Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

macbook pro 13 - early 2011 - Restaurar Lion em novo SSD


roalcantara

Posts Recomendados

Olá pessoal, tudo bom?

Comprei um HD SSD e quero instala-lo no lugar do HD atual do macbook pro early 2011.

Gostaria de saber como fazer uma nova instalação do meu Lion no novo HD.

Já uso (e tenho a licença) o Lion 10.7.4, mas não tenho DVD de instalação.

Fiz uma googlada, mas só acho artigos explicando como montar um DVD de instalação a partir do Lion comprado na App Store. Porém como já uso e tenho licença do Lion, gostaria de saber o q devo fazer para fazer uma nova instalação do Lion q já tenho licença. É possível?

Também agradeço links para artigos, dicas, tutoriais e etc.

Agradeço antecipadamente e fico no aguardo.

PS: Pesquisei por "SSD" na caixa de pesquisa do fórum e não retornou nenhum resultado. =\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,

Vc tem o CD de algum OS X? Se sim, vc pode instalar a partir dele no SSD e depois só atualizar para o Lion.

Caso não queira fazer esse procedimento, tenta colocar o Lion em um pen drive "bootavel" e tenta fazer o procedimento a partir dele. (Nunca fiz isso e nem sei se funciona, é apenas uma sugestão)

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá rafatkd, tudo bom?

Então, não tenho nenhum CD/DVD de instalação do OSX.

Meu macbook veio com ele instalado e sem DVD de recovery.. nada..

Eu ví q o HD parece que já tem uma partição de recovery (http://support.apple.com/kb/HT4718). Mas o problema é justamente q eu quero trocar de HD.

Queria saber, como posso criar um DVD de Instalação a partir do meu Lion instalado.

Será possível?

Pessoal que fez esse processo de trocar o HD, como fez?

Valeu pessoal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brother, estou justamente com o mesmo problema e tenho visto várias opiniões. Um que achei viável (E provavelmente tente) é usar o Carbon Copy Cloner. O pessoal disse que ele faz um clone do seu hd atual no novo hd. Parece ser a solução pro nosso problema.

Eu já baixei e instalei e só estou esperando o HD chegar pra testar.

Segue o link do post em que peguei essa idéia:

Espero que ajude.

Se conseguir me fala: tonifmelo@gmail.com

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se seu mac já estiver atualizado é simples:

  1. Faça o boot segurando cmd+R para entrar pelo internet Recovery
  2. Formate seu SSD como Mac OS Extended Journaled (Mac OS estendindo com registro cronológico)
  3. Agora prossiga com a instalação do Lion normalmente, só que vc pedirá para ele instalar o Lion no seu SSD, ele vai baixar TUDO da internet, então vai demorar mais do que se fosse pelo pendrive ou DVD

O Internet recovery é ligado ao firmware e não ao Drive do computador. Até existe um jeito de baixar o Lion para um pendrive em máquinas que já vieram com ele pré-instalado sem ter que comprar na App Store, mas acho que dessa forma seu problema será resolvido.

Posta ai de se deu certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, segue os procedimentos que eu fiz para instalar meu SSD:

- Abri o macbook e coloquei o SSD no lugar do HD;

- Coloquei o HD numa gaveta externa;

- Iniciei o macbook com a tecla Option pressionada;

- Selecionei a opção Recovery HD (no meu caso eu usei um pen drive com o Lion, mas o Recovery HD também deve funcionar igual);

- Formatei o SSD com Mac OS Extended Journaled (Mac OS estendindo com registro cronológico);

- Escolhi a opção para recuperar o backup do time machine (ou algo assim);

- Escolhi para pegar os dados do HD que estava gaveta externa.

E pronto, demorou umas 3 horas, mas recuperou e deixou exatamente como estava antes minha instalação. Não sei se foram exatamente esses passos, e se está bem detalhado, pois já faz uma semana que fiz e não tenho detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, segue os procedimentos que eu fiz para instalar meu SSD:

- Abri o macbook e coloquei o SSD no lugar do HD;

- Coloquei o HD numa gaveta externa;

- Iniciei o macbook com a tecla Option pressionada;

- Selecionei a opção Recovery HD (no meu caso eu usei um pen drive com o Lion, mas o Recovery HD também deve funcionar igual);

- Formatei o SSD com Mac OS Extended Journaled (Mac OS estendindo com registro cronológico);

- Escolhi a opção para recuperar o backup do time machine (ou algo assim);

- Escolhi para pegar os dados do HD que estava gaveta externa.

E pronto, demorou umas 3 horas, mas recuperou e deixou exatamente como estava antes minha instalação. Não sei se foram exatamente esses passos, e se está bem detalhado, pois já faz uma semana que fiz e não tenho detalhes.

Esse pen drive é criado através do site da apple? http://support.apple.com/kb/DL1433?viewlocale=pt_BR - Foi esse que você usou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse pen drive é criado através do site da apple? http://support.apple...cale=pt_BR����- Foi esse que você usou?

Eu tenho um pen drive de 8gb, daí peguei o .dmg da instalação do Lion que eu tenho (gravei o .dmg quando baixei pela App Store). Daí usei o utilitário de disco para retaurar o .dmg dentro do Pen drive (nesse site tem como criar o pen-drive a partir do .dmg do Lion http://www.hmbt.org/2011/07/21/tutorial-como-fazer-a-instalacao-do-os-x-lion-em-seu-mac-atraves-de-um-endrive/).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um pen drive de 8gb, daí peguei o .dmg da instalação do Lion que eu tenho (gravei o .dmg quando baixei pela App Store). Daí usei o utilitário de disco para retaurar o .dmg dentro do Pen drive (nesse site tem como criar o pen-drive a partir do .dmg do Lion http://www.hmbt.org/...-de-um-endrive/).

Entendi... É que no caso da gente não baixamos o lion na apple store, ele veio na máquina...

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi... É que no caso da gente não baixamos o lion na apple store, ele veio na máquina...

Valeu!

Nesse caso você tem que usar o Recovery HD (partição oculta que tem no HD que vem quando o Lion vem instalado de fábrica).

A diferença é que ele irá baixar o Lion da internet, e no caos do pen-drive ele pega a instalação do mesmo.

Vai demorar um pouco mais, mas o resultado deverá ser o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tonimelo, no meu caso, eu preferiria uma instalação nova e limpa.

javaXviper, então, pelo q entendi, é só remover o HD antigo, instalar o SSD novo e seguir os passos que vc postou pois ele irá fazer o Lion Internet Recovery normalmente já isso está configurado no firmware da máquina e não ao HD q foi removido!

Ok, bacana, vou tentar hj. ;D

A última questão (que o tonimelo levantou) é: será que a Apple irá cobrar por esse Lion que foi baixado via Internet Recovery?

Mais uma vez agradeço pela atenção, pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se seu mac já estiver atualizado é simples:

  1. Faça o boot segurando cmd+R para entrar pelo internet Recovery
  2. Formate seu SSD como Mac OS Extended Journaled (Mac OS estendindo com registro cronológico)
  3. Agora prossiga com a instalação do Lion normalmente, só que vc pedirá para ele instalar o Lion no seu SSD, ele vai baixar TUDO da internet, então vai demorar mais do que se fosse pelo pendrive ou DVD

O Internet recovery é ligado ao firmware e não ao Drive do computador. Até existe um jeito de baixar o Lion para um pendrive em máquinas que já vieram com ele pré-instalado sem ter que comprar na App Store, mas acho que dessa forma seu problema será resolvido.

Posta ai de se deu certo

É vero, tinha me esquecido do Internet Recovery, boa dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, tudo bom?

Fiquei impressionado agora!

Simplesmente troquei o HD e segui os passos que o @javaXviper comentou e deu tudo certo! ^^

@tonimelo,

Pode bootar o note com o novo HD sem medo. Ele nem pediu para eu conectar à internet (lembrou a rede q ele estava conectada). Em 1h50min baixou todo o Lion e o instalou tranquilo.

Valeu pessoal.

PS: Preciso fazer alguma coisa para fechar a thread aqui no fórum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, tudo bom?

Fiquei impressionado agora!

Simplesmente troquei o HD e segui os passos que o @javaXviper comentou e deu tudo certo! ^^

@tonimelo,

Pode bootar o note com o novo HD sem medo. Ele nem pediu para eu conectar à internet (lembrou a rede q ele estava conectada). Em 1h50min baixou todo o Lion e o instalou tranquilo.

Valeu pessoal.

PS: Preciso fazer alguma coisa para fechar a thread aqui no fórum?

Jóia roalcantara! Agora sei que vou fazer isso! E o backup? você restaurou pelo time machine? ou manualmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...