Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Impressões] Novos Desktops


Gustavo Jaccottet

Posts Recomendados

Pois é, mas a idéia da MP do Bem é gerar empregos aqui no Brasil. Caso ela se aplicasse às importações, o custo dos produtos ao consumidor seria baixíssimo!

Aqui está a NF-e do meu Dell XPS 8500 que comprei nessa semana, com todos os produtos discriminados, além dos tributos recolhidos.

post-31061-0-24783100-1351390600_thumb.j

Por ser um computador beneficiado pela Lei do Bem, observem o preço do IPI!

Se a Apple produzisse os computadores aqui no Brasil os preços seriam infinanatemente menores. O que pega mesmo nesse caso é o ICMS, que fica a cargo de cada Estado e aqui no RS ele é de 17%.

Mas se aplica ao iMac, MBP, MBA Cinema Display, acessorios e iPad com valor menor que 5k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se aplica ao iMac, MBP, MBA Cinema Display, acessorios e iPad com valor menor que 5k.

Não, pois não são montados no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

A título de informação para esse discussão aqui no fórum:

Olha só o valor dos impostos de um Retina Display 15.4, com valor de R$ 10.579,00

Somando todos os impostos (ver imagem), dá um total de R$ 4.135,00 só de imposto, ficando R$ 6443.99 o preço do computador.

Desse valor, a Apple ainda tira o valor importação e custo de frete, o que não deve ser tão caro para ela.

O Valor do produto ficou assim:

R$ 9.199,13 => Preço do computador.

R$ 1.379,87 => Valor do IPI

TOTAL de: R$ 10.579,00

Dos, R$ 9.199,13, você tira:

- 2.755,14 => ICMS, PIS e COFINS.

Daí, o preço da máquina fica por R$ 6.443.99, dividindo com um dólar de 2.05, dá um valor de $3143.40.

Essa mesma máquina saí nos EUA por $2.499,00, sem os impostos de lá (diferença de $644).

Tudo isso é claro com preços para consumidor final comprando...

Quanto será que é um custo de produção de uma máquina dessas?

Quanto que deve ser que a Apple BR está lucrando?

post-37487-0-68402300-1351396828_thumb.p

Eu ahco que o modo como você extraiu os impostos não está correta, mas vamos considerar que esteja certo assim. Ainda falta retirar o valor referente ao Imposto de Importação (II) desses R$ 6.443,99.

A alíquota do II para esse produto é de 16% (verifiquem aqui), portanto:

R$ 6.443,99 - 16% => R$ 6.443,99 - R$ 1.031,04 ==
R$ 5.412,95
(aqui ainda está incluído o valor de frete, que também é tributado)

Convertendo esse valor para dolares (USD 1,00 == BRL 0,50):

R$ 5.412,95 * 0,50 ==
US$ 2.706,47
(
US$ 207,00
a mais que o preço de varejo nos EUA)

Bom, neste valor estão inclusos: custo do produto + frete + margem de lucro no Brasil. A partir daqui não tem como destrinchármos mais.

Então temos:

Preço de venda no Brasil: R$ 10.579,00 * 0,50 ==
US$ 5.289,50
(
100%
)

Custo + frete + Margem de lucro ==
US$ 2.706,47
(
51,16%
)

Impostos ==
US$ 2.583,03
(
48,84%
)

Os tributos realmente tem uma influência grande, quase metade do que se paga no notebook são de tributos.

Mas por outro lado, no preço de varejo nos EUA já está incluída uma Margem de Lucro, que deve ser de no mínimo 40%, isso faria o custo do produto lá ser US$ 1500,00.

De US$ 1.500,00 pra US$ 2.706,47 há um diferença de quase 100%. Ou seja, a Apple realmente tem um lucro enorme aqui, principalmente quando vende direto para o consumidor.

Todas essas projeções são bem por alto, mas já dá pra concluir que o problema dos preços aqui são dois: ganância e tributos elevados.

O valor de pouco mais de 6 mil já inclui o lucro da Apple, que deve ser na casa dos R$3.000,00. O imposto de importação edtá embutido no preço fo produto e não entra no cálculo do ICMS, IPI e demais tributos.

Pelo que eu pesquisei, tanto o IPI quanto o ICMS são calculados em cima do: (custo do produto + frete) * imposto de importação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ahco que o modo como você extraiu os impostos não está correta, mas vamos considerar que esteja certo assim. Ainda falta retirar o valor referente ao Imposto de Importação (II) desses R$ 6.443,99.

A alíquota do II para esse produto é de 16% (verifiquem aqui), portanto:

R$ 6.443,99 - 16% => R$ 6.443,99 - R$ 1.031,04 ==
R$ 5.412,95
(aqui ainda está incluído o valor de frete, que também é tributado)

Convertendo esse valor para dolares (USD 1,00 == BRL 0,50):

R$ 5.412,95 * 0,50 ==
US$ 2.706,47
(
US$ 207,00
a mais que o preço de varejo nos EUA)

Bom, neste valor estão inclusos: custo do produto + frete + margem de lucro no Brasil. A partir daqui não tem como destrinchármos mais.

Então temos:

Preço de venda no Brasil: R$ 10.579,00 * 0,50 ==
US$ 5.289,50
(
100%
)

Custo + frete + Margem de lucro ==
US$ 2.706,47
(
51,16%
)

Impostos ==
US$ 2.583,03
(
48,84%
)

Os tributos realmente tem uma influência grande, quase metade do que se paga no notebook são de tributos.

Mas por outro lado, no preço de varejo nos EUA já está incluída uma Margem de Lucro, que deve ser de no mínimo 40%, isso faria o custo do produto lá ser US$ 1500,00.

De US$ 1.500,00 pra US$ 2.706,47 há um diferença de quase 100%. Ou seja, a Apple realmente tem um lucro enorme aqui, principalmente quando vende direto para o consumidor.

Todas essas projeções são bem por alto, mas já dá pra concluir que o problema dos preços aqui são dois: ganância e tributos elevados.

Pelo que eu pesquisei, tanto o IPI quanto o ICMS são calculados em cima do: (custo do produto + frete) * imposto de importação.

Exato, primeiro se calcula o preço do produto: custo + frete + lucro. Depois imposto de importação e teremos um preço x. Sobre o preço x eu calculo o IPI e terei o preço xy. Sobre o preço xy, caculo o ICMS e terei o preço xyz. Ao final calculo o PIS e a COFINS e terei o preço final do produto.

O Imposto de Importação não é declarado na NF, pois tu não compras o produto no Exterior e sim o Brasil. Quem paga o imposto de importação é a importadora, no caso a Apple Computer Brasil Ltda., então esse imposto não consta em nota e sim na NF de entrada dele no País. Assim, apenas vendo nos livros comerciais da Apple os preços de custo, sem frete e impostos e, isso, só judicialmente ou se a empresa for à falência, logo ficaremos sempre especulando sobre o lucro real de um MAC no Brasil.

Editado por Gustavo Jaccottet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao foi uma pergunta, foi uma afirmaçao, sou revenda e compro com iMac com MP.

SIm, eu entendi que foi uma afirmação. A Lei do Bem, que privilegia de ponto de vista fiscal os aparelhos de informática produzidos no Brasil, somente, de acordo com os regulamentos expedidos pelo Governo Federal. Não há incentivos fiscais para MACs. Os únicos dois produtos beneficiados pela Lei do Bem são o iPad e o iPhone (recentemente incluso na lei via MP).

Pelo o que li no fórum XIM3 os novos iMacs serão excelentes máquinas para jogos. Teve um usuário que postou esse gráfico abaixo.

bigimage.jpg

Show de bola, essa GPU é muito boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se contar apenas os novos iMacs de 27", pode ser. As GPUs dos iMacs de 21.5 são fracas para gaming.

Mesmo assim a GPU do iMac de 21.5" já é de extrema qualidade. Boa para alguns games. É fato que a Apple poderia disponibilizar uma GPU melhor. como uma GTX690i no modelo de 27" e a GTX 675MX no modelo de 21.5".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo assim a GPU do iMac de 21.5" já é de extrema qualidade. Boa para alguns games. É fato que a Apple poderia disponibilizar uma GPU melhor. como uma GTX690i no modelo de 27" e a GTX 675MX no modelo de 21.5".

Hehe, se fosse uma GTX 675MX no modelo de 21.5", este valor atual seria justificável. Mas as GPUs dos modelos básicos, para games, deixam a desejar (mesmo pq acredito que o foco de um iMac não é gaming). Jogadores gostam de botar os gráficos no máximo, o que seria impossível com uma GT 640m/650m.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, se fosse uma GTX 675MX no modelo de 21.5", este valor atual seria justificável. Mas as GPUs dos modelos básicos, para games, deixam a desejar (mesmo pq acredito que o foco de um iMac não é gaming). Jogadores gostam de botar os gráficos no máximo, o que seria impossível com uma GT 640m/650m.

Jogos para Computador gosto de Flight Simulator, que sempre exigiu uma GPU topo de linha. Por isso comprei o meu novo Desk com uma GPU AMD Radeon 7850, com 2GB de GDDR5.

Tb fiquei decepcionado. vou ter q trocar a minha maquina em fev/2013. vamos ver se ate la os precos na abaixam, se nao abaixar, vou delinha 2011 mesmo.. ou trocar de plataforma.

Eu fiquei decepcionado pois seria o meu primeiro iMac. Uso Apple há 3 anos, mas somente na linha de produtos móveis, iPhone, iPad e MacBook, além dos iPods. Eu decidi manter as plataformas do escritório, apenas atualizado a máquina, tinha dois Dell Vostro, agora comprei mais dois Dell XPS 8500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O drive já era esperado, eu tenho falado que o iMac iria vir sem já a um ano, ninguém acreditou, já o conceito de não se poder mexer na máquina é foda, principalmente porque a RAm deles é sempre muito mais cara que a de fora, geralmente 100%. SE puder trocar, já é uma mão na roda, apesar de que por este preço não vai ter geito mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O drive já era esperado, eu tenho falado que o iMac iria vir sem já a um ano, ninguém acreditou, já o conceito de não se poder mexer na máquina é foda, principalmente porque a RAm deles é sempre muito mais cara que a de fora, geralmente 100%. SE puder trocar, já é uma mão na roda, apesar de que por este preço não vai ter geito mesmo.

Impedir os Upgrades é uma medida que vai de encontro ao que a Apple praticava. Se para se ter um iMac mais fino é necessário colocar um fim aos Upgrades, seria muito mais cômodo usar de modelos que permitissem as trocas, pois para que usa AutoCad, Final Cut e outros programas que requerem upgrades seguidos, a Apple parece que eles troquem de iMac todos os anos. Assim não dá!

Galera... Esses novos iMacs... Eles são realmente impossíveis de se fazer upgrade de memória...? Li em algum lugar aqui que talvez fosse possível.

E também não tem mais o drive de CD/DVD.... Putz.

O drive já era algo dado como certo, até porque a Apple está cada vez mais dando adeus ao Super Drive, pois sequer aderiu ao Blu-Ray. Isso não é de todo mal, pois o Blu-Ray não é esse sucesso todo e a Apple está padronizando suas máquinas de forma a engessar os usuários, pois agora se quiserem upgrade, é simples e mágico: jogue o seu iMac fora e compre um novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que eles vão cair do cavalo mesmo lá fora, estou aqui em uma casa compartilhada com gringos, já vieram alemães, franceses canadenses etc. E de todos, só uma inglesa tinha mac (um macbook branco velho).

Eles não são tão otários assim não, compram muito, mas quando precisam, quando não, usam o mesmo até gastar.

Agora iPhone, já vi uns 3. A garotada mais nova acha que vale mais um tel que um comput.

Este esquema de jogar a máquina fora já tá de cara parecendo que vai fazer água na Europa, eles vão ficar com o mercado só dos EUA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta babaquice da Apple já pode ser vista no FC X, a atualização agora só roda no ML, 7.8.2

Isso é, um sistema novo como o Snow, já é incompatível, teria que comprar o novo para rodar, se tivesse comprado meu Snow, teria comprado o ano passado, pois só entro em sistema novo depois que ele passa do 0.3 no mínimo, e já teria que comprar outro sistema.

Muita palhaçada, tá parecendo a Microsoft de 15 anos atrás.

Aliás, muito parecido com a Apple dos preços caríssimos de antes do SJ voltar, que caminhava rapidamente para a falência.

Hoje está rica, mas conseguiu isso com a política de Jobs, que estão mudando tudo agora, ao que parece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu preciso de drive de CD/DVD para gravar CDs de áudio para tocar no carro (que é antigo, não tem USB e nem lê mp3) e também porque, de vez em quando, produzo menus pois nem todo mundo tem acesso rápido à internet sendo o CD uma forma barata para entregar muitos dados. Esse foi um dos motivos por eu ter optado por um iMac 2011.

Certamente estamos em um mundo em transição para uma era sem mídias físicas portáteis, mas isso ainda levará algum tempo e só finalizará quando uma internet rápida estiver disponível para todas as pessoas e em todos os lugares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...