Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Drupal e Joomla para Mac OS X


Posts Recomendados

olá, pessoal

Alguém por aí utiliza as ferramentas CMS (content management system) para gerenciar e dinamizar sites?

Ferramentas como Drupal ou Joomla. Isso funciona no mac? Gostaria de conhecer mais e utilizar em meu site. Conheço muito pouco, na verdade sou bem "verde" no que se refere a programaçao para a web. Gostaria de um exemplo básico do uso disso em sites.

Acho que a comunidade poderia se dedicar a desmistificar essas ferramentas tão importantes para fazr fluir conteúdos em sites.

grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 16
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Eu uso e já usei bastante o Drupal. Eu gosto bastante. Mas é ame-o ou deixe-o. Eu adoro. É muito escalável e aguenta bem qualquer tranco.

Joomla ainda não tive oportunidade de brincar.

Honestamente não tive curiosidade de instalar no MAC. Eu rodo em servidor linux que eu controlo a partir do MAC. Mas não vejo porque não funcionaria. Para testes voce pode instalar o MAAMP no seu mac para testes.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Drupal e Joomla são scripts que usam a linguagem PHP e banco de dados MySQL, o ideal é eles rodarem em servidores web, em que tu paga mensalmente (ou trimestralmente, ou anualmente, como achar melhor) por um plano Linux que tenha Apache, PHP 5, MySQLi, MySQL, phpMyAdmin, cPanel entre outras coisas.

Mas eles podem rodar no Mac, desde que tu tenha um pacote de servidor web nele. Não sei se ele já possui por padrão um, mas tem no Super Downloads o programa XAMPP FOR MAC, em que tu pode testar e criar sites com PHP e MySQL, além de SQLite no próprio computador.

Eu, por exemplo, sempre que vou criar um site, faço tudo em casa, usando o WAMP (pra Windows, não tenho Mac [ainda]), e depois, quando está pronto, migro tudo pra um servidor web.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como web designer recebo diversas solicitações de uso do Joomla, entre outros, e recomendo como o melhor CMS.

O único "porém" é que ele não roda bem sem hostings com SAFE MODE ON.

De resto é de longe o mais completo e com a maior comunidade.

Voce ta trabalhando com a versao 1.5? eu achei um lixo o que fizeram com a criançao de templates... era tao simples: eu criava o template todo tableless e só inseria codigo pequeno... agora ta uma frescuraiada danada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Drupal e Joomla são scripts que usam a linguagem PHP e banco de dados MySQL, o ideal é eles rodarem em servidores web, em que tu paga mensalmente (ou trimestralmente, ou anualmente, como achar melhor) por um plano Linux que tenha Apache, PHP 5, MySQLi, MySQL, phpMyAdmin, cPanel entre outras coisas.

Mas eles podem rodar no Mac, desde que tu tenha um pacote de servidor web nele. Não sei se ele já possui por padrão um, mas tem no Super Downloads o programa XAMPP FOR MAC, em que tu pode testar e criar sites com PHP e MySQL, além de SQLite no próprio computador.

Eu, por exemplo, sempre que vou criar um site, faço tudo em casa, usando o WAMP (pra Windows, não tenho Mac [ainda]), e depois, quando está pronto, migro tudo pra um servidor web.

[]'s

exato, soh para completar.... a versao WAMP para mac os, eh o MAMP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como web designer recebo diversas solicitações de uso do Joomla, entre outros, e recomendo como o melhor CMS.

O único "porém" é que ele não roda bem sem hostings com SAFE MODE ON.

De resto é de longe o mais completo e com a maior comunidade.

Voce ta trabalhando com a versao 1.5? eu achei um lixo o que fizeram com a criançao de templates... era tao simples: eu criava o template todo tableless e só inseria codigo pequeno... agora ta uma frescuraiada danada!

Concordo 100% com você. Continuo usando a 1.0.15.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a diferença do MAMP para o XAMPP?

Estava lendo sobre o Wordpress no wiki e achei seguinte:

Através do uso de um misto de páginas estáticas, artigos do blog, plugins e temas, o WordPress é comumente estendido para oferecer mais do que é esperado de um blog. Comparado a outros CMS com mais funcionalidades, o WordPress é mais fácil de ser instalado e configurado, e plugins e temas grátis estão disponíveis para a maioria das funcionalidades que os usuários esperam. Tipicamente um certo número de páginas estáticas com o conteúdo usual de um sítio são criadas e as funcionalidades de blog são utilizadas para apresentar notícias e outras ligações a cada intervalo de tempo.

Então eu poderia pegar um site comum e dinamizar somente uma parte?

Digamos como exemplo: pelo meu site pessoal http://www.mmpietro.com.br.

Nele tem uma sessão "Mural" na home page. Nesta sessão, eu gostaria de implementar um comportamento de blog, onde entrariam textos e fotos.

Isso é muito complexo de fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mmpietro, XAMPP e MAMP são programas diferentes, mas com o mesmo propósito. A partir de algumas pesquisas, vi que o MAMP parece ser melhor.

Sobre dinamizar uma parte só do site, tu pode instalar o WordPress em uma pasta separada e customizá-lo para fazer uma só página. Depois no teu site, tu linka para a pasta do WordPress.

Mas eu acho que pra dinamizar mesmo e ficar bem mais fácil de editar os conteúdos, eu faria um site inteiro com WordPress, convertendo o layout site para um tema de WordPress, criando as páginas pelo seu painel de administração, e usando alguma página para blog. WordPress é altamente customizável, plugins e temas é o que não faltam pra ele.

Só que não gosto muito "tecnicamente" dele, o código interno é desorganizadinho, e pra tu ter uma idéia, ele gasta mais ou menos 30 consultas SQL em uma simples página, desnecessário. Pra mim, a única parte boa dele do código é a API de plugins. Concluíndo, quando eu posso, crio meu próprio site com blog, login, etc se precisar. Porém, ele é ótimo pra quem não quer ficar se preocupando muito com código.

P.S.: Belo design o do teu site!

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço ao elogio pelo meu site! Ele vai ganhar novos poderes, com o tempo. É novinho. =)

Valeu pelas informações, conforme for surgindo dúvidas eu vou conversando com o pessoal. Hoje, por exemplo, segui umas dicas numa matéria na MAC+ número 020 e 024 pra aprender a criar tabelas em banco de dados e acessá-las com o PHP. Só pra eu entender como funciona. Sou designer, e não programo. Tenho poucas noções disso ainda.

Tu recomendas um guia da rede sobre como criar templates Wordpress?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...