Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Guia de compras de Macbooks


Marcelo Peltier

Posts Recomendados

Existem atualmente três linhas de Macbooks à venda e para entender qual é a melhor para você, vou explicar as principais características de cada uma:

Macbook Air

Esse modelo é o "Netbook" da Apple. Ele foi projetado para ser seu segundo computador, ideal para pequenos trabalhos e para uso na rua, no colo, de cabeça para baixo...

Pontos positivos:

• Leve

• Ocupa pouco espaço

• Pode ser usado em qualquer lugar, suporta trepidações, mesmo ligado, pois não possui peças móveis (armazenamento em Flash).

• Ideal para uso na rua

Pontos negativos:

• Processador lento

• Tela pequena

• Pouco espaço de armazenamento. Não serve para ser seu único computador.

• Sem capacidade de expansão de memória

• Não possui DVD

Macbook Pro

É o modelo Custo x Benefício, trazendo poder de processamento e armazenamento a um preço atraente. Pode ser usado como o único computador, mas seu uso é recomendado apenas sobre uma mesa, por causa da fragilidade do disco rígido.

Pontos positivos:

• Processador com desempenho equilibrado

• Tela maior

• Memória expansível

• Capacidade de armazenamento de 500GB ou mais

• Possui DVD

Pontos negativos:

• Mais pesado e volumoso

• O Disco rígido torna o armazenamento mais lento, além de ser sensível a trepidações, por possuir peças móveis (como qualquer outro notebook)

Macbook Pro com Tela Retina

É o Top de linha da Apple, rápido e sólido. Possui uma resolução superior aos outros dois modelos, processador mais potente e armazenamento em Flash de grande capacidade. Ideal para edição de vídeo em HD e trabalhos fotográficos em tamanho grande.

Pontos positivos:

• Maior resolução

• Maior velocidade de processamento e armazenamento

Pontos negativos

• Preço

• Peso

• Não possui DVD

• Não aceita expansões

Editado por Marcelo Peltier
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, você também pode trocar o SSD no Macbook Air. Em compensação não é possível expandir a RAM no Air e no Pro com Retina.

Editado por Marcelo Peltier
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, você também pode trocar o SSD no Macbook Air. Em compensação não é possível expandir a RAM no Air e no Pro com Retina.

To ligado, infelizmente a Apple solda a memória na placa.. Mas é por causa disso que ele fica mais fino do que os outros...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, me desculpe, mas você se enganou. Os processadores do Air e Pro são bem semelhantes, senão os mesmos.

Acredito que você se equivocou ao dizer que o processador do Air é lento.

Ou i5 e i7 Sandy Bridge são fracos pra você?

E sim, meu MacBook Air é meu único computador e eu sou BEM produtivo com ele.

Marcelo, me desculpe, mas você se enganou. Os processadores do Air e Pro são bem semelhantes, senão os mesmos.

Acredito que você se equivocou ao dizer que o processador do Air é lento.

Ou i5 e i7 Sandy Bridge são fracos pra você?

E sim, meu MacBook Air é meu único computador e eu sou BEM produtivo com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, me desculpe, mas você se enganou. Os processadores do Air e Pro são bem semelhantes, senão os mesmos.

Acredito que você se equivocou ao dizer que o processador do Air é lento.

Ou i5 e i7 Sandy Bridge são fracos pra você?

E sim, meu MacBook Air é meu único computador e eu sou BEM produtivo com ele.

Marcelo, me desculpe, mas você se enganou. Os processadores do Air e Pro são bem semelhantes, senão os mesmos.

Acredito que você se equivocou ao dizer que o processador do Air é lento.

Ou i5 e i7 Sandy Bridge são fracos pra você?

E sim, meu MacBook Air é meu único computador e eu sou BEM produtivo com ele.

ivy bridge nao? Os modelos 2012 são ne?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na boa, comparar o MacBook Air com um netbook é muita ingenuidade ou muita ignorância.

O correto seria...modelo que é o "Ultrabook" da Apple. O processador não nem um pouco lento amigo, a idéia desse tipo de dispositivo é muito diferente dos netbook's, já que a proposta é ter um dispositivo leve, portátil(fino) e de alto desempenho. A questão é o que Air, assim como os ultrabook's usam processadores com baixo consumo de energia, então eles não podem ser considerados "lentos", já que os processadores do Air e Pro(sem Retina) não muito semelhantes, com uma leve/média vantagem para o Pro.

​Na minha opinião o Air é muito mais vantajoso que o Pro(sem Retina), mas veja bem NA MINHA OPINIÃO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na boa, comparar o MacBook Air com um netbook é muita ingenuidade ou muita ignorância.

O correto seria...modelo que é o "Ultrabook" da Apple. O processador não nem um pouco lento amigo, a idéia desse tipo de dispositivo é muito diferente dos netbook's, já que a proposta é ter um dispositivo leve, portátil(fino) e de alto desempenho. A questão é o que Air, assim como os ultrabook's usam processadores com baixo consumo de energia, então eles não podem ser considerados "lentos", já que os processadores do Air e Pro(sem Retina) não muito semelhantes, com uma leve/média vantagem para o Pro.

​Na minha opinião o Air é muito mais vantajoso que o Pro(sem Retina), mas veja bem NA MINHA OPINIÃO.

Concordo, o air se encaixa na linha de ultrabooks..
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu texto é destinado aos novatos no mundo Apple com os quais tenho bastante experiência e falo a linguagem deles. O conceito de ultrabook é novo, muitas pessoas desconhecem. Por isso mesmo usei as aspas.

Os veteranos já possuem experiência e opiniões próprias, e não precisam desse guia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu texto é destinado aos novatos no mundo Apple com os quais tenho bastante experiência e falo a linguagem deles. O conceito de ultrabook é novo, muitas pessoas desconhecem. Por isso mesmo usei as aspas.

Os veteranos já possuem experiência e opiniões próprias, e não precisam desse guia.

Ah entendi, muito boa sua iniciativa!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o ultrabook, ja é um termo comum, a dell e outros fabricantes usam abertamente o termo, a intel faz propaganda do novo conceito na tv aberta e fechada, não entendo o porque não usar, minha mãe e minha sogra são pessoas "novatas" e ambas quando foram trocar de note pediram um ultrabook, pq viram na tv que é um notebook mais leve, com performance melhor e maior autonomia de bateria que é exatamente tudo que o Macbook Air oferece!

abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que o MBA é um ultrabook, não podemos negar(afinal na época que o mesmo fora lançado, esse termo nem era utilizado) e que sua performance é superior a dos netbooks também. Mas dizer que seus processadores se comparam aos do Pro, ainda não. Não acho vantagem comprar um Air, se não for pela mobilidade em si, enfim, o de entrada, com processador i5 dual de 1,7 com TB até 2,6 e o Pro de entrada com 2,5 com TB até 3,1. Só aqui já se vê a superioridade do mesmo. Isso em modelos de entrada, se pegar os verdadeiros "Pro's", que são quad core de verdade e não os de 13' que vieram apenas para substituírem o antigo "White", veremos a notável diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Eu acredito que é interessante colocar a divisão pelo uso diário que a pessoa dará ao computador. Qualquer um dos modelos se estabelece como único computador - tudo depende do uso:

-Processamento de Texto e Planilhas, Navegação na Internet, Reprodução de vídeo/som/foto (desde que não seja via DVD/CD*), Editoração caseira de vídeos e som: MacBook Air - O HD SSD compensa o clock baixo do processador para essas atividades. É um equipamento bastante ágil até. A virtualização via Parallels ou VMWare Fusion rouba memória RAM (que não tem expansão), então o rendimento vai ser comprometido. E se a portabilidade for primordial, ele é perfeito.

-Tudo do anterior + editoração eletrônica (Pacote Adobe e outros), editoração semi-profissional e profissional de vídeos e som (Premier, Final Cut etc). Dá pra trocar o desktop pelo MacBook Pro de 15 polegadas conectado em um monitor maior numa boa. O MacBook Pro de 13 polegadas de entrada é um ponto de interrogação - vale a pena comprar ele ou o Air? Se a possibilidade de expansão de memória/armazenamento for importante, então o Pro. Se não for importante, o Air, na minha opinião. Os de 15 polegadas são ótimos. Estou digitando de um Early 2011, com 16Gb de RAM, que uso para editoração pesada. Ele dá conta do recado tranquilamente.

-Se você precisa de espaço na tela, sem querer ter um monitor externo e adora a tela retina, além de ter um poder de processamento grande, então o Pro Retina é o mais indicado. Ele tem rendimento parecido com os MacBook Pro's de 15 polegadas topo de linha (no processamento) e eu designaria o mesmo uso do Pro com o adicional da maravilhosa tela...o problema é que não dá pra mudar nada (memória e armazenamento).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do guia, achei simples e objetivo.

Só mudaria mesmo a designação de "netbook" para "ultrabook"; mas o resto eu concordo pois para ser objetivo, na maioria das vezes, não adianta ficar entrando em detalhes senão o texto fica complexo e acaba confundindo.

Mesmo a parte em que você diz "Não serve para ser seu único computador", que eu não concordo pois depende do uso que cada um faz do seu computador, dá pra entender perfeitamente sobre a limitação e por isso é esclarecedor para quem não conhece o aparelho.

Editado por Fabio Seiji
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Macbook pro já com Ivy Bridge i5 e pra mim ele voa...! E mais pra frente vou fazer alguns upgrades como um HD flash de 720 e colocar 8 gigas de memória. Imagino que depois que eu fizer esse upgrade eu devo ficar com ele uns 5 anos ou mais,e não ficar neurado com lançamentos...

Com certeza, mas já que vai colocar um SSD de 720, coloca logo 16GB de RAM :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu estou tendencioso a me dar de presente um MBA 13,3"

Vcs podem ver minha assinatura e imaginar..o cara te com um iMac e um iPad e vai investir num MBA..

Ficou pensando mesmo se vale...investir 4 mil e claro vou arranjando as justificativas

Uma..outro dia....numa viagem, precisava trabalhar numas planilhas e no iPad fica meio difícil

Ah! agora to no iMac..e claro que perdi meu iPad para minha esposa (rsrsrs) que deixou de lado aquele netbook de 7,9"

Quanto a escolha de um ou de outro: depende, já tive o MBP e subutilizava, mas era mais culpa minha do que dele..rsrs

O MBA é a mbilidade..e foi bem dito acima..portabilidade

[]`s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou tendencioso a me dar de presente um MBA 13,3"

Vcs podem ver minha assinatura e imaginar..o cara te com um iMac e um iPad e vai investir num MBA..

Ficou pensando mesmo se vale...investir 4 mil e claro vou arranjando as justificativas

Uma..outro dia....numa viagem, precisava trabalhar numas planilhas e no iPad fica meio difícil

Ah! agora to no iMac..e claro que perdi meu iPad para minha esposa (rsrsrs) que deixou de lado aquele netbook de 7,9"

Quanto a escolha de um ou de outro: depende, já tive o MBP e subutilizava, mas era mais culpa minha do que dele..rsrs

O MBA é a mbilidade..e foi bem dito acima..portabilidade

[]`s

Também estou pensando em futuramente trocar meu Mbp por um Air pela questão mobilidade. E realmente Setangels as esposas parecem ter atração pelo IPad pois a minha tomou o meu também kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...