Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Roubaram meu Macbook Pro


Amauri Silva Jr

Posts Recomendados

Olha, até hoje não consegui recuperar meu macbook. Sei que posso esperar um pouco mais porque o ladrão não levou o carregador, e provavelmente o macbook deve estar descarregado a essa altura. Duvido muito que ele vá vender pra alguém tão cedo, e quem comprar terá que investir num carregador que sei que custa caro, demorando ainda mais o processo. Sei tbm que a única forma de quebrar minha senha, é usando o CD de instalação do Mac OS X, e felizmente, não é algo tão fácil de se conseguir, enfim... Como precisava muito de um notebook, acabei comprando um macbook pro novo... Ainda tenho esperança de recuperar o antigo, e se o fizer, vou vender aqui pelo site a um preço mais que justo...

Mas desta vez quero fazer seguro... Algué me recomenda alguma seguradora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que nesta hora não há consolo, ficamos revoltados com a sensação de impotência, mas apesar de darmos duro e fazermos sacrifício para comprar, para ter, não podemos esquecer aquele velho ditado: "vão os anéis e ficam os dedos". Dedos estes que com certeza usaremos para trabalharmos mais, ganharmos mais dinheiro e comprarmos outro, como fez o companheiro Amauri Silva Jr.

Espero sinceramente que recupere o antigo Mac.

Abr.,

Editado por magno fh
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que nesta hora não existe consolo. Ficamos revoltados principalmente, com a sensação de impotência. Damos duro para comprar à vista ou parcelado. Dinheiro não dá em árvores. Mas, mesmo assim, não podemos esquecer aquele velho ditado "vão os anéis e ficam os dedos". Dedos esses que, com certeza usaremos para trabalhar mais, ganhar mais dinheiro e comprar outro como fez o companheiro Amauri Silva Jr.

Espero, sinceramente, que recupere o Mac antigo.

Abr.,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz muito tempo que não posto e sinto muito pelo roubo.

Eu não sei se a Apple desativou essa função no iCloud e não tenho um Mac para confirmar, pois eu vi essa função no MobileMe e nos videos de demostração do Mac OS X Leopard.

Você informou que comprou um novo Mac então ha a possibilidade de usar o Back to My Mac (se você ativou essa função no painel do iCloud). Após a ativação do iCloud no novo Mac você será capaz de acessar remotamente o seu Macbook roubado (Exatamente como um VNC). O notebook roubado irá aparecer na barra lateral do Finder quando ele se conectar a Internet e é só clicar no seu nome e clicar em Voltar ao meu Mac (ou coisa parecida, nunca usei, só vi nos videos de demostração do Leopard) se o criminoso não tiver formatado a maquina.

Editado por mvsv
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito triste... Fico revoltadíssimo com casos assim. Quarta feira mesmo meu irmão foi vitima de um assalto conhecido como "saidinha de banco". Seguiram ele do banco até perto de casa... Levaram o notebook dele só(que não era um Mac, então nem chance de "Find my Notebook")...

Mas sempre lembro de uma música da Ana Carolina, "Notícias Populares":

"Que façam bom proveito da grana que roubaram porque eu trabalho e outro dinheiro eu vou ganhar"

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa do back to my mac eu não sabia... Putz! Em alguns casos, isso pode ser até melhor que o find my mac, pois além de poder pegar informações pessoais de quem usar (facebook com fotos etc), quando chegar lá com a polícia o cara nem pode dizer que ele não tem nada... Diferente seria se vc usasse o find my mac pra tentar localizar o cara, com o nivel de imprecisão da localização, fica complicado achar. Só se eu for batendo de casa em casa e perguntando "Ei, tem um mac aeh?"

De qualquer forma, obrigado a todos pela atenção e respeito, em especial ao L. Pippa, que dedicou um tempo pra destrinchar cada dúvida. Valeu mesmo. Vou já estudar o bloqueio de firmware...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amauri Silva Jr, eu sinto muito pela notícia e torço verdadeiramente para que você recupere sua máquina. Às suas perguntas:

Sim, seu raciocínio está correto.

Como sua conta é protegida, a menos que o delinquente viesse a quebrar a senha ele não conseguiria acessar sua conta. Você fez extremamente certo em criar uma conta de usuário convidado, assim, quando ele acessar o computador e se conectar a uma rede, o Find My Mac poderá localizá-lo.

É difícil que consigam entrar no seu usuário. Para isso o delinquente precisaria ser um cracker e conseguir quebrar a criptografia. Eu não sei fazer isso, mas não podemos afirmar se ele conseguirá ou não.

Uma forma de proteger suas contas é usar o FileVault, um recurso do OS X:

Isso dificulta muito o acesso. Para saber mais sobre o FileVault acesse: http://support.apple...iewlocale=pt_BR

Agora, como os colegas acima mencionaram, caso o delinquente reinstale o sistema operacional ou troque o HD da máquina, todo o trabalho será perdido. O Find My Mac não funcionará e seus dados serão perdidos.

Antigamente era difícil que essa classe soubesse como fazer isso. Hoje em dia, devido à popularização da plataforma, eles podem ter mais conhecimento do sistema operacional e sua reinstalação.

Para prevenir a reinstalação do sistema uma ótima alternativa é configurar seu Mac ativando a Proteção de Senha do Firmware. Basicamente o que esse processo faz é bloquear as eventuais tentativas de boot por

  • Outras partições (i.e. Boot Camp)
  • Discos de instalação (DVDs/CDs)
  • Pendrives
  • Target Disk Mode

Como é necessário dar boot por um desses métodos para fazer a reinstalação do sistema, usando a Proteção de Senha do Firmware fica impossível reinstalar o OS X, mesmo que o delinquente tenha DVDs ou pendrives do Snow Leopard ou Lion. Para isso ele seria obrigado a adivinhar ou quebrar sua senha.

Eu recomendo a leitura desse artigo de suporte da Apple: http://support.apple...iewlocale=pt_BR

Embora arquivado e não mais atualizado, é o único artigo que trata sobre o processo. O texto menciona máquinas antigas, mas as atuais contam com o mesmo recurso.

Recomendo também a todos a instalação de softwares de segurança como o Prey (grátis, com possibilidade de planos pagos), Hidden (vários planos, a partir de US$ 15/ano) ou o MacKeeper (US$ 38), um pacote de aplicativos que conta com uma ferramenta chamada Anti-Theft.

Esses softwares podem ser utilizados junto com o Find My Mac do iCloud sem conflito algum. A vantagem é que eles permitem tirar ScreenShots do Mac e obter imagens do delinquente usando a câmera frontal (iSight/FaceTime) e um relatório completo sobre o uso do sistema a intervalos determinados.

Particularmente gosto do Prey e posso falar com mais propriedade dele, pois sou usuário. Como ele é grátis você pode instalar normalmente em sua máquina e esquecer de sua existência. Caso o pior ocorra (e espero que nunca aconteça com ninguém) você faz login no site e ativa o rastreamento. Caso você queira desfrutar de funções de usuários Pro você pode comprar o serviço por um mês ou o pacote por um ano com desconto. O interessante do Prey que difere dos outros é que você pode pagar por um serviço melhor apenas se seu computador for levado já que o aplicativo está instalado na máquina por prevenção, diferente dos outros que é necessário pagar antes de instalar. Dessa forma considero o Prey como uma boa alternativa quanto ao custo/benefício.

Pois é, rott. Foi um grande vacilo os moderadores não fazerem nada naquela situação. Um usuário do fórum simplesmente ajudou alguém a ir contra nossa própria comunidade. Um vacilo sem tamanho, eu diria.

Ladrão e usuário que compra Mac roubado são ambos igualmente culpados.

Caso esse não seja o caso em algum evento, se o usuário for de boa fé ele pode levar o computador a uma AT séria e o reparo será feito caso a máquina não seja roubada.

Quem sabe esse tópico atual possa servir como alerta e/ou forma de mobilização contra isso. Aquele tópico poderia inclusive ser apagado para não incentivar comportamento semelhante.

Recomendo a utilização da Proteção de Senha do Firmware e softwares de segurança para qualquer Mac, seja notebook ou desktop. Sempre.

Amauri Silva Jr, espero ter ajudado e esclarecido as dúvidas. Aos outros, espero ter contribuído com informações relevantes.

Qualquer dúvida nos procure.

Por favor, mantenha o tópico atualizado com as informações que você conseguir.

Pô nada a ver.

Eu acho que qdo as pessoas não tem CERTEZA, nunca devem repassar uma informação.

Se alguém está no console da sua máquina fisicamente, seja um mac ou unix, basta logar como single user e trocar a senha do root ou de qualquer outro usuário # passwd root

Dá até pra trocar a senha usando o DVD do OSX que tem utilitário pra troca de senha do root. Ou faz por linha de comando.

Aí acessa a máquina normalmente.

A única forma de garantir que não acessem seus dados é criptografar o HD , pode usar file vault , ou travar a bios do OSX com senha, assim nem permite entrar em single user.

Ou seja se você fez ao menos um dos dois, pode ficar mais tranquilo.

Do contrário qualquer um acessa seu dados de seu Mac facilmente.

Editado por manuelfhp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se alguém está no console da sua máquina fisicamente, seja um mac ou unix, basta logar como single user e trocar a senha do root ou de qualquer outro usuário # passwd root

Com a proteção de senha de Firmware não é possível logar como single user:

Block the ability to start up a system in Single-user mode by pressing the Command-S key combination during startup.

http://support.apple.com/kb/HT1352

Dá até pra trocar a senha usando o DVD do OSX que tem utilitário pra troca de senha do root. Ou faz por linha de comando.

Mais uma vez, não é possível carregar o DVD do OS X com a e senha de Firmware ativada.

A única forma de garantir que não acessem seus dados é criptografar o HD , pode usar file vault , ou travar a bios do OSX com senha, assim nem permite entrar em single user.

Criptografar o HD sempre é indicado.

Minhas observações, entretanto, focam tentar impedir que o delinquente desative os serviços de rastreamento para a recuperação da máquina.

Pô nada a ver.

Eu acho que qdo as pessoas não tem CERTEZA, nunca devem repassar uma informação.

Realmente nada a ver.

As pessoas deveriam primeiro ler atentamente que elas estão criticando antes de fazê-lo.

Ficou faltando interpretação de texto.

Editado por L. Pippa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a proteção de senha de Firmware não é possível logar como single user:

http://support.apple.com/kb/HT1352

Mais uma vez, não é possível carregar o DVD do OS X com a e senha de Firmware ativada.

Criptografar o HD sempre é indicado.

Minhas observações, entretanto, focam tentar impedir que o delinquente desative os serviços de rastreamento para a recuperação da máquina.

Realmente nada a ver.

As pessoas deveriam primeiro ler atentamente que elas estão criticando antes de fazê-lo.

Ficou faltando interpretação de texto.

Resumindo :o amauri perguntou se alguém pode ter acesso aos dados da máquina dele.

Você disse:

- Sim, seu raciocínio está correto.

Como sua conta é protegida, a menos que o delinquente viesse a quebrar a senha ele não conseguiria acessar sua conta. Você fez extremamente certo em criar uma conta de usuário convidado, assim, quando ele acessar o computador e se conectar a uma rede, o Find My Mac poderá localizá-lo.

É difícil que consigam entrar no seu usuário. Para isso o delinquente precisaria ser um cracker e conseguir quebrar a criptografia. Eu não sei fazer isso, mas não podemos afirmar se ele conseguirá ou não.

Uma forma de proteger suas contas é usar o FileVault, um recurso do OS X:

Ou seja não respondeu a pergunta dele. Apenas explicou recursos e mais nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

manuelfhp,

Se eles entrarem como usuário convidado, acessando a internet, tem como eu localizá-lo?

Sim, seu raciocínio está correto.

Como sua conta é protegida, a menos que o delinquente viesse a quebrar a senha ele não conseguiria acessar sua conta. Você fez extremamente certo em criar uma conta de usuário convidado, assim, quando ele acessar o computador e se conectar a uma rede, o Find My Mac poderá localizá-lo.

Eu respondi à pergunta dele e dei várias informações para qualquer um que queira proteger seu Mac.

Pô nada a ver.

Eu acho que qdo as pessoas não tem CERTEZA, nunca devem repassar uma informação.

Se alguém está no console da sua máquina fisicamente, seja um mac ou unix, basta logar como single user e trocar a senha do root ou de qualquer outro usuário # passwd root

Dá até pra trocar a senha usando o DVD do OSX que tem utilitário pra troca de senha do root. Ou faz por linha de comando.

Você me criticou sem ler ou entender o que eu disse e foi você quem passou uma informação errada sem ter certeza.

manuelfhp, esse é seu segundo post. Acabou de entrar no fórum e está caçando briguinha.

Não adicionou nada nem no primeiro nem no segundo post.

Parabéns aí e seja bem-vindo, sr. sabe-tudo!

Sem mais.

Editado por L. Pippa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após ler estes, e lembrar de experiencias passadas aqui no forum, chego nesta conclusão:

- Quanto mais informação você fornecer a "pessoa", sem saber se ela é a pessoa que perdeu o equipamento ou se ela é a pessoa que roubou o equipamento, está dando de bandeja informações de como recuperar as coisas ( e tudo dá, de uma maneira mais facil ou de uma maneira dificil )

- Sempre haverá papos/discussões deste tipo, que um fica retissente na ideia "me agrediram" ou naquelas "vou atacar". Na boa, não vai levara nada ao lugar algum

Assim, o maximo de informações para segurança dadas ( como uma cartilha de segurança ) é valida, mas entrar nos miudos de como fazer, de como acessar dados, desculpe, não será util como estamos vendo.

Neste, o correto seria a pessoa habilitar a senha de firmware, habilitar a encriptação dos dados do HDD/SSD, e habilitar outros recursos de proteção ( Find my Mac, por exemplo ), efetuar a comunicação de roubo pelo serial do equipamento a Apple, como já é conhecido, e ter um seguro para o equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é mito ou não, foi o que o atendente do Suporte da Apple me informou quando liguei para informar o roubo do meu Mac. A Apple registra o serial do Mac e quando o mesmo é levado a uma assistência e o serial dele é inserido no sistema, é informado a assistência que o Mac está bloqueado para qualquer serviço que envolva a assistência técnica. Já precisei de usar assistência e o serviço só é realizado quando o serial do Mac é verificado com a Apple.

Abraço!

A UNICA coisa que é checada é o serial do aparelho para saber exatamente qual que é a maquina. E acaba por ai.

Demais problemas envolvendo a maquina, cabem ao cidadão e as autoridades. A Apple ou outro fabricante jamais vai fazer algo desse tipo. Trabalhei por 3 anos em A.T, e se um produto de origem duvidosa entrou nas A.T que eu passei, com ou sem conhecimento da A.T, a Apple forneceu peças sem NENHUM problema.

Isso da Apple negar assistencia é MITO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após ler estes, e lembrar de experiencias passadas aqui no forum, chego nesta conclusão:

- Quanto mais informação você fornecer a "pessoa", sem saber se ela é a pessoa que perdeu o equipamento ou se ela é a pessoa que roubou o equipamento, está dando de bandeja informações de como recuperar as coisas ( e tudo dá, de uma maneira mais facil ou de uma maneira dificil )

- Sempre haverá papos/discussões deste tipo, que um fica retissente na ideia "me agrediram" ou naquelas "vou atacar". Na boa, não vai levara nada ao lugar algum

Assim, o maximo de informações para segurança dadas ( como uma cartilha de segurança ) é valida, mas entrar nos miudos de como fazer, de como acessar dados, desculpe, não será util como estamos vendo.

Neste, o correto seria a pessoa habilitar a senha de firmware, habilitar a encriptação dos dados do HDD/SSD, e habilitar outros recursos de proteção ( Find my Mac, por exemplo ), efetuar a comunicação de roubo pelo serial do equipamento a Apple, como já é conhecido, e ter um seguro para o equipamento.

Eu tentei ativar a senha de FW, mas vi que precisa de um CD de instalação do Mac. Mas não veio CD de instalação com o Macbook. Aliás, nenhum veio. Coloquei o CD de instalação do MAC OS X que veio no iMac, mas trava na maçã e não sai mais. Tem outro método pra ativar senha de firmware?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso que eu sempre instalo o Prey Project . é ate mais completo que o find my mac .

possibilita tirar foto , localizar no mapa , travar e não conseguir formatar , disparar alarme .

tive que usar ele uma vez na faculdade , sai tomar agua e deixei o macbook na bancada . quando voltei , cade ?

sorte que eu disparei o alarme e peguei o ladrãozinho saindo do predio .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentei ativar a senha de FW, mas vi que precisa de um CD de instalação do Mac. Mas não veio CD de instalação com o Macbook. Aliás, nenhum veio. Coloquei o CD de instalação do MAC OS X que veio no iMac, mas trava na maçã e não sai mais. Tem outro método pra ativar senha de firmware?

Com qual sistema operacional cada um deles veio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso que eu sempre instalo o Prey Project . é ate mais completo que o find my mac .

possibilita tirar foto , localizar no mapa , travar e não conseguir formatar , disparar alarme .

tive que usar ele uma vez na faculdade , sai tomar agua e deixei o macbook na bancada . quando voltei , cade ?

sorte que eu disparei o alarme e peguei o ladrãozinho saindo do predio .

Cara fui inventa de instala esse programa e do nada ele fala que foi roubado, levei um sustão do alarme dele KKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...