Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Tutorial] Como mover a pasta pessoal do usuário


Marcosh72

Posts Recomendados

Pessoal, imagino que muitos ainda não saibam sobre essa possibilidade, então decidi postar este tutorial aqui no fórum.

O procedimento consiste em mudar a localização da pasta pessoal do usuário (home). É extremamente útil para quem usa um SSD pequeno e um HDD na mesma máquina, armazenando o sistema no SSD e demais arquivos no HDD (incluindo a pasta home, após feito o procedimento do tutorial).

Bom, vamos lá.

1. Abra o painel de Preferências do Sistema, e clique em "Usuários e Grupos".

Screen%20Shot%202012-11-21%20at%204.07.33%20PM.png

2. Provavelmente este painel estará bloqueado para mudanças. Clique no cadeado no canto inferior da janela. A senha da sua conta será solicitada, e o painel será desbloqueado.

Screen%20Shot%202012-11-21%20at%204.09.32%20PM.png

3. Com o painel desbloqueado, clique com o botão direito (ou com dois dedos, caso você esteja usando um trackpad) no seu usuário no menu da esquerda, e logo após, em Opções Avançadas.

Screen%20Shot%202012-11-21%20at%204.12.41%20PM%20cópia.png

4. Altere o caminho da pasta no campo "Home Directory" para a pasta que você deseja utilizar. Clique em "Choose" para escolher a pasta.

2rf7nyq.png

5. Pronto! Reinicie a máquina e a alteração está concluída.

Caso você tenha movido a pasta para um HD externo, lembre-se de estar com ele plugado quando fizer log-in.

Espero que seja útil. Tutorial de autoria própria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se você fizer isso o sistema não era para não bootar? Você mudou a localização da pasta, mas esse novo local indicado não existe, assim o sistema não localizara a pasta de usuário e não vai logar, a não ser que você crie a pasta mas ai ela vai estar vazia, se não tomar cuidado com isso pode dar dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se você fizer isso o sistema não era para não bootar? Você mudou a localização da pasta, mas esse novo local indicado não existe, assim o sistema não localizara a pasta de usuário e não vai logar, a não ser que você crie a pasta mas ai ela vai estar vazia, se não tomar cuidado com isso pode dar dor de cabeça.

Não. Não existe relação. O boot e o login são ações completamente distintas. Esse tutorial explica apenas como mudar a pasta do usuário. O que você falou sobre o sistema não localizar a pasta, inclui o aviso que deixei no final do tutorial relacionado à HDs externos.

Quando você clica no botão "Choose" para mudar a pasta, você naturalmente escolhe uma pasta existente, óbvio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Oi Marcos.

Obrigado pela dica, mas aconteceu algo em meu mac. Eu quero mudar todo o diretorio usuário de local e tentei copiar várias vezes para o HD externo e não consegui devido a um erro 8260. Tentei a seguinte solução de reparar com programinhas, etc. Nada funcionou. Aí, loguei como outro administrador e copiei a pasta para o HD externo (na verdade interno, colocado no local do drive de DVD) e ele copiou completo. Quando reiniciei e loguei com a conta que uso (administrador), ficou aparecendo que deveria haver uma permissão para restabelecer a biblioteca e deveria digitar a senha. Fazia isso e a janela novamente aparecia. Tive que reverter por completo o que queria... O que fazer neste caso?

Desde já agradeço sua atenção e, mais uma vez, grato pelo post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá Marcos

Micrei tudo para o novo hd ssd e estava tudo funcionando.

Quando tentei esse procedimento para mudar a pasta usuário para o hd antigo apenas mudando o local para o hd antigo ele reiciou como se estivesse acabado de formatar a maquina e agora não consigo mais acessar td que tinha la dentro.

Tentei voltar digitando o meu usuário antigo no mesmo local mas acho que digitei o nome errado.

Agora ele nem entra em usuário nenhum.

como faço pra reverter para o meu usuário antigo?

Poderia me salvar por favor?

Obrigado.

Fabio

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Maddo Garan destacou este tópico
  • 6 meses depois...
Em 02/06/2014 at 22:26, caiow disse:

Bom, passando aqui pra avisar que consegui fazer exatamente o que eu queria.

 

O processo foi bem tranquilo apesar de eu ter apanhado com os comandos do Terminal, não é algo que eu domino kkk

 

Usei o terminal para mover a pasta que eu queria para um outro HD, depois loguei no meu usuário e modifiquei o caminho dentro de Usuários e Grupos. E pronto, resolvido.

 

Eu acabei de fazer isso e não sei se fiz alguma coisa errada e como eu o mac foi recém formatado, fiz por conta e risco. Caso alguém queira eu posso fazer um tutorial, mas que fique claro que a responsabilidade é de quem quiser fazer.

 

Caro Adalberto, quero agradecer pela ajuda com a minha dúvida, acabei fazendo de um outro jeito a mudança da pasta, entretanto, sem o toque do Terminal pelo instalador ia ficar sem saber o que fazer. Obrigado

 

 

 

Caso queira fazer, posso te mandar o link de onde eu usei como base.

manda seria bem util... tb nao tenho intimidade com terminal

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Foi boa a intenção do Marcosh, mas não recomendo fazer alterações de local ou nome de pastas utilizadas pelo sistema. Pode atrapalhar o bom funcionamento do Mac, de alguns apps e até mesmo das senhas. Se o problema for a questão de espaço, o melhor é migrar os arquivos sem alterar essa estrutura. Como no print da própria janela diz, mudar esses ajustes pode danificar o usuário e impedir a reentrada.

Já atendi vários alunos com problemas por conta dessas alterações. O melhor é analisar a situação caso a caso para decidir o melhor caminho a se tomar. Lembrando que no macOS Catalina, será possível pôr arquivos no iCloud e escolher quais deles irão ou não ocupar espaço local no Mac. (finalmente!!)

https://www.DoctorApple.com.br

Abraço!

Tiago - DoctorApple

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Em 30/08/2019 at 15:50, doctorapple disse:

Foi boa a intenção do Marcosh, mas não recomendo fazer alterações de local ou nome de pastas utilizadas pelo sistema. Pode atrapalhar o bom funcionamento do Mac, de alguns apps e até mesmo das senhas. Se o problema for a questão de espaço, o melhor é migrar os arquivos sem alterar essa estrutura. Como no print da própria janela diz, mudar esses ajustes pode danificar o usuário e impedir a reentrada.

Já atendi vários alunos com problemas por conta dessas alterações. O melhor é analisar a situação caso a caso para decidir o melhor caminho a se tomar. Lembrando que no macOS Catalina, será possível pôr arquivos no iCloud e escolher quais deles irão ou não ocupar espaço local no Mac. (finalmente!!)

https://www.DoctorApple.com.br

Abraço!

Tiago - DoctorApple

 

o melhor mesmo seria esquecer essa bobagem de ficar pondo arquivos e sistema em hds separados. isso é uma daquelas besteiras que surge no mundo computacional e logo todo mundo começa a fazer igual, na hipotese remota que, se der problema, salva um ou outro. ora, tem é que salvar tudo, e pra isso, o backup é fundamental. se você tiver mesmo alguma coisa de valor no hd. se tiver, não da pra escorar em hd. se não, ainda assim seria interessante fazer o backup de tudo num hd externo. clona e se precisar restaura. ou pelo menos joga os arquivos lá.

que adianta comprar um ssd pra aumentar o desempenho se em 70% do tempo você acessa seus documentos e arquivos e videos ou sua pasta home? se não acessa, não precisa preocupar tanto.

quanto ao sistema do mac os calalina, é uma porcaria, um lixo total. a apple implantou uma verdadeira desgraça onde toda hora falta espaco no icloud e você tem que salvar dois arquivos iguais ou ficar indicando onde salva o arquivo novo que devia ser automatico. ficou horrivel pra organizar e localizar imagens e documentos e trabalhar no ipage e planilhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, vitor7 disse:

o melhor mesmo seria esquecer essa bobagem de ficar pondo arquivos e sistema em hds separados. isso é uma daquelas besteiras que surge no mundo computacional e logo todo mundo começa a fazer igual, na hipotese remota que, se der problema, salva um ou outro. ora, tem é que salvar tudo, e pra isso, o backup é fundamental. se você tiver mesmo alguma coisa de valor no hd. se tiver, não da pra escorar em hd. se não, ainda assim seria interessante fazer o backup de tudo num hd externo. clona e se precisar restaura. ou pelo menos joga os arquivos lá.

que adianta comprar um ssd pra aumentar o desempenho se em 70% do tempo você acessa seus documentos e arquivos e videos ou sua pasta home? se não acessa, não precisa preocupar tanto.

quanto ao sistema do mac os calalina, é uma porcaria, um lixo total. a apple implantou uma verdadeira desgraça onde toda hora falta espaco no icloud e você tem que salvar dois arquivos iguais ou ficar indicando onde salva o arquivo novo que devia ser automatico. ficou horrivel pra organizar e localizar imagens e documentos e trabalhar no ipage e planilhas.

Olá Vitor! Concordo com a questão do backup. Quanto ao macOS Catalina, nas minhas máquinas e nas que instalei está rodando super bem! Inclusive mais leve e ágil que o Mojave. Não entendi bem qual sua dificuldade com o iCloud. Aqui comigo continua normal como sempre inclusive com opções agora de escolher o que ocupa ou não espaço no armazenamento local. Super bom!

| DoctorApple.com.br | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Em 30/08/2019 at 15:50, doctorapple disse:

Foi boa a intenção do Marcosh, mas não recomendo fazer alterações de local ou nome de pastas utilizadas pelo sistema. Pode atrapalhar o bom funcionamento do Mac, de alguns apps e até mesmo das senhas. Se o problema for a questão de espaço, o melhor é migrar os arquivos sem alterar essa estrutura. Como no print da própria janela diz, mudar esses ajustes pode danificar o usuário e impedir a reentrada.

Já atendi vários alunos com problemas por conta dessas alterações. O melhor é analisar a situação caso a caso para decidir o melhor caminho a se tomar. Lembrando que no macOS Catalina, será possível pôr arquivos no iCloud e escolher quais deles irão ou não ocupar espaço local no Mac. (finalmente!!)

https://www.DoctorApple.com.br

Abraço!

Tiago - DoctorApple

 

Olá Tiago tudo bem ? 
primeiramente parabéns pelo canal, várias dicas legais.

eu tenho uma dúvida, antes do Catalina, quando baixava um app e instalava ele sempre perguntava em qual disco queria instalar, hoje não aparece mais essa pergunta, aí ele já instala na pasta raiz do mac, gostaria de saber se tem alguma forma de instalar esses app em um ssd externo? 
tipo deixar o ssd nativo só com o sistema e outro ssd só com os programas ? 
desde já muito o obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 anos depois...
Em 26/02/2022 at 19:57, José Avelar disse:

Boa noite,
E porque não usar apenas links e symbolic links que apontam das localizações originais do Ssd para o HDD?

Pode ser menos perigoso do que mudar todo o Home folder

Abraço

Olá, sabe se dá para apontar com o comando ln -s também no caso de serem discos diferentes?

E no momento em que aponto o caminho de origem para o destino, ao salvar nesse de "origem" eu estaria salvando e ocupando o espaço na verdade no do "destino"?

Se souber me explicar melhor, agradeço, vejo pouquíssimas coisas sobre, migrei agora para o macOS e gostaria de saber como fazer essa gestão de armazenamento em um disco diferente do que está o sistema, apenas para armazenar arquivos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal! Aproveitando o tema “pasta pessoal” é possível renomear a pasta pessoal? Tentei de algumas formas(recém migrado do win para MB) e não consigo renomear a pasta pessoal. Se alguém puder me ajuda. Agradeço 

Se você renomear, vai transformar a conta em padrão! Pode ter uma baita dor de cabeça!

Minha dica é: se ainda estiver sem dados salvo, melhor criar um novo usuário administrador, com nome correto! Vai em preferência de sistema (ou ajustes), usuários e grupos! Desbloqueia o cadeado, clica no +, só preencher os dados do novo usuário e colocar como administrador!

Agora se já tem muitos dados e não quer começar a usar um novo! De qualquer forma, cria um usuário novo e administrador! Depois clica com o direito em cima do seu usuário e põe em avançado! Vai ter os dados para mudar!!! Se não me engano, os sistemas mais atuais não deixam mais mudar o nome da pasta de usuário! Se o sistema deixar, provavelmente quando reiniciar o sistema, seu usuário vai voltar como padrão! Aí que entra a conta administradora que se cria antes, vai entrar nela e tornar o seu usuário administrador de novo!


http://instagram.com/pratikinformatica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...