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Macbook Pro early 2011 rodando Fusion Drive - Como ativar o Fusion Drive!


fitinge

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Cara, quase nenhum artigo falam achei dois apenas que citam este caso:

O que acontece quando: SSD morrer? Da pra acessar os dados do HDD ?

Se o HDD morrer, SSD fica intacto?

Nos dois artigos que vi diziam que dava merda porque é praticamente um RAID0 estes discos. Ou seja, se tirar um o outro perde os dados tbm.

Alguém ai que fez o Fusion Drive por conta pode confirmar e/ou testar essa informação (que pra mim é de vital importância)

O funcionamento é parecido com o RAID 0, mas é preciso ver como funciona no detalhe para comparar melhor. Pra fazer o teste, teria que desconectar o HD e verificar se os dados ainda podem ser lidos.

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Cara, quase nenhum artigo falam achei dois apenas que citam este caso:

O que acontece quando: SSD morrer? Da pra acessar os dados do HDD ?

Se o HDD morrer, SSD fica intacto?

Nos dois artigos que vi diziam que dava merda porque é praticamente um RAID0 estes discos. Ou seja, se tirar um o outro perde os dados tbm.

Alguém ai que fez o Fusion Drive por conta pode confirmar e/ou testar essa informação (que pra mim é de vital importância)

O funcionamento é parecido com o RAID 0, mas é preciso ver como funciona no detalhe para comparar melhor. Pra fazer o teste, teria que desconectar o HD e verificar se os dados ainda podem ser lidos.

Pergunta interessante, não havia pensado nisso. Mas penso o seguinte.

Creio que não dê tanto problema quanto o RAID 0, pois neste os dados estão definitivamente divididos em ambos os drivers.

No Fusion Drive, se o SSD morrer, acho que o que estiver no SSD vai pro saco, enquanto o que estiver no HD fica lá, e vice-versa.

Faz sentido?

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Nao cara, pois em RAID0 eles estao tambem divididos entre os drives.

Acho que as pessoas tem que tomar cuidado ao sair fazendo isso sem saber das consequencias, pois ninguem diz. Nenhum review de site famoso, nem mesmo a Apple respondem essa questão quando falam do Fusion Drive.

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Nao cara, pois em RAID0 eles estao tambem divididos entre os drives.

Acho que as pessoas tem que tomar cuidado ao sair fazendo isso sem saber das consequencias, pois ninguem diz. Nenhum review de site famoso, nem mesmo a Apple respondem essa questão quando falam do Fusion Drive.

Sim, foi o que eu disse. No RAID 0 os dados estão definitivamente divididos em ambos os drivers, e no Fusion Drive "acho que não". Pelo que entendo, ou está no SSD ou no HD, dependendo do que o sistema julgar mais viável.

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Acho o mesmo que o Ramon. De qualquer maneira, eu estaria mais preocupado em saber se o Time Machine funciona normalmente com Fusion Drive.

O Time Machine funciona perfeitamente com o Fusion Drive.

Time Machine é apenas um software que grava backups de arquivos em um HD externo ou pendrive, portanto funciona com HDs ou SSDs em RAID, Fusion Drive etc.

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O Time Machine funciona perfeitamente com o Fusion Drive.

Time Machine é apenas um software que grava backups de arquivos em um HD externo ou pendrive, portanto funciona com HDs ou SSDs em RAID, Fusion Drive etc.

Funciona? fizeste o teste aí, tanto de backup quanto de restore, ou tu leste em algum lugar?

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Funciona? fizeste o teste aí, tanto de backup quanto de restore, ou tu leste em algum lugar?

Não precisa testar. É apenas questão de lógica.

Então se conectar um pendrive em uma maquina com o Fusion Drive ativado não será possível copiar/ler arquivos? O Time Machine é apenas um software que organiza backups copiando e lendo arquivos em HD externo ou pendrive.

Se fosse assim as máquinas com Fusion Drive ativo de fábrica deveriam vir com uma versão especial do Time Machine e elas NÃO vem.

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Não precisa testar. É apenas questão de lógica.

Então se conectar um pendrive em uma maquina com o Fusion Drive ativado não será possível copiar/ler arquivos? O Time Machine é apenas um software que organiza backups copiando e lendo arquivos em HD externo ou pendrive.

Se fosse assim as máquinas com Fusion Drive ativo de fábrica deveriam vir com uma versão especial do Time Machine e elas NÃO vem.

Pra mim, "questão de lógica" não serve. O Fusion Drive pode ser algo a mais com que o Time Machine não se dá bem, visto o exemplo do FileVault (não sei como está no FileVault 2).

Não que isso seja o fim do mundo, há outras ferramentas de backup. Só gostaria de ter certeza.

Editado por Maddo Garan
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Pra mim, "questão de lógica" não serve. O Fusion Drive pode ser algo a mais com que o Time Machine não se dá bem, visto o exemplo do FileVault (não sei como está no FileVault 2).

Não que isso seja o fim do mundo, há outras ferramentas de backup. Só gostaria de ter certeza.

Eu já testei. Qdo eu coloquei o FD no meu macbook velhino e voltei a imagem do TM direto pro FD, e tá tudo 100% até hoje.

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  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Muito obrigado pelo tutorial. Parabens pelo post.

 

Havia instalado após o upgrade com um ssd da ocz agility 3 de 120 gb. Instalei anteriormente só no ssd e nao fiz o fusiondrive... mas ao ler o post resolvi tentar ja que tinha acabado de instalar.

 

Deu tudo certo.

 

** Porém achei a diferença de uso só no ssd e com o fusion inicialmente grande em questao de desempenho. Vamos ver no decorrer do uso.

 

Obrigado

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Para os que estão com o 10.8.3 e irão fazer uma instalação limpa para o Fusion Drive.

 

O correto é usar 100% no lugar de informar o tamanho em GB ou TB.

 

No caso do exemplo feito o correto é

 

diskutil cs createVolume 5BF43202-B204-4EDA-A1C7-F09AA228C105 jhfs+ Macintosh\ HD 100%

 

Não que a outra forma não funcione, mas essa é a correta.

 

Abs

Editado por JBM
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      Calma! Antes de me crucificar pelo "relativamente simples", deixa eu explicar 😅
      Este tópico trata de uma curiosidade técnica e também de uma esperança para um futuro não distante, rs.
      Há alguns anos atrás se alguém dissesse que era possível aumentar a memória de armazenamento dos iPhones, iPads e iPods, seria instantaneamente taxado de mentiroso, porém com o avanço dos reparos a nível microeletrônico, isso se tornou possível. Não só aumentar o armazenamento, mas também reparar devices com defeitos de memória antes tratados como insolucionáveis (famosos erros 9, 4013 e 4014  do iTunes). O conhecimento começou a se disseminar, ferramentas novas foram sendo desenvolvidas e hoje é comum encontrar esse tipo de serviço em assistências especializadas em reparo de placa lógica.  Eu mesmo que nem me considero um gigante do microscópio, tampouco tenho um laboratório super fancy, faço com certa frequência esse tipo de upgrade e reparo.
      O vídeo abaixo mostra o procedimento de upgrade de armazenamento num MacBook Air 2020 M1. Irei explicar o que ele fez e dizer o porquê de ser mais fácil do que nos dispositivos mobile.
       
      Agora vamos lá. Provavelmente você pensou durante todo o vídeo que esse procedimento não é simples "nem aqui, nem na China" (ba dum tss), mas a real é que é simples, apesar de não poder ser feito pelo próprio usuário como nos Macs antigos. Explico: nos iPhones, iPads e iPods, a placa lógica é bem menor, logo a concentração de componentes é bem maior, o que torna o manuseio da estação de solda a ar mais complexo e arriscado. A chance de espalhar ar quente em componentes que não podem sofrer muito calor é grande, demanda muita prática e técnica. Você pode ver como é feito o procedimento em iPhones neste vídeo. A placa do Mac é bem ampla e os chips de memória estão consideravelmente separados dos demais. Outro ponto é que foi "basicamente" tirar dois chips, colocar dois chips e fazer a restauração. Já nos dispositivos mobile o chip NAND é vinculado a outros componentes da placa, até mesmo ao chip responsável pelo WiFi e Bluetooth, e quando é necessário efetuar o reparo ou fazer o upgrade do armazenamento nesses dispositivos, temos que remover também o chip de WiFi/BT (que também tem seus riscos por ficar próximo a diversos componentes importante) e usar um equipamento nada barato pra copiar dados da memória antiga pra nova (número de série do aparelho e outras informações). Então nesse ponto além de mais complexo quanto a remover os componentes sem danificar outros, também existem mais etapas e mais equipamentos necessários. Eu também não vi no vídeo outras complicações possíveis, causadas pelo chip T2 Security ou algo do tipo. -- Lembrando que este procedimento de troca dos chips de memória NÃO remove iCloud e nem senha de firmware/EFI.
      Já há um bom tempo é comum encontrar no AliExpress os chips de memória NAND dos iPhones em todas as capacidades possíveis, novos ou retirados de outro aparelho que não pôde ser reparado. Antigamente só mesmo removendo de outras placas lógicas que não tiveram reparo. Ainda não existem esses chips do Mac para comprar, e obviamente não deve ter muita placa lógica de M1 "morta" por aí pra remover componentes já que o modelo é relativamente novo, porém existe a possibilidade de que esses chips dos Macs venham a ser vendidos no varejo também. Caso aconteça, estamos falando da possibilidade de fazer upgrade de memória de armazenamento, ou reparar Macs que tenham tido problemas nesses componentes, causados por desgaste, por exemplo. Outro indicativo de que pode começar a rolar em breve, é que já existe stencil de reballing para M1 à venda na China, o que significa que por lá já estão fazendo esses procedimentos com mais frequência, inclusive com memória RAM.
      Nos novos Macs com processadores M1 Pro e M1 Max aparentemente o procedimento é o mesmo. Os chips já estão mais concentrados na placa (como você pode ver aqui aos 3m32s), o que vai demandar maior perícia, mas mesmo assim continua mais simples que nos dispositivos mobile.
      É gambiarra? Não! Se feito por um bom técnico que efetivamente sabe o que está fazendo e tem a perícia necessária, é um serviço indetectável. Há até como reaplicar resina após o reparo pra ficar exatamente como veio de fábrica. O sistema reconhece normalmente o novo armazenamento e não existem efeitos colaterais, como pode ocorrer com a função Hibernar quando se faz uso de adaptadores para SSDs NVME M2 nos MacBooks.
      Briga de cão e gato... A Apple dificultando a vida dos usuários e dos técnicos em relação à reparabilidade, mas há esperança. Como eu disse no início do tópico, um dia iPhones com defeito de placa eram condenados à lata do lixo e hoje tem reparo para quase tudo.
    • Por ClaudioJr
      Olá Amigos(as),
      Tudo bem com vocês?
      Sou um marinheiro de primeira viagem e assim estou adquirindo meu primeiro MACBOOK. O modelo escolhido seria um PRO 2020 com o processador M1, 8 GB e 512 SSD.
      Eis que procurando em algumas lojas, me deparei com modelos que teoricamente são iguais, porém com números de produto diferente. 
      Por exemplo, em uma grande rede de varejo, encontrei o modelo MYD92BZ/A e o modelo MYDC2BZ/A que me pareceram iguais em termos de configuração, porém com preços (bastante) diferentes...
      Poderiam me auxiliar a decifrar o que está por trás dessas letras/código? Alguém tem alguma dica sobre locais mais indicados para aquisição desse macbook?  Há algum detalhe que devo estar atento quanto a identificação desses modelos?
      Um abraços a todos!
    • Por fabriciuh91
      estou com um macbook pro 2011 e nao estou conseguindo reinstalar o catalina nele, fiz todo o processo que diz no tutorial mas quando chega no fim da atualizacao da erro. alguem poderia me ajudar?
    • Por Desirée Oliveira
      No início do ano, a tela do meu computador MacBook Pro deu um problema e apareceram glitches incontroláveis. O aparelho é o modelo MacBook Pro 15” i7/ 2.6 Ghz/ 512 GB ssd/ 16 gb/ Touch Bar / Cinza Espacial e então decidi procurar uma Assistência Autorizada da marca no Brasil/SP. Fui até a empresa STI Tecnologia, deixei para orçamento e eles me instruíram a realizar a troca do display inteiro. O valor desse serviço era de R$ 5.475,00. O que se espera de um investimento desses é o máximo de qualidade e eficiência. Na época, entenderam que o problema existia a partir de negligência de uso - modus operandi da assistência. Acreditando no que me disseram, aceitei a proposta e seguimos com a troca do display.
      No dia 05 de Março, retirei o equipamento da loja e, naquele momento, me disseram que a garantia do serviço/peça era de 3 meses. No dia, questionei porque de ser tão pouco tempo, já que são peças originais, e a atendente me informou que era procedimento da Apple.
      O computador é a minha ferramenta de trabalho e é com ele que eu consigo sobreviver financeiramente. Os aparelhos da Apple não são nem um pouco acessíveis, assim como seus serviços. Ter essa ferramenta e realizar um serviço autorizado, com peças originais, não foi simples. Demandou muito investimento, suor e horas trabalhadas. Esse aparelho é meu patrimônio.
      Para minha surpresa, no dia 14 de Junho, alguns glitches voltaram a aparecer no meu equipamento e no dia 15 de Junho liguei para a STI agendando um horário para mostrar o que estava acontecendo. A empresa marcou horário para o dia 18 de Junho, pela manhã. Chegando lá, contei minha história para um novo atendente e ele chamou sua superior para entender como proceder. Após cerca de 20min de espera a resposta chegou: me informaram que a garantia havia vencido no dia 05 de Junho e não poderiam fazer nada sobre isso. O PROBLEMA VOLTOU A ACONTECER 9 DIAS DEPOIS DA GARANTIA DELES. A solução que me deram era de deixar meu computador novamente, realizar um novo orçamento e, provavelmente, ter que desembolsar um valor semelhante ou maior que o serviço anterior. Mas me deram uma alternativa: deixar o equipamento e, se eu não autorizasse o serviço, pagar uma taxa de R$100,00. Engraçado, pra não dizer trágico, é que o mesmo problema aconteceu com a máquina, mas dessa vez a negligência de uso não existia. Ou seja: será que não foi, desde o início, um problema de fabricação? Pedi para falar com o técnico responsável pela troca do display para me explicar um pouco mais do diagnóstico que ele tinha dado, mas ele se recusou a conversar comigo. 
      No momento, fiquei indignada! Como é possível 9 dias depois da garantia o equipamento original que eles trocaram não estar mais funcionando? O serviço deles foi tratado como alimento perecível. Os atendentes da loja disseram pra eu entrar em contato com o 0800 da própria Apple e então liguei, dali mesmo, para o número. E, após 30 minutos em espera, o call center me retornou com a mesma resposta. Aí eu fiquei ainda mais frustrada. Me senti roubada.
      O meu questionamento é: como pode uma empresa multinacional e uma representante de serviços da mesma reagir com tanto descaso ao consumidor? Me senti, e ainda me sinto, impotente por ter seguido as orientações e ter conduzido meu problema da maneira mais correta possível.
      Pra piorar a situação, levei em outra assistência técnica autorizada e eles me deram como diagnóstico "substituir o display completo que está danificado, não há como repará-lo". Palavras da própria assistência. E o valor do orçamento foi ainda mais caro que da primeira vez: R$6.565,00. Claro que não deixei lá, então tive que pagar uma taxa de R$180,00 dessa vez. 
      Estou sendo extremamente ridicularizada. Completamente impotente. Desesperada para que a Apple olhe para o meu problema. Confiei e investi na marca e estou passando por uma grande decepção. 
      Tentei contato em outros canais com a Apple e eles só me responderam via consumidor.org.br, no dia 21 de Junho. Até agora, dia 29 de Junho, nenhum outro update. 
       
      Mais alguém passou ou está passando por essa frustração? 
       

    • Por Raul Duelis
      Pessoal, meu MacBook da assinatura, o qual utilizo no dia-a-dia, deixou de abrir no macOS. Não teve atualização (nem dele e nem do sistema) e já reinstalei o app diversas vezes e nada. Ele só fica nessa tela preta e nada. Alguém sabe como resolver?

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