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Obrigado Apple por estragar o meu Natal


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23/nov/2012, Black Friday, este ser que vos escreve resolve aproveitar um bela promoção, quer dizer nem tão bela assim, apenas uns 8% de desconto, como muitos falaram: isso é uma "black fraude - tudo pela metade do dobro", mas tenho que ser sincero, realmente houve um desconto de 8%, claro que muito baixo em relação ao que acontece no mercado americano, bom, mas estamos no Brasil né.

Customização feita, pensei: esse é o presente de Natal.

Prazo máximo para entrega: 16/dez!!! Pensei, como assim? 23 dias para me entregarem um MacBook? Depois fiquei sabendo que se eu passar a memória de 4Gb para 8Gb, eles me cobram +350,00, e essa "customização" é feita lá nos EUA (ou será na China?).

Mas até aí tudo bem, ainda chegará antes do Natal, que mal há em esperar apenas 23 dias?, nenhum, afinal estamos em 2012 e me sinto tendo um serviço de entrega de 1990, sou meio nostálgico e ainda ouço Rolling Stones.

Está gostando da eficiência da maça? Agora é que fica legal...

Olha que serviço eficiente: no dia 16/12, no dia do prazo final recebo uma pérola de e-mail assim:

...O seu pedido estava com entrega prevista para hoje, mas como a entrega não foi efetuada, iremos enviar uma reposição sem nenhum custo adicional assim que o mesmo estiver disponível...

Putz, que legal, vcs não me entregam o que eu já paguei e ainda não vão me cobrar nada pela incompetência de vcs? Entro em estado de nirvana, me sinto um felizardo, pra não dizer um otário.

Liguei para a Apple para tentar entender o que estava acontecendo pois a primeira parcela já constava na minha fatura.

A rena do Papai Noel que estava trazendo meu novíssimo MacBook teve uma avaria, foi o que me falaram, na verdade eu acho é que essa rena foi roubada com o trenó inteiro.

Moral da história, a previsão é que o meu MacBook só chegue depois do dia 07/jan/2013, 45 dias após eu ter comprado meu sonho de consumo.

Esse é o preço que se paga por não conseguir mais usar um notebook/ Windows e confiar numa fruta.

E agora? O mundo vai acabar no dia 21/12 e eu ficarei sem o meu presente de Natal.

Obrigado Apple por estragar o meu Natal, continuo fã dos seus produtos, mas o seu serviço de entrega e plano de contingências é um lixo.

Ps.: Outras coisas que comprei junto já chegaram e nem vou falar que no lugar do cabo Mini Display Port to DVI que comprei veio um novissímo fone EarPod, isso é outra história e conto depois.

Márcio Gomes

http://www.marciogom...ar-o-meu-natal/

Editado por marciogomes
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Problemas com entregas acontecem em qualquer lugar. Inclusive nos EUA. E a Apple te tratou muito bem perto de como seria o tratamento das lojas daqui.

Pesquisa um pouco no Google, em inglês, e verás como todo tipo de entrega sofre problemas.

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Bem... fiquei sabendo - através desse fórum inclusive - que um computador Apple customizado leva no mínimo um mês para chegar no Brasil. Ou seja: mínimo.

Eu entendo a frustração do cara... mas tb achei meio "problema de classe média". AUehauehaueh

Tenha certeza que eles vão te recompensar de alguma forma, viu Marcio?

Liga lá, faz drama, fala que vc está chateadíssimo, coração partido e tudo... vão logo tentar enviar a máquina e de quebra dar umas coisas de graça, e uns créditos free na App Store ou iTunes Store.

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Bem... fiquei sabendo - através desse fórum inclusive - que um computador Apple customizado leva no mínimo um mês para chegar no Brasil. Ou seja: mínimo.

Eu entendo a frustração do cara... mas tb achei meio "problema de classe média". AUehauehaueh

Tenha certeza que eles vão te recompensar de alguma forma, viu Marcio?

Liga lá, faz drama, fala que vc está chateadíssimo, coração partido e tudo... vão logo tentar enviar a máquina e de quebra dar umas coisas de graça, e uns créditos free na App Store ou iTunes Store.

Que nada JoeD,

No caso dele ele fica ciente no ato da compra de que o computador customizado demora de 3 a 4 semanas para ficar pronto. A Apple só garantia a entrega até à véspera de Natal de determinados produtos se comprados até o dia 17 de Dezembro. Dentro da condição estão produtos com o iPad, iPods, mas não os computadores customizados. A média de espera de um computador dessa natureza fica entre 20 a 30 dias.

Problemas com entregas acontecem em qualquer lugar. Inclusive nos EUA. E a Apple te tratou muito bem perto de como seria o tratamento das lojas daqui.

Pesquisa um pouco no Google, em inglês, e verás como todo tipo de entrega sofre problemas.

Sem dúvidas, mas a realidade aqui no Brasil é bem mais macabra. Somos vistos pela Apple como consumidores de segunda classe, caso contrário haveria aqui uma planta fabril especializada em customizar os MACs e enviá-los num prazo de 7 a 15 dias, tal qual acontece nos EUA.

Haveria ainda um sistema de logística condizente com o tamanho da marca. Eu já sofri na mão da Apple, mas depois sofri mais ainda com o sistema de logística. A Apple pelo menos cumpriu com a sua parte, mesmo assim tive dois MBPs 2012 danificados em menos de 90 dias.

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Dos casos que conheci de compras de macs personalizados, todos atrasaram, e nem era fim de ano. Infelizmente se quiser um mac com configuração fora do padrão vai tomar um chá de cadeira, então tem que estar preparado e ver se vale a pena. Por exemplo, se quiser aumentar RAM em um MBP 13", aconselho que o próprio dono faça; se é um MBA e quiser 8GB, aí pega um suco, uma revista de palavra cruzada e relaxa.

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hm, já passei por esse problema da entrega da apple store brasileira, é uma M*****, porém, a demora valeu a pena, fui recompensado com 1 magic mouse e um teclado sem fio EXTRA :)

mas isso não justifica a falta de responsabilidade da "empresa" que se diz Apple Brasil, parece + uma empresa terceirizada pela apple, porque penso q o senhor Cook não deva ter conhecimento desse tipo de coisa, pelo menos o tio Jobs acredito q n aceitaria uma coisa dessas... nem q mandasse o jatinho particular dele entregar seu produto.. se prometem um prazo, que cumpram -.-

kkkk acho q viajei um pouco, mais é o q penso

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      No dia 05 de Março, retirei o equipamento da loja e, naquele momento, me disseram que a garantia do serviço/peça era de 3 meses. No dia, questionei porque de ser tão pouco tempo, já que são peças originais, e a atendente me informou que era procedimento da Apple.
      O computador é a minha ferramenta de trabalho e é com ele que eu consigo sobreviver financeiramente. Os aparelhos da Apple não são nem um pouco acessíveis, assim como seus serviços. Ter essa ferramenta e realizar um serviço autorizado, com peças originais, não foi simples. Demandou muito investimento, suor e horas trabalhadas. Esse aparelho é meu patrimônio.
      Para minha surpresa, no dia 14 de Junho, alguns glitches voltaram a aparecer no meu equipamento e no dia 15 de Junho liguei para a STI agendando um horário para mostrar o que estava acontecendo. A empresa marcou horário para o dia 18 de Junho, pela manhã. Chegando lá, contei minha história para um novo atendente e ele chamou sua superior para entender como proceder. Após cerca de 20min de espera a resposta chegou: me informaram que a garantia havia vencido no dia 05 de Junho e não poderiam fazer nada sobre isso. O PROBLEMA VOLTOU A ACONTECER 9 DIAS DEPOIS DA GARANTIA DELES. A solução que me deram era de deixar meu computador novamente, realizar um novo orçamento e, provavelmente, ter que desembolsar um valor semelhante ou maior que o serviço anterior. Mas me deram uma alternativa: deixar o equipamento e, se eu não autorizasse o serviço, pagar uma taxa de R$100,00. Engraçado, pra não dizer trágico, é que o mesmo problema aconteceu com a máquina, mas dessa vez a negligência de uso não existia. Ou seja: será que não foi, desde o início, um problema de fabricação? Pedi para falar com o técnico responsável pela troca do display para me explicar um pouco mais do diagnóstico que ele tinha dado, mas ele se recusou a conversar comigo. 
      No momento, fiquei indignada! Como é possível 9 dias depois da garantia o equipamento original que eles trocaram não estar mais funcionando? O serviço deles foi tratado como alimento perecível. Os atendentes da loja disseram pra eu entrar em contato com o 0800 da própria Apple e então liguei, dali mesmo, para o número. E, após 30 minutos em espera, o call center me retornou com a mesma resposta. Aí eu fiquei ainda mais frustrada. Me senti roubada.
      O meu questionamento é: como pode uma empresa multinacional e uma representante de serviços da mesma reagir com tanto descaso ao consumidor? Me senti, e ainda me sinto, impotente por ter seguido as orientações e ter conduzido meu problema da maneira mais correta possível.
      Pra piorar a situação, levei em outra assistência técnica autorizada e eles me deram como diagnóstico "substituir o display completo que está danificado, não há como repará-lo". Palavras da própria assistência. E o valor do orçamento foi ainda mais caro que da primeira vez: R$6.565,00. Claro que não deixei lá, então tive que pagar uma taxa de R$180,00 dessa vez. 
      Estou sendo extremamente ridicularizada. Completamente impotente. Desesperada para que a Apple olhe para o meu problema. Confiei e investi na marca e estou passando por uma grande decepção. 
      Tentei contato em outros canais com a Apple e eles só me responderam via consumidor.org.br, no dia 21 de Junho. Até agora, dia 29 de Junho, nenhum outro update. 
       
      Mais alguém passou ou está passando por essa frustração? 
       

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      Oii gente
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    • Por Raul Duelis
      Pessoal, meu MacBook da assinatura, o qual utilizo no dia-a-dia, deixou de abrir no macOS. Não teve atualização (nem dele e nem do sistema) e já reinstalei o app diversas vezes e nada. Ele só fica nessa tela preta e nada. Alguém sabe como resolver?

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