Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Por que a Apple não utiliza seus próprios processadores no Mac?


sigma7

Posts Recomendados

Tem alguns pontos sobre isso:

-Arquiterura, o Apple A5/A5x sao CPUs da familia ARM com clock baixo (na faixa dos 1Ghz) enquanto um Intel vai a 3GHz facil

Isso tambem implica em mudança de compilador por parte da Apple e por parte de todos os desenvolvedores de aplicativos ja que seria uma nova arquitetura (poderia ser de alguma forma emulado, mas ia ter perda de performance a la rosetta). Todos os apps teriam que ser atualizados.

-GPU, a arquitetura PoweVR usada nos iDevices seria fraca para um desktop principalmente por que suportam apenas OpenGL ES 2 (versao simplificada)

-Memoria, nao esta muito claro quando um desses chips A5 pode suportar de memoria (atualmente 1Gb). Nao acredito que no estado atual eles possam suportar muito mais que isso, exe., 8Gb.

-Distribuicao, acreditava-se que a Apple/Samsung ja estavam passando por problemas na fabricacao e distribuicao desses chips A5 para iDevices, imagina em larga escala tambem para desktops e macbooks

surgiu um boato a um tempo atras, mas foi so boato

http://www.tuaw.com/...h-a5-processor/

Editado por .douglas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

A Intel e a AMD já estão no ramo desses tipos de processadores faz muito tempo, supera-las iria dar bastante trabalho(possuem a tecnologia mais avançada na produção deste tipo de processador), e o principal, a compatibilidade dos programas e do próprio Mac com esses novos processadores. Investimento muito alto, lucro relativamente baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O SJ decidiu fazer a JV com a Intel, com a finalidade de integrar mais ainda os seus produtos no mercado, transição era a marca do sucesso, do futuro da Empresa:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje estava pensando no desempenho dos processadores da Apple no iPad 2 e 3 e fiquei me perguntando: Por que a Apple não utiliza seus próprios processadores no Mac? Alguém sabe que problemas ela enfrentaria adotando seus próprios processadores?

Postei um vídeo acima, mas a questão dita pelo próprio SJ é que a Intel daria melhor performance aos MACs. Quem sabe o abandono dos Power PCs proporcionou o desenvolvimento dos processadores dos iGadgets, pois direcionar toda a engenharia do PowerPC para os iGadgets e não abandonar o PowerPC daria um custo e tanto, não? Agora, tendo toda a equipe de engenharia focada na linha de processadores A4, A5, A5X, A6..., não seria ele já visando o futuro. O projeto do iPhone começou em meados de 2004, chamado de ROXO. O próprio SJ não acreditava em um grande sucesso, mas olha o que o iPhone representa hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O SJ decidiu fazer a JV com a Intel, com a finalidade de integrar mais ainda os seus produtos no mercado, transição era a marca do sucesso, do futuro da Empresa:

Pode ser viagem minha mas dêem uma olhada aos 3:25, parece que o último desenho do processador intel fica mais escuro, no mesmo tom do antepenúltimo. Seria isso um sinal de que os processadores Intel nos macs é uma coisa passageira? Ainda mais com o Windows 8 rodando em ARM (tá certo que não é o sistema inteiro, mas boa parte dele.

Eu não acredito muito nisso, mas vale a nota...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser viagem minha mas dêem uma olhada aos 3:25, parece que o último desenho do processador intel fica mais escuro, no mesmo tom do antepenúltimo. Seria isso um sinal de que os processadores Intel nos macs é uma coisa passageira? Ainda mais com o Windows 8 rodando em ARM (tá certo que não é o sistema inteiro, mas boa parte dele.

Eu não acredito muito nisso, mas vale a nota...

Notei esse detalhe, mas não pensei o mesmo que tu. Quem sabe tenhamos MACs com AMD ou de volta com processadores próprios, até porque a evolução da linha de processadores A está a pleno vapor. Mas esse vídeo é de 2005, estamos em 2012.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notei esse detalhe, mas não pensei o mesmo que tu. Quem sabe tenhamos MACs com AMD ou de volta com processadores próprios, até porque a evolução da linha de processadores A está a pleno vapor. Mas esse vídeo é de 2005, estamos em 2012.

Abs.

Eu duvido um pouco da mudança param AMD, mas quando me referi a processadores ARM, foi justamente aos processadores da Apple (A). Quanto ao ano, o Jobs fala que o OS X duraria por volta de 20 anos, não duvido alguma mudança nesse sentido planejada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu duvido um pouco da mudança param AMD, mas quando me referi a processadores ARM, foi justamente aos processadores da Apple (A). Quanto ao ano, o Jobs fala que o OS X duraria por volta de 20 anos, não duvido alguma mudança nesse sentido planejada.

Erro meu, li teu post sem óculos, mil desculpas! Mas a tendência é a integração porque vamos pensar: em 2005 se abandonou o desenvolvimento dos Power PC. Veio a série ARM, o lógico é que deve haver uma equipe de engenharia integrada na formatação de pelo menos protótipos com ARM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Verdade seja dita, os Macs só se popularizaram entre as massas depois da Intel.

E a Intel também ganhou tecnicamente com isso. Graças a imposição da Apple por processadores mais rápidos e econômicos a Intel divulga os Ultrabooks hoje.

Ultrabook já existe a uns 5 anos, com o nome exclusivo de Macbook Air.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso no Brasil

Não, os MACs começaram a se popularizar com o primeiro iMac e depois com o iPod. O que fez o MAC se tornar popular entre os brasileiros foi o iMac, mas de fato, comprovado e irrefutável, o iPod foi o grande responsável.

Verdade seja dita, os Macs só se popularizaram entre as massas depois da Intel.

E a Intel também ganhou tecnicamente com isso. Graças a imposição da Apple por processadores mais rápidos e econômicos a Intel divulga os Ultrabooks hoje.

Ultrabook já existe a uns 5 anos, com o nome exclusivo de Macbook Air.

A Intel foi uma forma da Apple aprimorar a engenharia de mais produtos e de preparar, quem sabe, a volta de seus processadores próprios, como tem sido dito que o A6 não é um ARM e sim uma criação própria da Apple.

Sobre os Intel Ultrabooksm, minha mãe tem um "ultrabook" da Intel que é mais pesado, mais lento e mais atrasado que o MBA e se não tivesse tido o desconto do sindicato médico, teria pago 4k pelo Dell XPS 13". Até postei um breve review sobre ele na seção Laptops.

Abração a todos!

Editado por Gustavo Jaccottet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde tem sido dito isso? É obvio que as instrucoes sao ARM

https://en.wikipedia.org/wiki/Apple_A6

Isso foi dito no tópico iPhone 5 se não me engano, com base nesse post http://9to5mac.com/2012/09/15/apples-a6-isnt-an-arm-processor-design-it-is-apples-first-cpu-design/#more-240689

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um ARM sim como pode ser visto nos dois links acima.

Um ARM custom da Apple e nao um ARM de "prateleira"

0hazZ.png

Sim, mas se trata de um processador desenvolvido integralmente pelo setor de engenharia da Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...