Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SSD e HD juntos no Macbook pro


Raphael Monte

Posts Recomendados

Alguém aí já comprou da OWC? Gostaria de fazer um UP no SSD do meu Air mais estou com medo do imposto, pois aí a coisa vai se tornar bem cara. Alguém já teve alguma experiência na pratica com eles?

Valeu

Já fui taxado pela receita federal (ladrões)! esses atentados terroristas deveriam acontecer aqui no brasil! o governo nos come cru...pelo menos se esses lixos oferecessem serviços de qualidade pra população seria diferente!

tive que pagar só meros 120,00 reais de imposto por 2 cases que comprei pra um 4s e um galaxy nexus, fora o custo das mesmas, cerca de 80,00 dólares.

Brasil lixo, país de porcos, de pessoas que se vendem por merreca! vergonha! ps: não estou generalizando!

Ótimo canal no youtube, relata algumas coisas que falei. Assistam!

http://www.youtube.com/user/ADG0068

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu eu comprei do iFixit:

IMG_0136.jpg

ScreenShot2012-06-18at14941PM.png

Ficou muito bom o MacBook Pro Early 2011. Agora é SSD de pro sistema e aplicativos. E um HD de 500GB pra pasta usuário e mídia.

Quem fizer a migração pro SSD não esquece é preciso fazer ajustes no sistema: http://sysadmin.flak...ks-for-mac-os-x

São ajustes simples. Mas necessários.

Abraços

Quanto custou? pagou imposto?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, será que consigo substituir o superdrive do meu mac mini por um HD e deixar o superdrive externo. Pois eu coloquei um hd ssd para o sistema e aplicativos de 120g e uso um HD externo via usb para dados. Mas com photoshop e ilustrator o desempenho continuou igual, pois os arquivos estão lá via USB. Se alguém poder me ajudar, serei grato. Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal que já está feliz e contente com os seus Macs com SSD e HDD,

Imploro que nos ajudem informando local da compra, preço pago, quanto tempo levou para chegar e se foram taxados pela Receita (tentaram usar aquele jeitinho de declarar com um valor menor?), referentes ao SSD, Data Doubler e talvez uma case para o SuperDrive.

O meu eu comprei do iFixit:

IMG_0136.jpg

Quem fizer a migração pro SSD não esquece é preciso fazer ajustes no sistema: http://sysadmin.flak...ks-for-mac-os-x

São ajustes simples. Mas necessários.

Abraços

Cara, gostaria de saber mais sobre o seu DataDoubler.

Ouvi falar que no da OWC o HDD fica super solto e acaba corrompendo devido ao manuseio(tratando de MBP é importante ter aquelas borrachinhas que absorvem impacto certo?)

Como seria esse da iFixit? Poderia nos informar onde comprou e essas coisas…

Muito obrigado galera. Bom fim de semana…

Editado por Marçal Nardelli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que vocês deixem o HDD na posição normal, e coloquem o SSD no "data doubler", pois não tem problema se o SSD ficar um pouco solto.

Algumas semanas atrás eu tinha achado um "data doubler" pra vender numa loja brasileira, caso eu encontre novamente, posto o link aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera fiz recentemente esse processo (1 semana) no meu Macbook pro mid-2009, comprei na Amazon e usei os serviços da lojaeasy.com.br para entregar os produtos aqui no Brasil, minha compra foi a seguinte:

1 SSD 256 Crucial: http://www.amazon.co...=cm_cr-mr-title

1 Kit 8Gb de memoria pra mac: http://www.amazon.co...ory kit 1067Mhz

1 Baia externa para o DVD: http://www.amazon.co...x_ya_os_product

1 Adaptador para colocar o HDD no lugar do DVD: http://www.amazon.co...x_ya_os_product

1 Kit de chaves pra abrir o Mac (esse eu não recomendo): http://www.amazon.co...x_ya_os_product

Bom essa foi a compra na Amazon, mandei entregar no endereço da LojaEasy, eles reembalaram e me enviaram em 2 pacotes, 1 com a Memoria e o SSD, outro com o restante, o primeiro (memoria/SSD) tive que pagar imposto, o segundo como ficou abaixo de US$ 50,00 passou sem problemas.

A LojaEasy me cobrou em torno de R$ 350,00 (taxa de correio de 2 pacotes + a taxa deles)

No fim das contas o custo foi de aproximadamente R$ 1300,00 pra tudo incluindo os impostos, demorou +/- 1 mes pra tudo chegar aqui.

Peguei esse SSD um pouco mais antigo pq andei pesquisando e vi algumas pessoas tendo problemas com SSD mais novos, e vi reviews sobre este falando que era compatível com meu modelo de macbook pro mid-2009

O processo de instalação foi bem tranquilo, abri o mac, removi o conector da bateria com as ferramentas que comprei, usei pulseira anti-estatica, instalei as memorias, fechei e testei, tudo maravilha.

Depois abri novamente, removi o HDD, coloquei o SSD no lugar, removi o drive de DVD, tive problema com a chave que espanou, tive que correr e comprar outro kit de precisão, removi o ultimo parafuso que faltava com a nova chave, removi o DVD, coloquei o HDD do mac no adaptador e instalei no lugar do DVD.

Fechei, bootei com um pendrive de instalação, instalei o sistema no novo SSD, e finalmente processo estava pronto.

Depois de tudo instalado, só copiei os arquivos do HDD pro SSD e o formatei.

Meu mac esta bootando em 5 segundos, muito rápido, acho que esta consumindo um pouco mais de bateria, mas esta pelo menos umas 3x mais rápido, como o Ramon falou é um upgrade para os próximos 2 anos.

Me falaram de um HD hibrido SSD e HDD, que vc pode substituir pelo HDD original do mac(que é muito lento), melhora ainda mais e é mais barato que um SSD.

O que deu mais trabalho foi remover o DVD e colocar o adaptador, por causa do modulo do som que tem que passar o adaptador por baixo, tirando o problema com a chave(tive que sair correndo atras do kit num domingo), foi o mais chato de encaixar, mas de resto foi muito tranquilo.

Aqui o link com os tutoriais que usei para a operação:

https://www.evernote.com/shard/s44/sh/9c2157a5-b065-4ef5-9ed3-eeaa986c315b/00c7cff565a218c33797661fb3b27df2

Acho que valeu muito a pena, economizei um bom dinheiro visto que estava entre esse upgrade ou um novo macbook.

Espero ter ajudado.

Editado por Alfredo Ribeiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera fiz recentemente esse processo (1 semana) no meu Macbook pro mid-2009, comprei na Amazon e usei os serviços da lojaeasy.com.br para entregar os produtos aqui no Brasil, minha compra foi a seguinte:

1 SSD 256 Crucial: http://www.amazon.co...=cm_cr-mr-title

1 Kit 8Gb de memoria pra mac: http://www.amazon.co...ory kit 1067Mhz

Cara vc fez realmente o que eu estou sonhando em fazer =D

O SSD apesar de ser mais antigo como vc falou parece ser super bom pois já vem com SATAIII (6G). O meu MBP (mid2010) vai usar só 3G desses 6G. Acredito que o seu também certo?

Sobre o tamanho, vc acabou mandando tudo do HDD pro SSD? Se eu fosse pegar um desse tamanho estava pensando em economizar e nem colocar o DataDoubler.

1 Baia externa para o DVD: http://www.amazon.co...x_ya_os_product

O acabamento desse Baia Externa é igual a do MBP? Se for parece ser muuito top, e por esse preço.

Bom essa foi a compra na Amazon, mandei entregar no endereço da LojaEasy, eles reembalaram e me enviaram em 2 pacotes, 1 com a Memoria e o SSD, outro com o restante, o primeiro (memoria/SSD) tive que pagar imposto, o segundo como ficou abaixo de US$ 50,00 passou sem problemas.

A LojaEasy me cobrou em torno de R$ 350,00 (taxa de correio de 2 pacotes + a taxa deles)

Vc combinou com os caras de mandarem em 2 pacotes? Qual envio escolheu ( courier, correios normal)?

E um último favorzão, quanto ficou o imposto? 60% do valor com o custo do envio?

Muito obrigado pelo relato cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz esse upgrade no meu e digo que foi o melhor upgrade que já fiz... com resultados muito acima do que eu esperava.

Coloquei 128gb de SSD da Crucial Modelo M4. Posso afirmar que o desempenho ficou de 3 a 4 vezes mais rápido.

Substitui o HDD pelo SSD e coloquei o HDD original no lugar do SuperDrive.

Comprei um Case USB Externo para o SuperDrive e fiz ele virar um Drive de DVD Externo.

Comprei os dois no eBay. Bandeja e Case

Como ambos foram do mesmo comprador, foram entregues juntos sem problemas em mais ou menos 25 dias.

Detalhe: Passou direto, sem imposto.

Espero ter ajudado.

Editado por Leandro Bianchini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...), tirando o problema com a chave(tive que sair correndo atras do kit num domingo), (...)

Estou começando os ensaios do "faça você mesmo". Ninguém agüenta essa exploração das assistência "autorizadas" Apple.

E é sobre esse "kit de precisão" (é essa mesma a denominação?!) que estou mais preocupado. Pois comprei um desses de 31 chaves, ao (tentar) abrir o MacBook White com a chave Philips #00 ela espanou (é esse mesmo o termo?!) no 5º parafuso, que ainda restavam 3. Então abortei logo o processo e utilizei o que restava da chave para fechar de volta o trem. Não sei se é por causa da chave ching-ling do eBay, só sei que encomendei outro kit indicado (dessa vez) para produtos Apple, desta vez dos EUA, tb no eBay para ver se consigo passar pela simples etapa de remover os "simples" diachos dos parafusos philips. Resta aguardar a "boa" vontade dos diabos da Receita liberarem minha mercadoria...

O que vocês acham? Qual é o "kit de precisão" mais ideal (onde encontro)? Qual foi esse "kit de precisão" que encontrastes ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu eu comprei do iFixit:

IMG_0136.jpg

ScreenShot2012-06-18at14941PM.png

Ficou muito bom o MacBook Pro Early 2011. Agora é SSD de pro sistema e aplicativos. E um HD de 500GB pra pasta usuário e mídia.

Quem fizer a migração pro SSD não esquece é preciso fazer ajustes no sistema: http://sysadmin.flak...ks-for-mac-os-x

São ajustes simples. Mas necessários.

Abraços

Esse tweaks são realmente necessários? Estou com algumas dúvidas:

1 - Desabilitar o Motion Sensor: Será que isso vai aumentar a duração da bateria?

2 - Desabilitar o Hibernate: Como funciona? O Mac não vai entrar mais em hibernação quando abaixar a tampa? E se a bateria acabar com o note ligado? Quando eu ligar de novo não vai voltar de onde parei?

3 - Habilitar o TRIM: O meu SSD é um OCZ Vertex 3. Li em alguns fóruns (inclusive no próprio fórum da OCZ) que o Vertex 3 tem um Garbage Collector e que não é preciso habilitar o TRIM. Inclusive existem alguns relatos de pessoas que habilitaram o TRIM e tiveram perde performance. Alguém pode confirmar?

Outra dúvida é sobre mover a pasta usuário de lugar. Isso é comum quando se tem um conjunto SSD+HD. No link http://www.thexlab.com/faqs/freeingspace.html que isso não é recomendável, pois alguns update do OS X dão pau na instalação quando o pasta do usuário está em um disco diferente do disco do SO. Alguém já fez essa alteração de pasta de usuário? Se sim, instalou algum update? Teve problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tweaks são realmente necessários? Estou com algumas dúvidas:

1 - Desabilitar o Motion Sensor: Será que isso vai aumentar a duração da bateria?

2 - Desabilitar o Hibernate: Como funciona? O Mac não vai entrar mais em hibernação quando abaixar a tampa? E se a bateria acabar com o note ligado? Quando eu ligar de novo não vai voltar de onde parei?

3 - Habilitar o TRIM: O meu SSD é um OCZ Vertex 3. Li em alguns fóruns (inclusive no próprio fórum da OCZ) que o Vertex 3 tem um Garbage Collector e que não é preciso habilitar o TRIM. Inclusive existem alguns relatos de pessoas que habilitaram o TRIM e tiveram perde performance. Alguém pode confirmar?

Outra dúvida é sobre mover a pasta usuário de lugar. Isso é comum quando se tem um conjunto SSD+HD. No link http://www.thexlab.c...eeingspace.html que isso não é recomendável, pois alguns update do OS X dão pau na instalação quando o pasta do usuário está em um disco diferente do disco do SO. Alguém já fez essa alteração de pasta de usuário? Se sim, instalou algum update? Teve problemas?

Eu coloquei um SSD Corsair Force GT 240GB no meu macbook pro mid 2010 e ficou super rápido. Uma boa observação é que os macbooks anteriores a 2011 (Não sei exatamente se anterior ao early,mid ou late), não possuem porta SATA III, portanto um SSD de alto desempenho como o Corsair GT ou o OCZ Vertex 4, não funcionará a 550MB/s como consta nas embalagens, visto que a porta sata II só suporta 300MB/s teórico, e no mundo real 250MB/s.

De qualquer maneira foi o melhor upgrade que fiz em meus computadores em toda minha vida. Depois desta atualização o notebook parece outro. Eu estava pensando em comprar um modelo mais novo com core i7, mas depois da substituição do HD pelo SSD eu não vejo porque. O computador VOA.

Só para ter uma idéia, ele está demorando 12 segundos para inicializar o Windows 7 dentro do VMWARE. Não dá para acreditar!

Eu gostaria mesmo de ter um com SATA III para ver a transferência a 550MB/s, ai sim ia ser do outro mundo.

Sobre os tweaks, a maioria dos novos SSD já possuem suporte ao comando TRIM nativamente, mas parece que o MAC OS não. Então é necessário efetuar a instalação de um aplicativo chamado TRIM Enabler que faz um patch no núcleo do sistema e faz com que ele passe a suportar o comando TRIM.

Na minha opinião desativar o hibernate é absurdo! meu macbook acaba a bateria umas 3 vezes por dia, e eu fecho a tampa milhares de vezes... isso não daria certo para mim! prefiro perder 10% de vida útil do HD do que ter que desativar a hibernação.

Só para constar, eu to com um SSD Corsair Force GT 240GB igual ao meu lacrado na caixa para venda e um adaptador para segundo hd igual ao do post anterior, quem tiver interesse favor enviar MP.

Editado por irepair
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei um SSD Corsair Force GT 240GB no meu macbook pro mid 2010 e ficou super rápido. Uma boa observação é que os macbooks anteriores a 2011 (Não sei exatamente se anterior ao early,mid ou late), não possuem porta SATA III, portanto um SSD de alto desempenho como o Corsair GT ou o OCZ Vertex 4, não funcionará a 550MB/s como consta nas embalagens, visto que a porta sata II só suporta 300MB/s teórico, e no mundo real 250MB/s.

De qualquer maneira foi o melhor upgrade que fiz em meus computadores em toda minha vida. Depois desta atualização o notebook parece outro. Eu estava pensando em comprar um modelo mais novo com core i7, mas depois da substituição do HD pelo SSD eu não vejo porque. O computador VOA.

Só para ter uma idéia, ele está demorando 12 segundos para inicializar o Windows 7 dentro do VMWARE. Não dá para acreditar!

Eu gostaria mesmo de ter um com SATA III para ver a transferência a 550MB/s, ai sim ia ser do outro mundo.

Sobre os tweaks, a maioria dos novos SSD já possuem suporte ao comando TRIM nativamente, mas parece que o MAC OS não. Então é necessário efetuar a instalação de um aplicativo chamado TRIM Enabler que faz um patch no núcleo do sistema e faz com que ele passe a suportar o comando TRIM.

Na minha opinião desativar o hibernate é absurdo! meu macbook acaba a bateria umas 3 vezes por dia, e eu fecho a tampa milhares de vezes... isso não daria certo para mim! prefiro perder 10% de vida útil do HD do que ter que desativar a hibernação.

Só para constar, eu to com um SSD Corsair Force GT 240GB igual ao meu lacrado na caixa para venda e um adaptador para segundo hd igual ao do post anterior, quem tiver interesse favor enviar MP.

O seu Corsair tem esse Garbage Collector? Você fez a modificação da pasta do usuário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei um SSD Corsair Force GT 240GB no meu macbook pro mid 2010 e ficou super rápido. Uma boa observação é que os macbooks anteriores a 2011 (Não sei exatamente se anterior ao early,mid ou late), não possuem porta SATA III, portanto um SSD de alto desempenho como o Corsair GT ou o OCZ Vertex 4, não funcionará a 550MB/s como consta nas embalagens, visto que a porta sata II só suporta 300MB/s teórico, e no mundo real 250MB/s.

De qualquer maneira foi o melhor upgrade que fiz em meus computadores em toda minha vida. Depois desta atualização o notebook parece outro. Eu estava pensando em comprar um modelo mais novo com core i7, mas depois da substituição do HD pelo SSD eu não vejo porque. O computador VOA.

Só para ter uma idéia, ele está demorando 12 segundos para inicializar o Windows 7 dentro do VMWARE. Não dá para acreditar!

Eu gostaria mesmo de ter um com SATA III para ver a transferência a 550MB/s, ai sim ia ser do outro mundo.

Sobre os tweaks, a maioria dos novos SSD já possuem suporte ao comando TRIM nativamente, mas parece que o MAC OS não. Então é necessário efetuar a instalação de um aplicativo chamado TRIM Enabler que faz um patch no núcleo do sistema e faz com que ele passe a suportar o comando TRIM.

Na minha opinião desativar o hibernate é absurdo! meu macbook acaba a bateria umas 3 vezes por dia, e eu fecho a tampa milhares de vezes... isso não daria certo para mim! prefiro perder 10% de vida útil do HD do que ter que desativar a hibernação.

Só para constar, eu to com um SSD Corsair Force GT 240GB igual ao meu lacrado na caixa para venda e um adaptador para segundo hd igual ao do post anterior, quem tiver interesse favor enviar MP.

Se não me engano, o suporte ao TRIM no OS X existe desde o Snow Leopard (10.6.algo), porem, só com os SSDs utilizados pela própria Apple, se for third-party, é necessário o TRIM Enabler mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano, o suporte ao TRIM no OS X existe desde o Snow Leopard (10.6.algo), porem, só com os SSDs utilizados pela própria Apple, se for third-party, é necessário o TRIM Enabler mesmo

Acho que é isso mesmo!

O seu Corsair tem esse Garbage Collector? Você fez a modificação da pasta do usuário?

O meu tem, só que usei o TRIM Enabler, como é esse procedimento da pasta do usuário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara vc fez realmente o que eu estou sonhando em fazer =D

O SSD apesar de ser mais antigo como vc falou parece ser super bom pois já vem com SATAIII (6G). O meu MBP (mid2010) vai usar só 3G desses 6G. Acredito que o seu também certo?

Sobre o tamanho, vc acabou mandando tudo do HDD pro SSD? Se eu fosse pegar um desse tamanho estava pensando em economizar e nem colocar o DataDoubler.

O acabamento desse Baia Externa é igual a do MBP? Se for parece ser muuito top, e por esse preço.

Vc combinou com os caras de mandarem em 2 pacotes? Qual envio escolheu ( courier, correios normal)?

E um último favorzão, quanto ficou o imposto? 60% do valor com o custo do envio?

Muito obrigado pelo relato cara.

E ai Marçal,

Bom a baia externa é de plastico, mas o acabamento é bem legal, ficou bem parecido com o do Mac, e coloquei um adesivo do ipod nele :), a unica coisa ruim é que o cabo USB é fixo, não sai, isso foi o que não gostei, mas pelo preço que vi dos kits baia + adaptador pro DVD, compensou bastante.

Sobre o tamanho do SSD, depois de formatar eu dividi as coisas entre os HDs, sistema, programas e alguns arquivos no SSD o resto musicas/filmes, etc no HDD, realmente desse tamanho nem precisava colocar o HDD, mas achei melhor aproveitar. Sobre os 6G/3G acredito que só esteja usando 3G, não fiz testes, minha preocupação foi compatibilidade, paguei até mais caro que alguns modelos novos, mas preferi isso a arriscar ter problemas e não ter pra quem reclamar :).

Na LojaEasy eu combinei 2 pacotes, 1 com as baias e ferramentas, deu acho que USD 34, e outro com o SSD e memoria declarado como hard Drive por USD 110,00, paguei o imposto desses USD 110, deu R$ 133 e uns quebrados. o Imposto varia entre 60% e 70%, no meu caso acho que foi 60%, combinei dele colocar a memoria dentro da caixa do SSD, vc pode falar tudo isso no formulário deles.

Eles mandam a cobrança pelo Paypal e assim que faz o pagamento eles postam no mesmo dia e te mandam o código de rastreamento, mandaram por "priority mail", saiu dos EUA em menos de 1 semana, ai ficou aqui no Brasil enrolando como sempre. E tive que retirar no correio o pacote do SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou começando os ensaios do "faça você mesmo". Ninguém agüenta essa exploração das assistência "autorizadas" Apple.

E é sobre esse "kit de precisão" (é essa mesma a denominação?!) que estou mais preocupado. Pois comprei um desses de 31 chaves, ao (tentar) abrir o MacBook White com a chave Philips #00 ela espanou (é esse mesmo o termo?!) no 5º parafuso, que ainda restavam 3. Então abortei logo o processo e utilizei o que restava da chave para fechar de volta o trem. Não sei se é por causa da chave ching-ling do eBay, só sei que encomendei outro kit indicado (dessa vez) para produtos Apple, desta vez dos EUA, tb no eBay para ver se consigo passar pela simples etapa de remover os "simples" diachos dos parafusos philips. Resta aguardar a "boa" vontade dos diabos da Receita liberarem minha mercadoria...

O que vocês acham? Qual é o "kit de precisão" mais ideal (onde encontro)? Qual foi esse "kit de precisão" que encontrastes ?

Eu comprei na amazom, via um fornecedor externo, bem ruim, mas o que vc precisa mesmo é uma philips #00 e uma Tork acho que #06, não lembro ao certo, mas vc acha aqui no Brasil, o pessoal fala que o kit da Vonder é muito bom, eu comprei o unico que achei no dia, não comprei a Tork pq a que veio no kit funcionou bem, só tive azar com a philips #00 do kit da amazon mesmo, outra coisa que ajudou foram as espatulas de plastico.

O parafuso tem que tomar muito cuidado com a posição da chave, não pode inclinar tem que estar na mesma direção do parafuso, no meu caso foi o ultimo parafuso do DVD que deu problema, o mais proximo do HD, na lateral no notebook, mas depois substitui ele por um que veio na baia, que inclusive no video que indiquei ele manda substituir.

O nome do Kit é esse mesmo, Kit de Chaves de precisão, em qualquer loja de ferramentas vc acha, Casa e Coisa, etc, ai vai precisar da chave Tork, e das espatulas, pulseira anti-estatica, que tb deve achar nesses lugares ou casas de eletrônicos, um imã e uma pinça tb devem ajudar bastante, eu acabei usando uma pinça da patroa pra pegar um parafuso caído.

Ah tb habilitei o TRIM depois de instalar, tem varios programas, ou dá pra fazer na unha mesmo, usei o TRIM Enabler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é isso mesmo!

O meu tem, só que usei o TRIM Enabler, como é esse procedimento da pasta do usuário?

Então, a minha dúvida é que o pessoal da OCZ diz que não precisa ativar o TRIM.

O procedimento da pasta do usuário (onde ficam as pastas documentos, imagens, música, transferências etc) é trocar ela de lugar e colocar no segundo HD. no entanto dizem que colocar a pasta usuário em outro HD que não seja o mesmo do SO dá problema em algumas atualizações de sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...