Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar Ubuntu 12.04 em um Macbook Pro


Posts Recomendados

Eu tenho um amigo que está querendo comprar um Macbook Pro, e ele gostaria de criar uma partição no hd para instalar o Ubuntu 12.04, nesse caso eu gostaria de saber qual é o melhor jeito de se fazer isso, utilizando o Boot Camp, ou alguma outra ferramenta de terceiros, e também gostaria de saber a questão de drivers: o próprio Ubuntu reconhece automaticamente ou é preciso baixar de algum lugar já que no site da Apple não há drivers para linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for para particionar de fato, qualquer ferramenta consegue. Seja o próprio utilitário de disco da Apple (desde que seja via DVD ou Pendrive), Gparted (free) ou iPartition (pago, porém o melhor).

Depois é só dar boot no Ubuntu e instalar. Há várias páginas na Wiki deles mostrando o funcionamento dos drivers para Macbook.

Qualquer dúvida estamos aí :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parallels é uma tremenda gambiarra, se quer algo apple like recomendo VMware :)

Discordo. Testei ambos mas fiquei com o Parallels e acho bem superior, estilo, desempenho e outros.

Concordo que alguns preferem o VMware, mas falar que o Parallels é gambiarra, não é. É um App muito bem estruturado, estável e confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo. Testei ambos mas fiquei com o Parallels e acho bem superior, estilo, desempenho e outros.

Concordo que alguns preferem o VMware, mas falar que o Parallels é gambiarra, não é. É um App muito bem estruturado, estável e confiável.

Estabilidade, a chave de um bom App. O Parallels supriu as necessidades de quando eu usava o MBW.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo. Testei ambos mas fiquei com o Parallels e acho bem superior, estilo, desempenho e outros.

Concordo que alguns preferem o VMware, mas falar que o Parallels é gambiarra, não é. É um App muito bem estruturado, estável e confiável.

Acredito que se um software não tem atualizações mensais ( quase sempre ), este é um bom indicativo. Quase sempre vejo colegas avisarem que há atualizações do Parallels, enquanto o VMWare é raro ter atualizações frequentes.

Enfim, a VMWare em si tem mais de 15 anos de historia em virtualização.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

VMware Fusion é o melhor mas eles não respeitam clientes antigos !!!

Acabou de ser lançada a versão 5.00 com mudanças insignificantes e o preço como sempre é o mesmo tanto para novos clientes como para os antigos.

49,99 dólares

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso o Ubuntu no Fusion e não tenho do que reclamar.

Mas gostaria de aproveitar toda capacidade de meu MBP com uma instalação em uma partição.

No entanto, parece que existem algumas limitações ao instalar Ubuntu no MBP 17" 2011.

Por exemplo: A GPU dedicada fica "on" o tempo inteiro, o que limita a duração da bateria.

Se alguém por aqui souber de um jeito para instalar e ficar 100% seria legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

tem dois problemas no Parallels e VMware; você nao usa 100% da capacidade da máquina (dependendo da máquina, isso é um contra de muito peso) e são aplicativos pagos (VirtualBox resolve isso, mas nao o desempenho...)

Eu instalei Ubuntu 12.10 essa semana no meu macbook branco antigo:

1- Particionei 20GB para o Ubuntu pelo Boot Camp (pode ser feito pelo utilitario de disco também, mas resolvi facilitar)

2- Abri o instalador do Ubuntu por um pen drive bootavel (pode usar um CD se achar mais facil)

3- Apaguei (apenas) a partiçao do Boot Camp e criei uma partiçao swap de 4GB e uma partiçao ext4 para a pasta raiz do ubuntu "/"

4- Apos instalar, o wifi nao funcionava, conecte na internet de alguma forma (cabo ethernet ou um adaptador wifi USB) e baixe o Hardware Drivers e ele detectará o driver nao ativado, mande ativar e pronto! wi-fi funcionando. se tiver problemas com placa de video, provavelmente também funcionará assim!

espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, leiam isto:

https://help.ubuntu....nity/MacBookPro

Uso aqui o 12.10 no MacBook Pro MId 2010 (7,1).

Uso também o rEFIt http://refit.sourceforge.net/

Fica perfeito e melhor que VM(exceto se você precisa do MacOSX e o Ubuntu em paralelo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VMware Fusion é o melhor mas eles não respeitam clientes antigos !!!

Acabou de ser lançada a versão 5.00 com mudanças insignificantes e o preço como sempre é o mesmo tanto para novos clientes como para os antigos.

49,99 dólares

 

Certo.. e o Parallels? Eu possuo o ele desde a versão 5, sempre atualizando no valor de no máximo US$19,90, agora, com a última versão, pra funcionar direito com os novos Ubuntu, é preciso pagar US$49,90!!!!! Senão, você não consegue suporte aos drivers do Paralels no novo Ubuntu, muito menos suporte total pro Windows 8! Sim! quem possui a versão 7, não tem suporte total aos últimos lançamentos, ou seja, ou você fica nas versões antigas, ou arruma uma "gambiarra" pra funcionar nas novas! 

 

Sim, eu tenho: Ubuntu, Debian, Win7 e Win8 usando Parallels.. sempre usei ele e sempre achei muito bom... mas agora com o lançamento da ultima versão, e obrigando a gente a atualizar.. é complicado! Porque não lançar um update pro 7, pelo menos pros Drivers?! Veja na internet, e no próprio forum deles, que é generalizado a repercussão disso.

 

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...