Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Garantia Macbook: 1 ano e 3 dias ainda vale?


Posts Recomendados

Olá a todos,

Estou replicando este tópico aqui por dica de um colega do MeioBit. Eu tinha postado lá, mas o público alvo está aqui e provavelmente eu encontre situações similares.

Eu comprei um macbook na Fnac, dia 27 de Julho de 2007. No domingo do dia 27/07/08, um ano depois, ele simplesmente parou de funcionar! Incrível, não liga mais de forma alguma (já fiz tudo que era possível). Parece um relógio que o desativou após 365 dias. Também encontrei relatos similares em diveros fóruns internacionais, alguns resolvem simplesmente removendo a bateria, outros usando alguma combinação bizarra de teclas (como o site da Apple sugere) e para outros nada disso resolve. Nestes casos o problema é geralmente na placa mãe, ou em outras palavras, compre outro Mac. Comigo sempre funcionou muito bem, aliás, só tenho elogios ao hardware (software também, mas eu rodava linux na maior parte do tempo por questões acadêmicas). Mas exatamente 1 ano após, "quebrou".

Como não estava em SP, só pude levá-lo numa autorizada 3 dias depois da garantia ter expirado. Eles não querem nem saber, disseram que "tanto faz que passou 3 dias", poderia ter passado um. Eu concordo que data é data e ponto. Mas são tão irredutíveis assim? Talvez uma exceção uma vez ou outra... o mac era extremamente bem cuidado (a atendente até brincou "Esse é o macbook usado mais novo que já vi").

O pior é que quando eu falei da exceção ela disse "Já ouvi isso várias vezes, muita gente reclama porque ele falha 1 ano depois". Será que é por isso que eles não negociam a garantia, mesmo 3 dias depois de vencê-la? Não acredito muito no que ela disse, acho que falou só para dar uma desculpa.

Bom, estou esperando o orçamento e devo ligar na Apple novamente assim que tiver notícias da autorizada. Só estou escrevendo isso para pensarem bem na questão da garantia, talvez até sugiro comprar o AppleCare (e estender para 3 anos). Aqui em SP existem várias autorizadas da Apple. Algumas cobram inclusive para fazer o orçamento (R$ 140!). Lembrei da história do Cardoso (do MeioBit) que precisou trocar o HDD do Macbook e queriam cobrar uns R$ 800! (se não estou enganado).

Nunca tive azar com eletrônicos, nunca usei a garantia de nada (exceto por um monitor da LG), por isso nunca me preocupei tanto com isso. Mas estou vendo que para ter Mac, você precisa reservar dinheiro (e tempo!) para a possibilidade de precisar pagar um reparo por defeito de fábrica.

Vou mantê-los atualizado sobre o andamento da história, é importante que isso seja de conhecimento de todos. Mas neste meio tempo, alguém já esteve ou conhece alguém em situação similar?

[]'s

Cesar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 35
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Mantenho aqui o meu comentário do MeioBit:

Já tentou adquirir o "AppleCare" afinal só passaram 3 dias e deve sair mais barato que o conserto

Nota mental pra mim: Quando comprar um Mac, adquirir também o AppleCare!

Você soube do cara que teve uns dead pixels no PowerBook G4 de 17" e como tinha o AppleCare, "ganhou" um MacBook Pro de 17" pois a Apple não tinha peças de reposição?

http://macmagazine.com.br/blog/2007/11/21/...k-pro-em-troca/

Adquira o AppleCare e leve noutra assistência que sairá mais barato :rolleyes:

Editado por luiz_claudio_eudes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué, a garantia é de 1 ano. Pra mim tá claro que eles não tem obrigação alguma de prestar serviço gratuito nem se fosse 5 minutos após o término da garantia.

Termo de garantia é pra ser igual a um contrato: passou da data, perdeu o direito de consertar na garantia.

Não tem nada de errado no que essas ATs estão dizendo, por pior que isso possa ser para você.

E esse papo de morrer depois de exatos 12 meses é pura e simplesmente uma tremenda falta de sorte. Tem gente com máquinas de 10 anos que nunca apresentaram um problema, assim como tem gente que compra a máquina e ela já vem bichada dentro da embalagem.

O seu caso é de azar absurdo, só isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué, a garantia é de 1 ano. Pra mim tá claro que eles não tem obrigação alguma de prestar serviço gratuito nem se fosse 5 minutos após o término da garantia. Termo de garantia é pra ser igual a um contrato: passou da data, perdeu o direito de consertar na garantia.

Para mim também está claro que eles não tem obrigação alguma, isto é óbvio. No entanto, conheço diversas empresas que aceitam fazer o conserto até, digamos, uma semana após o venc. da garantia. Justamente para manter a satisfação do consumidor e não fazê-lo pensar que o produto é ruim e não confiável. Se este é um caso estatisticamente improvável, então por que não "quebrar" o galho? Afinal, um produto que custou R$ 4 mil apresentar defeito após exatamente 365 dias, fará com que eu pense 3 vezes antes de adquirir outro (mesmo sendo improvável outro defeito). E eles não precisam acreditar na minha versão, basta ver os logs de acesso no disco, estão lá marcando a data de último acesso.

Além disso, a atendente da assistência disse por telefone que a Apple pode decidir não cobrar pelo conserto, mesmo 3 dias após o vencimento. Mas quando eu cheguei lá, 1h depois, ela desmentiu e falou justamente o contrário. Como odeio encrenca, nem questionei.

Tem gente com máquinas de 10 anos que nunca apresentaram um problema

Sim, claro. Eu mesmo tenho 3 máquinas velhas com mais de 5 anos. Também nunca tive problema com qualquer equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim também está claro que eles não tem obrigação alguma, isto é óbvio. No entanto, conheço diversas empresas que aceitam fazer o conserto até, digamos, uma semana após o venc. da garantia. Justamente para manter a satisfação do consumidor e não fazê-lo pensar que o produto é ruim e não confiável. Se este é um caso estatisticamente improvável, então por que não "quebrar" o galho? Afinal, um produto que custou R$ 4 mil apresentar defeito após exatamente 365 dias, fará com que eu pense 3 vezes antes de adquirir outro (mesmo sendo improvável outro defeito). E eles não precisam acreditar na minha versão, basta ver os logs de acesso no disco, estão lá marcando a data de último acesso.

Além disso, a atendente da assistência disse por telefone que a Apple pode decidir não cobrar pelo conserto, mesmo 3 dias após o vencimento. Mas quando eu cheguei lá, 1h depois, ela desmentiu e falou justamente o contrário. Como odeio encrenca, nem questionei.

Sim, claro. Eu mesmo tenho 3 máquinas velhas com mais de 5 anos. Também nunca tive problema com qualquer equipamento.

Voce sabia que a garantia que veio ao aparelho soma-se mais tres meses (da lei do consumidor)? Caso tenha dúvida ou não acredite, fale com algum amigo seu, que seja advogado. Para que voce entenda a garantia da Apple é chamada pela lei do consumidor garantia contratual (12 meses ou 1 ano) que soma-se a garantia legal (que são tres meses, conforme determina a lei do consumidor), portanto, seu aparelho ainda está em garantia, são obrigados a repará-lo sem nenhum custo para voce.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voce sabia que a garantia que veio ao aparelho soma-se mais tres meses (da lei do consumidor)? Caso tenha dúvida ou não acredite, fale com algum amigo seu, que seja advogado. Para que voce entenda a garantia da Apple é chamada pela lei do consumidor garantia contratual (12 meses ou 1 ano) que soma-se a garantia legal (que são tres meses, conforme determina a lei do consumidor), portanto, seu aparelho ainda está em garantia, são obrigados a repará-lo sem nenhum custo para voce.

Beto, eu já tinha ouvido falar sobre isso em algum lugar, mas não sei se a fonte era confiável e por isso não comentei. Mas de qualquer forma, vou entrar em contato com o Procon para me certificar. Também vou fazer o que você sugeriu, procurar um amigo advogado e perguntar (se bem que eu posso procurar direto na Lei do Consumidor).

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso tá certo em partes, toda garantia que excede 3 meses é adicional, ou seja vai além dos 3 meses garantidos pelo CDC, mas tem que apurar se a Apple dá 9 meses de garantia adicionando os 3 garantidos pelo CDC, totalizando 12 meses, caso a garantia da Apple seja de 12 meses descritos no certificado de garantia ela tem na verdade 15 meses de garantia, aí dá pra partir pra briga...

no mais, acho uma puta sacanagem se eles não concertarem, afinal é como diz o ditado: "leva-se 10 anos pra conquistar um cliente, mas basta 10 segundos para perdê-lo!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso tá certo em partes, toda garantia que excede 3 meses é adicional, ou seja vai além dos 3 meses garantidos pelo CDC, mas tem que apurar se a Apple dá 9 meses de garantia adicionando os 3 garantidos pelo CDC, totalizando 12 meses, caso a garantia da Apple seja de 12 meses descritos no certificado de garantia ela tem na verdade 15 meses de garantia, aí dá pra partir pra briga...

no mais, acho uma puta sacanagem se eles não concertarem, afinal é como diz o ditado: "leva-se 10 anos pra conquistar um cliente, mas basta 10 segundos para perdê-lo!"

Carlos, o que você disse pode ser verdade, preciso ver no certificado de garantia se são 12 ou 9 meses (não estou com ele aqui agora). E sobre a CDC, encontrei o seguinte, neste link:

"Cabe frisar que a contagem do prazo da garantia contratual e da garantia legal são complementares (artigo 50 da Lei 8.078/90), ou
seja, um é adicionado com o outro. Por exemplo: adquiri um aparelho de telefonia celular, cujo prazo de garantia contratual é de 1 ano. Na
verdade o consumidor terá a garantia total de 1 ano e 3 meses (90 dias), sendo 1 ano o da garantia contratual e o restante (90 dias) o da garantia legal."

Então, complementando o que o Beto disse, os 3 meses são válidos desde que a garantia seja de 12 meses. Como a garantia é mundial, não acho que a Apple tenha considerado este tipo de situação e portanto oferece de fato 12 meses de garantia. A lei brasileira apenas te garante mais 3.

Preciso ligar na AT, faz 3 dias que o mac está lá e ninguém deu notícias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim também está claro que eles não tem obrigação alguma, isto é óbvio. No entanto, conheço diversas empresas que aceitam fazer o conserto até, digamos, uma semana após o venc. da garantia. Justamente para manter a satisfação do consumidor e não fazê-lo pensar que o produto é ruim e não confiável. Se este é um caso estatisticamente improvável, então por que não "quebrar" o galho? Afinal, um produto que custou R$ 4 mil apresentar defeito após exatamente 365 dias, fará com que eu pense 3 vezes antes de adquirir outro (mesmo sendo improvável outro defeito). E eles não precisam acreditar na minha versão, basta ver os logs de acesso no disco, estão lá marcando a data de último acesso.

Além disso, a atendente da assistência disse por telefone que a Apple pode decidir não cobrar pelo conserto, mesmo 3 dias após o vencimento. Mas quando eu cheguei lá, 1h depois, ela desmentiu e falou justamente o contrário. Como odeio encrenca, nem questionei.

Concordo com vc. Tem empresa que faz esse tipo de gentileza, mas se alguma AT da Apple não fizer, não acho que a culpa seja da Apple. Alías nem penso que a culpa seja da AT em si, mas sim da situacão que é tremendamente filha da put*. Talvez se isso não fosse no Brasil, vc tivesse mais chance, mas sei lá...acho que no fundo é sorte tb de encontrar alguma AT que faça o serviço e registre a entrada do equipamento dois dias antes do término da garantia.

Mesmo assim desejo boa sorte na empreitada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje liguei na Apple para explicar o caso novamente. O atendente disse que a Apple está de acordo com a lei do consumidor e oferece 9 meses adicionais além dos 3 exigidos por lei. Questionei onde isto estava escrito e ele simplesmente respondeu: "Não precisa estar escrito em lugar nenhum! É assim mesmo.". Argumento impressionante. Depois ele disse que poderia passar o caso para a Apple nos EUA e pediu para aguardar uma resposta em até 3 dias úteis. Ele ressaltou que era muito difícil eles abrirem uma exceção e era melhor eu não esperar por uma avaliação positiva. Voltei a discutir sobre a garantia mundial de 12 meses mas não adiantou, ele falou que eu poderia procurar meus direitos no Procon ou qualquer outro lugar (um descaso total).

Depois cheguei em casa e fui ler o termo de garantia (ele vem em inglês, o Procon exige que seja em pt-br). Lá, além de dizer que são 12 meses de garantia mundial, existe o seguinte trecho:

[...] for consumers who are covered by consumer protection laws or regulations in their country of purchase or, if different, their country of residence, the benefits conferred by this warranty are in addition to all rights and remedies conveyed by such consumer protection laws and regulations.

Resumindo, além da garantia oficial da Apple, valem todos os direitos adicionais do consumidor no país da compra ou de residência (vale o mesmo se eu tivesse comprado na Rússia). Então vale sim os 3 meses previstos no CDC, após 1 ano da garantia contratual.

Ainda não saiu o orçamento da AT, mas provavelmente vou pagar e pedir o reembolso na justiça (se for o caso). Não posso ficar com o mac parado. Eles não estão cumprindo o código brasileiro, alguém precisa fazer alguma coisa. Eu queria muito que fosse simples, assim não perderia tempo indo atrás do Procon ou no tribunal de pequenas causas, mas estou vendo que não vai ter jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com vc. Tem empresa que faz esse tipo de gentileza, mas se alguma AT da Apple não fizer, não acho que a culpa seja da Apple. Alías nem penso que a culpa seja da AT em si, mas sim da situacão que é tremendamente filha da put*. Talvez se isso não fosse no Brasil, vc tivesse mais chance, mas sei lá...acho que no fundo é sorte tb de encontrar alguma AT que faça o serviço e registre a entrada do equipamento dois dias antes do término da garantia.

Eu ainda não sei se a culpa é da AT ou da Apple. Não está claro quem responde por quem. A AT deveria cobrar da Apple nestes casos, mas a Apple está se negando a cumprir a lei (isto sim está claro). A AT disse que eu preciso resolver com a Apple Brasil, a Apple Brasil disse que precisa verificar com a sede... como se o pessoal de Cupertino soubesse das leis brasileiras do consumidor.

Mesmo assim desejo boa sorte na empreitada...

Obrigado, vou mantê-los atualizado do andamento. Assim quem cair numa situação parecida, sabe o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Cesar,

Como havia dito, voce está com a razão, eu na verdade já sabia que eram 15 meses. No passado aconteceu algo semelhante comigo, não foi necessário ir a justiça, porém, eu peguei toda documentação (garantia, comprovante da assistência, comprovante da compra etc...), redigi um documento e entreguei na APPLE com protocolo. Paralelo a isto solicitei da APPLE que entregasse por escrito e assinado (já que eles diziam-se certos) a posição deles, argumentei que, já que eles estavam cheios de razão, porque não escreviam e assinavam? Resumo da ópera foi tudo reparado e ainda recebi pedido de desculpas.

Portanto, aconselho, vá a APPLE com toda documentação e a lei debaixo do braço, exponha seu caso, no caso de negativa (o que será provável) exija uma posição escrita e assinada, faça o mesmo procedimento com a assistência (conforme a lei, eles dividem a responsabilidade, logo, também estão sujeitos ao cumprimento dela, já que a rede de garantia da APPLE é somente através deles, portanto "cúmplices", segundo a lei).

Mantenha a calma (sei que é difícil), lute com a razão e o cerébro, e verás que seu problema será solucionado rápido. Lembre-se "o bom cabrito não berra, têm paciência". Eles usam esta técnica para livrar-se da situação, e o que é pior, em 99% dos casos as pessoas aceitam o exposto por eles, não aceite, aceitando voce estará engrossando o caldo da fama de "brasileiro consumidor de quinto mundo, todos fazem o que querem". Temos lei e ela funciona, porém, é necessário utiliza-la. Vale também uma carta para FOLHA/ESTADÃO ou outros na seção consumidor.

Caso necessite de ajuda, pela expertise que adquiri quando tive problema, conte comigo, mande um e-mail ou telefone-me, terei imenso prazer em ajudar-lhe, e o que motiva-me a fazer isto é para ter no país empresas que nos respeitem e saibam que aqui é nossa terra e lei, portanto, que respeitem, igualmente fazemos quando estamos na terra dos outros.

Sorte, força, saúde e êxito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai parabens beto fiquei ate arrepdiado, uma coisa que vejo aqui e muitos outros lugares eh a auto critica ao nosso pais, morei fora um bom tempo, e sempre viajo pra fora e fico na casa de grigos, e que mais me revolta e um grigo me perguntar, la vc eh assaltado todos os dias, la vc da dinheiro a um policial e solto, isso acaba com brasil. por mas que tenha verdade nisso eu sempre desminto e falow que moro num lugar que tem a melhor noite no mundo, e coisas boas brasiliero quando vai pra la se vende a gringo e isso me aburrece, nao so como quando mora la, e sim que depende deles como trabalhar em uma multinacional, ou que depende de um empresa gringa que no caso da AT temos leis e terao que se respeitada, eu mesmo trabalhei em varios restaurantes, e nunca vi um muita fiscalizacao de saude ou coisa parecida e quando ia so olhavam o banheiro, a conzinha continua um lixo, meu amigo do problema da garantia, faca isso mesmo luta pelo seu direito, e mantenha a calma como vc ta fazendo, fico ate adimirado, acho que seu eu tivesse no seu lugar ja tinha mandado a AT pra aquele lugar e falado que sao uns vendidos

abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não há nenhuma novidade significativa, a Apple está irredutível, até pediram que eu entre em contato com o depto. jurídico deles por carta! Isto mesmo, por carta! Eles não atendem por telefone. Parece piada. Ando pensando se a Apple nos EUA sabe o que andam fazendo aqui no Brasil. Este não é o estilo da empresa.

Mas enfim, o Beto gentilmente me passou algumas alternativas que estou avaliando, devo dizer o que vou fazer em breve aqui no fórum. Aliás, saiu o orçamento da AT. Ficou por R$ 250. O problema é apenas com o botão liga/desliga (e por isso é necessário trocar o top-case). Dá para acreditar que o problema era num botão? Eu quase não uso aquele botão, ou o Mac está ligado ou hibernando. Conversei até com o dono da AT, que disse estar ciente dos 3 meses do CDC e etc, mas que depende exclusivamente da Apple para reparar como se estivesse dentro da garantia. Ficamos uns 15 minutos conversando por telefone (ele foi bastante simpático e compreendeu bem a situação).

A AT disse que vai tentar resolver o caso sozinha, direto com a Apple. Eu já tinha permitido que o conserto fosse feito, mas a própria AT pediu para esperar mais um pouco (mesmo sabendo que eu preciso da máquina).

De forma geral, acho válido que TODOS saibam do direto dos 3 meses adicionais da garantia, e tudo o que a Apple disser como contra-argumento é papo furado (para não dizer crime). O CDC é bem claro neste sentido, assim como o próprio certificado de garantia da Apple (12 meses no mundo todo).

Em breve volto com mais informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje a AT enviou um e-mail me dizendo que colocou o conserto dentro da garantia (a Apple autorizou). Finalmente!

Mas, como eu já imaginava, disseram que a Apple está sem a peça no estoque e deve levar mais tempo. Fico me perguntando se eu tivesse pago e não feito "barulho", eles já teriam resolvido o problema? Um simples top-case para macbook está em falta no estoque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cesar e Beto, parabéns pela iniciativa e perseverança. Bom saber que tenho 15 meses de garantia, com esses top-case rachando acredito que vou precisar. Pra você ver, casa de ferreiro espeto de pau, minha esposa é formada em direito e trabalha no tribunal de justiça e eu não sabia dos 3 meses adicionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...