Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

IMAC 21 MID 2010 (LENTO E TRAVANDO)


Leonardo Santos

Posts Recomendados

Pessoal,

Tenho um Imac 21 de meados de 2010 ( o da assinatura).

A versão que venho instalada com ele no ato da compra era o Snow Leopard. Fiquei por um ano com os 4gb de memória que vieram de fábrica.

Usava o Imac para todos os tipos de atividades, internet, edição de vídeos (HDSLR), de fotos no Apperture, além de recursos de office. Ou seja, era a minha máquina de trabalho mesmo.

No mesmo dia que o Lion foi lançado instalei a atualização e senti uma leve melhora no desempenho, porém, logo depois percebi uma queda de performance. Formatei, instalei o Lion novamente, e o desempenho melhorou um pouco.

Aí veio o ML. Instalei na semana do lançamento e encomendei mais 8Gb de memória. Agora estou com 12Gb. Porém, sinto que o Imac está trancando em atividades básicas como editar textos no Libre office, navegar na internet. Estou finalizando os últimos trabalhos em vídeo no FCP para aposenta-lo como editor de vídeo, mas tenho pretensão de mante-lo como computador para atividades cotidianas por um bom tempo.

Alguém com Imac de 2010 sente o mesmo? As vezes penso que seria melhor manter o Snow Leopard que rodava mais liso e suave.

Sabemos que há obsolescencia programada, mas pergunto em termos de produtividade mesmo. Vale a pena atualizar máquinas mais antigas?

Pensarei duas vezes em atualizar para um novo OS, se a máquina ainda permitir.

Estava vendo vídeos na internet, e máquinas com C2d rodam muito bem com o Snow em atividades simples e cotidianas. Espero que este Imac dure pelo menos mais uns 3 anos como meu desktop principal.

O que acham, sempre apostei nos produtos da apple pela durabilidade e qualidade. Mas essa história de atualizações anuais de OS me parece que está encurtando os tempos de vida das máquinas.

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- rode o Utilitário de Disco e faça a correção das permissões.

2- Retire o módulo de 8GB e faça o teste.

3- Retire o outro módulo de memória, colocando de volta apenas o pente de 8GB e faça o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Como testar pra saber se o HD está engasgando? tenho um imac intel 21 -meados 2011 e mesmo com instalacao limpa - 10.8.3 - 12 gb de ram demora algum tempo pra dar boot  (achar o HD - apesar de as preferencias ja indicarem qual o de inicializacao), e quando sai do sleep - ta tudo travado - icones lentamente pulando no dock, e dificil até mesmo de matar o processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Que estranho, acredito que seja mesmo o HD como o amigo falou acima, mas o meu late 2009, Core 2 Duo ainda trabalha como veio de fábrica, super liso e rodando programas como Photoshop sem problemas. Atualizei pro Lion também, mas antes disso não havia apresentado fraquezas. 

Maior diferença que ele teve nos últimos anos é que enquanto antes eu renderizava um vídeo no After em uma hora, hoje levo o dobro para a mesma tarefa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre conto com as seguintes ferramentas de correção/diagnóstico - hd externo, memtest, diskwarrior e cocktail.

Primeira coisa a fazer - testar a velocidade/performance com um OS novo (ou pouco usado) no HD externo.

Ficou bom - backup, reformatar com zero all data e reinstalar.

Problemas continuam - memtest e cocktail (no cocktail reparo as permissões, apago os caches e temporarios, rodo os scripts e procuro por preferencias corrompidas) - ja o memtest testa a memoria a exaustão - quando as memorias começam a falhar, o mais comum são travamentos, kernelpanics, quits e as vezes problemas no boot.

85% das vezes o problema está no HD - problemas lógicos, com formatação/diretório, que o diskwarrior resolve, mas ainda aconselho backup, rformatar (zero all data) e reinstalar tudo (e voltar com o backup) - fica novinho.

Com o Mac OS 10.8.3, na maioria das vezes, após a nova instalação, só é preciso rodar o cocktail ou diskutility uma vez após a instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu iMac ta uma bosta, é de meados de 2010 também, i3 com tudo do jeito que veio de fábrica, ta ficando insuportável usar ele :((Será que é problema no HD mesmo? Tá dando raiva, se eu tento reproduzir alguma música com um download em andamento, esquece, nem a música e nem o download darão certo, agora nem meu iMac é multi tarefa mais, só posso fazer 1 coisa de cada vez, e olha lá... :( Uso bastante o AutoCad por causa da facul e nem ele ta funcionando direito mais :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...