Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria do MacBook... vicia?


Thome

Posts Recomendados

Aqui estou com meu MB Pro faz um mês e só na primeira semana a bateria carregou 100%. Notei que gradativamente foi diminuindo para 99, 98, 97%, aí

descarreguei totalmente a bateria e ao carregá-la voltou aos 100%.

Acho que essa pequena variação é normal, nem dou mais importância a isso. Ontem mesmo voltou aos 99%.

Comigo também ta acontecendo isso... será que é normal mesmo? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo também ta acontecendo isso... será que é normal mesmo? :D

Não me lembro se foi aqui no fórum que li, mas essa variação acontece. O mais importante é o Health da bateria e aqui tá 100%.

Meu irmão tem um PowerBook Aluminun 17" com 5 anos de uso e sua bateria carrega até 90%, mas o Health dela está em 45%.

Com os cabos fora da fonte difícilmente dura 1 hora, por isso hoje em dia ele só usa com os cabos conectados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me lembro se foi aqui no fórum que li, mas essa variação acontece. O mais importante é o Health da bateria e aqui tá 100%.

Meu irmão tem um PowerBook Aluminun 17" com 5 anos de uso e sua bateria carrega até 90%, mas o Health dela está em 45%.

Com os cabos fora da fonte difícilmente dura 1 hora, por isso hoje em dia ele só usa com os cabos conectados.

O health tá em 98% aqui. Será que isso significa mal-uso?

Faz pouco mais de 1 mês que estou com ele e já tem 23 ciclos (uso mais na bateria do que na mesa).

Acho bom eu prevenir e tomar alguns cuidados pra não piorar. Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como uso o meu MBP durante um periodo do dia, deixo ele em sleep fora da tomada quando não ta em uso, assim vai comendo carga até a hora do uso.

Dai coloco na tomada e uso na força mesmo, assim vai carregando ao mesmo tempo

Quando vou usa-lo, a bateria ta com uns 85% de carga mais ou menos, este processo não come ciclos e não tira vida util.

Uma vez ao mês eu dou uma descarga mais acentuada na bateria pra tirar a carga velha.

O fato da bateria não carregar mais que 99%, 98% ou 97% é de que o notebook é inteligente e ele não vai ficar carregando a toa até os 100% ele tem um limite que não deixa a bateria ser carregada se ela está quase cheia. Acho que abaixo de 96% é que ela começa a dar carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu MacBook tem 1 ano de uso. Uso na tomada e na bateria de forma totalmente aleatória (mas ele fica bem mais na tomada), apenas tento uma vez por mes usar toda a bateria e recarregar.

Estou com 56 ciclos e 100% de health (segundo o iStat). A durabilidade da bateria é a mesma de 1 ano atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Li uma matéria dizendo que as baterias de celulares viciam porque são de um determinado material, mas como as de notebook utilizam outro ele seria imune. Mas não tenha dúvida de que o uso fará com que a bateria dure cada vez menos. Tenho um notebook Acer cuja duração era de até 8 horas e agora não dura nem 3. Estou com o MacBook Pro desde outubro/2013 e tenho a sensação de que ocorreu uma redução de 1 hora na autonomia e o mesmo vale para o iPhone 5S adquirido na mesma época.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar sem problemas. Eu uso o meu ligado direto na tomada. 

 

Tanto a bateria dos iPhones como dos Macbooks não viciam. 

 

Agora durar menos com o uso é normal. As baterias tem um número de ciclos onde é mantido próximo de 100% da capacidade. Depois de passado esse número de ciclos a capacidade vai caindo gradualmente. 

 

Mas os macbooks atuais tem a vantagem de ter uma bateria feita para aguentar 1000 ciclos sem perder a capacidade de carga. Dos outros fabricantes esse número é bem menor. 

 

Já tive notebook HP, Compaq, Dell, Asus, e todos com 1 ano já tinham perdido grande parte da capacidade de carga. Já meu macbook, mesmo com 4 anos de uso de mais de 500 ciclos, ainda tem uma duração legal para uma máquina dessa idade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal para evitar o desgaste prematuro da bateria é descarregar completamente e carregar novamente de tempos em tempos e isso é fato. O problema é que esse período de tempo não é um consenso. Há pessoas que falam uma vez por semana, há outras que dizem uma vez a cada 15 dias e ainda existem aqueles que defendem uma vez por mês, pelo menos.

 

No meu caso, o notebook anterior (dado que o atual tem pouco tempo para uma avaliação) foi usado por três anos, tinha aproximadamente 380 ciclos de carga, nunca tinha feito uma calibragem sequer da bateria (descarregar completamente, aguardar 6 horas após ele desligar e depois carregar completamente) e a bateria durava o tempo projetado para o aparelho, nas condições de uso propostas pela Apple. O aparelho ficava mais tempo na tomada do que na bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal para evitar o desgaste prematuro da bateria é descarregar completamente e carregar novamente de tempos em tempos e isso é fato. O problema é que esse período de tempo não é um consenso. Há pessoas que falam uma vez por semana, há outras que dizem uma vez a cada 15 dias e ainda existem aqueles que defendem uma vez por mês, pelo menos.

 

No meu caso, o notebook anterior (dado que o atual tem pouco tempo para uma avaliação) foi usado por três anos, tinha aproximadamente 380 ciclos de carga, nunca tinha feito uma calibragem sequer da bateria (descarregar completamente, aguardar 6 horas após ele desligar e depois carregar completamente) e a bateria durava o tempo projetado para o aparelho, nas condições de uso propostas pela Apple. O aparelho ficava mais tempo na tomada do que na bateria.

Por curiosidade, quanto tempo demora para descarregar a bateria completamente? Ja deixei meu Mac com 1%, ele desliga o monitor, mas entra em sleep. Esperei muitas horas e ainda sim, ao apertar o botão lateral de bateria, aparecia ainda uma "bolinha verde". Fico "puto" com isso, depois coloco para carregar e assim ciclo ele mensalmente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As baterias de celular atualmente são feitas de íons de lítio, e não mais "viciam". Uma vez por mês eu deixo a bateria do iPhone 5s zerar e carregar do início. Tem durado bastante.

Já no MBP, pode fazer o mesmo a cada 2 meses, não precisa se preocupar muito. E o meu tem 2 anos e meio de uso, está perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu MBWhite 2009 durou legal por uns 4 anos, e nesse tempo todo só tive que comprar um novo carregador. E usava por mto tempo somente na bateria. Atualmente eu o ligo em média 3x ao mês e a bateria dura no máximo 80-90 min qdo só uso a net. Só rodar vídeos a autonomia é bem menor.

 

Meu MBP Retina uso bastante direto na tomada e desligo no máximo 1x por semana justamente pra deixar a máquina "descansando". Por eqto tá durando bastante mas já percebi o desgaste. Independente da tecnologia da bateria acredito que sempre que for ficar desligado por mais de 24h deve ficar desligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

Sou novo no ambiente Macbook Pro e gostaria de saber se posso deixá-lo na tomada enquanto eu estiver em casa.

 

Tenho um Macbook Pro 13 Retina 2013.

Vi que é usuário novo, então seja bem-vindo!

Mas peço que antes abrir um tópico dê uma pesquisada no fórum, já existem outros tópicos discutindo sobre o mesmo assunto. Assim evitamos informações espalhadas e poluição de tópico.  ;)

 

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por curiosidade, quanto tempo demora para descarregar a bateria completamente? Ja deixei meu Mac com 1%, ele desliga o monitor, mas entra em sleep. Esperei muitas horas e ainda sim, ao apertar o botão lateral de bateria, aparecia ainda uma "bolinha verde". Fico "puto" com isso, depois coloco para carregar e assim ciclo ele mensalmente. 

Segundo a Apple, ao usar o notebook até ele desligar (não entrar em sleep) seriam necessárias mais 6 horas para atingir a carga mínima da bateria (lembrando que nenhuma bateria "zera" completamente. Como o seu computador está entrando em sleep, a bateria não está sendo "totalmente" consumida, então o período de inatividade do seu computador aumenta para tempo necessário para descarregar e o computador desligar + as 6 horas informadas pela Apple.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.4k
    • Total de Posts
      466k
×
×
  • Criar Novo...