Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Trazer novo iMac legalmente para o Brasil


Lucas Capanema Andrade

Posts Recomendados

Pessoal, estou tentando ver outras alternativas de adquirir o imac. Para um amigo meu trazer um da Espanha para cá, quanto tenho q acrescentar ao valor (incluindo impostos e transporte de avião)? Onde posso encontrar essas informações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou tentando ver outras alternativas de adquirir o imac. Para um amigo meu trazer um da Espanha para cá, quanto tenho q acrescentar ao valor (incluindo impostos e transporte de avião)? Onde posso encontrar essas informações?

Fala Lucas, anexei todas as informações que tu pode precisar, tirei esse documento do site da Receita Federal. Explica passo a passo como deve ser feito. Qualquer outra dúvida, estou à disposição.

Abração,

Gustavo

Bagagem.doc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for para trazer legalmente para o Brasil, é melhor comprar aqui mesmo. Porque além de pagar altas taxas alfandegárias, você também tem chances de pagar uma taxa por excesso de peso ou pelo tamanho da mala (isso depende de cada companhia aérea. Na América Airlines, paguei 200 dólares por mala que ultrapassou o limite). Sem falar que seu Mac pode ser extraviado ou danificado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo menos agora o iMac 21,5" tem metade do peso do modelo da geração anterior, e pela espessura deve ter ficado bem mais fácil de acomodar em uma mala.

Isso é uma vantagem. É ver se o preço em EUROS não foi reajustado, já que no caso do Lucas é a tentativa de trazer um iMac da Espanha.

No Chile, o preço geralmente é o preço dos EUA. A única coisa que tem que se fazer é quando chegar ao Brasil, comprar um teclado US, pois os teclados de lá são em Castellano. Isso vale para o iMac que vem da Espanha também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não.... Acho que eu não arriscaria pedir a alguém pra trazer. Teria que ser uma mala grande só pro iMac... E eu só confiaria se eu mesmo preparasse a mala, com as devidas e exageradas proteções, pra evitar danos.

E na boa, sobre declarar, eu iria no tudo ou nada. Ou não declaro (e arrisco ser pego), ou nem trago. Mas não declaro nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Gustavo queria te agradecer por tudo, voce está sempre me ajudando..

Não sei quando meu amigo deve vir, mas parece que há como despachar apenas a bagagem.. E acredito que declarando, as pessoas terão mais cuidado com o mac, e arcarão com as despesas caso aconteça algum acidente.. Estou errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Gustavo queria te agradecer por tudo, voce está sempre me ajudando..

Não sei quando meu amigo deve vir, mas parece que há como despachar apenas a bagagem.. E acredito que declarando, as pessoas terão mais cuidado com o mac, e arcarão com as despesas caso aconteça algum acidente.. Estou errado?

Só será declarado o iMac quando seu amigo já estiver no Brasil, portanto a declaração não influencia em nada os "cuidados" com o transporte; isso dependerá da companhia aérea e o bom humor dos bagageiros (:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Gustavo queria te agradecer por tudo, voce está sempre me ajudando..

Não sei quando meu amigo deve vir, mas parece que há como despachar apenas a bagagem.. E acredito que declarando, as pessoas terão mais cuidado com o mac, e arcarão com as despesas caso aconteça algum acidente.. Estou errado?

Meu caro, não precisa agradecer! Sempre que precisar, é só chamar!

Na hora do Chek-In basta informar que na bagagem há um computador e se trata de um produto frágil. Ele é despachado separadamente e é entregue, inclusive, fora das esteiras de bagagem e sim num espaço que sempre fica ao lado. Dizendo isso eles selam a bagagem e colocam a etiqueta de frágil e/ou este lado para cima. Esse ano fui a SP e levei uma caixa de vinhos a um amigo. Na hora do Check-In fiz esse pedido e a TAM apenas abriu a caixa, verificou que eram 4 garrafas de vinho, não olhou nada além disso, selou de novo e colou a etiqueta de frágil.

Abração e boa sorte

Só será declarado o iMac quando seu amigo já estiver no Brasil, portanto a declaração não influencia em nada os "cuidados" com o transporte; isso dependerá da companhia aérea e o bom humor dos bagageiros (:

Declarando no Check-In que a mercadoria é frágil não há motivos para preocupações.

Editado por Gustavo Jaccottet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos classificados deste fórum há um vendedor prometendo trazer iMac por R$ 5 mil, talvez em breve existam outros.

No caso de compra no exterior acho que o Chile é a melhor opção pois além dos preços parecidos com os dos EUA não há exigência de visto.

Sem dúvidas. A questão é quando vai haver a disponibilidade. No Chile não há lojas on line, apenas APRs. Recomendo as Mega Stores Paris, Ripley e Falabella. Em todas há Setores da Apple, o pagamento pode ser feito com cartão de crédito de qualquer bandeira, apenas à vista. Recomendo que quem for até Santiago visite o Shopping Parque Arauco, que há além das Mega Stores, mais uma ou duas APRs, não lembro ao certo. No centro de Santiago, perto da Plaza de la Moneda há Mega Stores e APRs, assim como na saída do Metro nas estações Universidad Católica e Universidad del Chile.

Uma passagem até Santiago sai muito em conta e quem for ainda pode aproveitar e pegar um ônibus e ir até Mendoza na Argentina, ver o Aconcágua, a Puente del Inca e nessa época do ano, até Abril, mais ou menos, pode-se subir até 4.300m de altura e visitar o Cristo dos Andes. Mendoza é a terra dos melhores vinhos da América Latina, logo quem for lá não se esqueça de mim e me manda uma garrafa de Atamisque, Malbec (cheia por favor)… heheheheh…

Argentina podem esquecer, além dos problemas econômicos os produtos Apple estão mais caros que aqui. O Uruguai é uma boa saída para quem vive perto da Fronteira e pode se deslocar de carro até as cidades da Fronteira, onde há Duty Free Shops. O problema é que não me recordo de ver iMacs nessas lojas, somente MacBooks e iGadgets. Por sinal, nem Desktops de outras marcas eu lembro de ter visto, mas com esse aumento de preços é possível que se encontre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro, não precisa agradecer! Sempre que precisar, é só chamar!

Na hora do Chek-In basta informar que na bagagem há um computador e se trata de um produto frágil. Ele é despachado separadamente e é entregue, inclusive, fora das esteiras de bagagem e sim num espaço que sempre fica ao lado. Dizendo isso eles selam a bagagem e colocam a etiqueta de frágil e/ou este lado para cima. Esse ano fui a SP e levei uma caixa de vinhos a um amigo. Na hora do Check-In fiz esse pedido e a TAM apenas abriu a caixa, verificou que eram 4 garrafas de vinho, não olhou nada além disso, selou de novo e colou a etiqueta de frágil.

Abração e boa sorte

Declarando no Check-In que a mercadoria é frágil não há motivos para preocupações.

Entendi como declarar para alfândega, não declarar a fragilidade do produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que em voos normais, eletronicos nao podem ser despachados... Acho.

Pode sim! Eles vão dizer para você assinar um termo isentando a CIA Aérea de qualquer dano. Eu assino de boa, esse documento é inconstitucional, não tem valor, vai totalmente contra o CDC. A CIA é responsável, sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho o seguinte: se for uns 100 reais a menos, traga de onde for, só para não dar dinheiro para a Apple br.

Outra coisa, nos paises europeus, se vc comprar e for viajar, pode pedir o desconto do IVA no aeroporto, pelo menos era assim, aqui nO Uruguay alguns produtos podem ter dessconto na saída, sei que na Irlanda e Inglaterra tb, acho que vale para toda a zona do euro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que em voos normais, eletronicos nao podem ser despachados... Acho.

Eu despacho até caixas de vinho. Sempre que volto de SP trago frutas que compro no Mercadão e despacho na bagagem. Já trouxe um sistema de câmeras aqui para a minha casa, PS3, Computador. Os produtos que não pode ser despachados são:

Alguns objetos devem passar por aprovação da companhia aérea antes do transporte em virtude do seu peso, tamanho e espécie de bagagem. Estão sujeitos a aprovação:

A Prancha de Surf é aceita para embarque e para tanto as seguintes recomendações deverão ser verificadas:

  • Serão aceitas somente até 02 (duas) embalagens por voo, contendo até 02 (duas) pranchas dentro de cada embalagem. Portanto é necessário que seja feita solicitação ao controle de reservas, para a verificação da disponibilidade no voo.
  • As pranchas deverão estar acondicionadas em embalagem apropriada para o seu transporte e ao despachar a bagagem, a embalagem receberá etiqueta de frágil e o passageiro assinará um termo de responsabilidade.
  • São aceitas pranchas com comprimento máximo de 2 metros. Não são aceitas pranchas "long" .

Transporte de bicicletas são limitadas a 5 por voo, desde que desmontadas e devidamente embaladas (as partes de ferro não devem ficar a mostra), com os pneus vazios e o guidão na direção do quadro. É necessário solicitar confirmação do serviço através da Central de Vendas ou no site com no mínimo 48 horas de antecedência ao voo pretendido. Após confirmação do serviço pela Central de Vendas, comparecer ao aeroporto com duas horas de antecedência ao horário de decolagem do voo.

  • Alguns instrumentos musicais;
  • Objetos de arte (estátuas, quadros, esculturas, etc.);
  • Artigos frágeis ou perecíveis (aceitos desde que embalados adequadamente);
  • Animais vivos (depende do trajeto, duração do voo, porte do animal e acomodação disponível para ele). Veja mais detalhes em Transporte de Animais na Cabine.

Fonte: http://www.avianca.com.br/ecommerce/Institutional/Informacoes_bagagens.aspx

Pode sim! Eles vão dizer para você assinar um termo isentando a CIA Aérea de qualquer dano. Eu assino de boa, esse documento é inconstitucional, não tem valor, vai totalmente contra o CDC. A CIA é responsável, sim!

Exatamente Ramon. Vais declarar, p. ex., que na bagagem tem um computador de R$4.000,00 e estás despachando esse produto. Além de declarar ele como frágil, a CIA vai te dar esse Documento, assina, porque ele é abusivo, não tem valor legal nenhum, viola todas as leis de consumo que existem no Brasil (pelo menos o nosso CDC é bom)

O que vale, se haver dano, é o valor da Nota Fiscal, pois vai ter um documento comprovando que havia um computador de R$4.000,00 na bagagem. O legal é pedir para por o modelo do aparelho e o número da NF ou do Invoice, pois há a prova documental. Pode jogar o jogo deles na hora do despacho da mercadoria, sem problemas, mas se resguardem com provas documentais.

Ainda que nas causas que envolvem direito do Consumidor há a chamada responsabilidade objetiva, ou seja, quem é lesado não precisa provar que a CIA teve culpa e sim que o produto estava sob a guarda dela e ele foi danificado, é melhor para ter um resultado bom, num eventual processo judicial. Esse documento é o famoso caso de contrato de adesão.

Vou colar os artigos do CDC pertinentes:

Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

Art. 54. Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo.

§ 1° A inserção de cláusula no formulário não desfigura a natureza de adesão do contrato.

§ 2° Nos contratos de adesão admite-se cláusula resolutória, desde que a alternativa, cabendo a escolha ao consumidor, ressalvando-se o disposto no § 2° do artigo anterior.

§ 3o Os contratos de adesão escritos serão redigidos em termos claros e com caracteres ostensivos e legíveis, cujo tamanho da fonte não será inferior ao corpo doze, de modo a facilitar sua compreensão pelo consumidor.

§ 4° As cláusulas que implicarem limitação de direito do consumidor deverão ser redigidas com destaque, permitindo sua imediata e fácil compreensão.

Abração a todos!

Editado por Gustavo Jaccottet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O imac de 21,5" ou de 27" cabe para trazer como bagagem de mão?

Como agora estão bem mais leves talvez você consiga trazer qualquer um dos modelos.

No que diz respeito ao modelo anterior, em fóruns e blogs eu li que alguns sempre conseguiram trazer na mão o iMac 21,5" utilizando uma bolsa da iLugger.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...