Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

2 SSDs no Macbook Pro, faço FusionDrive ou RAID?


gabrielvaz

Posts Recomendados

Eu tenho um Macbook Pro 13 i5 e tenho aqui em minhas mãos 2 HDs SSD:

SSD Corsair Foce GT 240GB

e um

Kingston SSDNow s200 250GB

Vi o lançamento do FusionDrive e vi muitos benchmarks sobre a velocidade que isso trás.

Mas sou um cara que prefiro performance do que espaço de armazenamento, afinal espaço de armazenamento eu já tenho na minha TimeCapsulle 2TB.

Então eu comprei um CaddyBay para substituir o drive de DVD do meu Macbook Pro por um HD SSD, mas a minha dúvida é:

Com qual das duas opções vou ter uma performance melhor? Fazendo RAID com os 2 HDs SSD ou com o FusionDrive?

Alguém já fez isso e sabe dizer? Cheguei a pesquisar um bocado na internet mas não encontrei ninguém que tenha feito essa comparação.

Editado por gabrielvaz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então somaria a potencia dos dois ou eu estou viajando?!?!

Pela lógica de programação não, usaria o do mais rápido, ele só soma a capacidade.

Olha eu resgatando época de faculdade (Eng. da Computaçao).

Dobra a capacidade mas não dobra a velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela lógica de programação não, usaria o do mais rápido, ele só soma a capacidade.

Olha eu resgatando época de faculdade (Eng. da Computaçao).

Dobra a capacidade mas não dobra a velocidade.

Ah, agora entendi.. Vou continuar com a minha ideia de colocar um ssd de 256Gb e pegar o hd que vem com o mac e fazer ele virar externo... Obrigado Allan!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, agora entendi.. Vou continuar com a minha ideia de colocar um ssd de 256Gb e pegar o hd que vem com o mac e fazer ele virar externo... Obrigado Allan!

Denada.

Eu já estou numa dúvida cruel, colocar um SSD de 256GB e um HDD de 1TB e fazer o Fusion Drive, ou pegar 2 SSD de 256GB e fazer Fusion ou o SSD de 256GB com o 500Gb que vem no MBP e fazer Fusion.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Denada.

Eu já estou numa dúvida cruel, colocar um SSD de 256GB e um HDD de 1TB e fazer o Fusion Drive, ou pegar 2 SSD de 256GB e fazer Fusion ou o SSD de 256GB com o 500Gb que vem no MBP e fazer Fusion.

Acho que a 3ª opção é mais em conta...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O RAID via software não aumenta a performance de acesso ao HD (ou SSD); pode até diminuir a velocidade, mas só testando pra saber o quanto isso afeta.

A vantagem seria em relação à segurança dos dados pois, dependendo de qual RAID estiver acionado, pode pifar um drive que dá pra recuperar as informações.

Se você já tem um Time Capsule eu imagino que seja para backup, então se tiver um HDD + SSD no seu micro eu optaria pelo Fusion Drive pela praticidade ou manter os drives separados mesmo (e usar o SSD para o sistema, claro!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu tenho 2 SSD, será que o FusionDrive funciona com 2SSD? Ou é melhor eu vender um SSD de 240gb e comprar um HDD de 1tb para fazer o FusionDrive?

Amigo faça um raid 0 com certeza vai ser mais rápido do que o fusion drive onde ele soma a capacidade e usa a velocidade do drive mais rápido.

Como você tem 2 ssds, eu iria sem medo com o raid 0 que somaria o tamanho e aumentaria a potência. Só lembrando que vai ter que parcionar o SSD maior pois o raid só é feito com drives do mesmo tamanho.

O RAID via software não aumenta a performance de acesso ao HD (ou SSD); pode até diminuir a velocidade, mas só testando pra saber o quanto isso afeta.

A vantagem seria em relação à segurança dos dados pois, dependendo de qual RAID estiver acionado, pode pifar um drive que dá pra recuperar as informações.

Se você já tem um Time Capsule eu imagino que seja para backup, então se tiver um HDD + SSD no seu micro eu optaria pelo Fusion Drive pela praticidade ou manter os drives separados mesmo (e usar o SSD para o sistema, claro!).

Isso acontece no raid 1 via software. No raid 0 já testei no linux e aumenta a performance sim mas perde na segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...