Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Conheça a péssima experiência de um operário na fábrica do iPhone 5


camila447

Posts Recomendados

Vi esse artigo hoje. Link original: http://www.techtudo....o-iphone-5.html

---------

Conheça a péssima experiência de um operário na fábrica do iPhone 5

Uma agência de notícias chinesa infiltrou um de seus jornalistas em uma fábrica da Foxconn com a missão de conhecer o processo de fabricação do

iPhone 5, lançado no último dia 12. Ele fingiu ser um operário novato por 10 dias e conseguiu reunir imagens e informações valiosas sobre como funciona a fábrica, a rotina de trabalho e o processo de produção do smartphone.

A Foxconn é conhecida por fazer a montagem de eletrônicos como o iPhone, o iPad e o Xbox 360. Além disso, também fez fama por oferecer péssimas condições de trabalho aos operários, que obedecem à meta de fabricação de 57 milhões de unidades de iPhones por ano e os rígidos prazos impostos pela

Apple - o que, para o jornalista, foi o aspecto mais impactante de sua experiência.

ipxjyp.jpg

No primeiro dia o repórter participou de um curto processo de seleção, após responder a um questionário sobre suas faculdades mentais. Em seguida foi levado à fábrica para iniciar o período de treinamento. E sua primeira impressão não poderia ter sido pior: os dormitórios eram sujos, fediam e não ofereciam condições mínimas de conforto aos trabalhadores.

No segundo dia, todos os novos operários precisaram assinar os contratos logo após de tomar café da manhã em um refeitório lotado. Os documentos continham cláusulas específicas sobre a confidencialidade das informações adquiridas na fábrica, porém deixava de abordar questões importantes como horas extras, acidentes de trabalho ou salubridade do ambiente.

33c7uw0.jpg

Nos dias seguintes, o jornalista infiltrado participou de treinamentos e ficou impressionado com a naturalidade com que os superiores tratavam mal seus empregados. Segundo o diário, era comum os supervisores dizerem que, embora os funcionários não gostassem do que ouviam, o tratamento era assim pelo bem de todos. Para aliviar o estresse, os operários se reuniam em uma área livre da fábrica para “gritarem tudo o que não podiam gritar no centro de produção”.

No oitavo dia, os novatos finalmente foram levados à linha de produção do iPhone 5. Ao entrar na área, considerada de segurança máxima, todos foram revistados e passaram por detectores de metais. No local não eram permitidos quaisquer materiais metálicos, sejam eles fivelas de cintos, brincos, e muitos menos aparelhos eletrônicos como câmeras e celulares. O diário do jornalista, inclusive, descreve que, certa vez, um operário foi demitido pois levara consigo um cabo USB para dentro da linha de produção.

x3gau.jpg

Com a costumeira truculência, os supervisores alertavam a todos que, ao sentar em seus lugares, não poderiam fazer nada além de obedecer ordens. A linha de produção para onde o jornalista foi levado era responsável por colocar películas protetoras na entrada do fone de ouvido e do conector do iPhone 5. Assim, no processo de pintura a tinta não entraria nos orifícios. Segundo o relato, todos paravam às 23h para jantar e voltavam para trabalhar novamente à meia-noite.

Em um dos dias, o funcionário disfarçado e seus colegas foram obrigados a passar a madrugada marcando pontos de encaixe em placas de iPhone, usando uma espécie de tinta à base de óleo, tudo muito rápido para que nada desse errado na esteira onde passava o material. Era comum, nesse processo, os supervisores gritarem com os operários que colocavam muita tinta nos pequenos pontos, ou com os que eram lentos demais. Essa tarefa era normalmente dada a mulheres, por serem mais delicadas e terem mãos e dedos menores. Como muitas haviam pedido demissão, os operários homens ficaram com a incumbência.

p9kas.jpg

As horas de trabalho eram extenuante, e os operários ganhavam somente cerca de 8 reais a cada duas horas extras, mesmo nas madrugadas. O estresse e a raiva eram tão grandes que, na ausência dos supervisores, os trabalhadores socavam as partes de iPhone contra as esteiras e xingavam.

Segundo o diário, somente 2 dos 36 operários que entraram na Foxconn junto com o jornalista conseguiram obter condições melhores de trabalho, pois foram designados ao departamento de inspeção de controle de qualidade. Nesse setor eram permitidos 10 minutos de descanso a cada 2 horas trabalhadas. O jornalista não aguentou a rotina e abandonou a fábrica no 10º dia.

Via Mic Gadget

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li a matéria. Comparei com alguns dados da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e reparei que em alguns detalhes as condições chegam a ser mais dignas do que em alguns pólos fabris no Brasil. Na indústria de alimentos, por exemplo, não há esse aglomerado, mas o risco de se perder um membro é de 70%, pois a empresa não fornece Equipamentos de Proteção Individual. A foto dos beliches parece dum campo de concentração nazista. Coisa triste e de se refletir, mas e os cortadores de cana que vivem em meio a cobras, insetos e etc. A coisa é feia lá fora e aqui o mar não anda para peixe e consumimos parte disso, nós financiamos, infelizmente, isso tudo, pois quanto maior o lucro, maior a inovação dos produtos, quanto mais a Foxconn fatura, menor o custo de produção de cada iPhone.

Quem se interessa pelo tema, eu recomendo a leitura de O Caminho para Wigan Pier, do George Orwell, o mesmo de Revolução dos Bichos. Para escrever o livro ele se infiltrou nos mineiros do norte da Inglaterra, ele virou um explorador das minas de carvão de Lancaster e Yorkshire. Vale a pena ler e ver que a forma de desapego à humanidade é a mesma, só a forma e a tecnologia mudaram.

Ótimo post, esclarecedor para quem vê uma figura mística por trás de uma empresa global.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não foi também a Foxconn que teve que colocar grade nas janelas por conta do alto índice de suicídio nas fábricas?

Tem também denúncia de maus-tratos/péssimas condições de trabalhos com refugiados de países árabes nas fábricas da Sadia, bem interessante ler. Eles são contratados pra Sadia poder exportar para países muçulmanos.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/01/120125_refugiados_maus_tratos_sadia_jf.shtml

http://exame.abril.com.br/negocios/gestao/noticias/refugiados-denunciam-maus-tratos-em-fabrica-da-sadia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não foi também a Foxconn que teve que colocar grade nas janelas por conta do alto índice de suicídio nas fábricas?

Tem também denúncia de maus-tratos/péssimas condições de trabalhos com refugiados de países árabes nas fábricas da Sadia, bem interessante ler. Eles são contratados pra Sadia poder exportar para países muçulmanos.

http://www.bbc.co.uk..._sadia_jf.shtml

http://exame.abril.c...abrica-da-sadia

Conheço a política da Sadia, e posso garantir que são apenas denúncias. Sobre as grades nas unidades da Foxconn vi na Bloomberg que os suicídios aumentaram em progressão geométrica desde que a fabricação de derivados do silício aumentou, no começo dos anos 2000. Vocês já pararam para pensar no volume de produtos químicos que um funcionário da Foxconn inala por dia? Silício, cobalto, zinco, ferro, alumínio... proteção nasal não adianta, o corpo absorve pelo suor, pelos poros cutâneos, pela boca. O ser humano não foi "desenhado" (perdão pela expressão) para ter seu corpo tapado de metais, alguns leves outros pesados. Isso pode causar danos patológicos e causar sim o suicídio, bem como outros problemas, como doenças respiratórias, linfomas, câncer, problemas de hipertensão (alta inalação de sais e derivados), problemas cardíacos, musculares (lesão pelo esforço repetitivo). O suicídio e a morte causada por problemas ligados ao labor são os problemas mais sérios, mas seria interessante ver a expectativa de vida de um funcionário desses. O estado dos dentes, da pele. O Ramon conhece a área da saúde, ele pode nos dar umas dicas nesse quesito quando ele tiver tempo, porque teoricamente pode-se fazer um cálculo matemático do tipo 100.000 MacBooks custam a vida de 1 funcionário.

O problema no setor de processamento de alimentos está no fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual. O interessante é ver o índice de suicídio dos agricultores que fornecem tabaco. O índice de suicídios numa cidade aqui do RS, Canguçu, subiu desde que a agricultura familiar passou a adotar o fumo como forma de sustento http://cangucuonline.com.br/?menu=noticia&categoria=8&noticia=3927

O dado chega a ser triste, é uma cidade a 70km de onde moro, conheço muita gente dessa cidade e as condições de vida são piores fora das fábricas do que dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...)

As horas de trabalho eram extenuante, e os operários ganhavam somente cerca de 8 reais a cada duas horas extras, mesmo nas madrugadas. O estresse e a raiva eram tão grandes que, na ausência dos supervisores, os trabalhadores socavam as partes de iPhone contra as esteiras e xingavam.

(...)

Essas partes jogadas com certeza eram dos iPhones que já vieram com a parte de trás riscada de fábrica conforme vimos em notícias. iPhone 5 "personalizado" neste caso é um eufemismo!

Muito absurdo mesmo... o que me pergunto sempre é: isto é culpa nossa que compramos os produtos feito na China, ou culpa do governo Chinês que impõe tal realidade em seu povo? Honestamente falando: já li muito sobre a China e sei que, embora seja um dos mais graves e que clama por justiça urgentemente, leis trabalhistas é apenas UM dos problemas que eles tem por lá.

(...)

Quem se interessa pelo tema, eu recomendo a leitura de O Caminho para Wigan Pier, do George Orwell, o mesmo de Revolução dos Bichos. Para escrever o livro ele se infiltrou nos mineiros do norte da Inglaterra, ele virou um explorador das minas de carvão de Lancaster e Yorkshire. Vale a pena ler e ver que a forma de desapego à humanidade é a mesma, só a forma e a tecnologia mudaram.

Ótimo post, esclarecedor para quem vê uma figura mística por trás de uma empresa global.

Curioso pensar que um outro livro do mesmo Orwell serviu de inspiração para uma famosa e emblemática propaganda da Apple.

E pensar que Steve Jobs fechava os olhos para isso...

E vc também não fecha? Ou vc deixa de comprar coisas Made in China? Pq na realidade, não é apenas a vida numa fábrica de produtos da Apple que é ruim...

Longe de estar defendendo Jobs ou qualquer outro cuja empresa fatura terceirizando a fabricação com mão de obra chinesa, mas acho que não dá pra tornar um homem apenas os responsável por tudo isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E vc também não fecha? Ou vc deixa de comprar coisas Made in China? Pq na realidade, não é apenas a vida numa fábrica de produtos da Apple que é ruim...

Longe de estar defendendo Jobs ou qualquer outro cuja empresa fatura terceirizando a fabricação com mão de obra chinesa, mas acho que não dá pra tornar um homem apenas os responsável por tudo isso...

Steve Jobs com certeza não foi o único responsável por disso. Acontece que ele fugia do assunto e não conversava sobre ele.

E no meu caso, prefiro produto made in brasil, mas infelizmente grandes marcas produzem na china, daí não tem jeito. No caso da apple é falta de opção: vc compra made in china ou não compra nada dela.

Felizmente esse cenário pode mudar um pouco com as fábricas da foxconn no Brasil.

Editado por E-merson
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E pensar que Steve Jobs fechava os olhos para isso...

Ele com certeza sabia de tudo, o CEO sabe de tudo, vê tudo, controla tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas partes jogadas com certeza eram dos iPhones que já vieram com a parte de trás riscada de fábrica conforme vimos em notícias. iPhone 5 "personalizado" neste caso é um eufemismo!

Muito absurdo mesmo... o que me pergunto sempre é: isto é culpa nossa que compramos os produtos feito na China, ou culpa do governo Chinês que impõe tal realidade em seu povo? Honestamente falando: já li muito sobre a China e sei que, embora seja um dos mais graves e que clama por justiça urgentemente, leis trabalhistas é apenas UM dos problemas que eles tem por lá.

Curioso pensar que um outro livro do mesmo Orwell serviu de inspiração para uma famosa e emblemática propaganda da Apple.

E vc também não fecha? Ou vc deixa de comprar coisas Made in China? Pq na realidade, não é apenas a vida numa fábrica de produtos da Apple que é ruim...

Longe de estar defendendo Jobs ou qualquer outro cuja empresa fatura terceirizando a fabricação com mão de obra chinesa, mas acho que não dá pra tornar um homem apenas os responsável por tudo isso...

Te referes ao comercial do Super Bowl, em 1984? Sabes que eu não tinha me dado conta, sugeri o livro espontaneamente! O cinho de Wigan Pier foi um dos livros que inspirou o Orwell a escrever 1984, em especial a segunda parte, nos quatro últimos capítulos.

Só para esclarecer, o CEO é o Big Brother, ele sabe de todos os passos. A China não é escolhida por não respeitar a dignidade da pessoa, pelo contrário, é escolhida porque lá pessoas são vistas como máquinas, ou seja, perdem o seu caráter de humanidade. Para o governo Chinês, elas fazem isso porque querem, não porque são obrigadas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te referes ao comercial do Super Bowl, em 1984? Sabes que eu não tinha me dado conta, sugeri o livro espontaneamente! O cinho de Wigan Pier foi um dos livros que inspirou o Orwell a escrever 1984, em especial a segunda parte, nos quatro últimos capítulos.

Só para esclarecer, o CEO é o Big Brother, ele sabe de todos os passos. A China não é escolhida por não respeitar a dignidade da pessoa, pelo contrário, é escolhida porque lá pessoas são vistas como máquinas, ou seja, perdem o seu caráter de humanidade. Para o governo Chinês, elas fazem isso porque querem, não porque são obrigadas!

Bem, não sou EXPERT em China, mas já li muito sobre tal país. Inclusive conheci vários que sairam de lá e se mudaram para os EUA tentando uma vida mais digna. O que sei é que o governo de lá obriga sim as pessoas a seguirem normas determinadas pelo sistema e melhor que não titubeiem. O simples fato de proibirem Google lá, já mostra bem como deve ser "fácil" viver por ali. Fiquei com tanta má impressão do país após ler e estudar sobre durante a universidade, que até desisti de visitar o país durante os jogos olímpicos.

Óbvio que isso não significa que devemos ligar o "F*da-se" e pensar "eles que se virem". Todos devemos apoiar a situação como podemos, seja através de ongs, abaixo-assinado, ou através da educação da nossa sociedade. Várias vezes andando por NYC, vejo protestos sobre leis trabalhistas na China, e também coisas envolvendo crianças chinesas como o trablho infantil e o tráfico de crianças. As pessoas param, assistem, doam dinheiro, assinam petições. No entanto, acho que a pressão internacional vem de um lado, e do outro vem o afago: as empresas contratando os trabalhos das empresas Chinesas tido como idôneas. No fim, melhor que protestar, seria não endossar por completo... mas me diga: as pessoas vão parar de comprar artigos made in China e promover um boicote? Dúvido! Acho que: mudança maior só se promovida internamente.

Também acho que, se a China mudasse a situação, muito em breve encotrariam um outro país disposto a tomar seu lugar de mão de obra barata. Taiwan por exemplo já faz um monte de coisas bem baratinhas... Indonesia também...

Esse assunto não tem fim!

Steve Jobs com certeza não foi o único responsável por disso. Acontece que ele fugia do assunto e não conversava sobre ele.

E no meu caso, prefiro produto made in brasil, mas infelizmente grandes marcas produzem na china, daí não tem jeito. No caso da apple é falta de opção: vc compra made in china ou não compra nada dela.

Felizmente esse cenário pode mudar um pouco com as fábricas da foxconn no Brasil.

É óbvio que ele não conversaria sobre o assunto. Se vc fosse líder de uma empresa, vc também iria meter o nariz num assunto que tem enraizamento muito mais profundo do que meros fatos econômicos? Discutir mão de obra chinesa publicamente é se meter mais que tudo numa questão política. E bem: esse não era o papel de Jobs.

E outra coisa: não seja ingênuo... TODO MUNDO prefere algo made in Brazil. Até os americanos preferem coisas made in USA. Tanto que produtos que trazem esse selo lá, tem um apelo muito forte junto a seus consumidores. Qualquer povo quer comprar coisas feitas em seus próprio país. Isso é tão óbvio quanto a cor do céu. Se vc é do tipo que deixa de comprar algo por ser made in China, pode até criticar. Agora, como não é o caso, já não pode.

E dúvido muito que as coisas mudem com a Foxconn no Brasil. O Gustavo Jaccottet sabe muito sobre essa fábrica em Jundiaí. Pergunta pra ele se as coisas por lá são maravilhosas. Aposto que são muito melhores que na China, isso não se duvida... agora no quesito felicidade do empregado, aposto que não é muito diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, não sou EXPERT em China, mas já li muito sobre tal país. Inclusive conheci vários que sairam de lá e se mudaram para os EUA tentando uma vida mais digna. O que sei é que o governo de lá obriga sim as pessoas a seguirem normas determinadas pelo sistema e melhor que não titubeiem. O simples fato de proibirem Google lá, já mostra bem como deve ser "fácil" viver por ali. Fiquei com tanta má impressão do país após ler e estudar sobre durante a universidade, que até desisti de visitar o país durante os jogos olímpicos.

Óbvio que isso não significa que devemos ligar o "F*da-se" e pensar "eles que se virem". Todos devemos apoiar a situação como podemos, seja através de ongs, abaixo-assinado, ou através da educação da nossa sociedade. Várias vezes andando por NYC, vejo protestos sobre leis trabalhistas na China, e também coisas envolvendo crianças chinesas como o trablho infantil e o tráfico de crianças. As pessoas param, assistem, doam dinheiro, assinam petições. No entanto, acho que a pressão internacional vem de um lado, e do outro vem o afago: as empresas contratando os trabalhos das empresas Chinesas tido como idôneas. No fim, melhor que protestar, seria não endossar por completo... mas me diga: as pessoas vão parar de comprar artigos made in China e promover um boicote? Dúvido! Acho que: mudança maior só se promovida internamente.

Também acho que, se a China mudasse a situação, muito em breve encotrariam um outro país disposto a tomar seu lugar de mão de obra barata. Taiwan por exemplo já faz um monte de coisas bem baratinhas... Indonesia também...

Esse assunto não tem fim!

É óbvio que ele não conversaria sobre o assunto. Se vc fosse líder de uma empresa, vc também iria meter o nariz num assunto que tem enraizamento muito mais profundo do que meros fatos econômicos? Discutir mão de obra chinesa publicamente é se meter mais que tudo numa questão política. E bem: esse não era o papel de Jobs.

E outra coisa: não seja ingênuo... TODO MUNDO prefere algo made in Brazil. Até os americanos preferem coisas made in USA. Tanto que produtos que trazem esse selo lá, tem um apelo muito forte junto a seus consumidores. Qualquer povo quer comprar coisas feitas em seus próprio país. Isso é tão óbvio quanto a cor do céu. Se vc é do tipo que deixa de comprar algo por ser made in China, pode até criticar. Agora, como não é o caso, já não pode.

E dúvido muito que as coisas mudem com a Foxconn no Brasil. O Gustavo Jaccottet sabe muito sobre essa fábrica em Jundiaí. Pergunta pra ele se as coisas por lá são maravilhosas. Aposto que são muito melhores que na China, isso não se duvida... agora no quesito felicidade do empregado, aposto que não é muito diferente.

Não é que eu saiba sobre a fábrica de Jundiaí. Infelizmente, como fui pesquisador em Direitos Humanos nas relações de trabalho, tenho dados, os quais não posso fornecer, sobre diversas unidades fabris espalhadas pelo Brasil Uruguai, Argentina, Peru e México. As unidades do México, em especial da Toyota, Sony, LG, Ford, Volkswagen, nas cidades de Juarez e Toluca, são alarmantes, piores do que o que se passa em algumas fábricas da China. Os olhos do mundo estão voltados para a China, mas não para países mencionados, como Indonésia, Filipinas, Vietnã, Laos, Papua e Nova Guiné e até no Timor Leste. A Apple é uma das muitas empresas que se apropriam da dignidade da pessoa humana via nome de terceiros. Quem pensa que o Fusion vendido no Brasil é feito pela Ford está enganado. Ele é fabricado por uma empresa de nome x, y, z, que presta serviços para a Ford. O mesmo se passa com a Freemont, que vem de Toluca, numa fábrica utilizada pela Chrysler e Fiat. O que mais preocupa não é o fato da Apple saber ou não e nós não termos opção e sim o fato de que o controle sobre essa produção, para reduzir os custos e diminuir as responsabilidades trabalhistas da dona do produto final. Qualquer dano a um funcionário é de responsabilidade, teoricamente, da Foxconn ou de qualquer outra empresa terceirizada que preste os serviços mencionados. A lei brasileira protege o trabalhador, e se for provada a conexão da Foxconn como parte do conglomerado econômico da Apple (como participante da produção), a Apple pode ser responsabilizada pelos danos causados à pessoa humana. A questão é que a Delegacia Regional do Trabalho está de olho na fábrica de Jundiaí e nas demais da Foxconn no Brasil e exige o cumprimento de regras rígidas, o que é um bom começo em se tratando de Brasil.

Parte dos acordos firmados entre Governos e Foxconn exige a utilização de mão de obra digna.

No demais, é a realidade impressa aqui neste tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E dúvido muito que as coisas mudem com a Foxconn no Brasil. O Gustavo Jaccottet sabe muito sobre essa fábrica em Jundiaí. Pergunta pra ele se as coisas por lá são maravilhosas. Aposto que são muito melhores que na China, isso não se duvida... agora no quesito felicidade do empregado, aposto que não é muito diferente.

Como não vão mudar? Vc mesmo conclui que as condições aqui na Foxconn são muito melhores que na China.

Posso dizer que no futuro, quando comprar um produto Apple fabricado aqui no Brasil, vou comprar com total tranquilidade no quesito direitos humanos.

No mais, o Gustavo deu uma boa resposta ao seu post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não vão mudar? Vc mesmo conclui que as condições aqui na Foxconn são muito melhores que na China.

Posso dizer que no futuro, quando comprar um produto Apple fabricado aqui no Brasil, vou comprar com total tranquilidade no quesito direitos humanos.

No mais, o Gustavo deu uma boa resposta ao seu post.

Eu diria que no quesito Direitos Humanos, as leis brasileiras deixam o custo de produção mais caro e aumentam a dignidade do trabalhador, diminui o empoderamento da empresa sobre o trabalhador. Posso em outro momento compartilhar alguns escritos meus sobre esse tema. Mas o essencial é a gente racionalizar sobre o nosso papel como membros de uma sociedade de consumo que consome produtos feitos em razão da exploração de outros seres humanos que trabalham para no futuro poderem ter dinheiro suficiente para ter os mesmos produtos que eles só veem nas linhas de produção, pois ou eles trabalham nessas condições ou podem optar pelo roubo, pela criminalidade, aqui me referindo ao exemplo do que se passa fora do Brasil.

Eu me agrado da forma como o Brasil trata os trabalhadores, as garantias aqui são tantas que elas são as principais responsáveis pela alta dos preços, pelo Custo Brasil, mas nesse ponto, prefiro pagar mais caro por um produto feito em condições dignas a pagar menos por um produto feito em fábricas cujas janelas tem que ser gradeadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não vão mudar? Vc mesmo conclui que as condições aqui na Foxconn são muito melhores que na China.

Posso dizer que no futuro, quando comprar um produto Apple fabricado aqui no Brasil, vou comprar com total tranquilidade no quesito direitos humanos.

No mais, o Gustavo deu uma boa resposta ao seu post.

Rapaz, vc precisa ler melhor... interpretar o texto melhor também. Eu disse que eu APOSTAVA e nunca disse que eu concluí algo. E vc só selecionou a parte da frase que lhe interessava, pois eu havia adicionado que no quesito felicidade do empregado (que pode ser entendido como satisfação ou senso de se sentir valorizado) a situação não deve ser tão diferente da realidade chinesa.

Enfim... ninguém está se suicidando em Jundiaí... mas isso não justifica que está muito melhor. Fora o fato que os coitados tem que chegar por volta das 5h30 da manhã, numa região que cheira a diesel (só o pensamento já me embrulha o estômago!), o transporte que os levam até a Foxconn Jundiaí são precários... sem falar no salário...

Na boa: essa coisa de comprar no Brasil e se sentir melhor, é apenas ver o mundo através de óculos de lentes coloridas...

(...)

Eu me agrado da forma como o Brasil trata os trabalhadores, as garantias aqui são tantas que elas são as principais responsáveis pela alta dos preços, pelo Custo Brasil, mas nesse ponto, prefiro pagar mais caro por um produto feito em condições dignas a pagar menos por um produto feito em fábricas cujas janelas tem que ser gradeadas.

Ih, Gustavo... por favor... vc já viu o salário que eles ganham pra trabalhar lá? É ridículo. Um pedreiro tira mais! Fora que: se o valor que os brasileiros pagassem nos iPads, fossem realmente convertidos em melhor pagamento aos trabalhadores da Foxconn... tudo bem. Mas não é o caso... a gente sabe bem que vai tudo em impostos. Acho que vc falar que vc se "agrada" como a forma que o Brasil trata seus trabalhadores é um pouco puxado. Se vc dissesse que é uma situação de status regular, eu aceitaria mais facilmente... ainda mais visto sua posição perante a tantos outros assuntos mais polêmicos.

Sobre impostos, hoje mesmo conversava com um integrante da família sobre sua pequena empresa. Há 25 funcionários. A folha de pagamento é um pouco acima de 30 mil reais. Os impostos relacionados a estes trabalhadores são 20mil! Bom... não vou me prolongar no quesito investimento desse imposto no próprio Brasil pois isso sim dá pano pra manga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, vc precisa ler melhor... interpretar o texto melhor também. Eu disse que eu APOSTAVA e nunca disse que eu concluí algo. E vc só selecionou a parte da frase que lhe interessava, pois eu havia adicionado que no quesito felicidade do empregado (que pode ser entendido como satisfação ou senso de se sentir valorizado) a situação não deve ser tão diferente da realidade chinesa.

Enfim... ninguém está se suicidando em Jundiaí... mas isso não justifica que está muito melhor. Fora o fato que os coitados tem que chegar por volta das 5h30 da manhã, numa região que cheira a diesel (só o pensamento já me embrulha o estômago!), o transporte que os levam até a Foxconn Jundiaí são precários... sem falar no salário...

Na boa: essa coisa de comprar no Brasil e se sentir melhor, é apenas ver o mundo através de óculos de lentes coloridas...

Ih, Gustavo... por favor... vc já viu o salário que eles ganham pra trabalhar lá? É ridículo. Um pedreiro tira mais! Fora que: se o valor que os brasileiros pagassem nos iPads, fossem realmente convertidos em melhor pagamento aos trabalhadores da Foxconn... tudo bem. Mas não é o caso... a gente sabe bem que vai tudo em impostos. Acho que vc falar que vc se "agrada" como a forma que o Brasil trata seus trabalhadores é um pouco puxado. Se vc dissesse que é uma situação de status regular, eu aceitaria mais facilmente... ainda mais visto sua posição perante a tantos outros assuntos mais polêmicos.

Sobre impostos, hoje mesmo conversava com um integrante da família sobre sua pequena empresa. Há 25 funcionários. A folha de pagamento é um pouco acima de 30 mil reais. Os impostos relacionados a estes trabalhadores são 20mil! Bom... não vou me prolongar no quesito investimento desse imposto no próprio Brasil pois isso sim dá pano pra manga.

Verdade, tens toda a razão que os impostos, taxas e encargos sociais são muito altos. Te dou total razão nesse aspecto e por isso que o governo está tentando desonerar o custo das empresas pela Lei do Bem, mas isso tem que atender as regras previstas em decretos e tudo mais, enfim, isso é debate para pelo menos pais três, quatro tópicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo JoeD, será que é realmente necessário ser grosseiro para responder os posts no fórum? Em momento algum lhe direcionei ataques, fui polido nas respostas. Para impor seus "argumentos" vc me chamou de ingênuo, que não sei ler direito, que não sei interpretar texto. Precisava fazer isso?

Eu poderia continuar argumentando neste tópico mantendo a educação. Mas, diante dessas ocorrências vou deixar para lá.

PS.: se for responder, por favor, seja pelo menos educado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo JoeD, será que é realmente necessário ser grosseiro para responder os posts no fórum? Em momento algum lhe direcionei ataques, fui polido nas respostas. Para impor seus "argumentos" vc me chamou de ingênuo, que não sei ler direito, que não sei interpretar texto. Precisava fazer isso?

Eu poderia continuar argumentando neste tópico mantendo a educação. Mas, diante dessas ocorrências vou deixar para lá.

PS.: se for responder, por favor, seja pelo menos educado.

Grosseria? Onde? Mostra pra mim onde foi que usei palavrões ou apelei pra ignorância?

Você vem, pega uma frase minha, põem em negrito, inverte o sentido, e faz parecer como se eu estivesse me contradizendo. Como se eu não soubesse me colocar ou estivesse louco. Vc faz isso de uma forma sútil, e quer sair de fino. Okay... semântica que funciona a favor da sua alfinetada. No entanto, eu claramente repliquei com duas observações com as quais não faltei com respeito algum... dei dois conselhos: que vc interpretasse melhor... dessa forma vc passaria a ler e compreender melhor. Fui direto e honesto, não fui sarcástico. A maldade parece estar nos teus olhos... eu não alfinetei, eu dei uma opinião. E repito: sem palavrões. Ah, e também sem o sarcástico "amigo" que vc usou em sua última mensagem. E eu não tentei impor nenhum argumento. Já falei outras vezes aqui no fórum que tudo bem em todos concordarem em discordar. Opiniões são opiniões. No entanto: contra argumentos, os fatos. E isso, pra bom entendedor, pingo é letra.

E me poupe dos seus PSs... quem vc pensa ser para mandar as pessoas serem mais ou menos educados? Vc nem me conhece, rapaz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Posso dizer que no futuro, quando comprar um produto Apple fabricado aqui no Brasil, vou comprar com total tranquilidade no quesito direitos humanos.

Bem no futuro então, né? Porque por enquanto os iPhones e iPads que saem da fábrica de Jundiaí são apenas montados lá com pecinhas que vem lá da China, essas ainda fabricadas pelos escravos chineses.

Mas a intenção é ir nacionalizando a produção dos componentes também, placas, câmeras, telas, carcaça, bateria, até faltar apenas os chips. Aí eu quero ver se finalmente o Brasil ganhará uma fábrica de semicondutores ou não.

Aliás pra quem não sabe o Japão, mais especificamente a Toshiba, havia prometido instalar uma fábrica de semicondutores no Brasil caso escolhessemos o padrão de TV digital deles. Nós escolhemos o padrão deles, mas a fábrica não veio. Japoneses trapaceiros...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem no futuro então, né? Porque por enquanto os iPhones e iPads que saem da fábrica de Jundiaí são apenas montados lá com pecinhas que vem lá da China, essas ainda fabricadas pelos escravos chineses.

Mas a intenção é ir nacionalizando a produção dos componentes também, placas, câmeras, telas, carcaça, bateria, até faltar apenas os chips. Aí eu quero ver se finalmente o Brasil ganhará uma fábrica de semicondutores ou não.

Aliás pra quem não sabe o Japão, mais especificamente a Toshiba, havia prometido instalar uma fábrica de semicondutores no Brasil caso escolhessemos o padrão de TV digital deles. Nós escolhemos o padrão deles, mas a fábrica não veio. Japoneses trapaceiros...

Fábrica de Semicondutores no Brasil, tão cedo, nem pensar. Fala-se em 10 anos para a inauguração da primeira fábrica, outros falam em menos tempo, mas até lá os semicondutores continuarão a vir da China e de Taiwan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...