Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os impostos do meu Mac...


efilho

Posts Recomendados

Olá,

Acabei de ver a nota fiscal de meu Macbook Air e realmente acusar a Apple Brasil de praticar preços exorbitantes é, como dizem os americanos, "Atirar no mensageiro" (expressão que significa culpar quem informa o problema e não que o causou). Vejam só:

Valor pago por mim: R$ 5.532,00 (MCA 2012, i7, 256 GB SSD, 8 GB RAM)

IPI R$ 721,56

PIS R$ 79,37

COFINS R$ 365,59

ICMS R$ 663,84

Total impostos R$ 1830,36 !!!!!!!!!!

Preço "líquido" do notebook R$ 5532,00-R$ 1830,36= R$ 3701!!!!!!

E ainda tem gente que manda email para Tim Cook reclamando dos preços da Apple aqui...

Eu compro um Mac, pago cinco milhas, o governo fica com quase a metade e a culpa é da Apple????

Abraço

Editado por efilho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa ! Onde conseguiu estas informações? A minha NF não vieram discriminados os impostos !!!

O Brasil só vai melhorar a partir do momento que houver uma lei que obrigue fixar em todos os produtos a descrição dos impostos pagos. Assim o brasileiro terá noção de quanto é roubado pelo governo sem contra partida e reclamar os seus direitos.

Claro que essa lei nunca será aprovada porque será um tiro no pé dos políticos !!!

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só acessar sua conta na Apple, clicar no pedido e clicar na opção "Print invoice": ele apresenta o link para a Nota Fisca Eletrônica, onde estão discriminados todos os impostos...

Abraço

Comprei o meu na Fastshop e recebi a nota fiscal por email sem discriminação de impostos !!!

Ponto para a Apple :)

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante é que pelas suas informações não consta o Imposto de Importação, demonstrando que o custo do macbook não é o praticado no varejo nos EUA.

R$5.532,00 é o custo do produto mais o LUCRO e os impostos incidirão sobre o total e são repassados ao consumidor.

Do meu ponto de vista e considerando a natureza do produto os impostos são altos mais não são proibitivos; o problema é que a base de cálculo é muito alta (custo + LUCRO).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante é que pelas suas informações não consta o Imposto de Importação, demonstrando que o custo do macbook não é o praticado no varejo nos EUA.

R$5.532,00 é o custo do produto mais o LUCRO e os impostos incidirão sobre o total e são repassados ao consumidor.

Do meu ponto de vista e considerando a natureza do produto os impostos são altos mais não são proibitivos; o problema é que a base de cálculo é muito alta (custo + LUCRO).

corrindo o valor que digitei errado acima: R$5.532,00 R$3.701,00

Editado por tpbj
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, eu considero apenas o seguinte: dos meus 5,3 mil reais, vão para a Apple do Brasil 3,7 mil, exatamente o preço do MCA nessa configuração na Apple Store americana. Por isso a resposta que vejo da Apple para essas reclamações está certíssima: "O Sr. paga 5 mil pq seu Governo fica com 2 mil."

Eu, particularmente, acho que 50% de imposto é realmente alto demais, mas não é proibitivo para mim: eu comprei. Mas tem gente pacas que não compra pq 50% de imposto PROÍBE isso. Mas o brasileiro, que não desiste nunca de achar que "a culpa é do gringo", senta o pau na Apple, ignorando completamente esse absurdo de tributação... :wacko:

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei a nota do meu Apple Remote, comprado na Apple Store, R$59,00 no total. ICMS+IPI = R$15.97

Está assim na nota:

Valor total do produto = R$53,64 (não entendi esse valor)

Alíquota IPI: 10% sobre esse valor total = R$5,36

Alíquota ICMS: 18% sobre o valor total mais IPI: R$59 * 0,18 = R$10,62 (na nota está R$10,61)

Na nota do iMac (comprei no Submarino) e do Macbook (Saraiva) não tem o valor dos tributos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse no outro tópico, o imposto é proporcional, se o preço final é menor o valor do imposto também é menos e mesmo assim, se você descontar os impostos o valor ainda sai mais caro do que o valor praticado na loja nos EUA (que também tem impostos federais).

O frete não entra na conta pois o valor do frete da China para os EUA é o mesmo para o Brasil.

Além disso, dependendo da razão social do representante da Apple no Brasil (lembrando que não é a Apple que está sediada aqui, mas um empresa com mais de 50% de capital brasileiro que conseguiu contrato de representação da marca) esse ICMS entra como crédito para a empresa (para efetuar compra de material).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem tanto, meu amigo, veja:

Preço loja USA para essa configuração: US$ 1650

Taxa (Houston, onde vou ocasionalmente 8,5%) US$ 140

IOF de uso do cartão de crédito (6,3%) US$ 110

Total pago compra loja US------------------------------- US$ 1900 em reais a R$ 2/ $1 =====> R$ 3800

Legalizando ao chegar no BR : $1790-$500 = $1290 Imp. Import= $650

Custo total do note trazido de fora $ 1900+650 = $2550 ou R$ 5100

A diferença é R$ 400, desprezível considerando o risco de quebra na viagem, roubo no aeroporto/hotel, saco de ficar na alfândega mofando para pagar taxa e liberar o bem etc., para não falar no fato de quem acha R$ 400 significativo não compra esse modelo customizado e vai na opção padrão ou um MCP (ou outra marca/modelo)...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem tanto, meu amigo, veja:

Preço loja USA para essa configuração: US$ 1650

Taxa (Houston, onde vou ocasionalmente 8,5%) US$ 140

IOF de uso do cartão de crédito (6,3%) US$ 110

Total pago compra loja US------------------------------- US$ 1900 em reais a R$ 2/ $1 =====> R$ 3800

Legalizando ao chegar no BR : $1790-$500 = $1290 Imp. Import= $650

Custo total do note trazido de fora $ 1900+650 = $2550 ou R$ 5100

A diferença é R$ 400, desprezível considerando o risco de quebra na viagem, roubo no aeroporto/hotel, saco de ficar na alfândega mofando para pagar taxa e liberar o bem etc., para não falar no fato de quem acha R$ 400 significativo não compra esse modelo customizado e vai na opção padrão ou um MCP (ou outra marca/modelo)...

Abraço

Mas a Apple.BR não paga o valor que nós pagamos nas lojas, eles pagam o preço de distribuidora, que é bem mais barato (no mínimo 30%) e não paga a taxa dos EUA.

Então essa parte vira tudo lucro pra Appl.BR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...