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Macbook Pro early 2011 rodando Fusion Drive - Como ativar o Fusion Drive!


fitinge

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Para os que estão com o 10.8.3 e irão fazer uma instalação limpa para o Fusion Drive.

 

O correto é usar 100% no lugar de informar o tamanho em GB ou TB.

 

No caso do exemplo feito o correto é

 

diskutil cs createVolume 5BF43202-B204-4EDA-A1C7-F09AA228C105 jhfs+ Macintosh\ HD 100%

 

Não que a outra forma não funcione, mas essa é a correta.

 

Abs

 

JBM, existe algum comando que complete então o pouco espaço que foi "deixado" ao utilizar GB quando informado o tamanho do HD?

 

 

Valeu pela informação! =D 

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Comparação com minhas experiências com o SSD puro e usando o Fusion drive:


Equipamento:

Mac Mini mid 2011 (i5 2,5GHz AMD)

RAM: 16GB (Corsair)

SSD: 128GB OCZ Vertex 4

HDD: 500GB Padrão do MacMini

Data Doubler: OWC (instalado por mim)

 


Teste usando o SSD como principal, sem fusion drive:

Escrita: 247MB

Leitura: 473MB

post-31571-0-16577600-1363891760_thumb.j

 

Teste com o Fusion Drive:

 

Escrita: 210MB

Leitura: 446MB

post-31571-0-81352200-1363891766_thumb.j

 

Na prática, não senti diferença alguma na abertura de programas ou mesmo jogando (Civ5 e CS). A facilidade que se tem não tendo de deixar pastas de usuário em outro HD ( ou ficar movendo arquivos pra o outro HD) pra mim compensa a imperceptível (para mim) perda de desempenho.

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  • 2 mês depois...

Por algum motivo a apple coloca esse recovery ai em todos os discos, então eu nunca mexi nisso.

Sobre o passo a passo, eu postei tudo que você precisa fazer com o passo a passo.

Mas vamos lá:

Com os 2 hds instalados corretamente no seu mac, faça o boot com o ML 10.8.2.

Quando carregar, clique no menu Utilidades / Terminal.

Agora você precisa descobri qual são os seus discos, para isso use:

diskutil list
No meu caso o SSD é o disk0 e o HDD é o disk1, então agora basta criar a partição Fusion Drive dizendo quais os discos que vão participar dessa partição, no caso disk0 e disk1. Você pode escolher um nome que quiser, eu usei fitinge.

diskutil cs create fitinge disk0 disk1
Agora você precisa pegar o logical volume group, ele aparece quando vc executa o comando anterior, mas caso precisar, basta usar:

diskutil cs list
Agora basta criar o volume, como eu gosto de deixar tudo no padrão original, criei o volume com o nome padrão de Macintosh HD. Unica coisa que você precisa altera seria o nome do seu volume logico e o tamanho do espaço desse volume. No meu caso tenho um hd de 120gb e outro de 750gb. No print mostra que o espaço livre é de 865.8gb, então criei um volume de 860gb:

diskutil cs createVolume 5BF43202-B204-4EDA-A1C7-F09AA228C105 jhfs+ Macintosh\ HD 860GB
E pronto!

Só encerrar o terminal e instalar o ML.

 

 

fitinge, preciso formatar o HDD? ou criando o volume, ele já limpa e faz tudo ?

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Eu montei o FUSION DRIVE e utilizei por 2 meses sem problemas, mas do nada começou a corromper arquivos e não permitia mais copiar nenhum arquivo para fora do Mac. Precisei desmontar e remontar o FUSION, formatar e reinstalar o OS e por enquanto está tudo bem, vamos ver por quanto tempo.

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  • 2 semanas depois...

Tem por 15 no Dealextreme. Comprei o meu lá e recomendo.

http://dx.com/p/designer-s-2-5-sata-to-sata-hdd-caddy-for-apple-macbook-pro-more-121002

Guilherme queria comprar essa gaveta para encaixar o HDD no lugar do super drive, porém esse modelo do link que você passou serve para os macbooks pro de 13,3 early 2011? Poderia me ajudar?

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  • 2 semanas depois...

Da uma olhada nesse video

o

cara fez RAID 0 com 2 SSDs de 128gb no mac mini mas o conceito é o msm pro macbook. Ficou muito mais rápido que com apenas um SSD.

Sabe onde acho um tuto pra fazer RAID 0 em 2 SSD no mac? Estou com um Samsung 840 pro de 256GB e um Kingston de 128GB.

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opa, gostaria de saber se é possível fazer o seguinte:

 

tenho um HDD de 320GB, e um SSD de 120GB...

 

quero particionar o HDD em 160GB/160GB...

fazer o fusion drive(raid 0) com 160GB do HDD + o SSD de 120GB, e deixar 160GB pro BOOTCAMP (sim, preciso de um bootcamp, pois trabalho com o mac...)

 

é só particionar e seguir os passos do fitinge ?

 

desde já agradeço..

abss..

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  • 2 semanas depois...

Estou pensando em trocar o meu HD do macbook pro 13 2012 por um SSD e colocar o HD no driver de disco, ele vai funcionar como fusion?,alguem sabe se eh dificil essa operacao? e se tem algum link para ajudar e uma marca boa de SSD para eu colocar.

 

 

obrigado

De imediato não irá funcionar como fusion drive, mas é possivel fazendo a configuração. Aqui no fórum tem um tópico tratando disso com os passos a serem feitos para ativar o fusion drive, da uma pesquisada que você acha ele.

Quanto a marcas, acho que os da corsair são bons, da samsung devem ser tambem, aqui mesmo me falaram para fugir dos da kingston pois são ruins.

Se você quiser aproveitar o leitor de cd/dvd no ebay vendem uma casa que voce pode instalar ele lá, e fica identico ao super drive externo vendido pela apple e não custa caro.

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  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

fitinge obrigado cara...

 

Por causa deste tópico resolvi meter as caras e dar nova vida ao meu velho de guerra.

 

Macbook Pro 15

Modelo: A1260 MB134/LL - Early 2008 (pré-unibody)

 

Comprei SSD 128 Sandisk e o kit da iFix (lista abaixo), segui os passos de instalação e depois foi configurar tal qual o tutorial do fitinge. 

 

Phillips #00 Screwdriver

Spudger

T6 Torx Screwdriver

9.5 mm Optical Bay SATA Hard Drive Enclosure

 

Na instalação pus o SSD na baia do HD e o HD (500GB) no drive. Após 24 horas de uso tô aqui instalando todos os programas - resolvi nao puxar o backup.

 

Valeu demais!!

 

Obrigado.

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  • 3 mês depois...

Pessoal, no sábado comprei um ssd e ontem retirei meu dvd para ficar com ssd + hd, eu mesmo abri e fiz a instalação sem problemas.

Fiz o procedimento do fusion drive também sem problemas.

Depois instalei o Mavericks.

Depois de instalado demorei 4 horas para para voltar meus arquivos do time machine.

Tudo sem problemas.

A máquina estava funcionando perfeitamente, até que começou a dar problema no mail, safari, lembretes, calendário e notas. Todos relacionados ao icloud, muito estranho.

Fui no painel do icloud, finalizei a sessão e loguei novamente, porém ao pedir para sincronizar todos os apps relacionados acima aparece a roda do arco íris e trava.

O mail abre e lista as mensagens, porém o conteúdo delas fica em branco.

O safari também abre, mas não navega. O chrome abre e navega.

O calendario, lembretes e notas simplesmente não abrem e apresentam mensagem de erro.

Alguém já passou por isso?

Liguei na apple e no momento estou reinstalando o mavericks.

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Minha experiencia com esse Fusion Drive não é muito boa, fiz e refiz o processo várias vezes até que acabei desistindo e deixando o hd e ssd separados mesmo. O problema maior do fusion drive é que quando ele acessava um conteúdo que estava no HD era perceptivel escutar o hd começar a girar e aparecer a bola boiola. E isso era constante. Depois que desfiz o FD e utilizei os hd's separados achei bem melhor, mas claro que a bola boiola aparecia ainda quando eu acessava o HD. Já no SSD tudo fluia tranquilo, inclusive o mavericks e os aplicativos.

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  • 2 semanas depois...

Estou um tanto quanto preocupado com relação aos meu Macbook.

A cerca de 1 ano comprei um SSD e fiz o Fusion Drive com um HD de 1TB, seguindo as instruções deste post. Tudo ocorreu como planejado e ficou assim até pouco tempo. Ocorre que ao retirá-lo da mochila, no estado de hibernação, e tentar despertá-lo o mesmo não ligou, apenas ficou dando um sinal sonoro de 3 bips. Pesquisando na net vi que poderia se tratar de queima de memória RAM, retirei um pente, retirei o outro, troquei de slot e nada. Comprei um novo kit de memória da Kingston de 8GB e instalei, nada de novo.

Retirei o SSD, e instalei um HD com o Mavericks e reinstalei o Superdrive, e mesmo assim ele não inicializou, ficou apenas dando os 3 bips.
Não sei o que ocorreu e o levarei a assistência da Apple aqui de Brasília.

O que mais me preocupou foi o fato de eu não poder acessar o conteúdo do SSD nem do HD que estavam sendo usados anteriormente, pois como o Fusion Drive foi ativado, mesmo colocando-os em uma gaveta externa, não visualizo.

Caso o problema seja de memória mesmo terei que refazer o processo?! E se o fizer perderei o conteúdo armazenado?!!

Ajudem por favor.

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      💾 Armazenamento: APPLE 500gb SSD SM0512F
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      NÃO aceito trocas!!
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      Calma! Antes de me crucificar pelo "relativamente simples", deixa eu explicar 😅
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      Há alguns anos atrás se alguém dissesse que era possível aumentar a memória de armazenamento dos iPhones, iPads e iPods, seria instantaneamente taxado de mentiroso, porém com o avanço dos reparos a nível microeletrônico, isso se tornou possível. Não só aumentar o armazenamento, mas também reparar devices com defeitos de memória antes tratados como insolucionáveis (famosos erros 9, 4013 e 4014  do iTunes). O conhecimento começou a se disseminar, ferramentas novas foram sendo desenvolvidas e hoje é comum encontrar esse tipo de serviço em assistências especializadas em reparo de placa lógica.  Eu mesmo que nem me considero um gigante do microscópio, tampouco tenho um laboratório super fancy, faço com certa frequência esse tipo de upgrade e reparo.
      O vídeo abaixo mostra o procedimento de upgrade de armazenamento num MacBook Air 2020 M1. Irei explicar o que ele fez e dizer o porquê de ser mais fácil do que nos dispositivos mobile.
       
      Agora vamos lá. Provavelmente você pensou durante todo o vídeo que esse procedimento não é simples "nem aqui, nem na China" (ba dum tss), mas a real é que é simples, apesar de não poder ser feito pelo próprio usuário como nos Macs antigos. Explico: nos iPhones, iPads e iPods, a placa lógica é bem menor, logo a concentração de componentes é bem maior, o que torna o manuseio da estação de solda a ar mais complexo e arriscado. A chance de espalhar ar quente em componentes que não podem sofrer muito calor é grande, demanda muita prática e técnica. Você pode ver como é feito o procedimento em iPhones neste vídeo. A placa do Mac é bem ampla e os chips de memória estão consideravelmente separados dos demais. Outro ponto é que foi "basicamente" tirar dois chips, colocar dois chips e fazer a restauração. Já nos dispositivos mobile o chip NAND é vinculado a outros componentes da placa, até mesmo ao chip responsável pelo WiFi e Bluetooth, e quando é necessário efetuar o reparo ou fazer o upgrade do armazenamento nesses dispositivos, temos que remover também o chip de WiFi/BT (que também tem seus riscos por ficar próximo a diversos componentes importante) e usar um equipamento nada barato pra copiar dados da memória antiga pra nova (número de série do aparelho e outras informações). Então nesse ponto além de mais complexo quanto a remover os componentes sem danificar outros, também existem mais etapas e mais equipamentos necessários. Eu também não vi no vídeo outras complicações possíveis, causadas pelo chip T2 Security ou algo do tipo. -- Lembrando que este procedimento de troca dos chips de memória NÃO remove iCloud e nem senha de firmware/EFI.
      Já há um bom tempo é comum encontrar no AliExpress os chips de memória NAND dos iPhones em todas as capacidades possíveis, novos ou retirados de outro aparelho que não pôde ser reparado. Antigamente só mesmo removendo de outras placas lógicas que não tiveram reparo. Ainda não existem esses chips do Mac para comprar, e obviamente não deve ter muita placa lógica de M1 "morta" por aí pra remover componentes já que o modelo é relativamente novo, porém existe a possibilidade de que esses chips dos Macs venham a ser vendidos no varejo também. Caso aconteça, estamos falando da possibilidade de fazer upgrade de memória de armazenamento, ou reparar Macs que tenham tido problemas nesses componentes, causados por desgaste, por exemplo. Outro indicativo de que pode começar a rolar em breve, é que já existe stencil de reballing para M1 à venda na China, o que significa que por lá já estão fazendo esses procedimentos com mais frequência, inclusive com memória RAM.
      Nos novos Macs com processadores M1 Pro e M1 Max aparentemente o procedimento é o mesmo. Os chips já estão mais concentrados na placa (como você pode ver aqui aos 3m32s), o que vai demandar maior perícia, mas mesmo assim continua mais simples que nos dispositivos mobile.
      É gambiarra? Não! Se feito por um bom técnico que efetivamente sabe o que está fazendo e tem a perícia necessária, é um serviço indetectável. Há até como reaplicar resina após o reparo pra ficar exatamente como veio de fábrica. O sistema reconhece normalmente o novo armazenamento e não existem efeitos colaterais, como pode ocorrer com a função Hibernar quando se faz uso de adaptadores para SSDs NVME M2 nos MacBooks.
      Briga de cão e gato... A Apple dificultando a vida dos usuários e dos técnicos em relação à reparabilidade, mas há esperança. Como eu disse no início do tópico, um dia iPhones com defeito de placa eram condenados à lata do lixo e hoje tem reparo para quase tudo.
    • Por ClaudioJr
      Olá Amigos(as),
      Tudo bem com vocês?
      Sou um marinheiro de primeira viagem e assim estou adquirindo meu primeiro MACBOOK. O modelo escolhido seria um PRO 2020 com o processador M1, 8 GB e 512 SSD.
      Eis que procurando em algumas lojas, me deparei com modelos que teoricamente são iguais, porém com números de produto diferente. 
      Por exemplo, em uma grande rede de varejo, encontrei o modelo MYD92BZ/A e o modelo MYDC2BZ/A que me pareceram iguais em termos de configuração, porém com preços (bastante) diferentes...
      Poderiam me auxiliar a decifrar o que está por trás dessas letras/código? Alguém tem alguma dica sobre locais mais indicados para aquisição desse macbook?  Há algum detalhe que devo estar atento quanto a identificação desses modelos?
      Um abraços a todos!
    • Por fabriciuh91
      estou com um macbook pro 2011 e nao estou conseguindo reinstalar o catalina nele, fiz todo o processo que diz no tutorial mas quando chega no fim da atualizacao da erro. alguem poderia me ajudar?
    • Por Desirée Oliveira
      No início do ano, a tela do meu computador MacBook Pro deu um problema e apareceram glitches incontroláveis. O aparelho é o modelo MacBook Pro 15” i7/ 2.6 Ghz/ 512 GB ssd/ 16 gb/ Touch Bar / Cinza Espacial e então decidi procurar uma Assistência Autorizada da marca no Brasil/SP. Fui até a empresa STI Tecnologia, deixei para orçamento e eles me instruíram a realizar a troca do display inteiro. O valor desse serviço era de R$ 5.475,00. O que se espera de um investimento desses é o máximo de qualidade e eficiência. Na época, entenderam que o problema existia a partir de negligência de uso - modus operandi da assistência. Acreditando no que me disseram, aceitei a proposta e seguimos com a troca do display.
      No dia 05 de Março, retirei o equipamento da loja e, naquele momento, me disseram que a garantia do serviço/peça era de 3 meses. No dia, questionei porque de ser tão pouco tempo, já que são peças originais, e a atendente me informou que era procedimento da Apple.
      O computador é a minha ferramenta de trabalho e é com ele que eu consigo sobreviver financeiramente. Os aparelhos da Apple não são nem um pouco acessíveis, assim como seus serviços. Ter essa ferramenta e realizar um serviço autorizado, com peças originais, não foi simples. Demandou muito investimento, suor e horas trabalhadas. Esse aparelho é meu patrimônio.
      Para minha surpresa, no dia 14 de Junho, alguns glitches voltaram a aparecer no meu equipamento e no dia 15 de Junho liguei para a STI agendando um horário para mostrar o que estava acontecendo. A empresa marcou horário para o dia 18 de Junho, pela manhã. Chegando lá, contei minha história para um novo atendente e ele chamou sua superior para entender como proceder. Após cerca de 20min de espera a resposta chegou: me informaram que a garantia havia vencido no dia 05 de Junho e não poderiam fazer nada sobre isso. O PROBLEMA VOLTOU A ACONTECER 9 DIAS DEPOIS DA GARANTIA DELES. A solução que me deram era de deixar meu computador novamente, realizar um novo orçamento e, provavelmente, ter que desembolsar um valor semelhante ou maior que o serviço anterior. Mas me deram uma alternativa: deixar o equipamento e, se eu não autorizasse o serviço, pagar uma taxa de R$100,00. Engraçado, pra não dizer trágico, é que o mesmo problema aconteceu com a máquina, mas dessa vez a negligência de uso não existia. Ou seja: será que não foi, desde o início, um problema de fabricação? Pedi para falar com o técnico responsável pela troca do display para me explicar um pouco mais do diagnóstico que ele tinha dado, mas ele se recusou a conversar comigo. 
      No momento, fiquei indignada! Como é possível 9 dias depois da garantia o equipamento original que eles trocaram não estar mais funcionando? O serviço deles foi tratado como alimento perecível. Os atendentes da loja disseram pra eu entrar em contato com o 0800 da própria Apple e então liguei, dali mesmo, para o número. E, após 30 minutos em espera, o call center me retornou com a mesma resposta. Aí eu fiquei ainda mais frustrada. Me senti roubada.
      O meu questionamento é: como pode uma empresa multinacional e uma representante de serviços da mesma reagir com tanto descaso ao consumidor? Me senti, e ainda me sinto, impotente por ter seguido as orientações e ter conduzido meu problema da maneira mais correta possível.
      Pra piorar a situação, levei em outra assistência técnica autorizada e eles me deram como diagnóstico "substituir o display completo que está danificado, não há como repará-lo". Palavras da própria assistência. E o valor do orçamento foi ainda mais caro que da primeira vez: R$6.565,00. Claro que não deixei lá, então tive que pagar uma taxa de R$180,00 dessa vez. 
      Estou sendo extremamente ridicularizada. Completamente impotente. Desesperada para que a Apple olhe para o meu problema. Confiei e investi na marca e estou passando por uma grande decepção. 
      Tentei contato em outros canais com a Apple e eles só me responderam via consumidor.org.br, no dia 21 de Junho. Até agora, dia 29 de Junho, nenhum outro update. 
       
      Mais alguém passou ou está passando por essa frustração? 
       

    • Por Raul Duelis
      Pessoal, meu MacBook da assinatura, o qual utilizo no dia-a-dia, deixou de abrir no macOS. Não teve atualização (nem dele e nem do sistema) e já reinstalei o app diversas vezes e nada. Ele só fica nessa tela preta e nada. Alguém sabe como resolver?

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