Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

32GB de RAM: vale a pena?


vitorcampos

Posts Recomendados

Comprei um iMac 21.5" de entrada e vou dar um up nele assim que chegar. Já comprei um Seagate Barracuda de 2TB (7200RPM SATA 3), um SSD Corsair Force GT de 120GB pro OS e tinha encomendado 4x4GB de RAM (Corsair também), mas o cara mandou 2x8... sendo assim, o iMac vai ficar com 16GB mas com 2 slots vagos. Será que, futuramente, se eu quiser comprar mais 2x8 e ficar com 32GB, vale a pena? Dá diferença? Agradeço as opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dará diferença se você for um verdadeiro "heavy-user".

Se você edita arquivos enormes no Photoshop (arquivos com 1GB ou mais),faz edições pesadas no Final Cut PRO (em ProRes HQ),ou trabalha com AutoCAD e afins,pode ser que faça uma boa diferença.

Tirando esses casos de uso que realmente requerem grande quantidade de memória,ter 8GB ou 32GB pode não fazer absolutamente nenhuma diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vais tirar os 4GB de fábrica? podes acrescentar os 16GB e ficar com 20GB, a não ser que aconteça incompatibilidades, coisa que acho improvável.

Ou se usar máquinas virtuais e vários e vários programas abertos..

Teu post me deu uma idéia... vou instalar o Win7 e Ubuntu na VM, e junto com o Winxp que já tenho, rodá-las ao mesmo tempo, só pra testar mesmo. Vai ser emocionante.

Editado por Maddo Garan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No momento 16Gb já é uma folga enorme, temos um iMac com essa quantidade. Nao existe nada ainda que necessite tanta quantidade de memória, com os UPs que vc já fez esse iMac tá uma nave O_o

Como diria o meu irmão. Em se tratando de informática, quanto maior a capacidade de processamento, armazenamento, tudo vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diria o meu irmão. Em se tratando de informática, quanto maior a capacidade de processamento, armazenamento, tudo vale a pena.

Isso é relativo.

É como ter um carro esportivo sendo que em função do seu estilo de direção você nunca acelera ele de verdade.

Ter 32GB de memória, e usar para apenas rodar um AUTOCAD, uma máquina virtual aberta, navegador com 20 abas e Photoshop também aberto, não é nada. Por mais que o sistema operacional procure usar bem essa memória, não vai ser perceptível nenhum ganho. O SO simplesmente vai deixar mais dados "amarrados" na área temporária, por exemplo.

No OS X quando você fecha um programa, os dados desse programa ainda permanecem na memória por algum tempo, para o caso de você ter, por exemplo, fechado por acidente e quiser re-abrir de novo. Com mais memória, o SO calcula isso tudo de maneira diferenciada, visto que o computador tem "gordura sobrando".

Porém, mesmo assim, chega em um ponto que pelo seu uso essa gordura fica sobrando demais, e esse ganho não vai ser nenhum pouco perceptível.

Aliás, a única vantagem que eu vejo em ter muita memória é não fazer SWAP nunca - que é quando o SO usa o disco para acomodar dados de programas, e isso sim deixa bem mais lento. Mas provavelmente com 16GB você já teria esse benefício fácil, então igual não vejo sentido para dobrar isso.

Só para fins de exemplo: eu tenho 8GB e por vezes brinco com áudio. Uma vez eu estava com uma máquina virtual rodando Windows 7, com algo como 1GB alocado para ela. Afora isso, estava usando uma estação de trabalho para áudio (Ableton), com diversos VSTs (instrumentos virtuais), o Chrome com umas 10 abas abertas, o Adium (mensageiro), o Sparrow (cliente de e-mail) e mais outras porcarias. Mesmo assim não fazia SWAP - tava perto, mas não chegou a fazer.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é relativo.

É como ter um carro esportivo sendo que em função do seu estilo de direção você nunca acelera ele de verdade.

Ter 32GB de memória, e usar para apenas rodar um AUTOCAD, uma máquina virtual aberta, navegador com 20 abas e Photoshop também aberto, não é nada. Por mais que o sistema operacional procure usar bem essa memória, não vai ser perceptível nenhum ganho. O SO simplesmente vai deixar mais dados "amarrados" na área temporária, por exemplo.

No OS X quando você fecha um programa, os dados desse programa ainda permanecem na memória por algum tempo, para o caso de você ter, por exemplo, fechado por acidente e quiser re-abrir de novo. Com mais memória, o SO calcula isso tudo de maneira diferenciada, visto que o computador tem "gordura sobrando".

Porém, mesmo assim, chega em um ponto que pelo seu uso essa gordura fica sobrando demais, e esse ganho não vai ser nenhum pouco perceptível.

Aliás, a única vantagem que eu vejo em ter muita memória é não fazer SWAP nunca - que é quando o SO usa o disco para acomodar dados de programas, e isso sim deixa bem mais lento. Mas provavelmente com 16GB você já teria esse benefício fácil, então igual não vejo sentido para dobrar isso.

Só para fins de exemplo: eu tenho 8GB e por vezes brinco com áudio. Uma vez eu estava com uma máquina virtual rodando Windows 7, com algo como 1GB alocado para ela. Afora isso, estava usando uma estação de trabalho para áudio (Ableton), com diversos VSTs (instrumentos virtuais), o Chrome com umas 10 abas abertas, o Adium (mensageiro), o Sparrow (cliente de e-mail) e mais outras porcarias. Mesmo assim não fazia SWAP - tava perto, mas não chegou a fazer.

De acordo com o teu ponto de visto.. Eu uso 4GB e estou bem servido. Usei o exemplo do meu irmão porque ele usa Auto Cad e a máquina dele é um assombro, apesar de não ser Apple, e estou de acordo contigo. E convenhamos, 32GB de DDR3 é algo perto do absurdo, até para alguns usuários profissionais, excetuados os que necessitam de um MacPro por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui quando estou fazendo edições de vídeos ProRes no Final Cuto Pro X,o uso de memória passa dos 10GB.

Possuo 16GB,e acho que para essas edições não poderia ser menos que 16GB.

De acordo. Para o teu uso o mínimo é 16gb vi que o barramento que tu usas é de 1333Mhz. Se tu aderir a um processador da 3a Geração da Intel, com a plataforma gráfica HD4000, somada ao barramento de 1600Mhz, teu desempenho com 16gb seria excepcional, já que o teu uso tem placa de vídeo compartilhada e placa com memória dedicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Gustavo Jaccottet explicou muito bem a questão.

Novamente, a resposta para isso é: depende da sua real necessidade. Atualmente, estou muito bem servido com 8GB (aplicativos mais usados: VMware com Linux, Microsoft Word e Excel 2011, Adobe Audition e Photoshop CS6 no OS X Mountain Lion DP4).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...