Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Equivalente ao Corel Draw para Mac OS?


Posts Recomendados

Denoooovo essa discussão?

Sou fã dos softwares da Adobe, todos bem estáveis.

Mas oque faz a arte não é o illustrator, o corel, o paint (nem sei se tem pra mac), etc...

Oque adianta a pessoa ter o ULTIMO modelo de mac ter illustrator e num saber mexer?

A resposta é a seguinte:

- usa o software que vc se acostuma melhor, agora abrir *.cdr no mac é uma dor de cabeça mesmo.

done!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Opa!!! Me amarro nessas discussões.

Acho engraçado ver pessoas que chingam programa A e só elogiam programa B... Pra mim esse tipo de pessoa é aquele que nunca usou o programa A e nem B, só tem instalado na máquina pra dizer que sabe, quanto na verdade num sabe porra nenhuma, considero esse tipo como os 'newbiestards'.

Concordo com o Xico, quem faz o trabalho (a arte) é o usuário e nem o corel o illustrator. Do que adianta ter a última versão dos programas e não ter talento pra coisa? Nada, absolutamente nada.

Há uns 8 anos vi um colega fazendo planta baixa, eletrica e hidráulica no MS Excel - se não me engano era a versão 95/97, e fiqui pasmo com a qualidade do trabalho dele, de primeira.

Portanto meninos não é o illustrator que faz maravilhas e sim o usuário.

Pronto agora podem me xingar a vontade. Como diria um colega "quem fala o que quer escuta o que não quer". :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo mundo fala que quem tem talento faz layout até em papel de pao, mas a coisa nao é bem assim !!!

A ferramenta faz toda a diferenca na hora de trabalhar, afinal quando voce quer fazer sua obra de arte voce quer fazer trabalho ou ficar brigando com a ferramenta? Imaginem um escultor usando uma pedra pra bater na talhadeira ao invés de um martelo ... é isso mesmo !!! Essa mesma é a diferença entre o mac os e o windows, por isso que nós adoramos tanto o mac, porque ele sai do caminho e nos deixa realizar o trabalho sem ter que se preocupar em ficar brigando com a ferramenta !!! ehehehe :lol:

Eu prefiro o Illustrator, eu migrei do corel para ele, e estou nem satisfeito até hoje. Os donos das duas ferramentas deveriam se tocar e fazer um módulo de compatibilidade melhor entre os 2 formatos !!! Afinal o conteúdo tem que sempre ser do usuário, e nao do fabricante de SW !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, a discordância não é tão grande quando se fala Corel X Illustrator. Como a maioria falou nos posts, o Illustrator indiscutivelmente é melhor, mais leve e muito menos bugado que o Corel. Falo isso com propriedade, pois iniciei no Corel 3 e avancei até a versão 7, mas nunca deixei de ter contato com versões posteriores, desde que migrei para Illustrator.

Porque o Illustrator tem um melhor desempenho?

• É usado pelos profissionais de várias áreas, como ilustradores, diretores de arte e afins;

• É um programa mais leve e cai como uma luva no sistema operacional da Apple;

• Muito mais intuitivo e descomplicado;

• 100% PostScript - Isso quer dizer que o que você tem de efeitos, conseguirá imprimir numa boa, ao contrário do Corel (sombras, texturas);

Há pessoas que trabalham maravilhosamente bem no Corel e dominam bem a ferramenta. Como foi dito, se o resultado é satisfatório, o objetivo foi alcançado. Porém o Illustrator lhe dá maior produtividade e menos dor de cabeça no quesito, impressão! O Corel não é postscript, por isso, dores de cabeça na hora da impressão!

Como abrir/importar arquivos .CDR no Illustrator?

É bastante simples desde que se observe alguns detalhes.

No Corel, exporte o arquivo para EPS ou .AI versão 10 - Detalhe: se houver sombras, texturas, efeitos, distorções via menus de efeitos, o arquivo abrirá/importará, na maioria das vezes entruncado no illustrator, isso quer dizer: deformado. o Mais recomendado é que se criei no Corel, para quem tem mais habilidade nele do que no Illustrator, e deixe para aplicar os efeitos no Illustrator. O melhor mesmo é aprender o Illustrator e usar o corel para algumas coisas que não se tem no Illustrator.

No Illustrator, não abra o arquivo que foi exportado do Corel.

Faça o seguite: Criei uma nova página no Illustrator, clique em File/Place e importe o arquivo exportado, lembrando que deve habilitar o filtro correto no box place. Exemplo: se for importar .AI, habilite arquivos tipo .AI, se for .EPS, habilite arquivos do tipo EPS, pois o filtro interpretará de forma inteligente e evitará que o arquivo seja importado de forma entruncada.

Lembramos que Corel e Illustrator são programas vetoriais, e Photoshop é um programa para edição de imagens, falo isso porque, muitas vezes por desconhecimento das ferramentas e processos de impressão gráfica, comete-se o erro de enviar arquivo que sofreram distorções e perca de qualidade ao ser enviado para a impressão, por se enviar um arquivo IMAGEM em vez de um arquivo VETORIZADO, como os que possuem as fontes por exemplo, no caso quando se converte tudo para um arquivo Tiff, ou JPG.

Não estamos aqui discutindo habilidade, dom, talento, aptidão, vocação, mas sim de como funcionam tais softwares, e o porque é mais recomendado utilizar o Illustrator e não o Corel. Se o Corel fosse o mais recomendado, as grandes agências publicitárias e ilustradores usariam o Corel em vez do Illustrator! Mas fica de cada usar o que melhor convier!

Espero ter ajudado e no caso de dúvidas, se desejarem tirar mais dúvidas postem aqui ou me envie um e-mail: rodrigohenrik@gmail.com

Terei o maior prazer em responder!

Editado por Rodrigo Henrik
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, suas dicas são interessantes, mas o problema é que na maioria das vezes precisamos abrir arquivos .cdr de terceiros, e aí é que começa a confusão.

Alguns arquivos .cdr não abrem no illustrator de forma alguma, seja place, open, reza brava...infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estamos aqui discutindo habilidade, dom, talento, aptidão, vocação, mas sim de como funcionam tais softwares, e o porque é mais recomendado utilizar o Illustrator e não o Corel. Se o Corel fosse o mais recomendado, as grandes agências publicitárias e ilustradores usariam o Corel em vez do Illustrator! Mas fica de cada usar o que melhor convier!

Concordo, não estamos discutindo habilidade, e sim a qualidade do SW. Vale lembrar que nem sempre o que serve para "agências publicitárias e ilustradores" serve para o usuário doméstico, amador ou freelancer, certo?

Editado por stealer
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Li em algum lugar que a versão X4 do Corel teria versão para Mac, porém não a localizei no site da Corel, alguém (des)confirma essa informação?

Editado por Luiz Moraes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com você, porém não paramos no tempo, evoluímos e buscamos sempre o que há de melhor e como fazer melhor. Tempo é primordial é não perdê-lo, é mais que primordial. Usuários caseiros tem acesso a informações, há blogs e sites afins que ensinam a usar uma parafernalha de coisas, basta o 'sujeito' ter interesse e disposição para aprender, isso é o que faz a diferênça do amador para o profissional!

Abrir arquivos .CDR de terceiro não há problemas, ainda hoje que temos diversos recursos para nos comunicar com quem envia arquivos .CDR - Twitter, telefone, Skype, e-mail, MSN, não vejo o porque não solicitar o arquivo de tal forma que se possa importar no Illustrator!

É o que eu penso!

Editado por Rodrigo Henrik
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu digo que adoro esse tipo de post ninguém acredita, o mais interessente é isso ocorre em tudo quanto é área: DTP, programação, OS...

Bom, uso o corel desde a versão 5 e digo com propriedade que ele é mais intuitivo que o illustrator (minha opinião), agora que ele é cheio de bug - principalmente no quesito cores e impressão, isso ninguém dúvida. Acho que o grande problema do corel draw é o fato dele querer ser tudo em um, tipo: ilustrador, diagramador, imposidor (hun, impossição)... Mas se vc sabe driblar os bugs, ele se torna um ótimo programa.

Já no quesito illustrador comecei a usu-lo há umas 3 semanas, foi complicado me adptar a ele, mas hoje estou satisfeito, inclussive já fiz até 3 trabalhos 'pro' nele: embalagem para sabão em barra e 2 logos. Ainda não abandonei o corel e nem pretendo, sabe por que? Porque a maioria dos meus cliente e gráficas nem sabem o que é illustrator...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abrir arquivos .CDR de terceiro não há problemas, ainda hoje que temos diversos recursos para nos comunicar com quem envia arquivos .CDR - Twitter, telefone, Skype, e-mail, MSN, não vejo o porque não solicitar o arquivo de tal forma que se possa importar no Illustrator!

É o que eu penso!

Em muitos casos não é simples assim. Há um cdr de um cartão de visitas que foi criado há X meses e ninguém sabe quem criou, ou não 'pode' alterar, etc. E olha que trabalho com websites, mas, mesmo assim, sempre surge esse problema. Aí tenho que recorrer ao windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com você, porém não paramos no tempo, evoluímos e buscamos sempre o que há de melhor e como fazer melhor. Tempo é primordial é não perdê-lo, é mais que primordial. Usuários caseiros tem acesso a informações, há blogs e sites afins que ensinam a usar uma parafernalha de coisas, basta o 'sujeito' ter interesse e disposição para aprender, isso é o que faz a diferênça do amador para o profissional!

Abrir arquivos .CDR de terceiro não há problemas, ainda hoje que temos diversos recursos para nos comunicar com quem envia arquivos .CDR - Twitter, telefone, Skype, e-mail, MSN, não vejo o porque não solicitar o arquivo de tal forma que se possa importar no Illustrator!

É o que eu penso!

Não quanto aos clientes de vocês, mas pra mim é comum receber arquivos .CDR com screenshots do word. Devido a isso nem me animo a ligar para algum dele e pedir para exportar como .AI. Primeiro que vou ter que dar uma aula do que é 'exportar' e segundo pq se ele conseguir exportar para .Ai o arquivo comcerteza vira truncado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!! Skol ou Brahma??? PS ou Xbox??...Mac ou Windows??? Corel ou Illustrator??? Gente, isso é discussão idiota, nunca vai levar a lugar nenhum. Depende única e exclusivamente do USUÁRIO. Se o cara se dá bem com Corel, ótimo....Se o camarada se dá bem com Illustrator, bacana! Não sou xiita, se vcs derem uma olhada no meu portfolio, só tem peça feita no illustrator, mas tbm acho o corel um software excepcional... Então tá, mas porque vc usa illustrator então? simples: porque ele roda melhor no mac... e já que ralo num mac, quando preciso migrar pra pc uso o pacotão da adobe mesmo, pura e simplesmente por familiaridade. Conheço neguim que faz barbaridade no corel que a maioria aqui não dá conta de fazer no illustrator. Eu mesmo já ralei muito com corel sem problemas. E quem diz que corel tem bug, não sabe usar o programa.

Novamente: depende do USUÁRIO. Agora, falar que o illustrator tem desempenho melhor porque "É usado pelos profissionais de várias áreas, como ilustradores, diretores de arte e afins" ou porque "Muito mais intuitivo e descomplicado" é muita inocência, né não?.....

E outra: "100% PostScript - Isso quer dizer que o que você tem de efeitos, conseguirá imprimir numa boa, ao contrário do Corel (sombras, texturas)" parece até bobagem...

Novamente, não defendo nenhum dos programas, até certo ponto. Se o brother chega pra mim e pergunta: programa de vetorização pra mac? Illustrator. Programa de vetorização pra PC?? Corel, illustrator, tanto faz, vai depender do camarada...

Agora, receber arquivos .cdr com screenshot do word dá vontade de dar um tiro na cabeça mesmo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 9 meses depois...

A última versão do Corel para Mac foi a 11. Infelizmente, muita gente que usa PC ainda usa o Corel, principalmente pelo fato do pacote custar bem menos que o da Adobe e/ou por ser facilmente pirateado, e o programa é bastante difundido no Brasil. Como fazer então para converter ou até mesmo abrir arquivos das últimas versões do Corel no Mac sem ter o programa instalado e nem sequer o Windows?

Pode-se usar o UniConvertor, um software de código aberto feito em Python, para se converter os arquivos para diversos formatos, e o Inkscape, também de código aberto, para abrir os arquivos diretamente (ele usa o UniConvertor para passar os arquivos para o formato SVG).

O problema é que o Python que vem no Leopard não tem todos os acessórios (extensões). Pode-se tentar instalar os pacotes a partir do MacPorts, mas leva tempo, além de ser complicado e nem sempre funcionar. Depois de algumas tentativas, consegui uma solução bem mais prática que envolve alguns comandos no Terminal e a instalação de um pacote. A versão atual do Python no Leopard é a 2.5.1. Para rodar o UniConvertor, é preciso o Python com o PIL, que é a biblioteca gráfica. Para conseguir instalar o pacote com sucesso, execute esses comandos no Terminal:

cd /Library/Frameworks

sudo ln -s /System/Library/Frameworks/Python.framework/ Python.framework

cd /System/Library/Frameworks/Python.framework/Versions/2.5/lib/python2.5/

sudo ln -s /Library/Python/2.5/site-packages/ site-packages

Após cada uma das quatro linhas de comando deve-se pressionar a tecla RETURN, e após o comando sudo é preciso digitar a senha do usuário, que deve ser um dos administradores.

Isso feito, basta baixar e instalar o PIL desse página:

http://pythonmac.org/packages/py25-fat/

Depois, baixar e instalar o UniConvertor (baixe o arquivo .tar.gz):

http://sk1project.org/modules.php?name=Pro...ct=uniconvertor

Sua instalação é simples: depois de baixar e descompactar o arquivo, use o Terminal para ir até o diretório onde ele foi descompactado e digite:

sudo python setup.py install

Se tudo foi feito corretamente até agora, você já pode usar o programa no Terminal para converter arquivos do Corel. A sintaxe é simples:

uniconv filename.cdr filename.svg

Ele também converte para outros formatos, como PS ou AI. Se você não quer usar o Terminal ou prefere abrir os arquivos diretamente, é preciso instalar o Inkscape:

http://www.inkscape.org/download/

Sua instalação é bem mais simples, pois é um aplicativo para o Mac OS X: basta abrir o DMG e copiar o programa para a pasta de Aplicativos. Mas você precisa do X11 instalado, o que acontece como padrão no Leopard, sendo que é preciso no mínimo a versão 10.5.5 do sistema para que ele funcione corretamente. Se sua versão do X11 não funcionar direito, vale a pena instalar a mais nova desse site:

http://xquartz.macosforge.org/

Por algum motivo bizarro, o Inskape não fica em português se você utiliza o Mac OS X nesse idioma, mesmo o programa tendo as traduções para nosso idioma (além de diversos outros).

Pronto, abrindo um arquivo CDR no Inkscape deve convertê-lo automaticamente para SVG, que pode então ser salvo como preferir. Como não poderia deixar de acontecer, existem algumas limitações:

1. texto não é convertido, é preciso que seja transformado em curvas no Corel;

2. imagens (bitmaps) também não são convertidas.

Mas isso não deve ser um grande problema. Menos um motivo para se usar um PC ou o Windows para quem já tem Mac. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre essa questão de corel x illustrator, eu uso o RUINDOWS tem um ibook na empresa mas quase não tem uso.. é um note mirradinho e como tudo que vem pra mim vem no corel principalmente sempre na ultima versão acaba não compensando usá-lo... ja usei bastante o ibook+Illustrator+photoshop... não tenho nada do que reclamar.. uso o corel todo santo dia e como tudo vem no corel pra mim não tenho o que fazer... imagina 40 arquivos por dia para mecher, ter que ficar transformando e editando tudo pra usar no illustrator, haja paciencia né...xD

a minha opnião é que poderia ter sim o corel pra mac, não pra obrigar a pessoa a usar ele mas igual eu não posso ficar usando um mac pq nao tem corel e tudo vem em corel... lasca minha vida... as artes que são de minha autoria sempre faço Illustrator+Photoshop+Indesign...

se tivesse as versões do corel para mac com certeza hoje eu estaria de mac sem pestanejar..

abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Illustrator é top de linha.

Vale lembrar que a Adobe surgiu colada no Mac, junto com o conceito de DTP.

Logo o Illustrator surgiu bem antes da Corel.

Tenho instalado o Corel 10 for Mac, mas nem uso.

Dá tristeza ver como a interface e a qualidade gráfica do Corel é amadora.

Abs

Marcio Negrini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...