Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[AJUDA] Dica para comprar MPB nos EUA.


hhnd

Posts Recomendados

Correto... essas coisas eu sabia como funcionavam, o que estou dizendo é: Se eu tenho um cartão internacional expedido no Brasil, o meu endereço de cobrança - por mais que meu cartão seja operado por MC, Visa, Amex, etc - tem que ser em território brasileiro, certo? Afinal de contas, se eu não pagar minha fatura, independente de onde foram feitas as aquisições, a operadora vai me mandar pros órgãos de dívidas brasileiros além de precisar de um endereço físico pra manter em contato comigo via correspondência. É disso que estava falando: mesmo que eu tenha um cartão brasileiro internacional, o meu endereço de cobrança é brasileiro... logo, não posso comprar numa loja online americana se a mesma exige que eu tenha um endereço cobrança/entrega americano. A dúvida era: eu não posso ter um cartão brasileiro internacional e ligar pro SAC e falar: então, estou de mudança pro exterior e vou levar meu cartão... a partir de hoje, me mandem boleto neste endereço internacional... Eu acredito que precisa ser residente do Brasil (ou estar autorizado a residir nele) para ter um cartão de crédito expedido por operadoras locais.

No caso do Uruguai por exemplo: como eles aceitaram dar um cartão para um cidadão brasileiro que não reside lá? Ou vc tem laços com aquele país também?

No caso dos cartões dos EUA, não... não existe essa coisa de nacional/internacional. Você tem cartão de débito e/ou crédito e usa como, onde e quando quiser. Débito vc pode comprar pela internet normal, mesmo sem senha. A diferença é que o dinheiro sai da sua conta na hora ao invés de vir cobrança numa fatura. Crédito é o mesmo esquema do Brasil. E uma nova mamata começou semanas atrás: pelo menos através do banco com o qual trabalho, agora pode-se viajar o mundo com o CC e fazer compras o quanto quiser e nenhuma taxa de serviço internacional será efetuada. Seria como se estivesse fazendo uma compra nos EUA. Não sei se esse festival mamão-com-açucar é pra sempre, ou se é apenas agora que a economia americana está em frangalhos. De qualquer forma, fica uma beleza pra quem tem e viaja muito!

O endereço de pagamento da fatura, no Brasil, não se confunde com o endereço de pagamento do produto. No ato da compra eu declaro o endereço de cobrança e o endereço de entrega. Só para comparar, endereço de entrega seria a minha residência e endereço de cobrança seria o meu domicílio, no caso podem ser ambos iguais. No meu caso, o endereço de cobrança é o meu domicílio, onde fica o meu escritório, e o endereço de entrega é o da minha residência. Eu posso morar nos EUA e o endereço de cobrança da fatura pode ser aqui no Brasil, basta que eu pague a fatura sempre, nada me impede.

No Uruguai qualquer cidadão pode abrir uma conta no BROU, sem ter domicílio ou residência lá, é indiferente. Eu tenho endereço lá, mas isso não muda em nada. Faz algum tempo que tenho cartão de crédito e débito desse banco. Os outros bancos, creio eu, abrem contas também para estrangeiros, mas opto pelo Banco de la República del Uruguay, até porque vivo mais aqui (hoje estou em Montevidéu).

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 55
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Isso é porque os satelites estao em cima dos EUA, na europa é mesma coisa, por isso eh mais rapido.

E aqui algumas lojas utilizam maquinas com 3G e internet-nao fibra, entao ja viu o porque da lerdeza...

Interessante, não imaginava que era por esse motivo. Pra mim era pela nossa conexão lenta de internet, além do fato de em muitos lugares do brasil a maquina ainda discar (só falta usar o IG...rsrsrs).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc comprou pela internet, acredito que tenha sim ou na fatura ou no site (depois de efetuar login) dados sobre cobrança.

Bom, eu achei a nota aqui, e os dois endereços são do meu tio nos EUA, logo, eu devo ter alterado o endereço de cobrança para lá. Ai foi aceito! O que eu acho um erro, visto que a operadora lhe permite o uso de um cartão internacional, logo, vc não mora no país, logo a Apple Store deveria aceitar, enfim, mudando o endereço no próprio site no meu caso funcionou e não tive nenhum problema na cobrança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li todas as respostas porque ano que vem quero fazer a mesma coisa com um MBP Retina dos EUA.

Não aconselho teres apenas a grana do aparelho, porque depois não vais ter como pagar o teu primo caso ele seja taxado.

Estou guardando mais grana do que o preço do computador, para estar preparado caso seja taxado. Digo isso porque um amigo meu já foi parado e taxaram até as roupas dele (o fiscal devia estar de muito mal humor).

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei iPhone 4 no reino unido pela Apple Store Online com Cartao internacional brasileiro, tem que colocar o billing address igual ao shipping address sim. E o Cartao aceitou de boa. E este ano comprei o MacBook Pro Retina nos EUA e fiz a mesma coisa, billing e shipping address do hotel e foi tudo tranquilo.

Era o que imaginava sobre as pessoas estarem usando endereços americanos com cartão brasileiro. Isso demonstra uma falta de segurança por parte da operadora de crédito brasileira. Veja bem: se eu enviar meus dados para um pagamento nos EUA - com meu CC americano - e algum dado não bater, na hora a compra é negadae dependendo do valor o cartão é bloqueado até que eu entre em contato com a central de atendimento do CC. Muito me admira que a operadora do teu cartão aprove compras cujo endereço de cobrança - que é provavelmente no Brasil - seja no ato substituído por um americano!

Entregar em hotel é outra coisa nova para mim. Nunca ouvi isso antes. Sei que Caixas postais a maioria das lojas não entregam, e para hoteis também não. Curioso isso tudo.

O endereço de pagamento da fatura, no Brasil, não se confunde com o endereço de pagamento do produto. No ato da compra eu declaro o endereço de cobrança e o endereço de entrega. Só para comparar, endereço de entrega seria a minha residência e endereço de cobrança seria o meu domicílio, no caso podem ser ambos iguais. No meu caso, o endereço de cobrança é o meu domicílio, onde fica o meu escritório, e o endereço de entrega é o da minha residência. Eu posso morar nos EUA e o endereço de cobrança da fatura pode ser aqui no Brasil, basta que eu pague a fatura sempre, nada me impede.

"Eu posso morar nos EUA e o endereço de cobrança da fatura pode ser aqui no Brasil, basta que eu pague a fatura sempre, nada me impede." - Só se for regra para as operadoras de CC brasileiras, pq nos EUA não tem nada disso. Seu endereço de cobrança pode ser sua residência ou seu local de trabalho, tanto faz, mas as compras nunca podem ter endereços diferentes sendo usados com um cartão cadastrado em outro end. É assim que eles previnem muitos golpes.

Bom, eu achei a nota aqui, e os dois endereços são do meu tio nos EUA, logo, eu devo ter alterado o endereço de cobrança para lá. Ai foi aceito! O que eu acho um erro, visto que a operadora lhe permite o uso de um cartão internacional, logo, vc não mora no país, logo a Apple Store deveria aceitar, enfim, mudando o endereço no próprio site no meu caso funcionou e não tive nenhum problema na cobrança.

Olha a resposta que dei pra @mrvictorms acima. É mais ou menos semelhante ao teu caso. Só que vc usou um endereço domiciliar ao invés de hotel.

Li todas as respostas porque ano que vem quero fazer a mesma coisa com um MBP Retina dos EUA.

Não aconselho teres apenas a grana do aparelho, porque depois não vais ter como pagar o teu primo caso ele seja taxado.

Estou guardando mais grana do que o preço do computador, para estar preparado caso seja taxado. Digo isso porque um amigo meu já foi parado e taxaram até as roupas dele (o fiscal devia estar de muito mal humor).

Abraços

Taxar roupa é sacanagem, hein? Isso confere? Pq até onde sei, no formulário da RF tem uma observação onde fala-se que coisas de consumo pessoal, como roupas, não se enquadram na parte de declaração de bens adquiridos fora, por não haver um limite estipulado de quanto você pode trazer. A coisa muda de figura se ele tiver trazido 20 camisetas do mesmo modelo e tamanho. Aí eles podem achar que vc está importando pra vender em loja no Brasil sem declarar. Seja lá o que for, credo hein? Fizeram ele abrir as malas!!! Nunca vi isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era o que imaginava sobre as pessoas estarem usando endereços americanos com cartão brasileiro. Isso demonstra uma falta de segurança por parte da operadora de crédito brasileira. Veja bem: se eu enviar meus dados para um pagamento nos EUA - com meu CC americano - e algum dado não bater, na hora a compra é negadae dependendo do valor o cartão é bloqueado até que eu entre em contato com a central de atendimento do CC. Muito me admira que a operadora do teu cartão aprove compras cujo endereço de cobrança - que é provavelmente no Brasil - seja no ato substituído por um americano!

Entregar em hotel é outra coisa nova para mim. Nunca ouvi isso antes. Sei que Caixas postais a maioria das lojas não entregam, e para hoteis também não. Curioso isso tudo.

"Eu posso morar nos EUA e o endereço de cobrança da fatura pode ser aqui no Brasil, basta que eu pague a fatura sempre, nada me impede." - Só se for regra para as operadoras de CC brasileiras, pq nos EUA não tem nada disso. Seu endereço de cobrança pode ser sua residência ou seu local de trabalho, tanto faz, mas as compras nunca podem ter endereços diferentes sendo usados com um cartão cadastrado em outro end. É assim que eles previnem muitos golpes.

Olha a resposta que dei pra @mrvictorms acima. É mais ou menos semelhante ao teu caso. Só que vc usou um endereço domiciliar ao invés de hotel.

Taxar roupa é sacanagem, hein? Isso confere? Pq até onde sei, no formulário da RF tem uma observação onde fala-se que coisas de consumo pessoal, como roupas, não se enquadram na parte de declaração de bens adquiridos fora, por não haver um limite estipulado de quanto você pode trazer. A coisa muda de figura se ele tiver trazido 20 camisetas do mesmo modelo e tamanho. Aí eles podem achar que vc está importando pra vender em loja no Brasil sem declarar. Seja lá o que for, credo hein? Fizeram ele abrir as malas!!! Nunca vi isso!

A legislação brasileira permite, mas o que garante futuros golpes é o teu patrimônio pessoal. Eu entendo que é totalmente incoerente dentro da lógica de uma compra, mas é o mesmo caso do eBay. Se eu tenho um endereço válido, posso pagar o PayPal com o meu cartão internacional expedido aqui e o produto ser entregue, o problema é o inconveniente de pagar o Sales Taxes e o IOF, já que o pagamento da fatura é feito no Brasil. No Brasil eu escolho o meu endereço de cobrança e escolho onde quero que o produto seja entregue e ainda escolho para onde que a fatura do cartão de crédito seja enviada. Cada país possui a sua legislação bancaria e a do Uruguai é das mais flexíveis que conheço. Permite pagamentos em dólar, euro e pesos, livremente, e as transações que têm que ser motivadas, não declaradas, ao Banco Central são todas aquelas superior as a USD10.000,00.

E sim, eles taxam roupa. Comprei uma jaqueta da Burton que veio com um conhecido que foi taxada em Porto Alegre. E o detalhe, ele trazia junto um iPad e um iPhone 4S e a fiscal taxou a jaqueta e não viu que dentro do pacote havia uma calça para neve e um par de binding. Olha, cada coisa que eu vejo na RF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era o que imaginava sobre as pessoas estarem usando endereços americanos com cartão brasileiro. Isso demonstra uma falta de segurança por parte da operadora de crédito brasileira. Veja bem: se eu enviar meus dados para um pagamento nos EUA - com meu CC americano - e algum dado não bater, na hora a compra é negadae dependendo do valor o cartão é bloqueado até que eu entre em contato com a central de atendimento do CC. Muito me admira que a operadora do teu cartão aprove compras cujo endereço de cobrança - que é provavelmente no Brasil - seja no ato substituído por um americano!

Entregar em hotel é outra coisa nova para mim. Nunca ouvi isso antes. Sei que Caixas postais a maioria das lojas não entregam, e para hoteis também não. Curioso isso tudo.

"Eu posso morar nos EUA e o endereço de cobrança da fatura pode ser aqui no Brasil, basta que eu pague a fatura sempre, nada me impede." - Só se for regra para as operadoras de CC brasileiras, pq nos EUA não tem nada disso. Seu endereço de cobrança pode ser sua residência ou seu local de trabalho, tanto faz, mas as compras nunca podem ter endereços diferentes sendo usados com um cartão cadastrado em outro end. É assim que eles previnem muitos golpes.

Olha a resposta que dei pra @mrvictorms acima. É mais ou menos semelhante ao teu caso. Só que vc usou um endereço domiciliar ao invés de hotel.

Taxar roupa é sacanagem, hein? Isso confere? Pq até onde sei, no formulário da RF tem uma observação onde fala-se que coisas de consumo pessoal, como roupas, não se enquadram na parte de declaração de bens adquiridos fora, por não haver um limite estipulado de quanto você pode trazer. A coisa muda de figura se ele tiver trazido 20 camisetas do mesmo modelo e tamanho. Aí eles podem achar que vc está importando pra vender em loja no Brasil sem declarar. Seja lá o que for, credo hein? Fizeram ele abrir as malas!!! Nunca vi isso!

Então, eu imagino que o operadora do cartão "libera" essa mudança no endereço de cobrança, pois para usar o cartão de crédito internacional vc precisa avisar os dias e o país onde ele vai ser usado. Ai imagino que nesses dias fica liberado o cartão, visto que é de interesse das operadoras que o usuário gaste tudo que pode no cartão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu imagino que o operadora do cartão "libera" essa mudança no endereço de cobrança, pois para usar o cartão de crédito internacional vc precisa avisar os dias e o país onde ele vai ser usado. Ai imagino que nesses dias fica liberado o cartão, visto que é de interesse das operadoras que o usuário gaste tudo que pode no cartão.

Verdade, há esse detalhe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um cara estava me devendo e me pagou hoje, atualmente estou com 3.500 reais. kkkk Vou postar mais dúvidas: no site das Apple diz que o MBP de 15 polegadas custa 1799 dolares (15-inch: 2.3 GHz), porém, meu primo entrando numa loja da Apple em NY esse valor é tabelado ou ainda têm taxas extras em cima desse valor ? Como funciona essas cobranças ? O valor do site é só como base ?

Amigo, com 3.500 reais vc compra um macbook "brasileiro". Esqueça essa compra nos EUA. Compre aqui, se der problema nos primeiros 7 idas (14 dias se for direto na apple) vc pode trocar o produto imediatamente, se compra for on line.

Não troque o certo pelo duvidoso.

Aqui está seu macbook pro e ainda ganha na faixa um Office 2011 e o teclado wirelles, tudo por 3.600 a vista:

http://www.fastshop.com.br/MACBOOK-PRO-133-CORE-I5-4GB--OFFICE--TECLADO,product,AECJMD101_ACC1,8049.aspx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, com 3.500 reais vc compra um macbook "brasileiro". Esqueça essa compra nos EUA. Compre aqui, se der problema nos primeiros 7 idas (14 dias se for direto na apple) vc pode trocar o produto imediatamente, se compra for on line.

Não troque o certo pelo duvidoso.

Aqui está seu macbook pro e ainda ganha na faixa um Office 2011 e o teclado wirelles, tudo por 3.600 a vista:

http://www.fastshop...._ACC1,8049.aspx

Melhor pagar a vista, com desconto educacional, comprando pelo Tel, saindo com um baita dum desconto! Se não puder pagar a vista, sai parcelado com o desconto e compra o Office na Saraiva depois.

Editado por Gustavo Jaccottet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu imagino que o operadora do cartão "libera" essa mudança no endereço de cobrança, pois para usar o cartão de crédito internacional vc precisa avisar os dias e o país onde ele vai ser usado. Ai imagino que nesses dias fica liberado o cartão, visto que é de interesse das operadoras que o usuário gaste tudo que pode no cartão.

Certo, mas por mais que vc tenha seu cartão liberado, o endereço de cobrança permanece o mesmo. Neste caso, era até pra ajudar a confirmar que a pessoa efetuando uma compra fora do país de fato sabe seu endereço de cobrança e não se trata de um golpista usando o cartão. Ainda acho o sistema brasileiro falho nesse aspecto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, mas por mais que vc tenha seu cartão liberado, o endereço de cobrança permanece o mesmo. Neste caso, era até pra ajudar a confirmar que a pessoa efetuando uma compra fora do país de fato sabe seu endereço de cobrança e não se trata de um golpista usando o cartão. Ainda acho o sistema brasileiro falho nesse aspecto.

Era esse o ponto. Por que qual o sentido de se ter um endereço de cobrança nos EUA e um para o pago da fatura? Esse é o problema, mas não é o sistema brasileiro que é falho e sim a operadora do cartão que permite dentro da legislação, ou seja, que o pago seja feito em reais, depois de o dólar ser convertido e por aí vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor pagar a vista, com desconto educacional, comprando pelo Tel, saindo com um baita dum desconto! Se não puder pagar a vista, sai parcelado com o desconto e compra o Office na Saraiva depois.

Sim, tb é ótima opção. Comprar no EUA é muito arriscado, pode dar certo (se não for taxado) e errado (com taxa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tb é ótima opção. Comprar no EUA é muito arriscado, pode dar certo (se não for taxado) e errado (com taxa).

Pois é. Eu gosto de comprar aqui no Brasil, mesmo pagando mais caro, por alguns motivos: transporte, se dá algo errado dentro da mala, turbulência, tudo isso é por minha conta e risco, RF e PF, se eu sou parado sem declarar, mesmo assim, já sou multado e tenho que pagar o imposto. Se eu estou acima da cota, pouca gente sabe disso, eu tenho o dever de declarar. Se eu sou parado pela fiscalização e estou acima da cota, a multa deveria ser compulsória. Ocorre que muitos fiscais entendem que as pessoas não têm o total conhecimento da lei e por isso liberam do pago da multa e consideram que ela declarou o produto, mas quem está acima da cota é sempre obrigado a declarar (segundo a lei), se não declara e é parado, o fiscal deve cobrar os impostos e a multa. Claro que na grande maioria dos casos, apenas cobra-se o imposto, quando acontece, porque mesmo assim é raro. Eu estou acostumado com fronteira terrestre e ali é mais complicado do que a aduana do aeroporto, porque só pode comprar em Duty Free Shop quem está em trânsito internacional. No caso das fronteiras terrestres, todos podem comprar nos Duty Free da Fronteira, dai a fiscalização é rigorosa, como eu disse aqui há uns meses, em especial com quem traz aparelhos de ar condicionado, bebidas (até 4 litros por pessoa e com o valor dentro da cota está liberado) e muita gente traz remédios (sibutramina, abortivos, benzodiazepínicos e até remédios comuns, porque no UY custa 1/4 do que custa aqui, por exemplo, uma cartela de Tylenol) e cigarros. Então tem problemas na fronteira terrestre, mas todas as vezes que vim do estrangeiro de avião não fui parado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tb é ótima opção. Comprar no EUA é muito arriscado, pode dar certo (se não for taxado) e errado (com taxa).

Olha... não é bem por aí. Isso é uma meia verdade. Pode até ser arriscado... mas não muito como vc colocou. Moro nos EUA e quando trago coisas da Apple para amigos no Brasil, nunca me param. Porém confesso: na maioria das vezes o produto vem fora de caixa, na minha mala e boa. Já passei uma vez com impressora (!), PS3 e macbook pro. Não me pararam.

Não tem nada de arriscado. As pessoas se arriscam quando resolvem apostar com a sorte. Se sabe que se te pararem pode dar taxação e multa, pq não vai logo e declara o excedente?

Uma vez fiz as contas e mesmo com imposto estava mais barato do que comprar no Brasil. Isso é óbvio! As lojas locais também precisam lucrar e nada mais justo que cobrem sua porcentagem.

No entanto, todo mundo que vai aos EUA e gostam de mac acabam comprando lá ao invés de no Brasil.

Pois é. Eu gosto de comprar aqui no Brasil, mesmo pagando mais caro, por alguns motivos: transporte, se dá algo errado dentro da mala, turbulência, tudo isso é por minha conta e risco, RF e PF, se eu sou parado sem declarar, mesmo assim, já sou multado e tenho que pagar o imposto.

Turbulência não afeta em nada. A não ser que seja uma daquelas animais de derrubar avião. Mas aí o seu Mac é a última coisa que você precisa se preocupar, visto que do além ninguém usa internet.

Viajo de avião com certa frequência e nunca uma turbulência afetou meus eletrônicos. E também, se vc compra um mac, vc leva ele dentro do avião com vc, né! Vc não põem na mala.

Se eu estou acima da cota, pouca gente sabe disso, eu tenho o dever de declarar.

Pouca nada! Todos que fazem viagem de avião sabem muito bem sobre declaração de bens! Eles dão formulário que precisam ser preenchidos E assinados!

Se eu sou parado pela fiscalização e estou acima da cota, a multa deveria ser compulsória. Ocorre que muitos fiscais entendem que as pessoas não têm o total conhecimento da lei e por isso liberam do pago da multa e consideram que ela declarou o produto, mas quem está acima da cota é sempre obrigado a declarar (segundo a lei), se não declara e é parado, o fiscal deve cobrar os impostos e a multa. Claro que na grande maioria dos casos, apenas cobra-se o imposto, quando acontece, porque mesmo assim é raro. (...)

Eu não conheço fiscais bonzinhos. O que sei é que um amigo teve as multas pela metade porque o fiscal, muito malandro diga-se de passagem, aceitou uma nota de US$100 por baixo da mesa e deixou meu amigo prosseguir com desembarque. Mas o que eu vejo em geral é os caras taxando sem dó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha... não é bem por aí. Isso é uma meia verdade. Pode até ser arriscado... mas não muito como vc colocou. Moro nos EUA e quando trago coisas da Apple para amigos no Brasil, nunca me param. Porém confesso: na maioria das vezes o produto vem fora de caixa, na minha mala e boa. Já passei uma vez com impressora (!), PS3 e macbook pro. Não me pararam.

Não tem nada de arriscado. As pessoas se arriscam quando resolvem apostar com a sorte. Se sabe que se te pararem pode dar taxação e multa, pq não vai logo e declara o excedente?

Uma vez fiz as contas e mesmo com imposto estava mais barato do que comprar no Brasil. Isso é óbvio! As lojas locais também precisam lucrar e nada mais justo que cobrem sua porcentagem.

No entanto, todo mundo que vai aos EUA e gostam de mac acabam comprando lá ao invés de no Brasil.

Turbulência não afeta em nada. A não ser que seja uma daquelas animais de derrubar avião. Mas aí o seu Mac é a última coisa que você precisa se preocupar, visto que do além ninguém usa internet.

Viajo de avião com certa frequência e nunca uma turbulência afetou meus eletrônicos. E também, se vc compra um mac, vc leva ele dentro do avião com vc, né! Vc não põem na mala.

Pouca nada! Todos que fazem viagem de avião sabem muito bem sobre declaração de bens! Eles dão formulário que precisam ser preenchidos E assinados!

Eu não conheço fiscais bonzinhos. O que sei é que um amigo teve as multas pela metade porque o fiscal, muito malandro diga-se de passagem, aceitou uma nota de US$100 por baixo da mesa e deixou meu amigo prosseguir com desembarque. Mas o que eu vejo em geral é os caras taxando sem dó.

Pois é... com relação à turbulência tens razão, o que mais vale é a vida, mas sobre comprar aqui ou fora, não penso duas vezes e compro apenas aqui. Caso esteja no exterior, como quando comprei a AExpress, que ainda não estava homologada pela ANATEL, o fiz, mas sempre dou preferência para a compra de bens aqui no Brasil e sobre a fiscalização, eu tentei pegar leve mas a tua argumentação está muito condizente com a realidade e a "malandragem" dá lugar ao respeito às leis de cada país. Concordo nesse sentido, sem ressalvas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...