Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro early 2011 rodando Fusion Drive - Como ativar o Fusion Drive!


fitinge

Posts Recomendados

Para os que estão com o 10.8.3 e irão fazer uma instalação limpa para o Fusion Drive.

 

O correto é usar 100% no lugar de informar o tamanho em GB ou TB.

 

No caso do exemplo feito o correto é

 

diskutil cs createVolume 5BF43202-B204-4EDA-A1C7-F09AA228C105 jhfs+ Macintosh\ HD 100%

 

Não que a outra forma não funcione, mas essa é a correta.

 

Abs

 

JBM, existe algum comando que complete então o pouco espaço que foi "deixado" ao utilizar GB quando informado o tamanho do HD?

 

 

Valeu pela informação! =D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comparação com minhas experiências com o SSD puro e usando o Fusion drive:


Equipamento:

Mac Mini mid 2011 (i5 2,5GHz AMD)

RAM: 16GB (Corsair)

SSD: 128GB OCZ Vertex 4

HDD: 500GB Padrão do MacMini

Data Doubler: OWC (instalado por mim)

 


Teste usando o SSD como principal, sem fusion drive:

Escrita: 247MB

Leitura: 473MB

post-31571-0-16577600-1363891760_thumb.j

 

Teste com o Fusion Drive:

 

Escrita: 210MB

Leitura: 446MB

post-31571-0-81352200-1363891766_thumb.j

 

Na prática, não senti diferença alguma na abertura de programas ou mesmo jogando (Civ5 e CS). A facilidade que se tem não tendo de deixar pastas de usuário em outro HD ( ou ficar movendo arquivos pra o outro HD) pra mim compensa a imperceptível (para mim) perda de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Por algum motivo a apple coloca esse recovery ai em todos os discos, então eu nunca mexi nisso.

Sobre o passo a passo, eu postei tudo que você precisa fazer com o passo a passo.

Mas vamos lá:

Com os 2 hds instalados corretamente no seu mac, faça o boot com o ML 10.8.2.

Quando carregar, clique no menu Utilidades / Terminal.

Agora você precisa descobri qual são os seus discos, para isso use:

diskutil list
No meu caso o SSD é o disk0 e o HDD é o disk1, então agora basta criar a partição Fusion Drive dizendo quais os discos que vão participar dessa partição, no caso disk0 e disk1. Você pode escolher um nome que quiser, eu usei fitinge.

diskutil cs create fitinge disk0 disk1
Agora você precisa pegar o logical volume group, ele aparece quando vc executa o comando anterior, mas caso precisar, basta usar:

diskutil cs list
Agora basta criar o volume, como eu gosto de deixar tudo no padrão original, criei o volume com o nome padrão de Macintosh HD. Unica coisa que você precisa altera seria o nome do seu volume logico e o tamanho do espaço desse volume. No meu caso tenho um hd de 120gb e outro de 750gb. No print mostra que o espaço livre é de 865.8gb, então criei um volume de 860gb:

diskutil cs createVolume 5BF43202-B204-4EDA-A1C7-F09AA228C105 jhfs+ Macintosh\ HD 860GB
E pronto!

Só encerrar o terminal e instalar o ML.

 

 

fitinge, preciso formatar o HDD? ou criando o volume, ele já limpa e faz tudo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu montei o FUSION DRIVE e utilizei por 2 meses sem problemas, mas do nada começou a corromper arquivos e não permitia mais copiar nenhum arquivo para fora do Mac. Precisei desmontar e remontar o FUSION, formatar e reinstalar o OS e por enquanto está tudo bem, vamos ver por quanto tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tem por 15 no Dealextreme. Comprei o meu lá e recomendo.

http://dx.com/p/designer-s-2-5-sata-to-sata-hdd-caddy-for-apple-macbook-pro-more-121002

Guilherme queria comprar essa gaveta para encaixar o HDD no lugar do super drive, porém esse modelo do link que você passou serve para os macbooks pro de 13,3 early 2011? Poderia me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Da uma olhada nesse video

o

cara fez RAID 0 com 2 SSDs de 128gb no mac mini mas o conceito é o msm pro macbook. Ficou muito mais rápido que com apenas um SSD.

Sabe onde acho um tuto pra fazer RAID 0 em 2 SSD no mac? Estou com um Samsung 840 pro de 256GB e um Kingston de 128GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, gostaria de saber se é possível fazer o seguinte:

 

tenho um HDD de 320GB, e um SSD de 120GB...

 

quero particionar o HDD em 160GB/160GB...

fazer o fusion drive(raid 0) com 160GB do HDD + o SSD de 120GB, e deixar 160GB pro BOOTCAMP (sim, preciso de um bootcamp, pois trabalho com o mac...)

 

é só particionar e seguir os passos do fitinge ?

 

desde já agradeço..

abss..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou pensando em trocar o meu HD do macbook pro 13 2012 por um SSD e colocar o HD no driver de disco, ele vai funcionar como fusion?,alguem sabe se eh dificil essa operacao? e se tem algum link para ajudar e uma marca boa de SSD para eu colocar.

 

 

obrigado

De imediato não irá funcionar como fusion drive, mas é possivel fazendo a configuração. Aqui no fórum tem um tópico tratando disso com os passos a serem feitos para ativar o fusion drive, da uma pesquisada que você acha ele.

Quanto a marcas, acho que os da corsair são bons, da samsung devem ser tambem, aqui mesmo me falaram para fugir dos da kingston pois são ruins.

Se você quiser aproveitar o leitor de cd/dvd no ebay vendem uma casa que voce pode instalar ele lá, e fica identico ao super drive externo vendido pela apple e não custa caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

fitinge obrigado cara...

 

Por causa deste tópico resolvi meter as caras e dar nova vida ao meu velho de guerra.

 

Macbook Pro 15

Modelo: A1260 MB134/LL - Early 2008 (pré-unibody)

 

Comprei SSD 128 Sandisk e o kit da iFix (lista abaixo), segui os passos de instalação e depois foi configurar tal qual o tutorial do fitinge. 

 

Phillips #00 Screwdriver

Spudger

T6 Torx Screwdriver

9.5 mm Optical Bay SATA Hard Drive Enclosure

 

Na instalação pus o SSD na baia do HD e o HD (500GB) no drive. Após 24 horas de uso tô aqui instalando todos os programas - resolvi nao puxar o backup.

 

Valeu demais!!

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Pessoal, no sábado comprei um ssd e ontem retirei meu dvd para ficar com ssd + hd, eu mesmo abri e fiz a instalação sem problemas.

Fiz o procedimento do fusion drive também sem problemas.

Depois instalei o Mavericks.

Depois de instalado demorei 4 horas para para voltar meus arquivos do time machine.

Tudo sem problemas.

A máquina estava funcionando perfeitamente, até que começou a dar problema no mail, safari, lembretes, calendário e notas. Todos relacionados ao icloud, muito estranho.

Fui no painel do icloud, finalizei a sessão e loguei novamente, porém ao pedir para sincronizar todos os apps relacionados acima aparece a roda do arco íris e trava.

O mail abre e lista as mensagens, porém o conteúdo delas fica em branco.

O safari também abre, mas não navega. O chrome abre e navega.

O calendario, lembretes e notas simplesmente não abrem e apresentam mensagem de erro.

Alguém já passou por isso?

Liguei na apple e no momento estou reinstalando o mavericks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha experiencia com esse Fusion Drive não é muito boa, fiz e refiz o processo várias vezes até que acabei desistindo e deixando o hd e ssd separados mesmo. O problema maior do fusion drive é que quando ele acessava um conteúdo que estava no HD era perceptivel escutar o hd começar a girar e aparecer a bola boiola. E isso era constante. Depois que desfiz o FD e utilizei os hd's separados achei bem melhor, mas claro que a bola boiola aparecia ainda quando eu acessava o HD. Já no SSD tudo fluia tranquilo, inclusive o mavericks e os aplicativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou um tanto quanto preocupado com relação aos meu Macbook.

A cerca de 1 ano comprei um SSD e fiz o Fusion Drive com um HD de 1TB, seguindo as instruções deste post. Tudo ocorreu como planejado e ficou assim até pouco tempo. Ocorre que ao retirá-lo da mochila, no estado de hibernação, e tentar despertá-lo o mesmo não ligou, apenas ficou dando um sinal sonoro de 3 bips. Pesquisando na net vi que poderia se tratar de queima de memória RAM, retirei um pente, retirei o outro, troquei de slot e nada. Comprei um novo kit de memória da Kingston de 8GB e instalei, nada de novo.

Retirei o SSD, e instalei um HD com o Mavericks e reinstalei o Superdrive, e mesmo assim ele não inicializou, ficou apenas dando os 3 bips.
Não sei o que ocorreu e o levarei a assistência da Apple aqui de Brasília.

O que mais me preocupou foi o fato de eu não poder acessar o conteúdo do SSD nem do HD que estavam sendo usados anteriormente, pois como o Fusion Drive foi ativado, mesmo colocando-os em uma gaveta externa, não visualizo.

Caso o problema seja de memória mesmo terei que refazer o processo?! E se o fizer perderei o conteúdo armazenado?!!

Ajudem por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...