Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Preços abusivos: culpa da Apple ou da tributação?


Posts Recomendados

Desde a última Keynote tenho visto muita gente desancando a Apple pela prática de preços abusivos. Mas afinal, a culpa é da empresa ou dos nossos tributos? Será que a Apple tem uma predileção especial em explorar brasileiros? Quais e qual o peso da tributação no preço final? Além da tributação, quais outros custos incidem? Precisamos debater isso e saber exatamente o que acontece, pois isso é uma forma de exercermos nossa cidadania com consciência. Ficar só acusando sem ter conhecimento é uma atitude infantil e, pior do que isso, sem nenhuma consequência prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Brasil tudo é difícil, porém nos EUA o cara tem uma margem baixa de lucro já esta bom, aqui o pessoal da área de informatica e tecnologia em geral quer no minimo 30% de lucro é muita ganancia com um povo já sofrido pelos baixo salários, digo porque sou comprador e do material que o povo mais usa suprimentos de cartuchos e toners.

Exemplo do lucro 1 kg de resinato + materia prima para fazer um HP numero 60XL de 12ML = sai com impostos para HP 18,65 reais ela vende no varejo há R$ 74,90 em média dai vemos o quanto se tem ganancia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi bastante discutido no tópico sobre a carta aberta.

Se você ler todos os posts, encontrará várias informações sobre o assunto.

Na minha opinião, aquele tópico não esclarece o tema aqui proposto e nem era esse seu objetivo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das causas é a tributação, e não só a tributação, mas o chamado "custo Brasil".

Porém, em segundo lugar a culpa é do consumidor brasileiro, que se acostumou a pagar caro, que não pesquisa preços, que compra a qualquer custo. As empresas de aproveitam desse fenômeno brasileiro. Produtos custando mais caro no Brasil do que em qualquer dos nossos vizinhos da América Latina, e do que na maior parte do mundo, não é exclusividade dos produtos da Apple.

Só ver no caso dos carros: governo baixou um pouco os impostos, fabricantes deram uma esmola reduzindo uma mixaria no preço, e o brasileiro já correu enlouquecido pras revendas, muita gente se endividando a perder de vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sony ta vendendo no brasil uma tv que custa 16 mil dolares nos eua por nada mais nada menos que 100 mil reais

Nao é nem 99 mil e sim 100 mil

Essa e uma tv com resolucao 4 vezes full hd 4k

Pode se acessar a internet tb. Isso e fantastico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sony ta vendendo no brasil uma tv que custa 16 mil dolares nos eua por nada mais nada menos que 100 mil reais

Nao é nem 99 mil e sim 100 mil

Essa e uma tv com resolucao 4 vezes full hd 4k

Pode se acessar a internet tb. Isso e fantastico

Nossa... Em cima desses 16 mil dólares (+ ou - R$32.000,00) pode colocar 100% de impostos, e 100% a mais no preço de revenda comparado ao preço americano, que ainda não chega a esses R$100.000,00.

Como dizem ironicamente alguns estrangeiros, o brasileiro deve ser o povo mais rico do mundo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião a culpa é dos dois, pois 1º os impostos existentes em nosso país é abusivo pra não dizer outra coisa, depois a Apple tem culpa, pois aproveita os altos tributos e tira a lasquinha ela também. Em suma o Brasil é um queijo cercado por ratos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucro só é ruim quando é o dos outros...

Apple, enquanto tiver comprador, tem é que meter a faca mesmo...

Fiz a única coisa que eu podia: não comprar mais idevices. Tô migrando pra outra plantaforma (aka Android), não posso falar muito até pq "só brinquei", mas quando tive que comprar o S3 não tive que deixar a chave do meu apartamento rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucro só é ruim quando é o dos outros...

Apple, enquanto tiver comprador, tem é que meter a faca mesmo...

Fiz a única coisa que eu podia: não comprar mais idevices. Tô migrando pra outra plantaforma (aka Android), não posso falar muito até pq "só brinquei", mas quando tive que comprar o S3 não tive que deixar a chave do meu apartamento rs.

Tb acho, o lucro é uma coisa legal, mas discordo em correr pro android.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucro só é ruim quando é o dos outros...

Apple, enquanto tiver comprador, tem é que meter a faca mesmo...

Fiz a única coisa que eu podia: não comprar mais idevices. Tô migrando pra outra plantaforma (aka Android), não posso falar muito até pq "só brinquei", mas quando tive que comprar o S3 não tive que deixar a chave do meu apartamento rs.

Gs3 e iPhone 4s têm preços equivalentes.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já criei várias teorias sobre os preços abusivos.

1 - Apple gostar da margem de lucro bonitinha em Dólar. Preços alto em reais, converte para dólar, mesma margem de lucro bonitinha.

2 - Apple querer se aproveitar de apreciação de marca;

Mas eu acredito que os preços altos podem ser imposto e lucro ao mesmo tempo. Os impostos devem ter aumentado devido ao dólar e o governo sempre faz politicas protecionista de mercado interno. E o lucro devido a apreciação de marca.

Mas, tem uma lei que está pra ser aprovada que pode ACABAR com todas nossas dúvidas; A lei obriga as empresas a informar quanto de imposto foi pago pelo produto que compramos.

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=358066

Quem não conseguir acessar o link procura: PL 1472/2007

Está aguardando a assinatura da nossa querida Dilma, a qual não tem motivos para vetar, pois o governo vive falando que tem que ser mais transparente e tudo mais. Com isto, a Apple Brasil vai ser obrigada a coloca na nota fiscal quanto de imposto foi em um Mac que compramos, não só em produtos apple, mas qualquer outro periférico. E saberemos, os altos preços são ou não são impostos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, claro que os preços não são mais válidos e são outros, mas na época que comprei meu mac (Março de 2011) na nota fiscal vem por escrito o quanto pagamos de ICMS e IPI.

Consultando aqui e fazendo os calculos de conversão de Dólar para Real (na mesma época) e além disso subtraindo o valor do IPI e ICMS, consta o valor realmente do produto. Com uma diferença de uns 200 reais no máximo ( creio eu que é para não ter perda na hora da conversão e ter um pouco de lucro também)

Ou seja, naquela época os preços estavam justos.

Macbook Pro - US$ 1199 -> R$ 2491,642

O ICMS e o IPI tem no totals um valor em torno de 1000 reais;

Somando ao valor convertido, mais ou menos 3500 reais.

Achei interessante, pois muitas notas fiscais de produtos que eu comprei não constava o valor do IPI e do ICMS.

Se alguém conhecer uma pessoa que tenha comprado um dos novos macs com estes preços abusivos, pede para informar os valores que consta na nota.

;D

Editado por Silvio Telles
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos fazer assim. Todo mundo deposita uma quantia na minha conta do bradesco, ate chegar aos 8500 reais, ai nos compramos o macbook retina pra mim, eu vejo a nota e digo pra vcs qnt tem de imposto!!! Olha que idéia excelente! Quanto mais pessoas tiverem, menor será a quantia paga por cada um!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me lembro que quando comprei o MacBook Pro veio na nota informando que paguei 800 pilas de imposto. (não tenho ctz, mas veio algo do tipo e o valor era +/- esse)

Editado por dekmaster
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...