Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Garantia: Troca de HD/Memórias no MBP


Mathew

Posts Recomendados

Sempre achei que a troca de memórias e HD no Macbook Pro por conta não acarretasse na perda da garantia, já que consta no manual como faze-las, junto com um aviso da Apple recomendando que seja feita por um profissional credenciado da Apple, além de avisar que caso você cause algum dano o mesmo não é coberto pela garantia. Nada diz que caso a troca seja feita a garantia será perdida, dando a crer que isso não acontecerá.

Pois bem, perguntei a respeito no chat online da Apple e me responderam que ocorre a perda da garantia se eu mesmo fizer o upgrade de HD/Memória.

Gostaria de saber o que procede: As instruções no manual, somente com uma recomendação de troca em uma autorizada, dizendo que a garantia não cobre danos causados por você mesmo, dando a entender que não ocorre a perda da garantia ou a informação passada a mim no chat do site da Apple?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 26
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Realmente meu jovem Mathew, se você abrir a máquina perde a garantia, pois algumas maquinas vem com um selo de segurança que se violado já era. Este selo pode ser interno ou externo, não sei no caso do Mac e além deste selo os parafusos de fixação vem com uma tinta que as vezes é vermelha, azul ou verde, tirou um abraço. Recomendo a levar sua preciosa máquina em uma AA. O meu iMac de 4GB levei em uma AA Apple e aumentei pra 12. Estou tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, se perde a garantia das peças trocadas, mas não da máquina inteira. HDD, SSD e DDR podem ser trocadas. Agora, se da troca ocorrer dano ao processador, por exemplo, aí tem a perda da garantia, mas é algo muito raro, em especial com quem sabe manusear a máquina. Se tu não sabes manusear, leva numa AT Autorizada e faz a troca lá, mas mesmo fazendo a troca em casa, não há risco de perda de garantia, claro, se for feita corretamente e não causar danos a outros componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente obrigado a todos que responderam.

Realmente meu jovem Mathew, se você abrir a máquina perde a garantia, pois algumas maquinas vem com um selo de segurança que se violado já era. Este selo pode ser interno ou externo, não sei no caso do Mac e além deste selo os parafusos de fixação vem com uma tinta que as vezes é vermelha, azul ou verde, tirou um abraço. Recomendo a levar sua preciosa máquina em uma AA. O meu iMac de 4GB levei em uma AA Apple e aumentei pra 12. Estou tranquilo.

Até onde eu sei, não há qualquer desses dispositivos (como selo ou tinta nos parafusos) nos macs, porém vale o alerta. Vou esperar mais opiniões para ver se batem com a sua experiência. O grande problema de trocar na autorizada é o preço que é cobrado para isso, nas que pesquisei era inviável, coisa de outro mundo.

Olha, se perde a garantia das peças trocadas, mas não da máquina inteira. HDD, SSD e DDR podem ser trocadas. Agora, se da troca ocorrer dano ao processador, por exemplo, aí tem a perda da garantia, mas é algo muito raro, em especial com quem sabe manusear a máquina. Se tu não sabes manusear, leva numa AT Autorizada e faz a troca lá, mas mesmo fazendo a troca em casa, não há risco de perda de garantia, claro, se for feita corretamente e não causar danos a outros componentes.

Sim, tenho a consciência de qualquer dano que possa ser causado por mim durante o processo é de minha responsabilidade. Já troquei memórias, HD, drive de DVD do meu desktop algumas vezes, tudo ocorreu sem problemas. Acredito que seja só fazer com calma, seguindo as instruções, que não há o que dar errado. Minha dúvida é só por conta da perda de garantia por fazer alguma troca, independente de erro, como informado por quem me atendeu no chat.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente obrigado a todos que responderam.

Até onde eu sei, não há qualquer desses dispositivos (como selo ou tinta nos parafusos) nos macs, porém vale o alerta. Vou esperar mais opiniões para ver se batem com a sua experiência. O grande problema de trocar na autorizada é o preço que é cobrado para isso, nas que pesquisei era inviável, coisa de outro mundo.

Sim, tenho a consciência de qualquer dano que possa ser causado por mim durante o processo é de minha responsabilidade. Já troquei memórias, HD, drive de DVD do meu desktop algumas vezes, tudo ocorreu sem problemas. Acredito que seja só fazer com calma, seguindo as instruções, que não há o que dar errado. Minha dúvida é só por conta da perda de garantia por fazer alguma troca, independente de erro, como informado por quem me atendeu no chat.

Faz assim... liga para 0800-761-0880, cai direto no suporte técnico da Apple... assim falas direto com eles... fica aberto até as 21:00! Eu sempre faço isso, tenho dúvida, ligo para Apple, até pq a ligação gera um protocolo e fica gravada!

Primeiramente obrigado a todos que responderam.

Até onde eu sei, não há qualquer desses dispositivos (como selo ou tinta nos parafusos) nos macs, porém vale o alerta. Vou esperar mais opiniões para ver se batem com a sua experiência. O grande problema de trocar na autorizada é o preço que é cobrado para isso, nas que pesquisei era inviável, coisa de outro mundo.

Sim, tenho a consciência de qualquer dano que possa ser causado por mim durante o processo é de minha responsabilidade. Já troquei memórias, HD, drive de DVD do meu desktop algumas vezes, tudo ocorreu sem problemas. Acredito que seja só fazer com calma, seguindo as instruções, que não há o que dar errado. Minha dúvida é só por conta da perda de garantia por fazer alguma troca, independente de erro, como informado por quem me atendeu no chat.

Faz assim... liga para 0800-761-0880, cai direto no suporte técnico da Apple... assim falas direto com eles... fica aberto até as 21:00! Eu sempre faço isso, tenho dúvida, ligo para Apple, até porque a ligação gera um protocolo e fica gravada e terás uma resposta oficial. Que achas?

Qualquer coisa, pode recorrer aqui ao pessoal, mas no momento, o melhor, é contatar a Apple.

Primeiramente obrigado a todos que responderam.

Até onde eu sei, não há qualquer desses dispositivos (como selo ou tinta nos parafusos) nos macs, porém vale o alerta. Vou esperar mais opiniões para ver se batem com a sua experiência. O grande problema de trocar na autorizada é o preço que é cobrado para isso, nas que pesquisei era inviável, coisa de outro mundo.

Sim, tenho a consciência de qualquer dano que possa ser causado por mim durante o processo é de minha responsabilidade. Já troquei memórias, HD, drive de DVD do meu desktop algumas vezes, tudo ocorreu sem problemas. Acredito que seja só fazer com calma, seguindo as instruções, que não há o que dar errado. Minha dúvida é só por conta da perda de garantia por fazer alguma troca, independente de erro, como informado por quem me atendeu no chat.

Faz assim... liga para 0800-761-0880, cai direto no suporte técnico da Apple... assim falas direto com eles... fica aberto até as 21:00! Eu sempre faço isso, tenho dúvida, ligo para Apple, até porque a ligação gera um protocolo e fica gravada e terás uma resposta oficial. Que achas?

Qualquer coisa, pode recorrer aqui ao pessoal, mas no momento, o melhor, é contatar a Apple.

Realmente meu jovem Mathew, se você abrir a máquina perde a garantia, pois algumas maquinas vem com um selo de segurança que se violado já era. Este selo pode ser interno ou externo, não sei no caso do Mac e além deste selo os parafusos de fixação vem com uma tinta que as vezes é vermelha, azul ou verde, tirou um abraço. Recomendo a levar sua preciosa máquina em uma AA. O meu iMac de 4GB levei em uma AA Apple e aumentei pra 12. Estou tranquilo.

Nos novos modelos não tem selos, como em outras marcas. E os parafusos não estão colados. Basta o uso da chave certa para abrir a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, obrigado pela dica.

Liguei lá, porém só atendem até as 18:00, não até as 21:00. Amanhã ligo novamente e depois posto a resposta aqui.

Ok. Tens razão, o suporte é até as 18:00, até as 21:00 são os demais setores. Liga e posta o feedback, eles são bem precisos nas respostas, posso te garantir.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente obrigado a todos que responderam.

Até onde eu sei, não há qualquer desses dispositivos (como selo ou tinta nos parafusos) nos macs, porém vale o alerta. Vou esperar mais opiniões para ver se batem com a sua experiência. O grande problema de trocar na autorizada é o preço que é cobrado para isso, nas que pesquisei era inviável, coisa de outro mundo.

Sim, tenho a consciência de qualquer dano que possa ser causado por mim durante o processo é de minha responsabilidade. Já troquei memórias, HD, drive de DVD do meu desktop algumas vezes, tudo ocorreu sem problemas. Acredito que seja só fazer com calma, seguindo as instruções, que não há o que dar errado. Minha dúvida é só por conta da perda de garantia por fazer alguma troca, independente de erro, como informado por quem me atendeu no chat.

Entendo, Apple é Apple não usa desta artimanha, foi porisso que disse (não sei se os Macs tem estes tipos de selo). Mas pelo que vejo nos comentários os colegas dizem que não perde a garantia, então seria sábio você ligar no suporte Apple que eles irão te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz assim... liga para 0800-761-0880, cai direto no suporte técnico da Apple... assim falas direto com eles... fica aberto até as 21:00! Eu sempre faço isso, tenho dúvida, ligo para Apple, até pq a ligação gera um protocolo e fica gravada!

Faz assim... liga para 0800-761-0880, cai direto no suporte técnico da Apple... assim falas direto com eles... fica aberto até as 21:00! Eu sempre faço isso, tenho dúvida, ligo para Apple, até porque a ligação gera um protocolo e fica gravada e terás uma resposta oficial. Que achas?

Qualquer coisa, pode recorrer aqui ao pessoal, mas no momento, o melhor, é contatar a Apple.

Faz assim... liga para 0800-761-0880, cai direto no suporte técnico da Apple... assim falas direto com eles... fica aberto até as 21:00! Eu sempre faço isso, tenho dúvida, ligo para Apple, até porque a ligação gera um protocolo e fica gravada e terás uma resposta oficial. Que achas?

Qualquer coisa, pode recorrer aqui ao pessoal, mas no momento, o melhor, é contatar a Apple.

Nos novos modelos não tem selos, como em outras marcas. E os parafusos não estão colados. Basta o uso da chave certa para abrir a máquina.

Não sabia disso colega, fico feliz por saber isso e obrigado pela orientação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o Mac for aberto na AT eles colocam o selo de volta se tiver e talz ou nao?

Se tivesse selo, a AT constataria a remoção e a recolocação do selo no sistema, sendo facilmente rastreado pelo serial number, por isso que sempre se deve cobrar a nota fiscal de troca, reparo ou vistoria do aparelho. O valor pago pelo serviço na AT só pode ser provado pela NF e ela seria a prova de que o selo, se existisse, foi rompido pela AT e não por um particular.

Isso acontecia com os computadores da linha Aptiva da IBM (quem é dos anos 90 se lembra) e com os antigos Compaq Presario. Os parafusos eram colados e na placa mãe havia um selo, qualquer remoção provava que a CPU foi alterada. No Aptiva E91, que tinha a torre sem fio, era a coqueluche do ano de 1997, havia inclusive um lacre na parte de trás da CPU, de cor azul, com Serial Number e no manual um alerta de que qualquer rompimento do lacre só poderia ser feito por AT e que esse rompimento deveria ser reportado. Depois da manutenção, outro lacre seria colocado no lugar do original.

Era um saco, eu por sorte nunca tive um IBM, usava mesmo das peças que eu comprava em SP e montava a minha máquina. Fiquei uns 10 anos afastado, voltei a mexer com informática, como curioso claro, em 2009. Quando abri um Dell me impressionei com o admirável mundo novo da informática e o pior foi me deparar com uma porta DV-I, eu sequer sabia o que era aquilo. hehehehe

Mas Gabriel, se tiver lacre, a AT tira e repõe. Isso entra, teoricamente, no sistema e sempre se deve exigir a nota de serviço, porque vai que dê algum problema no sistema da Apple e a única prova que terias seria a NF.

Abração cara!

Não sabia disso colega, fico feliz por saber isso e obrigado pela orientação.

De nada, só para constar, aos sábados, funciona até as 15:00. No demais, estamos à disposição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na caixa do seu MacBook tem um documento que contém a licença de software e termos de garantia. Leia esse documento. O que estiver escrito lá é o que vale, o resto não importa, mesmo que tenha sido dito por um funcionário da Apple, pelo Papa, ou pelo Steve Jobs.

Se não está escrito que você perde a garantia ao abrir o notebook, então você não perde.

Infelizmente existe gente má informada em todo lugar, inclusive na Apple, então você pode encontrar alguém que lhe diga que você perde a garantia ao abrir seu computador. Pior, alguém pode dizer isso justamente quando você estiver tentando usufruir dela. Por isso é bom você ler e entender o certificado de garantia para fazer prevalecer seu direito quando precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na caixa do seu MacBook tem um documento que contém a licença de software e termos de garantia. Leia esse documento. O que estiver escrito lá é o que vale, o resto não importa, mesmo que tenha sido dito por um funcionário da Apple, pelo Papa, ou pelo Steve Jobs.

Se não está escrito que você perde a garantia ao abrir o notebook, então você não perde.

Infelizmente existe gente má informada em todo lugar, inclusive na Apple, então você pode encontrar alguém que lhe diga que você perde a garantia ao abrir seu computador. Pior, alguém pode dizer isso justamente quando você estiver tentando usufruir dela. Por isso é bom você ler e entender o certificado de garantia para fazer prevalecer seu direito quando precisar.

Danilo,

Todo produto da Apple possui um livro branco dizendo: Start Here. Ali estão expostos todos os termos de garantia, mas não queremos que o nosso colega, apesar de ser claro que diz nos termos de garantia que ele não haverá de perdê-la com a troca de SSD, HDD e/ou DDR, é sempre melhor, mais prudente, entrar em contato com a Apple, onde há funcionários bem treinados, nos quais se pode confiar. Nunca me foi passada uma informação errada, tampouco um erro ou detalhe técnico passou despercebido, logo está escrito que não se perde a garantia, mas mesmo assim, é bom que ele seja instruído em como se fazer, pois qualquer dano a outro componente pode prejudicar o computador dele. Assim sendo, nem tudo o que está escrito deve ser interpretado literalmente, sempre se deve entrar em contato com o fabricante quando se está inseguro, é assim que eu faço e que muitos usuários também fazem. Outros, bem mais experientes do que eu, optam por trabalhar de outra maneira, pois tem know how suficiente para isso.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liguei lá e me informaram o seguinte: As memórias podem ser trocadas. Sobre o HD, eles não conseguiram achar informações a respeito do modelo 2012, porém me informaram que se estiver no manual o item de 'como trocar o HD' ele pode sim ser trocado sem ocorrer a perda da garantia. Alguém tem o manual do modelo 2012 pra me confirmar se tem ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liguei lá e me informaram o seguinte: As memórias podem ser trocadas. Sobre o HD, eles não conseguiram achar informações a respeito do modelo 2012, porém me informaram que se estiver no manual o item de 'como trocar o HD' ele pode sim ser trocado sem ocorrer a perda da garantia. Alguém tem o manual do modelo 2012 pra me confirmar se tem ou não?

Sim pode trocar. O unico que é mais complicado é modelo Retina. O outro ainda continua com as mesmas instruções de troca do HDD/SSD e memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de mencionar que é um MBP 13". Então o manual continua o mesmo das outras versões, com instruções de troca de HD e memória?

O meu é o mesmo modelo do teu. Aqui constam as informações de troca de HDD, DDR e SSD, logo não há perda da garantia.

Então daqui surge uma nova regra: o documento MASTER é o manual de instruções e não a política geral de vendas ou trocas da Apple. Eu não conhecia esse detalhe e acho interessante agregar isso para um eventual upgrade da minha parte ou dos demais colegas. Basta seguir o manual e a garantia permanece intacta.

Bom, acho que o que havia dúvida não há mais, correto? A Apple sempre informa da melhor forma, mas quanto ao modelo 2012, alguns detalhes são prestados diretamente pelo suporte de engenharia nos EUA, em Austin, Cupertino ou Santa Clara. Aqui eles são restritos à assistências referentes à trocas, reparos, reembolsos e empncaminhamentos do Apple Care, mesmo assim a informação passada foi bastante útil, pelo menos sanou uma dúvida sobre qual documento eu devo me debruçar. Agora sei que é sobre o manual de cada aparelho.

Quanto ao Retina Display, posso estar enganado, o SSD vem soldado à placa mãe. Havendo a solda, se fosse possível um Upgrade, ocorreria a perda da garantia, correto? No MBP as peças não estão soldadas, senão encaixadas como em qualquer outro computador.

Abraços e valeu pelo feedback

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...