Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Limpar lixeira


Mitinari Miyamura

Posts Recomendados

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

  • 3 meses depois...

Kaneca, é assim:

No 1o caso, se você pede pra esvaziar a lixeira, ele simplesmente delete a referencia em inodes dos arquivos.

Pense em uma tabela. Quando você pede para abrir um arquivo, ela tem uma série de atributos, como seu inode, seu tamanho, quantidade de blocos utilizados, etc e também sua referência física e lógica no sistema (HD). Ao esvaziar a lixeira, a referência é apagada, e o sistema diz que tem espaço livre.

NA VERDADE, o dado continua lá, mas não referenciado. A partir do momento que você escrever um novo arquivo, ele pode sobrescrever aquele espaço não referenciado (mas 'ocupado'), e com isso, sobrescrever a informação.

Se você não ocupar o espaço anteriormente utilizado, nem desfragmentar o disco (no caso do OS X, o filesystem possui jornaling, que aloca e organiza os dados no disco dinamicamente) existe uma chance de recuperar o arquivo (o que não é nada difícil). Se for um arquivo confidencial, ele pode ser recuperado e usado de maneira errada.

Para um arquivo ser efetivamente apagado, o espaço de blocos ocupado por ele precisa ser reescrivo várias vezes, ou também apagado de maneira segura.

Ae entra a 2a opção:

Deletar de modo seguro significa que o sistema (Mac OS X) irá apagar aquele dado de tal forma que, após perder a referência dele, também ira sobscrever os blocos por ele ocupado anteriormente. Esse processo leva um certo tempo para concluir, pois demanda mais tempo da controladora de discos e, claro, do mecanismo magnetico do mesmo.

Alguns algoritmos, além de apagar o arquivo, tem um gerador pseudo-aleatório para gerar hashs e ocupar os blocos do arquivo, dificultando a sua recuperação.

Se você utiliza um desktop/notebook que é compartilhado entre outras pessoas, essa 2a opção pode ser útil.

Mas se o Mac é utilizado unicamente por você, e na sua casa/escritório não tem nenhum expert em sistemas unix, pode apagar normalmente seus arquivos, que não tem perigo. Depois de algum tempo, o sistema de referencias do OS X re-indexa as tabelas e os inodes no sistema, sobrescrevendo naturalmente os blocos não-ocupados no sistema.

Espero que a explicação tenha sido clara !!! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahhh entendi!!

desde que eu comprei mew macbook eu tenho usado a 2 opcao de apagar o lixo seguro pq eu n sabia o que era... quando eu acho que os arquivos nao vao ser totalmente apagados eu faco assim... quando sao filmes ou fotos coisas assim eu simplesmente apago

mto obrigda pela ajuda =]]

agora 1 outra pergunta fora desse tema mas que vc meio que tocou no assunto..

tem como "desfragmentar" o mac.. como tem no windows.. nao sei no mac, mas no windows essa eh uma maneira de deixar o pc 1 pouco mais rapido... como eu td hr faco mto donwload e apago dps para nao ocupar mto espaco na HD eu acredito que deva esta mto fragmentado ( se existir isso no mac)

obrigada =]

ah..

eu vi no mac magazine que para desinstalar um arquivo basta joga-lo na lixeira..

entao o melhor meio de esvaziar a lixeira depois de desinstalar um arquivo eh esvaziando pelo modo seguro??

Editado por Kaneca
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, respondendo as suas perguntas:

1.) A 'desfragmentação' do Mac OS X, creio eu, que seja feita periodicamente pelo próprio filesystem/sistema periodicamente.

Ele possui um sistema de indexação automático que faz isso. É uma característica do sistema unix agir assim.

Mas ACHO que deve ter um comando/utilitário que 'force' essa ação fora dos períodos de schedule do sistema. Vou verificar e te falo depois (deve ter no disk utility ou coisa assim)

Quanto ao deletar ... então, é como eu te falei ... apagar de maneira segura eu recomendo só quando for arquivo confidencial, e se sua máquina for compartilhada por outras pessoas, as quais

você não confia 100%. Ele vai apagar o dado e reescrever os blocos ocupados por ele, várias vezes.

Se você apagar do modo normal, não tem problema nenhum, você terá espaço livre na sua máquina DO MESMO JEITO ... talvez não tenha ficado claro, mas a quantidade de MB livres no seu HD é a mesma, deletando por modo inseguro/seguro. Isso não muda. A única coisa que muda é que, físicamente, o dado é apagado do HD pelo modo seguro, enquanto pelo modo normal, ele só perde a referencia ao arquivo. Mas para o sistema operacional, é a mesma coisa no que consiste a ocupação de dados no sistema (afinal, o OS X só mostra o espaço ocupado por dados que ele consegue identificar a referência!!!)

Para evitar demora, recomendo que apague de modo normal, se o arquivo não for confidencial e se for máquina de uso pessoal. Se ela for compartilhada, apague pelo seguro mesmo.

Como meu note só eu uso, apago sempre pelo modo normal (eu gravo arquivos confidenciais no Time Capsule, com criptografia no FileVault).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaneca,

o sistema usado pelo Mac OS X, que é o HFS+, não fragmenta o disco rígido.

Mas mesmo assim, existem programas que "desfragmentam" o disco. Como por exemplo o iDesfrag.

Para desisntar um aplicativo basta arrasta-lo para a lixeira. Você pode ou não esvazia-la. Você está confundindo um pouco as coisas: o modo "apagar lixeira no modo seguro" serve apenas para aqueles usuários que têm arquivos confidenciais em seus Macs e precisam apagá-los de forma que ninguém os restaure, entendeu?

Não é necessário apagar a lixeira em modo seguro caso você desinstale um programa.

Você pode apagar a lixeira normalmente, sem essa opção.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo à pergunta anterior (ou melhor, complementando):

O HFS+ (filesystem nativo do Mac OS X) faz a indexação e defragmentação de dados on-the-fly

Ou seja: ele não fragmenta. Ao apagar um arquivo, ele realoca os blocos livres automaticamente. Não é necessário induzir esse tipo de ação ao sistema.

Não sabia, mas o HFS+ é considerado hoje um dos filesystems mais modernos existentes (amigo meu me deu essa informação, segura!)

E é só coincidencia eu ser um mac-fan, não estou falando só pra colocar o OS X num pedestal ... hehehehe :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...