou mais ativar SWAP. Uma coisa que notei que com 16Gb de ram antes de desativar o SWAP, ele nem era utilizado mesmo a unica coisa que fiz foi tirar ele para o sistema nem pensar em escrever nada nele. Isto pode ser efeito psicológio. Veja que você mesmo diz que o sistema não usava SWAP, logo não haveria carga de I/O. Enfim, como diria um grande mestre que tive - "SWAP é memória de pobre, se o sistema usou SWAP faça upgrade RAM.", mas teoricamente desativá-lo não vai fazer nenhuma diferença de performance. iFernanda 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Maicon Radeschi Postado 9 de janeiro de 2013 Denunciar Compartilhar Postado 9 de janeiro de 2013 Realmente acho que é efeito psicológico.. E a questão de que ter 8GB de ram já pode desativar a swap é muito relativa, depende do que você roda, quantos programas você roda.. Além do mais, pode ser que hora ou outra você precise rodar mais coisas que o normal, aí a swap vai fazer falta, pode ter certeza. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
dseroiska Postado 9 de janeiro de 2013 Autor Denunciar Compartilhar Postado 9 de janeiro de 2013 Bom pra min não fez falta, não tem nada de efeito psicológico, trabalho com TI sei do que falo, enfim coloquei pra ajudar, se tiver mais que 8GB ram faça o teste. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.