Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SmcFanControl


victorfranca

Posts Recomendados

Pessoal,

Utilizo o SmcFanControl (para aumentar o RPM dos fans) faz um bom tempo, desde que eu utilizava meu macbook pro 17" de 2007 (o primeiro MBP que lançaram), que esquentava demais!

Hoje utilizo em um MBP de 13, que chega normalmente em uns 95º quando uso todos os recursos, e em um iMac 21 (uso raramente, pois ele não passa dos 60º.)

Porém, hoje lendo alguns fóruns do MacMagazine, li que esse programa por forçar algo que não é natural na máquina, pode diminuir a vida útil do computador. Alguém sabe confirmar se isso realmente pode acontecer? Ou se pode dar algum problema utilizar ele? (como eu disse, uso há tempos e nunca deu problema... Mas é sempre bom evitar o que pode dar problema ao meu mac)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Aumentar a rotação das ventoinhas vai diminuir a vida útil delas, isso é natural, mas não vai cortar uma expectativa de dez anos (só um exemplo) para dois. Tua própria experiência mostrou isso.

Não fique grilado com isso, e sempre questione o que se lê por aí.

Editado por Maddo Garan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ventoinha não vai girar mais rápido do que a velocidade para a qual ela foi projetada. Não se preocupe.

Eu uso esse programa também, mas tenho usado mais para monitoramento da temperatura, no meu caso o sensor de temperatura do Macbook tem feito um bom trabalho, então não preciso ficar ajustando a velocidade manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Utilizo o SmcFanControl (para aumentar o RPM dos fans) faz um bom tempo, desde que eu utilizava meu macbook pro 17" de 2007 (o primeiro MBP que lançaram), que esquentava demais!

Hoje utilizo em um MBP de 13, que chega normalmente em uns 95º quando uso todos os recursos, e em um iMac 21 (uso raramente, pois ele não passa dos 60º.)

Porém, hoje lendo alguns fóruns do MacMagazine, li que esse programa por forçar algo que não é natural na máquina, pode diminuir a vida útil do computador. Alguém sabe confirmar se isso realmente pode acontecer? Ou se pode dar algum problema utilizar ele? (como eu disse, uso há tempos e nunca deu problema... Mas é sempre bom evitar o que pode dar problema ao meu mac)!

Então amigo, no meu macbook pro anterior utilizava este software para controle e o que percebi é que ele deixou o sistema de temperatura louco... quando não estava aberto o SmcFanControl simplesmente não aumentava a rotação quando a maquina superaquecia. Porem quando utilizava no meu macbook white ele funcionava perfeitamente e nao alterou em nada o sistema... não sei te responder agora se é algum problema de versão do OS com a do programa ou etc... meu conselho é o seguinte:

A Apple paga uma paulada para os desenvolvedores criarem um sistema de temperatura decente, quando digo decente quero dizer que realmente funcione e acione uma rotação maior quando necessário por isso acho que poderia dispensar o SmcFanControl. Porém manter a rotação alta não afeta em nada a questão de hardware só deve diminuir a vida útil do cooler. Não sei exatamente quanto é a vida útil de um cooler da apple o que deve ser bem maior do que as 40.000h dos cooler comuns de notebook.

Abraço e espero ter ajudado ;)

Editado por ramirodammit
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É so nao usar em altas rotacoes quando nao for necessario. O processador do macbook normal fica em 45 ~ 60 graus, entre essea valores nao ha motivos para coloca-lo em 6000 rpm, por exemplo.

Lembro que o macbook white do meu amigo tinha certos problemas, quando jogava algum jogo de graficos altos, era necessario forcar para 6000rpm, pois a temperatura elevava bastante e dava lag no jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...