Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MACBOOK meio lento


Posts Recomendados

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Olá galera, meu MACBOOK anda meio lento e eu nem tenho muito aplicativo nele,

o que posso fazer para dar uma melhorada??

O termo "meio lento" dá margem para muita coisa, Michel. Seja mais específico.

Lento quando? Ao iniciar? Ao abrir aplicativos? Sempre lento ou as vezes? ...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No mínimo 2gb pro Mac rodar tranquilo? Não está confundindo com o Windows Vista? Eu tenho apenas 1gb de ram aqui e o bichindo funciona que é uma maravilha de rápido, inclusive mais rápido que muito PC com 2 ou 3gb de ram que eu uso no serviço.

Dá uma reparada nas permissões, reseta a pram (acho que tem que segurar OPTION+SHIFT+P ao iniciar, mas não tenho certeza), faz um reparação no disco, etc..

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim resetar a pram é abobrinha.

O que vc pode fazer é o seguinte: Preferências do Sistema > Contas > Itens de Login

Tira tudo que ta iniciando junto com o computador isso da uma boa acelerada. Tem mto programa que vc instala e ele sai abrindo tudo no boot. Além de atrasar, já come boa parta da ram no boot.

Outra coisa é limpar todos caches. De internet (no caso da navegação estar lenta) e o do Spotlight. As vezes uma BD corrompida pode atrasar bastante sua vida. Nesse caso o Onyx (indicado acima) é uma boa opção!

Reparar permissões também é meio mito. Isso corrige eventualmente alguma falha de segurança ou algum programa defetuoso. As permissões só servem pra dar segurança no acesso aos arquivos, logo não tem nada a ver com velocidade. Mas é bom rodar as vezes sim.

Tem alguns softwares que desfragmentam o HD. Também não é la uma super solução, visto que o sistema de arquivos do Mac (HFS+) trabalha com índice de arquivos, e não com leitura sequencial como era no tempo do FAT. Então o máximo que vc vai poupar é talvez a cabeça de leitura do HD trabalhar um pouco menos. Mas tem gente que diz que ganhou performance fazendo isso. Um programa famoso pra isso é o iDefrag. Ja vi casos de não conseguir reparticionar o HD por conta de HD fragmentado.

Desinstalar programas que não ta utilizando é sempre uma boa. Mas não recomendo só jogar eles no lixo. Desinstale-os com o appZapper. Outra dica é usar o Monitor de Atividades (que ficas nos Aplicativos > Utilitários) e tentar ver quem é o vilão da história. O programa que está consumindo muito processador e/ou muita memória.

Em último caso, formata ele cara. Meu MacBook estava meio lento, levava quase 2min pra ligar. Fiz de tudo e nada. Fiz um backup total aqui num HD externo, formatei instalei do zero (clean install) e agora ta uma BALA. O OSX não se deteriora tanto quanto o Windows com o tempo, mas fica mais lento sim. É bom evitar de ficar instalando coisas que não se sabe usar direito. Por exemplo, uma vez fui instalar alguns softwares de Linux via terminal, um deles o Hamachi pra fazer VPN. Depois de deletar tudo, ficou ainda um processo ligando no Boot invisível (não ficava nos itens de login pois era um daemon) o que atrasava o boot. O pior de tudo é que o processo era pra PPC, ou seja, rodava emulado via rosetta, o que consome bem mais recursos da máquina. Aí tem que ter algum conhecimento pra mexer nos itens de login do OSX e tirar esse tipo de porcaria. É normal o pessoal instalar alguns programas com instalador, que mexem em itens de login, daemons, cache, etc. Depois apagam apenas o executável e fica sugeria pra trás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também verifique se tem espaço livre em disco.

HD muito cheio é problemático (bem mais que no windows, por exemplo).

Basta que o espaço no HD acabe 1 única vez pra comprometer o uso do sistema. Bem lembrado!

O sistema grava arquivos no HD a todo momento. Arquivos de configuração, cache, logs, registros diversos, memória virtual... Quando o HD acaba, varios arquivos que estão sendo gravados podem se corromper. O ideal é NUNCA deixar o espaço do HD acabar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...