Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Extinção dos Desktops


jequichan

Posts Recomendados

Quando eu estava na faculdade o departamento havia comprado 2 Macs (Quadra 950) e havia pagado o preço de um carro popular em cada um deles.

Eu acho que o preço baixou um pouquinho...

Lembro que tinha G5 na americanas.com que eram vendidos por ate 17.000,00 na epoca dos Quad. Ate mesmo hj em dia da pra pegar um carro popular usado legal com essa grana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro que tinha G5 na americanas.com que eram vendidos por ate 17.000,00 na epoca dos Quad. Ate mesmo hj em dia da pra pegar um carro popular usado legal com essa grana.

Nossa, bem lembrado. Há uns 20 anos, um top da IBM saia R$6.000,00. Um Lada Laika saía R$5.000,00 Okm, logo que começou o plano real!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu estava na faculdade o departamento havia comprado 2 Macs (Quadra 950) e havia pagado o preço de um carro popular em cada um deles.

Eu acho que o preço baixou um pouquinho..

Com certeza, abaixou um pouquinho!

Em 1994 quando montei uma "estação" multimidia Apple, custou na época o preço de um carro Corsa que era o lançamento do ano.

Mas se pensar bem, um equipamento completo básico com o Mac Pro não foge muito disse, a diferença é que hoje os carros estão é mais caros. Enquanto os Desktops Top continuam na mesma faixa de preço.

Só para se ter uma idéia, uma impressora laser colorida Majestik de alta performece (+- em 1995) custava uns 80.000, reais antigos.

Obs.: Plano Real foi lançado em 1994, nem lembro mais o nome da unidade monetária de 20 anos atràs, lembro que o que rolava mesmo era dólar.

Putz, estou velho!!! E nem percebi.

Editado por stervid
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza, abaixou um pouquinho!

Em 1994 quando montei uma "estação" multimidia Apple, custou na época o preço de um carro Corsa que era o lançamento do ano.

Mas se pensar bem, um equipamento completo básico com o Mac Pro não foge muito disse, a diferença é que hoje os carros estão é mais caros. Enquanto os Desktops Top continuam na mesma faixa de preço.

Só para se ter uma idéia, uma impressora laser colorida Majestik de alta performece (+- em 1995) custava uns 80.000, reais antigos.

Eu lembro que o meu 486 DX4-100MHz, com 8GB de RAM, saiu na casa de R$4.000,00, na época. Eu tinha 10 anos de idade, nem sabia o preço real dum carro, mas o pai disse, por mais R$3.000,00, eu comprava outro Uno Mille Eletronic Okm.

Só um adendo sobre os carros populares, o Corsa chegou ao Brasil no final de 1994. Naquela época o popular mais barato era o Lada Laika, seguido do Fusca do Itamar Franco, depois vinha o Uno Mille Eletronic e Corsa Wind 1.0. O Lada saia por menos de R$6.000 e o Corsa custava pouco mais de R$7.000,00. Assinava Quatro Rodas e a Informática Exame na época, hehehe... mas tens razão... hoje, em níveis absolutos, nem se pode comparar os preços, fora os computadores fora da curva, como o Retina Display e alguns modelos de Desktops, como a versão Top de Linha do MacPro.

Lembro que vi essa impressora a laser aqui no Centro de Ciências da Computação da Universidade Católica de Pelotas, havia uma para a Universidade Inteira, era tão bajulada como o microscópio eletrônico. Na época, minha mãe era funcionária e foi fornecido o acesso discado à Internet da UCPel. Fui com ela, com uma caixinha novinha de disquetes coloridos da Maxwell, de 1.44HD, para copiar o Trumpet Winsock, da americana Spry Net (acho que essa é a escrita), os navegadores Mosaic e Netscape Navigator.

Modem de 14.400kb/s da Zotrix, externo. Bons tempos aqueles!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usava um modem USRobotics em um adaptador GeoPort (Apple) para os Macintosh AV (Audio e Video) PowerPC, sem esse Geoport não tinha como ligar o modem no Apple (é a Apple sempre teve essa mania de "pendurar" acessórios extras em saídas exclusivas, rs.).

Para quem nunca ouviu falar em PowerPC, são processadores RISC lançados no início da dércada de 90, tecnologia existente até hoje, tendo como exemplo, os Xbox 360, Wii, acho que no PS também e em muitos servidores mundo afora.

hahahah... já estamos desvirtuando o assunto do tópico. Chega de nostalgia!

Abraços

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro que meu Pai teve que sacar uma boa grana da poupança pra poder comprar um PC-XT + impressora Rima e hoje em dia qualquer adolescente de classe média tem um notebook.

Quando trabalhei na Fujitsu (em 93 aqui no Br) um LapTop básico custava U$7mil e hoje o Air, infinitamente melhor e mais potente, custa, também aqui no BR, U$1800.

Se antes ninguém tinha condições para comprar e hoje muitas pessoas estão comprando então eu imagino que o preço deva ter baixado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro que tinha G5 na americanas.com que eram vendidos por ate 17.000,00 na epoca dos Quad. Ate mesmo hj em dia da pra pegar um carro popular usado legal com essa grana.

Vero, mas eu me referia a um carro zero...

Hoje um Mac Pro top custa R$15mil e um carro joelho de porco custa R$25mil.

E ainda assim eu acho que ninguém compra esse Mac Pro pois hoje em dia dá pra fazer quase tudo num bom iMac, coisa que, há 10 anos atrás, pra editar um vídeo em 640X480 tinha que ser um baita bichão e ainda demoravam horas pra renderizar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu acho que é uma falsa ilusão de que algo custa mais barato. Eu acredito que a economia estabilizada nos permite ter acesso a coisas que antes pareciam impossiveis!

Eu tive um Golf GLX 2.0 1999 completo! Comprei em 2002 por R$ 17.000,00 de um tio meu! Preço de nota fiscal: R$ 22.500,00! Hj, o modelo equivalente deve custar uns R$ 60.000,00. Após 4 anos de uso paga-se uns R$ 40.000,00 (estou certo?). Da mesma forma que eu podia pagar 17.000 num carro usado, hoje a economia permite que eu pague 40.000,00! Na minha opinião é só uma questão de equivalência!

Os 2.000 que paguei no C2D há 4 anos são os mesmos 3.800,00 que hoje pago num i7. Na época era o que de melhor o site da Dell oferecia! Hj já não é mais! E nem chega perto do MB Retina a partir de 10.000!

E com 22.500,00 eu não compro nem Celta 0km!

Além das coisas serem caras pra caramba aqui no Brasil, ainda continuo achando que os preços só aumentam! E também acredito que não foram os preços dos computadores que diminuíram, mas os de carro que dispararam!

E a moeda se chamada Cruzeiro Real!!! E antes antes que era Cruzeiro, e antes acho que era Cruzado! E tinha que ficar cortando 0 das notas! Inflação de 80% ao mês! Meus pais recebiam salário e tinham que encher os carrinhos (isso mesmo, mais de 1 carrinho) no supermercado pois no dia seguinte os preços eram outros!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

486 com 8GB de ram??? Tá certo isso aí Gustavo?

Acho que é só uma questão de ponto de vista! Uns como o Fabio acham que os preços diminuiram, outros (acho que só eu) que a condição financeiram melhorou...enfim! Mas ainda tá caro pra caramba aqui no Brasil! Tudo aqui é caro!

Sim, 486 DX4-100 com 8MB de Ram. Perdão. Digito tanto GB que passou despercebido. Hehehehehehe Valeu pelo toque! Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ufa!!! Tinha levado um susto...rsrsrs! Meu 286 com turbo mal rodava o indy 500!!!

Cara, Indy 500, Prince of Persia... mas é tanto costume em digitar GB que o cérebro já funciona no automático... hehehhe... lembro que quando eu comprei eu usava ainda o Windows 3.11, passei a usar o W95 só em 1997, quando ganhei um Pentium 200, MMX, com 64MB de RAM e uma Placa Monster de 4MB dedicados. Usava aquele monitor com tele semi-plana da Samsung, acho que Sync Master (não lembro a especificação), já vinha com uma US Robotics de 33.600kb/s e não sei porque tinha placa ethernet, nunca usei nesse PC, pois eu usava, basicamente para jogar Starcraft, Comand & Conquer Red Alert, Flight Simulator 98 e Age of Empires, ah e Warcraft II. Depois tive um K-6, Pentium 4, Athlon e depois fiquei uns 7 anos sem mexer e me atualizar com informática, tanto que nem sabia o que era DIM, Geforce, me anulei quandro entrei no Direito, depois com mais tempo, voltei a me dedicar. Voltei a pegar gosto quando comprei meu primeiro Laptop, em 2005, um Toshiba Satellite, Celeron, Recondicionado. Paguei módicos U$450.00 na fronteira com o Uruguai, nos Duty Free Shop do Chuy.

Abração e depois jogamos Indy 500 on line!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...)

Só um adendo sobre os carros populares, o Corsa chegou ao Brasil no final de 1994. Naquela época o popular mais barato era o Lada Laika, seguido do Fusca(...)

Tinha até me esquecido do Lada, eita carrin fein.

Então, eu acho que é uma falsa ilusão de que algo custa mais barato. Eu acredito que a economia estabilizada nos permite ter acesso a coisas que antes pareciam impossiveis!

Eu tive um Golf GLX 2.0 1999 completo! Comprei em 2002 por R$ 17.000,00 de um tio meu! Preço de nota fiscal: R$ 22.500,00! Hj, o modelo equivalente deve custar uns R$ 60.000,00. Após 4 anos de uso paga-se uns R$ 40.000,00 (estou certo?). Da mesma forma que eu podia pagar 17.000 num carro usado, hoje a economia permite que eu pague 40.000,00! Na minha opinião é só uma questão de equivalência!

Os 2.000 que paguei no C2D há 4 anos são os mesmos 3.800,00 que hoje pago num i7. Na época era o que de melhor o site da Dell oferecia! Hj já não é mais! E nem chega perto do MB Retina a partir de 10.000!

E com 22.500,00 eu não compro nem Celta 0km!

Além das coisas serem caras pra caramba aqui no Brasil, ainda continuo achando que os preços só aumentam! E também acredito que não foram os preços dos computadores que diminuíram, mas os de carro que dispararam!

E a moeda se chamada Cruzeiro Real!!! E antes antes que era Cruzeiro, e antes acho que era Cruzado! E tinha que ficar cortando 0 das notas! Inflação de 80% ao mês! Meus pais recebiam salário e tinham que encher os carrinhos (isso mesmo, mais de 1 carrinho) no supermercado pois no dia seguinte os preços eram outros!

Quanto aos macs não sei dizer, mas os notebooks em geral baixaram demais de preço de uns anos pra cá. Antes, ter um portátil que até mesmo rodava o mesmo sistema operacional do desktop era uma fortuna, pra poucos mesmo. Olha como está hoje.

À medida que muitas tecnologias vão barateando, o preço final também baixa e a demanda (com um bom marketing) aumenta.

486 com 8GB de ram??? Tá certo isso aí Gustavo?

me desculpe, mas não é evidente que o Gustavo se enganou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toc toc toc, três vezes, isola a Apple deixar de fabricar iMac? Nem me fale nisso, já estou tão acostumado com o meu e pensando em pegar o novo modelo quando sair, nem fale isso gente. Eu creio que os Desktops mais antigos de mesa estes sim podem sim em pouco tempo sumirem, pois os all in one vieram pra ficar pelo menos por mais uns 20 anos ou mais. Depois que a Apple lançou o iMac a maioria das fabricantes migraram para este tipo de pc, pois ocupa menos espaço e é mais leve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maddo Garan,

Continuo achando que o preços não baixaram! Hoje as pessoas compram tudo pq a economia melhorou! Mas disse isso 3x e não vou mais repetir!

Sobre sua segunda frase, você SE perdoa por não ter percebido que eu escrevi em tom de brincadeira irônica para dar uma descontraída no tópico? Se você SE desculpar, primeiro, pela falta de percepção, eu te desculpo também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que os preços baixaram sim

Um powerbook 17" custava quanto pra um brasileiro na época de seu lançamento?

Na época era uma fortuna e poucos podiam ter.

Lembro que olhava o preço na impressa especializada e ficava assustado.

Muitos anos depois comprei meu MB Pro 17" 2011 Top sem maiores problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maddo Garan,

Continuo achando que o preços não baixaram! Hoje as pessoas compram tudo pq a economia melhorou! Mas disse isso 3x e não vou mais repetir!

Sobre sua segunda frase, você SE perdoa por não ter percebido que eu escrevi em tom de brincadeira irônica para dar uma descontraída no tópico? Se você SE desculpar, primeiro, pela falta de percepção, eu te desculpo também!

Ué, não quer falar mais, não fala. É algo fácil de observar, vc é que não quer ver.

Escreveu em tom de brincadeira? e onde está esse tom, que não deixou claro em momento algum? tudo bem cara, sei que não vais responder, e também não me importo.

Eu acho que os preços baixaram sim

Um powerbook 17" custava quanto pra um brasileiro na época de seu lançamento?

Na época era uma fortuna e poucos podiam ter.

Lembro que olhava o preço na impressa especializada e ficava assustado.

Muitos anos depois comprei meu MB Pro 17" 2011 Top sem maiores problemas.

me lembrei de uma coisa agora, o Macbook Aluminum custava muito caro quando foi lançado no Brasil, mais de R$5000. Pouco tempo depois o MBP 13" foi lançado, com uma política de preços semelhante a que tínhamos antes das linhas 2012 serem lançadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que os preços baixaram sim

Um powerbook 17" custava quanto pra um brasileiro na época de seu lançamento?

Na época era uma fortuna e poucos podiam ter.

Lembro que olhava o preço na impressa especializada e ficava assustado.

Muitos anos depois comprei meu MB Pro 17" 2011 Top sem maiores problemas.

Vamos levar em conta uns detalhes: computadores eram bens de consumo raros. Não eram vendidos em grande escala, não eram montados no Brasil, não havia a diversidade de opções de hoje, a Internet era cara, discada e instável. De 1999 para cá, os computadores passaram a ser vendidos em grande escala pelo varejo, isso aumentou a oferta, gerando uma estratificação nas linhas. Lembro quando havia o Pentium III, foi lançado, o Intel Celeron. A Itautec era uma das poucas empresas que tinha canal de vendas próprio e uma linha especifica, os Infoway, havia a linha Presario da Compaq, Acer Across (o Mappin vendia pela televisão), o Aptiva da IBM, a linha Lince.

Acontece que eu estou falando de Desktops, cujos preços, nos anos 90, passavam dos R$3.000,00, fácil, fácil. Lembro que um Notebook IBM Thinkpad, com fax modem interno, saía por mais de R$5.000,00 nos anos de 96/ 97. Quem comprava, ainda era o felizardo de uma conta de email @ibm.net.

Hoje, os preços baixaram de cujos produtos a qualidade caiu. A Intel concorria com a AMD, a Cyrix e outras (me ajudem que não lembro de todas as empresas). Não havia uma diferença entre os modelos. Hoje um Retina Display e um MacBook Pro comum, de 13", são impossíveis de serem comparados. Os tempos trouxeram opções e essas opções forçaram as montadoras a diversificar as suas linhas. Os preços baixaram? Ou foi a qualidade que caiu? Acho que ambas as respostas se completam.

Os preços dos produtos de menor qualidade são inferiores. Quem prima pela qualidade, vai ter que desembolsar mais de R$6.000,00, pelo menos, para ter um computador que sequer é top de linha.

O equilíbrio de preços só pode ser visto nas linhas cuja qualidade é inferior. Na parte de cima, a concorrência é restrita a quem oferece o melhor dos melhores, o preço deixa de ser problema. Já numa rede de varejo não especializada, como o Extra, o preço vem antes da qualidade, e aqui é correto dizer, sim, os preços baixaram.

Todos os computadores são iguais? Não. Todos têm o mesmo preço, oferta, demanda e qualidade? Não. Todos são vendidos em qualquer rede de varejo? Não.

Logo, os preços não baixaram. Houve uma estratificação de padrões de uso. Não fosse isso, um Retina Display não sairia por até R$12.000,00 e um HP Compaq não poderia ser parcelado em 18x sem juros no Cartão.

Para se tirar uma conclusão, são necessários critérios. Fiz aqui um breve apanhado de critérios objetivos, sem entrar no mérito Fi que é bom para fulano ou beltrano. Isso é um debate à parte.

Os Desktops vão permanecer, mas se for necessário, algumas mudanças vão ser necessárias e serão feitas, garanto.

Abraços a todos,

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...